Ainda... Mendes de Abreu

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Ainda... Mendes de Abreu

#98667 | mariamar | 27 ago 2005 00:24

Caro Filipe Prista Lucas

Após uma longa ausência, no que a este tópico se refere, debato-me com um pequeno-grande problema: não tendo, nem tempo nem disponibilidade, para me deslocar ás sedes de informação/confirmação, que poderei fazer para agregar, dando sentido e consistência), a todos estes nomes associados a datas e localidades, com que deparo, olhando para o papel?
...Começando com António Mendes de Abreu, de S. Romão, c.c. Ana Fernandes, de Valezim, em finais do séc.XVI ( avós, segundo julguei entender, de um seu antepassado - o Padre Bernardo Mendes de Abreu )?
Pedindo-lhe, antecipadamante desculpa pelo incómodo, ficarei a aguardar sugestões e/ou um método de trabalho que possa ser eficaz e coerente.
Agradecida pala atenção dispensada
Os meus Cumprimentos

mariamar

Resposta

Link directo:

RE: Ainda... Mendes de Abreu

#98676 | E. Osório | 27 ago 2005 11:15 | Em resposta a: #98667

Cara Mariamar,

Embora a sua mensagem seja para Filipe Prista Lucas, permita que eu intervenha, pois os Mendes de Abreu de S. Romão são um dos títulos do meu estudo "Raízes da Beira", que tenciono publicar. Veja por favor o meu tópico com o mesmo nome.

Como não sei qual o seu interesse específico nesta família, agradeço uma resposta, pois poderemos trocar informações.

O convite é também dirigido a Filipe Prista Lucas.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Ainda... Mendes de Abreu

#98690 | mariamar | 27 ago 2005 13:41 | Em resposta a: #98676

Caro Eduardo Osório

Apesar de ter conhecimento do seu projecto de publicação do estudo que mencionou - "Raízes da Beira" - dirigi-me a Filipe Prista Lucas pois foi com ele que abordei este tema no tópico « Família Mendes de Abreu » onde está, também, registada uma sua intervenção.
O meu único interesse é, como escrevi, dar consistência a um amontoado de informações que detenho, mas que me sinto incapaz de organizar.
Tenho em meu poder uma cópia de uma árvore genealógica elaborada pelo meu avô ( a partir de inicio do séc.XVII ) que está inacabada porque eu, ainda adolescente, a comecei a copiar em papel vegetal esquecendo-me, depois, de copiar as diversas e respectivas ramificações...
Assim sendo, uma vez que ainda não tive acesso ao documento original gostaria de, enquanto mãe, deixar aos meus filhos, este trabalho concluído.
Devo informá-lo da minha condição de leiga, no que se refere a temas genealógicos.
Com os meus cumprimentos

Uma curiosa muito interessada

mariamar
Uma curiosa muito interessada

Resposta

Link directo:

RE: Citações com algum interesse

#98691 | mariamar | 27 ago 2005 13:52 | Em resposta a: #98690

« Almas »

Quem elas sejam
" as almas dos nossos parentes ou almas de nossos Avós,..."
são sempre e em qualquer parte,
" almas que falam com Alma á alma de todos nós..."

autor desconhecido

Resposta

Link directo:

RE: Ainda... Mendes de Abreu

#98694 | E. Osório | 27 ago 2005 14:35 | Em resposta a: #98690

Cara Mariamar,

Mesmo sem ver o seu manuscrito, estou convencido que provavelmente consigo identificar as pessoas de que ele fala, se de facto são de famílias desta região, pois ando com elas "ao colo" há vários anos, o que me permitiu acumular imensa informação. Se quiser ajuda...

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Citações com algum interesse

#98699 | mariamar | 27 ago 2005 15:53 | Em resposta a: #98691

Eu gosto de encontrar almas
Á Beira da minha estrada
Tornam mais leve o caminho
Fazem mais curta a jornada

Benditas sejam as almas
Da Beira do meu caminho
Enquanto rezo por elas
Não vou na estrada sózinho.

autor desconhecido

Resposta

Link directo:

RE: Ainda... Mendes de Abreu

#98700 | mariamar | 27 ago 2005 16:08 | Em resposta a: #98694

Caro Eduardo Osório

É claro que quero e agradeço qualquer ajuda e, obviamente, refiro-me a famílias dessa região!
Como fazemos?
Posso começar?...Como?
António Mendes (S. Romão)c.c. Ana Fernandes (Valezim), tiveram quantos filhos?

Cumprimentos

mariamar

Resposta

Link directo:

RE: Ainda... Mendes de Abreu

#98708 | E. Osório | 27 ago 2005 17:59 | Em resposta a: #98700

Cara Mariamar,

Vou responder-lhe, embora não me seja conveniente, por razões que certamente compreenderá, transportar para aqui este título de Abreus ou outros elementos de forma sistemática. Se tiver interesse, poderemos continuar através do e-mail osorio2000 arroba sapo ponto pt.

1 – ANTÓNIO MENDES, n. cerca de 1590, foi capitão de ordenanças de Valezim e proprietário do ofício de juiz dos órfãos de S. Romão, Valezim e Vila Cova à Coelheira por carta de 19-06-1645. Casou com ANA FERNANDES e viveram em Valezim, onde tiveram (faltam diversos anos nos paroquiais):
2 – Manuel Mendes, b. a 22-04-1609, casou em Torrozelo a 29-10-1631 com Catarina de Abranches, com geração.
2 – Margarida Mendes de Abreu, que casou em Valezim a 27-09-1632 com Simão Martins, daí natural, com geração.
2 – Maria Mendes de Abreu, b. a 17-12-1619, casou em Valezim a 10-11-1644 com o Licº Manuel Lopes de Abreu Magro, n. de Vila Cova à Coelheira, com geração.
2 – António Mendes de Abreu, que casou em S. Romão a 20-11-1649 com Isabel Duarte, daí natural, com geração.
2 – Domingos Mendes de Abreu, que casou em S. Gião a 17-05-1648 com Maria Freire da Cunha, n. de S. Gião, com geração.
2 – Sebastião, b. a 03-05-1623
2 – Águeda Mendes, que casou em Valezim a 27-01-1653 com seu primo Gaspar Nunes Álvares da Fonseca, b. em Vila Cova à Coelheira a 15-01-1610, com geração.
2 – Bento, b. a 02-11-1636

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Ainda... Mendes de Abreu

#98712 | mariamar | 27 ago 2005 19:39 | Em resposta a: #98708

Caro Eduardo Osório

Estou-lhe muito grata,não só pela sua disponibilidade como, também, pela informação prestada e generosidade demonstrada.
Veio, não só confirmar como completar os dados que tinha relacionados com a descendência do casal acima referenciado.
Compreendendo as suas objecções referentes á sistemática e precoce divulgação de dados relacionados com a sua pesquisa, tomarei a liberdade de aceitar a sua oferta e recorrer aos seus conhecimentos via e-mail
Agradecida pela atenção dispensada

Cumprimentos

mariamar

Resposta

Link directo:

RE: Citações com algum interesse

#98713 | mariamar | 27 ago 2005 19:48 | Em resposta a: #98699

« A História começa com um pai, uma mãe e um filho: trindade humana cujo triângulo se repete até ao infinito na teia do Universo »

Chesterton

Resposta

Link directo:

RE: Ainda... Mendes de Abreu

#99055 | mariamar | 01 set 2005 09:23 | Em resposta a: #98708

Caro Eduardo Osório

Enviei-lhe um mail para o endereço electrónico que nos facultou e veio devolvido...
Não se terá enganado?

Cumprimentos

mariamar

Resposta

Link directo:

RE: Ainda... Mendes de Abreu

#99098 | Eduardo Osório | 01 set 2005 16:44 | Em resposta a: #99055

Cara Mariamar,

O meu endereço para efeitos deste estudo é: osorio2004 arroba sapo ponto pt

Não tenho tido problemas até agora, mas se houver autorizo desde já o genea a fornecer-lhe o endereço que consta da minha ficha.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Ainda... Mendes de Abreu

#99142 | mariamar | 02 set 2005 00:26 | Em resposta a: #99098

Caro Eduardo Osório

Penso que o problema estará solucionado, uma vez que não recebi a devolução do mail que lhe reenviei.
Grata pela atenção dispensada

Os melhores cumprimentos

mariamar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 20:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen