Gramaxo

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias

Gramaxo

#95609 | fabiop | 09 jul 2005 19:22

Caros confrades.

Por acaso alguém me pode fornecer informação contida na obra "Genealogia dos Belezas de Andrade" por Rui Moreira de Sá e Guerra, nomeadamente no capitulo 4º nº 5, referente à descedência de António Martins Gramaxo ? Devido à minha "insularidade" tenho alguma dificuldade em poder procurar por esta obra, da já qual possuo uma parte.

Obrigado.
Fernando Gramaxo
(Vila Real)

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#248161 | ruiguerra | 21 jan 2010 16:45 | Em resposta a: #95609

Caro Fernando Gramaxo:
Só agora entrei como sócio da geneall.net, razão por que tardiamente respondo à sua solicitação.
Sou eu o autor do livro Genealogia dos Belezas de Andrade. Na parte que pede informo, depois de corrigir aquele meu trabalho precoce de 1966:
I - António Martins Gramaxo, filho de Ana André Gramaxo e de seu I marido Simão Martins Gramaxo Ferreira, homem rico, mercador e armador de navios de que era capitão, foi alferes de infantaria em Tânger sem levar soldo, e aí foi armado cavaleiro no campo, faleceu em Aveiro de uma pedrada, filho de João Martins e de sua m.er Maria Dinis a qual foi enterrada em Matosinhos no estado de viúva a 29-5-1647.
A Ana André Gramaxo era filha de Isabel André baptizada a 26-91559 em S. Miguel da Palmeira, e de seu marido Amador Gonçalves, e neta materna de Ana André Gramaxo e de seu marido Diogo Pires.
O referido António Martins Gramaxo casou, na freguesia da Sé, Porto, com Marta Ferraz de Lima Pereira filha de Francisco Ferraz Lima, escrivão da Chancelaria do Porto, e mulher Inês Pereira, neto paterno de Manuel Ferraz Cubas.
Filhos:
II (1) - Leonardo de Lima Gramaxo segue.
II (2) - José de Lima Gramaxo c. a 19-3-1728 com Águeda Leite Pinto.

II (1) - Leonardo de Lima Gramaxo foi escrivão da Chancelaria do Porto para que se habilitou, viveu na quinta da Rua, em Várzea do Douro. Aí casou a 27-11-1702 contra vontade de seus parentes por a família da nubente ser considerada cristã-nova, com D. Angélica Maria e Miranda filha de João de Aguiar de Azevedo, escrivão proprietário da Correição da comarca do Porto, e mulher Maria Soares de Miranda.
Filhos:
III (1) - Francisco Caetano de Lima Gramaxo n. a 11-7-1708 na quinta da Rua, familiar do Santo Ofício por C. de 1773 depois de largo processo que correu desde 1747 pela cistã-novice da linha materna. Casou com D. Bernarda Maria de França viúva de João Relli.
III (2) - D. Angélica de Lima Gramaxo faleceu solteira em 1795.
Em breve tratarei desta família Gramaxo em livro que estou a preparar.
~Cumprimentos
Rui Moreira de Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#248174 | valboa | 21 jan 2010 19:17 | Em resposta a: #248161

caro Rui Moreira de Sá e Guerra

Pode informar-me onde posso adquirir a sua obra sobre '' Belezas de Andrade '' ?

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#248178 | ruiguerra | 21 jan 2010 20:27 | Em resposta a: #248174

Prezado Jorge Albuquerque da Quinta:

Peço o favor de me dar a sua direcção para eu lhe remeter o livro.
Também se me der a sua direcção electrónica, eu em anexo, remeto-lhe as correcções realizadas ´posteriormente.
Cumprimentos
Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#248180 | valboa | 21 jan 2010 20:32 | Em resposta a: #248178

Boa tarde

Muito obrigado.
A minha direcção é:

Apartado 21
4880 Mondim de Basto

Agradeço o envio e que mediga quanto lhe devo para lhe enviar o valor ou se preferir pode enviar-mo á cobrança.

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#248181 | valboa | 21 jan 2010 20:42 | Em resposta a: #248178

Caro Sá e Guerra

Esqueci-me de lhe dar o meu mail.

albuquerque.quinta@sapo.pt

obrigado

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#248183 | ruiguerra | 21 jan 2010 21:06 | Em resposta a: #248181

Caro Jorge Albuquerque da Quinta

Amanhã enviarei pelo correio o livro que terei o prazer de lhe oferecer, e por email os meus apontamentos sobre esse ramo dos Gramaxos do seu intento.
Cumprimentos
Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#248184 | valboa | 21 jan 2010 21:13 | Em resposta a: #248183

Muito obrigado

Fico então a aguardar. Quando puder ser-lhe útil disponha.

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#250458 | fagramaxo | 25 fev 2010 00:45 | Em resposta a: #248161

Caro Rui Guerra.
Passados 5 anos e por cá tenho o próprio autor do livro que pretendia, a verdade é que o mesmo (livro) é mais velho do que eu um ano. É claro que gostaria de conhecer o que tem sobre os Gramaxos, assunto pelo qual tenho o maior interesse. Aparece por lá um João André Gramaxo, vindo não sei de onde para Leça, sabe a sua provenência?
Julgo que tem um ensaio sobre o facto de no Brazão dos Gramaxos aparecerem 4 estrelas em lugar de 4 Merletas, que é o mesmo que esta na Quinta da Boa Vista na Maia, qual a razão desta variante?
Já agora para o Jorge da Quinta, é a mesma pessoa que este numa Montaria ao Javali em Sabroso - Vila Real em 2007/08?
Aguardo ansioso por noticias.

Cumprimentos.

Fernando Gramaxo
fagramaxo@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#250470 | ruiguerra | 25 fev 2010 10:16 | Em resposta a: #250458

Caro Fernando Gramaxo:
Registo o seu interesse por conhecer o estudo que intento levar a cabo e só lhe peço courace de paciência até ao fim do corrente ano, altura em que penso publicar uma obra onde trato também estes Gramaxos.
Sem prescindir - talvez que essa mudança de peças no escudo destes Gramaxos (troca de merletas por estrelas) fosse uma interpretação errada de canteiro ignorante, tanto na feitura da pedra para a Quinta da Boavista em S. Miguel de Barreiros, Maia, como para a tampa sepulcral em frente ao altar-mor na Igreja paroquial, do ramo da família, ou então numa alternativa muito remota por pouco provável, significar uma diferença assumida.
Esta família deve ter vindo do Alentejo ou mesmo do Algarve, de região litorânea ligada a actividades marítimas, pois por essa época muitos outros encontro provindos de Setúbal, Alentejo e Algarve que em S. Miguel da Palmeira se radicaram, como também de Ovar como os Vareiros (nome provindo e significando de Ovar), de Ílhavo, da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Esposende, Viana, etc.
Estes assinavam Andre ou Andrade e desde que há regsitos figuram neles.
Mais acrescento ao que anteriormente expendi:
Francisco Caetano de Lima Gramaxo aquele que nasceu a 11-7-1708, aí mencionado, e casado com D. Bernarda ou Bernardina Maria de França, tiveram o filho:
ANTÓNIO DE LIMA GRAMAXO que faleceu em 11-7-1831 no Porto, solteiro, sem geração e com testamento, tendo instituido por universal herdeiro ao senhor (sic) António Pereira de Azevedo Pinto e Melo.
Os meus cumprimentos
Rui Moreira de Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#250624 | Conde | 27 fev 2010 16:25 | Em resposta a: #248161

Caro Confrade:
Chamo a sua atenção para os Gramaxos descendentes dos Vieiras Veigão que estão nos Moreiras de Tarouquela.
É uma gente ilustre do Porto cujas origens já estudei.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#250855 | ruiguerra | 02 mar 2010 21:05 | Em resposta a: #250624

Caro Conde:
Agradeço penhorado a chamada da atenção para os Gramaxos desdendentes dos Vieira Veigão, objecto do seu estudo que desconheço, lamentando.
No entanto, importa esclarecer que eu estou a desenvolver e actualizar um antigo trabalho sobre Beleza de Andrade e só nessa medida trato de famílias que naqueles entronquem ou tenham uma origem comum.
Desta forma os Andrade Gramaxo são estudados porque têm essa procedência comum pelo ramo de Andrade, no século XVI, nomeadamente os do Porto, da quinta do Pinheiro, os de S. Miguel da Palmeira (a origem ora conhecida) e da quinta da Boavista na freguesia da Maia, antiga S. Miguel de Barreiros.
Se a estes existe ligação com os estudados nos seus Vieira Veigão redobra o interesse em conhecer.
Sem prescindir, os restantes Gramaxos constituem sempre ponto de interesse relevante na expectativa de serem reunidos na mesma troncalidade - porque o apelido tão raro permite essa cogitação. Mas não é possível inseri-los no prometido trabalho, como transparece por não constituir o objectivo da obra essa generalização.
Aproveito dizer, para finalizar, que encontrei o prazo fateuzim de casas sobradadas no Codeçal, aqui no Porto, feito a Jacinto Vieira Veigão em 15-9-1687. Certamente já conhece.
Cumprimentos
Rui Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#250863 | fagramaxo | 02 mar 2010 23:03 | Em resposta a: #250624

Caro Conde,
Os dados, totais ou parciais, que me possa fornecer sobre estes Gramaxos são muito bem vindos. Desconheço, até agora, ligações dos Gramaxos com esta familia.
Cumprimentos.
Fernando Gramaxo (dos Andrade Gramaxo, da Maia)

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#250897 | Conde | 03 mar 2010 14:17 | Em resposta a: #250863

Jacinto Vieira Veigão foi Cavaleiro da O. de Cristo e era filho do familiar do Santo Ofício André Vieira Veigão (Maço 1 Dil. 34). O processo de COC tem carta de 5.5.1684. (M1 nº 17). Casou o COC com Dona Damásia da Costa Gramaxo filha do capitão Pedro da Costa Gramaxo e de sua mulher Maria Correia Rios, neta pat. de Domingos André Gramaxo e de sua mulher Francisca da Costa e mat. de Manuel Gonçalves Rios e de Maria Alvares da Juda . Tiveram descendência.

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#250989 | Marco | 04 mar 2010 22:24 | Em resposta a: #248161

Caro Confrade,

Pode ser que lhe interesse:

José Gramaxo, f. a 17.7.1722, na fregª de Miragaia, com todos os sacramnetos e foi a enterrar ao Convento de São Francisco. Deixou por seu testamenteiro a seu tio Diogo de Andrade Gramaxo, a quem deixou por herdeiro

ADPRT, Registos paroquiais, fregª de Miragaia, concº do Porto, Lº M-5, f. 207
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ana, filha de Manuel Beleza de Andrade e de sua mulher Maria Madalena, n. a 25.7.1743 e foi b. a 1.8, na igreja paroquial da fregª de Miragaia, sendo padrinhos o Dr. Domingos Ribeiro e sua irmã Ana Joaquina

ADPRT, Registos paroquiais, fregª de Miragaia, concº do Porto, Lº M-6, f. 112
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#251004 | ruiguerra | 05 mar 2010 06:02 | Em resposta a: #250897

Caro Conde:
Muito obrigado pela informação da descendência da mulher de Jacinto Veiga Veirão, a D. Damásia da Costa Gramaxo.
Tudo aponta - é a minha radicada convicção - para que o seu avô paterno Domingos André Gramaxo seja o nascido em S. Miguel da Palmeira a 10-10-1597 - maxime a data coonestada com a contemporaneidade daquele avô paterno.
Esse Domingos nascido em 1597 é filho de Leonor André Gramaxo, baptizada em 26-1-1572 e de seu marido Pantaleão Fernandes com quem se casou em 20-10-1591 em Matosinhos, e neto materno, portanto, de Isabel André Gramaxo e de seu marido Pero Álvares de Sete o Moço.
Por sua vez, esta última Isabel André Gramaxo é filha de João André Gramaxo de S. Miguel da Palmeira.
Desta feita ficarão estes Gramaxos do seu estudo Vieira Veigão entroncados nos de Leça da Palmeira.
Todos os Belezas da Casa das Escadas do Monte dos Judeus, em Miragaia, construida por Francisco Xavier Beleza de Andrade, foram objecto do meu estudo publicado em 1966, e o arquivo da casa pertence-me por seu descendente. De qualquer maneira agradeço a boa vontade da informação porque podia ser uma das quais eu estivesse no desamparo.
Cumprimentos
Rui Moreira de Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#251005 | ruiguerra | 05 mar 2010 06:38 | Em resposta a: #250863

Caro Fernando Gramaxo:
Dou a resposta à sua interpelação ao conspícuo confrade Conde para o informar que António Martins Gramaxo casou na freguesia da Sé do Porto com Marta Ferraz de Lima Pereira, escrivão da Chancelaria do Porto por sucessão, e de sua mulher Inês Pereira, neta paterna de Manuel Ferraz Cubas e de sua mulher Isabel Moreira de Lima, e materna de António Pereira da Fonseca e de sua mulher Luísa de Araújo Mesquita.
Esta família foi estudada no título Ferrazes Cubas na Pedatura Lusitana, tomo II, volume II, pág. 322, edição 1944 da Livraria Fernando Machado, da autoria do genealogista seiscentista Dr. Cristóvão Alão de Morais.
Os Andrades Gramaxos, originários de S. Miguel da Palmeira, foram para S. Miguel de Barreiros na pessoa do sargento-mor de Leça do Balio Diogo António de Andrade Gramaxo, natural da freguesia da Sé, Porto, e filho natural do do Licenciado Diogo de Andrade Gramaxo que nasceu em S. Nicolau, Porto em 1676, a quem el-rei deu o lugar de capitão da fortaleza de Nossa Senhora do Socorro da Porta Nova em 19-1-1719 e a quem foi passada a carta de armas, em 20-5-1718, com as armas dos Gramaxos.
Este filho ilegítimo foi havido em Micaela da Silva, natural de Ponte do Louro.
Com efeito, os Gramaxos foram para a Maia pois o aludido sargento mor Diogo António Gramaxo foi casar em 3-7-1774, na freguesia de Barreiros, com D. Ana Teresa das Neves, natural desta freguesia, mas não teve dela geração.
No entanto teve filhos bastardos de duas mulheres. De Josefa Maria, solteira, de Souselo, Lamego, teve a D. Ana Josefa de Andrade Gramaxo que casou no Porto em 1789 com Joaquim Anacleto Álvares de Lima e dela procedem os Gramaxos da Quinta da Boavista.
O pai, o tal sargento-mor Diogo António faleceu em 11-4-1805 na Quinta da Boavista, de caquexia sendo a pessoa mais velha da freguesia e foi inumado na sepultura armoriada com as armas dos Gramaxos, sita na capela-mor da Igreja local.
Com os cumprimentos,
Rui Moreira de Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#251016 | Conde | 05 mar 2010 12:12 | Em resposta a: #251004

Não tem de quê. Naturalmente que conhece os processos de Familiar do Santo Ofício dos Lima Gramaxo. Tenho-os lidos. Se desejar, posso sintetizar.
Cumperimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#306393 | Conde | 21 mai 2012 12:21 | Em resposta a: #251004

Prezado Confrade:
Apenas para recordar que os Gramaxos vêm nos Moreiras de Tarouquela como descendentes do ramo representante dos de Benviver. Vai sair uma nova obra a rectificar e acrescentar esta.
Já agora pergunto se nos seus Belezas de Andrade aparece alguma referência aos Moreiras de S.Nicolau do Porto, designadamente ao Manuel Moreira Barbosa, ou a seu pai António Moreira. Davam-se uns com os outros e ainda com os Blens antepassados dos Pachecos Pereiras.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#306443 | joao-1940 | 22 mai 2012 00:55 | Em resposta a: #306393

Caros Confrades:
Despertou-me a curiosidade a menção de um nome pouco vulgar que também faz parte dos meus ancestrais e que pouco conheço.
Pedindo desculpa pela intromissão pergunto se, por acaso, João Gramaxo Salgado,(Santa Maria de Olivença,22/7/1754),casado com Eugénia do Carmo Salgado(Santo Aleixo, Monforte,28/6/1756) em Santo Aleixo, aos 15/6/1756, filho de André Gramaxo (Nª Srª das Relíquias, Odemira,27/11/1714) e de Damázia Guerreira(Nª Srª das Relíquias,Odemira,18/12/1718), com casamento aos 26/5/1737, em Nª Srª das Relíquias, lhes são familiares?
Os pais do André são João Francisco (???) e Ana Maria da Palma, não indicando o pároco a naturalidade dos mesmos.
Aenciosos cumprimentos.
João António Tristão Vão

Resposta

Link directo:

RE: Gramaxo

#345685 | HFSB | 30 abr 2014 21:40 | Em resposta a: #251005

Caro Rui Guerra,
Sou estudante e encontro-me a investigar sobre a família Gramaxo com ligações à Quinta da Boavista no Concelho da Maia. Sabe-me dizer onde poderei consultar o seu livro no Porto? Pesquisei na base de dados das Bibliotecas do Porto, e ao que parecem, não possuem a sua obra.
Obrigado.
Cumprimentos,
Hélder Barbosa

Resposta

Link directo:

Gramaxo

#435629 | Mauro Rúben | 10 ago 2021 11:37 | Em resposta a: #95609

Caros amigos,
Espero que esteja tudo bem,

Sou interessado no tópico, li as mensagens e sinceramente, não fiquei convencido em algumas coisas, os Gramaxo do Porto são Martins Gramaxo e os do Algarve também são e todos na mesma época, aliás o mais antigo a usar o Martins Gramaxo foi um Cónego da Sé de Silves, chamado Jerónimo Martins Gramaxo que nasceu por volta de 1430, se quiserem envio os documentos, agora o por que de essa investigação só ser no Norte, quando até existe mais factos dessa família no Algarve é absurdo, havia de ser nos dois, por que parece haver uma ligação entre as famílias, na minha opinião quanto mais complementos nos entroncamentos melhor.

Cumprimentos,
Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Gramaxo

#435632 | Mauro Rúben | 10 ago 2021 11:56 | Em resposta a: #95609

Queria ainda acrescentar, para quem têm interesse nos Gramaxos, tenho documentos muito antigos oficiais, da Torre do Tombo e da The Philobiblon, sobre essa família no Algarve, no Norte e no Alentejo, que podem eventualmente serem muito úteis na investigação, por que parece haver uma ligação entre as famílias, nomeadamente entre os do Algarve e os do Norte, devido aos apelidos que são iguais e na mesma época.

Cumprimentos,
Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Gramaxo

#436484 | nunoinacio | 22 set 2021 23:54 | Em resposta a: #435632

Caro Mauro,

A origem dos Gramaxos do Norte vem do Algarve está comprovado, basta ver a carta de Armas para chegar a essa conclusão.
Ainda assim, encontrei muita informação adicional que comprova esta teoria.

Já falaremos melhor sobre este assunto.

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

Gramaxo

#453810 | Marijon | 03 mai 2024 18:41 | Em resposta a: #95609

Boa tarde

Tenho estes avoengos, que me suscitam alguma curiosidade e se alguém me puder ajudar agradecia imenso:

José Alves Gramaxo (nascido em 1718 S. Tiago - Penamacor:) filho de Francisco Alves Gramaxo (S. Tiago - Penamacor), filho de Francisco Alves Gramaxo (Fundão), filho de Diogo Alves Gramaxo (Fundão?) este Diogo casou em 1650 com Margarida Salvado.

Os seus descendentes radicaram-se em Alhos Vedros e deixaram de usar o sobrenome Gramaxo. Já li que esta família seria originária da zona do Algarve.

Muito obrigada
Maria João Gouveia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 07:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen