Origem da Familia

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Origem da Familia

#95859 | tcorrea | 13 jul 2005 16:56

Quero consultar a origem da minha familia. Cheguei a um irmão do meu bisavô mas não consigo ir mais para trás. Acedi a pagar 30 euros para consultar o nivel genea plus.Como fazer?
Nome onde parei: João Henriques Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia

#95860 | Cartier | 13 jul 2005 16:58 | Em resposta a: #95859

Terás que consultar na Torre do Tombo

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia

#95865 | tcorrea | 13 jul 2005 17:19 | Em resposta a: #95860

Então para que serve o nivel genea plus?

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia

#95866 | Cartier | 13 jul 2005 17:32 | Em resposta a: #95865

Nunca lá entrei mas é impossivel eles terem os documentos que a Torre do Tombo tem.A torre do Tombo tem documentos de todo o pais a partir de 1900 para trás senão estou muito em erro. Mas a essa pergunta talvez os responsáveis possam responder

Resposta

Link directo:

Os Correias

#95875 | victorferreira | 13 jul 2005 20:21 | Em resposta a: #95859

Caro participante,

Eu não sou porta-voz de ninguém nem ninguém me encomendou o sermão, mas o nível Genea plus tem 'plus' umas coisas, um maior nível de detalhe e tudo o que pode ler na janela respectiva deste site, que como sabe, tem neste momento uma das maiores bases de dados genealógicas europeias, com mais de 450000 indivíduos.

Nenhuma base de dados de nenhuma parte do mundo - nem a dos mórmons - tem todas as pessoas que existem e já existiram, muito menos arrumadas 'por famílias'.

Por isso você começou bem: se quer saber quem são os SEUS ancestrais, pesquise. Se encontrou alguma dificuldade, exponha-a aqui mas com detalhe, para que alguém o possa ajudar. Dizer que não consegue ir mais para trás e não explicar porquê não atrasa nem adianta: é porque não há livros paroquiais do local onde ele nasceu? é porque não tem referências de ONDE ele nasceu? é porque o seu bisavô veio de outro país? em suma, qual é o impedimento que o priva de aceder à informação?

Já leu ali em cima à esquerda na janela HOME como se faz uma genealogia? Trata-se de recolher a informação que consta em 'documentos'. Para isso, é preciso aceder a esses documentos. Foi o que fez?

A seguir a expôr o que bloqueou a sua pesquisa, e se quizer ajuda, deverá expôr tudo o que tem: nomes completos, datas e locais conhecidos ou mesmo os apenas prováveis (há sempre histórias na família, envelopes antigos com moradas, fortografias antigas com datas, moradas e dedicatórias, nomes de parentes, etc.) de baptizado, nascimento, casamento, ou mesmo óbito.

É isso que se deve essencialmente partilhar quando se põe uma pergunta como a sua.

A título de mera curiosidade: eu tenho ancestrais Correias ('Corrêa' ou 'Correya' são apenas as grafias antigas), cujos ramos estenderam-se ao Rio de Janeiro pelo início e meados do séc. XVII.

Os melhores cumprimentos
VF
(Nota: um irmão do seu bisavô, como sabe, sendo seu parente, não é seu ancestral: a que propósito o citou?)

Resposta

Link directo:

RE: Os Correias

#95924 | tcorrea | 14 jul 2005 10:23 | Em resposta a: #95875

O meu bisavô, de nome Francisco Henriques Corrêa, é natural da Amieira do Tejo.
Neste site, como posso tentar descobrir os nomes e locais de nascimento dos seus pais?

Deste meu ancestral apenas consegui saber que tinha alguns irmãos, entre os quais João Henriques Corrêa, e que eles os dois vieram para a região do Cadaval e casaram com duas irmãs, Rosa e Maria Conceição Pereira Soares. Daqui para a frente já tudo é conhecido sobre os CORRÊA.

Uma outra curiosidade que tenho é saber a ligação do apelido PEREIRA, que sei ser da zona do Cadaval/Bombarral, com o D. Nuno Alvares Pereira.

Obrigado e desculpe o meu amadurismo.

Tiago Ribeiro Corrêa

Resposta

Link directo:

Amadorismo?

#95930 | victorferreira | 14 jul 2005 11:04 | Em resposta a: #95924

Uns mais outros menos, todos somos amadores nesta actividade.
Eu pelo menos sou um membro assumido do club dos amadores.

Meu caro, pensei que tinha deixado isto claro:
- esta base não tem - repito: não tem! - tudo: tem o que lá lhe meteram;
- e se ninguém investigou nos livros paroquiais da Amieira do Tejo e enviou as informações para o Genea segundo as normas que estão escritas algures no site, então as informações estão lá escritas nos livros paroquiais da Amieira à SUA espera. Vá lá, ou ao Arquivo do Distrito a que a Amieira pertence, e procure!

Quanto a ligar uma família Pereira ao Condestável, bom, é melhor 'jogar simples'.
Há centenas senão milhares de famílias Pereira, do Minho a Timor, passando pelo Brasil, e que não têm nada a ver umas com as outras, nem muito menos com a do Nun'Álvares, lá no tempo do 'D. João Charuto'.
Descubra primeiro quem são os SEUS Pereiras do Cadaval/Bombarral (terra de boa pêra, diga-se) fazendo a pesquisa simples dos livros paroquiais, geração a geração, uma linha de avós de cada vez, até onde houver livros. Se conseguir 'entroncar' alguma linha de ancestrais em uma genealogia conhecida muito bem. Se não, muito bem também porque fica a conhecer até onde é possível. Há mais umas fontes alternativas onde procurar, mas tudo começa pelos paroquiais. E pronto. Isto é um estudo de genealogia simples, interessante, um bom hobby.

Se tiver dúvidas no processo, volte ao Forum.

Os melhores cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Amadorismo?

#95931 | Cartier | 14 jul 2005 11:32 | Em resposta a: #95930

Não sabia que o plus era assim tão desenvolvido, mas num caso anterior que pus do meu apelido ninguém me pode ajudar e as unicas pistas digamos visiveis vieram realmente através dos mormons. Mas neste caso como são apelidos portugueses talvez tenha mais sorte. Aliás nem mesmo ás vezes na Torre do Tombo uma pessoa se safa, por isso ponho um pouco as minhas duvidas

Resposta

Link directo:

Vá a Portalegre!

#95932 | victorferreira | 14 jul 2005 12:04 | Em resposta a: #95931

Não tente fazer genealogia por controlo-remoto: a base do Genea é boa mas não chega.
A Torre do Tombo em Lisboa é o Arquivo Distrital de Lisboa e tem mais alguma coisa de paroquiais de outros lugares, mas é nas sedes de Distritos que se procuram essas informações.
Escreva um e-mail para o Arquivo Distrital de Portalegre no endereço adptgarrobaadportalegrepontoianttpontopt para saber se há livros do Concelho de Nisa, Freguesia de Amieira do Tejo, para as datas que procura e a seguir vá a Portalegre e ... procure.
Não há outra maneira de fazer.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Vá a Portalegre!

#95935 | Cartier | 14 jul 2005 12:29 | Em resposta a: #95932

Também concordo. Eu mesmo sem ainda ter chegado bem aos meus bisavôs já ando ás aranhas.Já fui á Torre do Tombo e não é nada fácil. Ai se o Genea nos pudesse ajudar dessa maneira era óptimo

Resposta

Link directo:

RE: Vá a Portalegre!

#95950 | Luís Projecto | 14 jul 2005 14:31 | Em resposta a: #95935

Caro Tiago

Ao aceder ao fórum não pude deixar de "meter a colher" neste interessante bate-bapo.
Eu também sou um simples pseudo-amador, que começo com este "entretém" há relativamente pouco tempo, contudo consciente das dificuldades com as quais constantemente nos deparamos nas nossas pesquisas. No entanto, são essas dificuldades que nos dão motivação e incentivo para continuar a busca de informação. É dessa forma que entendo a genealogia. Tudo perdia a graça se a "papinha" nos caisse logo no prato, semtermos de fazer qualquer coisa para a conseguir. O Genea, através da sua extensa base de dados, fornece algumas pistas, algumas datas, alguns nomes, algun laços, contudo não poderá fornecer a informação toda que existe nos milhares de livros de assentos paroquiais.
Tal como disse o confrade Victor Ferreira, é necessário ir à procura da informação, seja nas conservatórias, nos arquivos ou onde quer que seja... É preciso analisar documentos, fazer anotações, relacionar os dados, os factos, as datas, etc. Só desta forma se chega a algum lado.
Quando aos seus ascendentes da Amieira do Tejo, também eu tenho ascendentes em Amieira do Tejo, inclusivamente Pereiras. Aliás, a ascendência do meu avô materno é toda Pereira, contudo longe de mim partir do pressuposto de que com tantos Pereiras que há e que já foram, logo sou descendente do condestáve... Se for só esse o objectivo do seu estudo não creio que o possa atingir com tanta facilidade.
A propósito, os livros paroquiais da Amieira do Tejo, perncente ao concelho de Niza, outrora paróquia de S. Thiago do Priorado do Crato, encontram-se no Arquivo Distrital de Portalegre. Aproveite para passear, que vale a pena visitar esta cidade raiana de tão grande valor histórico e patrimonial.
A título de curiosidade, existe uma monografia publicada em 1982 pela Imprensa Nacional- Casa da Moeda, que é uma fac-simile da edição de 1936, cujos autores foram os ilustres Tude Martins de Sousa e Francisco Vieira Rasquilho e cujo título é "Amieira do antigo Priorado do Crato" que lhe poderá fornecer mais pistas. É uma obra digna de grande interesse histórico e cultural.

Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Vá a Portalegre!

#95951 | Luís Projecto | 14 jul 2005 14:34 | Em resposta a: #95950

salvo as gralhas que cometi ao responder à pressa...

Resposta

Link directo:

Viajando até ao passado

#95955 | Cartier | 14 jul 2005 14:53 | Em resposta a: #95951

Eu no que me toca a mim tem sido fascinante. A viagem pode andar a passo de caracol mas a paisagem que vamos apreciando é fascinante. E o que eu quero dizer com isto? Digo que temos que ir a sitios impensáveis, conhecer pessoas muito interessantes com os mesmos desejos que nós e sobretudo amizades que talvez fiquem para toda a vida. Eu pessoalmente já fiz bastantes. Fora as surpresas que temos como o meu caso de vir a saber de uma tia falecida á nascença com um mistério á volta dela. Mas isso pus noutro thread

Resposta

Link directo:

RE: Os Correias

#139943 | gmg | 11 jan 2007 21:40 | Em resposta a: #95875

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Vá a Portalegre!

#139944 | gmg | 11 jan 2007 21:40 | Em resposta a: #95932

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 21:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen