RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#97767 | Anamc | 11 ago 2005 01:03

Gostaria de saber informações acerca da origem dos nomes Belisanda e Basalisa que são comuns na minha família. São nomes bastante estranhos e nunca tive conhecimento de outras pessoas que se chamassem assim e daí a minha curiosidade. Desde já agradeço a quem me puder transmitir qualquer informação!

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#97801 | JASP | 11 ago 2005 17:29 | Em resposta a: #97767

O nome Basalisa é bastante frequente em Sintra, Mafra e Loures (a região saloia, portanto). A sua origem provém de Santa Basalisa, ou Baselisa, cujo culto é muito comum nestes concelhos, normalmente associada a São Julião.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#97803 | ajosue | 11 ago 2005 17:40 | Em resposta a: #97767

São de facto um nomes pouco comuns...No entanto eu conheço uma Belisanda que foi minha colega de mestrado em 2001.
Ana Josué

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#97835 | r.portugal | 12 ago 2005 13:53 | Em resposta a: #97801

Em reforço da douta intervenção de Jorge Afonso, venho testemunhar que a única Basilisa de que tenho conhecimento histórico no início do séc. XVII, é precisamente a de uma menina da família Ferrão, de São Julião do Tojal, cujo nome de baptismo não me recordo, mas que no crisma mudou o nome para Basilisa em honra da dita Santa.

Cumprimentos
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#97856 | feraguiar98 | 12 ago 2005 22:55 | Em resposta a: #97767

Cara Ana,

Basalisa, o mesmo que Basilisa, já lhe disseram que é uma santa de origem romana e cujo orago era a 8/11. No latim Basilissa, por sua vez de origem grega com a mesma grafia, significando rainha, imperatriz. Seria a forma feminina de Basileus.
Como curiosidade e porque diz que não conhece outras pessoas que se pudessem chamar assim, Basalisa, Bazalisa ou Basaliza - estranhamente encontrei todas estas grafias actuais - como apelido parece imprimir uma forte tendência artística, pois houve um pintor de interiores, um restaurador de azulejos e um conceituado mestre da Fundação Espírito Santo com este apelido.
Também como curiosidade, o nome está documentado em Portugal nos sécs. X/XI com quase todas as variações possíveis, Bassilissa, Bassillisa, Basselissa, Baselisa, Baselesa, Bassilessa, etc..

Belisanda é mais difícil.
J.P.Machado arrisca a hipótese de ser uma alteração de Melisanda e, se assim for, teria derivado do francês Mélisande, nome que se tornaria divulgado pelo drama musical 'Pelléas et Mélisande' com música de Débussy sobre poesia de Maeterlink.
As origens mais remotas seriam Francas pois assim se chamou uma das filhas do imperador Carlos Magno, habitalmente traduzida como Melisenda. Seria igualmente a origem do inglês Millicent.
Pessoalmente acho tudo muito vago mas o que é certo é que não encontrei melhor.

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

PS. - Fiquei curioso com a associação de Santa Basalisa a S. Julião, com - pelo menos uma - capela de duplo orago mas não encontrei explicação.
F.A.

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#97880 | Pedro França | 13 ago 2005 20:00 | Em resposta a: #97856

Caro F. A.:

Conheço o nome de Melisanda, aqui na GP Melisenda, nmeadamente a rainha de Jerusalém (1131-61), filha de Balduíno II "du Bourg", rei de Jerusalém, conde de Edessa, da casa dos condes de Rethel, e de Marfia ou Malfia "a Arménia".
Casou com Fulco V, conde de Anjou, e foram soberanos conjuntos de Jerusalém, em plena era das cruzadas. Foram pais dos reis Balduíno III (-1162) e Amalrico I (-1173).
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#97890 | feraguiar98 | 14 ago 2005 00:30 | Em resposta a: #97880

Caro Pedro França,

Foi de facto o 2º casamento de Fulco V e por aí sucedeu o reino de Jerusalém.
É uma história curiosa que provavelmente conhece.
Fulco casou em 1110 com Eremburge, filha e herdeira de Héli, conde de Maine, unindo assim os condados de Anjou e Maine que sucederam na descendência do 1º casamento. Enviuvou em 1126 e em 1128, chegou a França uma delegação de Balduíno II, rei de Jerusalém pedindo a Luís VII para escolher um nobre para casar com Melisenda, herdando o reino de Jerusalém. Fulco, que estivera em Jerusalém em 1120, foi o escolhido.
Teve grandes dificuldades, pois foi aprisionado pelos turcos que, contudo, o libertaram em 1137. Com Jerusalém ameaçada pelas forças muçulmanas comandadas por Zengi não hesitou em aliar-se com o imperador de Constantinopla e com o Vizir de Bagdad. Morreu por 1143 em Acre.
Creio que sertá antepassado de meia Europa e de grande parte das Américas; meu e também de D. Afonso II "o Gordo".

Melisende de Réthel foi buscar o nome à avó paterna, Mélisende de Monthléry de quem apenas conheço pais e avôs (2) não sabendo assim de onde teria vindo o nome. Mas nada me admirava que fosse mais uma descendente não documentada (eu pelo menos, não conheço) de Carlos Magno.
Não é assunto porque me tenha interessado mas, pelo menos noutros três casos:
1. Mélisande (ou Millicent) de Coucy - viúva de Alan (Aleaume) Fitz-Adam e depois casada com Hugh de Gournay - é filha de Thomas de Coucy (ou de Marle) descendente de Carlos Magno.
2. Melisande (1146-1169) c.c. Roger de Heismes, duque de Picardy, é filha do conde Filipe de Auvergne, descendente de Carlos Magno pelos Vermandois.
3. Mélisande du Maine (nasc. ca 980) c.c. Judicaël de Nantes, filha de Hugues III de Maine e neta de uma Vermandois.
Pode-se concluir que, apesar de Melisande, filha de Carlos Magno, ser uma criação literária e o nome popularizado por um romance de cavalaria, não é difícil encontrar descendentes de Carlos Magno com esse nome.

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#97892 | Pedro França | 14 ago 2005 00:49 | Em resposta a: #97890

Caro Fernando:

Folgo em sabê-lo tão documentado sobre essas famílias de segunda plana da nobreza francesa, na origem, e que no entanto se ligaram na sua descendência a famílias de maior renome da nobreza europeia.
Achei interessante a recolha que fez de várias das Melisandas possíveis, infelizmente um nome em desuso na nossa antroponomástica.
Quanto a Fulco V de Anjou ser antepassado de D. Afonso II de Portugal será, talvez, por via de sua mãe, D. Dulce de Aragão, fª de Raimundo Berenger IV conde de Barcelona e de Petronilha, rainha de Aragão.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#97919 | feraguiar98 | 14 ago 2005 18:52 | Em resposta a: #97892

Caro Pedro França,

Por lapso escrevi Afonso II mas é bem Sancho II, por sua mãe a infanta Urraca de Castela.
A linha está na BD do Genea.

1. Sancho II
2. Afonso II
3. Urraca de Castela
6. Afonso VIII
7. Leonor de Inglaterra
14. Henrique II
15. Leonor de Poitou
28. Godofredo V conde de Anjou e de Maine, Plantageneta
29. Matilde da Normandia
56. Fulco V "o Jovem"

Como pode ver, até à 5ª geração, além de França, já passou a Inglaterra, Castela e Portugal; por isso disse que deve ser antepassado de mais de meia Europa.

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#97932 | Pedro França | 15 ago 2005 01:47 | Em resposta a: #97919

Caro Fernando:

Agora sim, faz todo o sentido.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#361351 | maximo47?? | 12 set 2015 10:19 | Em resposta a: #97767

Presumo que conheça o pintor José Tiago Ferreira Basalisa (1871-1961), que tem dois grandes óleos na Estufa Real, do Jardim Botânico da Ajuda. E também Antero Basalisa, igualmente artista plástico.

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#361429 | Pedro França | 15 set 2015 00:53 | Em resposta a: #361351

Olá, Fernando. Boa noite.

Pois, hum!, hã!? Não sei bem, deveria? Quem vive em Lisboa apercebe-se melhor dessas obras de arte que, verdade se diga, mereceriam, talvez, maior divulgação.
Indo ao encontro da sua questão, esses apelidos não me são familiares, daí desconhecer a sua origem. Quer esclarecer-me?

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos nomes Belisanda e Basalisa

#361430 | Pedro França | 15 set 2015 00:56 | Em resposta a: #361429

Peço desculpa, a mensagem era dirigida ao Máximo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 20:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen