Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#352111 | Rene Moreira | 13 nov 2014 14:23

Prezados,

Gostaria de saber se alguém que visite o Arquivo Distrital de Viana do Castelo com frequência poderia transcrever, tirar uma foto ou fazer uma cópia simples digitalizada do Assento de Baptismo de ROSA MARIA, 11.03.1880, Filiacao: António José Pereira e Ana da Rocha, da freguesia de Parada, Concelho de Paredes de Coura junto com seus averbamentos?

Atenciosamente,
RM

Resposta

Link directo:

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#352247 | Casimiro | 18 nov 2014 09:16 | Em resposta a: #352111

Cara RM

Possivelmente na sexta-feira pesquisarei o que solicita, no Arquivo de Viana.

Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#352252 | Rene Moreira | 18 nov 2014 09:39 | Em resposta a: #352111

Prezado Caimiro,

Muito obrigado pela ajuda.

Atenciosamente,
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#352367 | Casimiro | 21 nov 2014 18:26 | Em resposta a: #352111

Cara Rene,

Para pesar meu não consegui ainda encontrar no Arquivo de Viana o que pretende.
Desloquei-me lá hoje e o livro pretendido "Cota: 9.51.4.40, Nascimentos 1877-1900, Parada", não se encontra à consulta pública, pois está para restauro. Prometeram-me que para o fim da próxima semana já o poderia pesquisar pessoalmente. Teremos que aguardar até lá.
Entretanto deixe-me dizer-lhe que esta freguesia vai ser um pouco problemática, pois os livros desde 1662 a 1802 estão retirados à consulta, por deteriorados (mas resta-nos os microfilmes), não existe o livro de nascimentos desde 1826 a 1877, não existe o livro de casamentos desde 1802 a 1860.
Dei uma vista de olhos nuns cadernos de casamentos de 1860 a 1872 e apareceu-me um casamento em 22-08-1872 de um António José Pereira com uma Libânia Antónia da Rocha. Será este o que interessa? ou é coincidência?
De qualquer maneira aguardemos para a semana, se ainda estiver interessada.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#352473 | Rene Moreira | 26 nov 2014 11:19 | Em resposta a: #352111

Prezado Casimiro,

Muito obrigado pela sua ajuda!
Respondendo à sua pergunta, eu creio que seja coincidência, pois a pessoa a quem eu procuro teria nascido em 1879, 1880 ou 1881.

Esta é a informacao que recebi da ADVC:
"Nas pesquisas efetuadas, foi encontrado o registo de uma Rosa Maria, filha de António José Pereira e Ana da Rocha, nascida no dia 11 de março de 1880, na paróquia de Parada, concelho de Paredes de Coura.

Na verdade estou buscando o assento de baptismo de Rosa Maria da Cunha Pereira, filha de António José Pereira e CLEMENTINA ROSA DA CUNHA. Como nao sei exatamente em qual freguesia ela nasceu, sei apenas que foi no Concelho de Parede de Coura (Possuo uma cópia de seu passaporte), talvez essa transcricao me dê alguma pista. Infelizmente o Concelho de Paredes de Coura ainda nao possui a maior parte de seus documentos digitalizados, o que dificulta as buscas. Em contato com a ADVC, já pude descartar as seguintes freguesias: Paredes de Coura, Ferreira, Infesta, Coura, Cunha e Parada (exceto por esta info acima descrito)

Se possuíres alguma outra ideia de como posso encontrar a freguesia de nascimento desta pessoa, seria eu muito grato.

Cumprimentos,
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#352614 | Casimiro | 02 dez 2014 18:37 | Em resposta a: #352111

Prezada Rene,

Finalmente consultei o livro desejado e vou transcrever o assento, embora não tenha nada a ver com a Rosa Maria que lhe interessa, como você já afirmou.
"Aos doze dias do mês de Março do ano de mil oitocentos e oitenta, nesta Igreja Paroquial de São Pedro Fins de Parada, Comarca de Coura e Arquidiocese Primaz de Braga, baptizei solenemente um indivíduo do sexo feminino a que dei o nome de Rosa Maria e que nasceu nesta freguesia e no lugar de Parada às onze horas da noite do referido mês e ano, filha legítima de António José Pereira e de Ana da Rocha, lavradores, naturais desta freguesia, nela moradores e paroquianos, moradores no lugar de Parada, neta paterna de Francisco Pereira e de Teresa de Sousa, lavradores e naturais desta freguesia e materna de Francisco da Rocha, da freguesia de São Miguel de Cristelo e de Ana Pereira, da freguesia de Parada, lavradores, aqui recebidos e paroquianos, todos deste concelho de Coura. Foram padrinhos Francisco da Rocha e sua filha Emília Pereira, solteira, lavradores, do lugar e freguesia de Parada, os quais sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento, que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos, foi assinado por mim e pelo padrinho somente, porque a madrinha não sabe ler nem escrever. Era ut supra. O Reitor Manuel António Fernandes da Silva Lira."

Este assento não tem averbamentos.
Percorri todo o livro desde 1877 a 1900 e não aparece nenhum filho de António José Pereira e de Clementina Rosa da Cunha.
(Cota: 9.51.4.40, Nascimentos 1877-1900, fls. 13 e 13 v.,S.Pedro Fins de Parada, Paredes de Coura)

Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#352620 | Rene Moreira | 02 dez 2014 20:35 | Em resposta a: #352111

Prezado Casimiro,

Agradeço imensamente sua ajuda na busca por este assento de Baptismo. Entrarei em contato com o ADVC e solicitarei a eles uma nova busca em algumas outras freguesias do Concelho. Espero ter mais sorte desta vez.

Atenciosamente,
RM

Resposta

Link directo:

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#352719 | Rene Moreira | 06 dez 2014 18:01 | Em resposta a: #352111

Prezado Casimiro e companheiros do Geneall,

Resumirei abaixo a busca que estou fazendo para que os Srs. quem sabe possam me ajudar com mais ideias de onde procurar o Assento de Baptismo que tento localizar ha algum tempo. Essa semana recebi mais informacoes sobre a pessoa em questao e por isso gostaria também de compartilhá-las:

Pessoa a ser localizada: Rosa Maria da Cunha Pereira (viúva)
Marido Falecido: José Joaquim Pereira Rodrigues
Filiacao: António José Pereira e Clementina Rosa da Cunha
Data de Nascimento: Incerto (Passaporte de 1927 diz que ela tinha 47 ao solicitá-lo)
Local de Nascimento: Concelho de Paredes de Coura
Freguesia: ?
Imigracao para o BR: 09.07.1927 (Rio de Janeiro)
Acompanhantes na viagem: Antonio Joaquim da Cunha (filho, 7 anos); António Alfredo da Cunha (irmao, 45 anos)

Outras informacoes extraídas da Base de dados do Cepese:

Irmaos:
- António Alfredo da Cunha - casado, 45 anos (na base do Cepese este aparece como Alfredo António da Cunha)
- Joaquim José Pereira - casado, 37 anos

Filho: Antonio Joaquim da Cunha nao foi encontrado nesta base de dados, apesar de aparecer na lista de desembarque junto com sua mae e tio.

Informacoes do Family Search: nada encontrado de nenhum dos parentes

Informacoes no Arquivo Nacional:

- Inscricao Consular de seu filho, Antonio Joaquim da Cunha
- Prontuário de Registro de Estrangeiro de seu filho, Antonio Joaquim da Cunha
- Lista de Desembarque
- Prontuário de Registro de Estrangeiro de Rosa Maria nao foi encontrado. Uma possível explicacao para isso é que ela possivelmente tinha mais de 60 anos quando a obrigatoriedade deste registro foi criado tornando-a isenta do registro.

Buscas feitas pelo ADVC nas Freguesias de Viana do Castelo e já descartadas inicialmente por eles:

Ferreira
Infesta
Coura
Cunha
Parada
Paredes de Coura
Cristelo
Vascoes
Castanheira
Formariz

Atualmente estou tentando localizar algo sobre os dois irmaos de Rosa Maria, visto que a partir dela e de seu filho nao consegui localizar mais nada.
Caso conhecam algum outro site ou base de dados na qual possa dar continuidade em minhas buscas ficaria muito agradecido. Ademais no Familysearch, onde geralmente se encontra algo, nao encontrei nada até o momento de nenhum dos nomes aqui relatados. Peço aos Srs. portanto, ajuda também nesta base de dados.

Atenciosamente,
Rene Moreira


Resposta

Link directo:

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#352720 | vsuzano | 06 dez 2014 18:11 | Em resposta a: #352111

posso perguntar se já tentou localizar o passaporte no arquivo do porto?

se não tente esta link:

http://tombo.pt/d/porto#J-E/052

hoje acho que está em baixo...

cumprimentos

vsuzano

Resposta

Link directo:

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#352721 | Rene Moreira | 06 dez 2014 18:15 | Em resposta a: #352111

Prezado vsuzano,

Sim, já localizei seu passaporte, porém este só contém informacoes básicas como idade, concelho, filiacao etc.
Este infelizmente nao possui data de nascimento nem freguesia. Um fato curioso é que o passaporte de seu filho nao foi localizado na sequência de seu, apesar deste ter viajado com a mesma.

Atenciosamente,
Rene

Resposta

Link directo:

Ajuda com leitura de Assento de Baptismo em ADVC

#353374 | Rene Moreira | 04 jan 2015 14:46 | Em resposta a: #352111

Reitero aqui novamente ajuda em minha busca. Caso alguém possa me ajudar, por favor me contacte.

Atenciosamente,
RM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 mai 2024, 05:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen