O que é exactamente um Moço de Câmara?

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Títulos

O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9458 | GML | 20 set 2001 20:10

Gostaria de saber o que é de facto um Moço de Camara no tempo de Dom João III e qual o correspondente estatuto social.

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9463 | PMEQAAT | 20 set 2001 21:36 | Em resposta a: #9458

Caro Gui

Moço de Câmara é o foro menor da catogoria dos fidalgos inscritos nos livros da mordomia-mór da Casa Real.

Um anuário da Côrte dos últimos anos da Monarquia classifica e hierarquiza assim esses foros:

Fidagos da Casa Real

Nobreza de 1ªordem

- Moço Fidalgo da Casa Real c/exercício no Paço

- Fidalgo Cavaleiro da Casa Real

- Fidalgo Escudeiro da Casa Real

- Moço Fidalgo da Casa Real


Nobreza de 2ªordem

- Cavaleiro Fidalgo da Casa Real

- Escudeiro Fidalgo da Casa Real

- Moço de Câmara


Um Abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9466 | JPL | 20 set 2001 22:31 | Em resposta a: #9463

Caro Pedro Ahrens Teixeira,

Desculpe o meu abuso, mas já agora agradecia que me esclarecesse acerca do seguinte:

O que era e onde se posicionava na hierarquia que acaba de detalhar, o fidalgo de cota de armas.

Hoje em dia, tem-se da classe dos sargentos, a ideia de pessoas rudes e com poucos princípios. Era essa também a ideia que se tinha no século XVIII dos Sargentos Mores?

Obrigado,

José Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9467 | artur41 | 20 set 2001 22:32 | Em resposta a: #9458

Caro Gui Maia de Loureiro

Muitas vezes se confunde o Moço de
Câmara com o Camareiro.
Camareiro, por definição, seria o
fidalgo do Paço que servia na câmara
do rei ou da rainha. Pois cada um
tinha as suas casas.

Julga-se que a função de camareiro
remonte à época merovíngia.
No nosso território, o camareiro tinha relevância entre o numeroso
grupo dos que desempenhavam serviços
particulares do rei. O camareiro-mor
tinha jurisdição sobre os moços da
câmara, o seu regimento figura nas
Ordenaçôes Afonsinas( I, tít. 58 ).
Tinha como seu ajudante imediato o
camareiro-menor.
Também a casa da rainha tinha estes
funcionários: D.João I nomeou como
camareira-mor de D.Filipa de Lencas
tre a Teresa Vasques Coutinho, neta
do conde D.Gonçalo.



Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9469 | alentejo | 20 set 2001 22:42 | Em resposta a: #9466

Caro Zé Pedro,


O Sargentos-Mores eram Majores e não pertenciam à classe dos oficiais inferiores (sargentos). A ideia de rudeza e pouca instrução dos sargentos deve vir de finais do séc. passado ou mesmo deste século. Quando em 1762 o Conde de Lippe reoganizou o Exército produzio um decreto que diz mais ou menos o seguinte "...o Sargento deve saber ler e escrever porque o oficial comandante sendo nobre pode não saber". Nessa época, e julgo que como hoje em dia, era uma das tarefas dos Sargentos toda a escrituração das Companhias.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9474 | JPL | 20 set 2001 23:08 | Em resposta a: #9469

Caro Nuno Borrego,

Bem haja pelo esclarecimento acerca de Sargentos Mores. Eu ao referir-me à "rudeza" dos Sargentos não queria de modo algum , menosprezar esta classe, eu próprio a ela pertencí durante o serviço militar, mas a verdade é que a conotação que lhe é dada hoje em dia , não a mais agradável.

Ao não me ter respondido acerca dos fidalgos de cota de armas, tive a certeza do que antes não tinha passado de uma impressão; o que eu quero dizer é o seguinte: lembro-me de ter lido algo parecido algures e quando estava há pouco a escrever o pedido de esclarecimento, pelo facto de não ter a certeza de ser este o nome do cargo receei estar a fazer uma pergunta disparatada. Peço desculpa pela minha ignorância.

Gui, desculpa estar a usar o teu tópico para diminuir a minha estupidez :-))

Um abraço,

Zé Pedro

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9478 | alentejo | 20 set 2001 23:51 | Em resposta a: #9474

Caro Zé Pedro,

F. Gayo (vol. I, pág. 16) coloca os FCA numa 2ª ordem (a 1ª eram os Fidalgos de linhagem e os Fidalgos de Solar) juntamente com os escudeiros por carta del-rei; esc. de linhagem, cavaleiros, cavaleiros confirmados e cavaleiros da ordem militar.

Na minha modesta opinião as Cartas de Armas estiveram sempre num grau inferior áquele que hoje se lhe atribui. Em qualquer genealogia manuscrita, por exemplo, era conferida maior importância ao facto de se ser Cav ou Comendador da Ordem de Cristo que FCA.
Dos elementos que tenho colhido e na zona que a que tenho dedicado maior atenção (Distrito de Portalegre) posso afirmar que das Pedras de Armas que existem somente um 10% foram concedidas e destas uma larga maioria durante o séc. XVI. Os restantes casos são do séc. XIX, descendentes afastados do tronco principal da linhagem, etc.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9482 | MAS | 21 set 2001 00:28 | Em resposta a: #9469

Caro Nuno Borrego
Já agora convém distinguir se o sargento-mor era de Ordenanças concelhias (constituídas em 1570) ou de Auxiliares (Milícias), corpo militar diferente formado com a Restauração. Neste último caso os sargentos-mores eram tenentes-coroneis. Com as reformas introduzidas pelos ingleses no aparelho militar português, as Ordenanças concelhias, que até aí eram comandadas por um capitão-mor e um sargento-mor e pelos vários capitães e alferes das companhias (normalmente uma por freguesia), passaram a ser comandadas por um coronel, assistido por dois oficias superiores: um tenente-coronel e um ajudante (patente superior à de capitão). Abaixo deste "Estado-Maior" ficavam o sargento-mor (major) e os capitães das companhias.
Antes desta reforma, o sargento-mor vinha logo a seguir ao capitão-mor e não havia grande diferença social entre eles. Muitas vezes, até, o mesmo era sargento-mor e depois capitão-mor. Noutros casos, o capitão-mor era irmão do sargento-mor.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9484 | alentejo | 21 set 2001 01:05 | Em resposta a: #9482

Caro Manuel Abranches de Soveral,


Agradeço ter distiguido a 1ª Linha das Ordenanças e Mílicias, nem me lembrei de fazê-lo. O posto de Tenente-Coronel surge pela primeira vez nas reformas militares decretadas em 1707/08, passando a exercer as funções de 2º cmdt e o sargento-mor cmdt de batalhão. Já tropecei em casos que 1 regimento tinha 2 sarg-mor, sendo o mais velho 2º cmdt. Isto tudo na 1ª linha. Nas mesmas reformas apareceu na cavalaria a figura do sargento-mor de brigada, entre o sarg-mor e o TCor. Houve ainda o sargento-mor de batalha, que em 1762 (reforma do conde de lippe) passaram a designar-se por Marechais de Campo, posto extinto pelo artº 88 da Organização Militar de 1864, passando então a Generais de Brigada, depois Brigadeiros e desde há 2 anos Majores-Generais.

Um forte abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9493 | regueiras | 21 set 2001 07:32 | Em resposta a: #9482

E o que era um Capitão de Ordenanças? Aparece-me um no início do sec XVIII em Vila Real.

Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9501 | PMEQAAT | 21 set 2001 12:48 | Em resposta a: #9466

Caro José Pedro Leão

Penso que os nossos confrades já disseram quase tudo o que havia para dizer no sentido de esclarecer as suas dúvidas.

A estrutura hirárquica na nossa Nobreza é complexa e por vezes confusa e foi sofrendo alterações aos longo dos séculos.No entanto,penso ser relativamente unânime que a catogoria dos fidalgos da C.R (fidalgos e outros nobres inscritos nos livros de moradores da casa de Sua Majestade,que incluí os graus que eu referi mais os capelães fidalgos)está imediatamente abaixo dos Grandes do Reino e de outros titulares.

Quanto aos fidalgos de cota d'armas,pessoas socialmente distintas que fizeram provas de nobreza e/ou fidalguia através dos respectivos processos de justificação e a quem a Coroa conferiu cartas de brasão de armas de família,estão na minha opinião num grau nobiliárquico inferior ao dos fidalgos matriculados dos livros da C.R.,talvez mesmo imediatamente inferior.
Curioso e contraditório é o facto de os fidalgos da C.R, estanto hierárquicamente acima
dos fidalgos de cota d'armas,não terem inerentemente direito a brasão d'armas ao contários destes últimos.Enfim...mistérios.

Quanto aos sargentos-móres como posto militar,não tinham nada a ver com aquilo que representam hoje.Até ao primeiro quarto do séc.XIX,o sargento-mór era uma major,ou seja,um oficial superior do Exército(estou a falar de tropas de 1ªlinha)com especiais responsabilidades de comando,por vezes mesmo comandando praças fortes de menor importância e outras fortificações com guarnição.As praças fortes de maior importância como Valença ou Almeida eram normalmente comandadas por um coronel.
A catogoria nobiliáquica do sargento-mór era a de um membro da classe dos oficiais militares superiores do Exército,o que lhe conferia pelo menos nobreza do cargo ou política com o respectivo acesso aos direitos,previlégios e deveres gerais da Nobreza.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9502 | MAS | 21 set 2001 12:52 | Em resposta a: #9493

A sua questão já ficou respondida. A organização militar concelhia era comandada por um capitão-mor secundado por um sargento-mor. E dividia-se depois em companhias normalmente por freguesia, que eram comandadas por um capitão de Ordenança, secundado por um ou mais alferes. Estes oficiais, sobretudo os capitães e alferes, desempenhavam muitas vezes, simultaneamente, outros cargos ou funções, nomeadamente de juiz ordinário, dos Órfãos, etc, de vereador do Senado da Câmara, de escrivão e tabelião, etc. Chamava-se a isto, genericamente, ser «da governança» ou desempenhar os «cargos nobres da res publica».
MAS

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9505 | PMEQAAT | 21 set 2001 13:53 | Em resposta a: #9484

Caro Nuno

É exactamente isso.Apenas um reparo:Na classe de oficiais generais,o posto de brigadeiro(imediatamente inferior ao de marechal de campo) já existia antes de 1864.Com a reforma que referiu,uniram-se os postos de brigadeiro e marechal de campo num único com uma nova designação:general de brigada.

Cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9520 | alentejo | 21 set 2001 18:39 | Em resposta a: #9505

Caro Pedro,

Tem toda a razão, é o que dá escrever de cabeça. Realmente o posto de Brig foi criado por dec. de 27-IV-1708, para Infantaria e Cavalaria. Foi abolido em 1790, ficando apenas para nele serem promovidos os Coronéis impossibilitados do serviço efectivo. Foi novamente restabelecido em 1796. D. Miguel, por decreto de 04-I-1830 criou o posto de Brig de Milícias, para nele serem reformados os Coronéis desses Corpos, e o primeiro oficial que beneficiou desta mercê foi Luís Pereira Coutinho Guedes, que foi Coronel do reg. de Mil. de Vila Real. Foi extinto pelas referidas reformas de 1864 e novamente restabelecido em 1929 para nele serem promovidos os Coronéis Tirocinados.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9533 | JPL | 21 set 2001 22:52 | Em resposta a: #9501

Caros Amigos,

Bem hajam pelos vossos claros esclarecimentos. Não tenho a menor dúvida acerca da minha ignorância sobre estes assuntos. Por este motivo, atrever-me-ei a aborrecê-los com mais uma dúvida; um Capitão de Cavalos era o que se chama hoje a um Capitão da Arma de Cavalaria?


Zé Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9535 | alentejo | 21 set 2001 23:06 | Em resposta a: #9533

CAro Zé Pedro,

Nem mais :-)

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9554 | fsomr | 22 set 2001 15:13 | Em resposta a: #9467

Gostava de saber qual era o estatuto de um tenente coronel engenheiro em 1750?
Obrigado
fsomr

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9562 | Avintes | 22 set 2001 20:41 | Em resposta a: #9520

aproveito a boleia, e a disponibilidade e os valiosíssimos conhecimentos de Vas.Exas., para vos pedir mais um esclarecimento:

"Capitão das antigas milícias"

Antigas Milícias ou simplesmente as Mílicias antigas? E o foro de Capitão daria algum estatuto social neste caso?

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9572 | alentejo | 22 set 2001 22:46 | Em resposta a: #9562

Caro Senhor,


Transcrevo o Coronel Carlos "Selvagem" (portugal Militar, pág. 384)que a respeito da restauração dos diversos corpos e cargos militares operado por D. João IV por volta de 1642 escreve "...se restaurou a antiga organização das Ordenanças do reino de 1570. fazendo-se alistar em todas as comarcas todos os homens válidos de 16 a 60 anos, com declaração dos que eram fidalgos e dos que tinham ou não armas e cavalos (As Ordenanças). E tendo as Côrtes gerais de Janeiro de 1641 votado um imposto extraordinário de 2 milhões de cruzados para as despesas de guerra e manutenção de um exército de primeira linha de 20.000 infantes e 4.000 cavalos, foi às listas das ordenanças já apuradas que se foram buscar, por sorteio, as levas dos soldados de linha, pagos pela coroa.
Assim se foi organizando o primeiro exército permanente de Portugal - exército de linha, cujos oficiais, recrutados na nobreza, eram nomeados pelo rei e cujos soldados eram recrutados nas listas de ordenanças, de entre os filhos segundos de todas as classes, excepto os filhos de viúvas e os lavradores.
Com essa segunda classe de ordenanças (filhos de viúvas e lavradores) e os homens casados em idade militar, constituiu-se depois um segundo escalão de tropas territoriais - tropas auxiliares ou milícias - de que a principio se organizaram alguns terços auxiliares apenas em certas comarcas mas que mais tarde (1646) se generalizaram a todas as comarcas do Reino...".

Foram portanto criadas as milícias nesta época e na minha opinião ser capitão de milícias conferia nobreza, caso o mesmo a não tivesse o que devia ser raro acontecer. Na província a fronteira entre nobreza e principalidade era muito ténue, como bem referiu Nuno Daupiás de Alcochete num n.º de Armas e Troféus.

Não sei se respondi ao que pretende :-)

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9632 | Avintes | 24 set 2001 12:55 | Em resposta a: #9572

Caro Nuno Borrego,

Agradeço muito a transcrição da obra do Coronel Carlos Selvagem, que responde succinta e inteiramente às minhas dúvidas.

Já que referiu a revista "Armas e Troféus", parece-me ter ouvido dizer que se preparava uma versão para a internet. Será verdade, ou apenas "wishful thinking"?

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#9663 | alentejo | 24 set 2001 19:23 | Em resposta a: #9632

Caro Luís,


Quem poderá responder a essa questão é o Engº João Cordovil Cardoso, membro do IPH e interessado pela web, eu não sou sequer membro desse Instituto.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#10413 | jptfaria | 07 out 2001 01:05 | Em resposta a: #9467

Os Moços de Câmara por alvará régio de 25 de Abril de 1804 passaram a ter o tratamento de Senhoria(in "Privilégios da Nobreza e Fidalguia de Portugal",Lisboa 1806,por Luis da Silva Pereira de Oliveira-Cap.VI,pág.55 e 56).À ordem da Principal Nobreza do Reino pertenciam entre outros as pessoas que tinham tratamento distinto por lei.Tratamento distinto é,descendo de superior para inferior,o de magestade fidelissima,o de alteza real,o de alteza,o de senhor,o de excelência,o de senhoria ilustrissima,o de senhoria.Otitulo de mercê de tratamento distinto é ordinariamente o diploma de disposição régia que o concede.Assim pode-se concluir que a partir de 1804 os Moços de Câmara passaram a pertencer à ordem da Principa Nobreza do Reino.

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#10429 | marsousa | 07 out 2001 14:58 | Em resposta a: #9458

Caro Senhor

Embora a minha pergunta não tenha que ver directamente com o tema aqui tratado, chamou-me a atenção a referência ao tratamento distinto concedido por disposição régia.

É que um dos meus quartos avôs aparece sistematicamente tratado por Ilustríssimo tanto em registos paroquiais de familiares ou outros (numerosos) em que é padrinho como em outros documentos, por exemplo escrituras notariais.

Esse meu quarto avô, (n. 1812) foi o último administrador de um morgado em Castro Marim, instituído por um seu quinto avô (n. c. de 1630) que foi Sargento-mor na mesma vila.

Também um meu trisavô, genro dele por ter casado com a filha mais nova, aparece com igual tratamento.

Gostaria então de saber o que seria necessário para se ter direito ao referido tratamento de Ilustríssimo e se essa "regalia" poderia ser herdada (tal como as mercês de Meirinho, Almoxarife, etc.).

Agardecendo desde já qualquer informação a este respeito, apresento os meus cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#10447 | JCouceiro | 07 out 2001 23:06 | Em resposta a: #9463

Caro Pedrro Ahrens Teixeira:

A divisão apresentada de nobreza de 1ª e 2ª ordem corresponde ao regimento de D. Sebastião, pois até essa data o foro de cavaleiro fidalgo era o mais elevado entre os demais.
Como o já referido regimento alterou o posicionamento relativo dos foros da C.R., onde "estaria" o foro de moço de câmara ?
De referir que D. Manuel I recebeu os Infanções com o foro de M.C.
Esta minha dúvida é para tentar que o "Gui" fique ilucidado, pois a questão dele reside no reinado de D. João III.

Um abraço
José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#12397 | PMEQAAT | 05 nov 2001 03:02 | Em resposta a: #9463

Cá estão eles.

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#12568 | DTA | 08 nov 2001 17:26 | Em resposta a: #9478

Já agora, o moço de câmara originou algum do s ramos da família Câmara?

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#13919 | _fRoEs_ | 08 dez 2001 17:34 | Em resposta a: #9501

Caro Pedro Ahrens Teixeira,

Recapitulando:

Nobreza de 1ª Ordem:

- Grandes do Reino e titulares

- Moço-Fidalgo da Casa Real com exercício no Paço

- Fidalgo Cavaleiro da Casa Real

- Fidalgo Escudeiro da Casa Real

- Moço Fidalgo da Casa Real


Nobreza de 2ªordem

- Fidalgo de Cota d' Armas

- Cavaleiro Fidalgo da Casa Real

- Escudeiro Fidalgo da Casa Real

- Moço de Câmara

Está certo?
E já agora onde ficam os Comendadores, os Alcáides e os Pares do Reino?
E o que significam as expressões " Oficial Maior da Casa Real", "Gentil-homem" e " do Conselho de S.M.F?

Obrigado
Cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#13950 | _fRoEs_ | 08 dez 2001 23:23 | Em resposta a: #9463

Caro Pedro Ahrens Teixeira,

Recapitulando:

Nobreza de 1ª Ordem:

- Grandes do Reino e titulares

- Moço-Fidalgo da Casa Real com exercício no Paço

- Fidalgo Cavaleiro da Casa Real

- Fidalgo Escudeiro da Casa Real

- Moço Fidalgo da Casa Real


Nobreza de 2ªordem

- Fidalgo de Cota d' Armas

- Cavaleiro Fidalgo da Casa Real

- Escudeiro Fidalgo da Casa Real

- Moço de Câmara

Está certo?
E já agora onde ficam os Comendadores, os Alcáides e os Pares do Reino?
E o que significam as expressões " Oficial Maior da Casa Real", "Gentil-homem" e " do Conselho de S.M.F?

Obrigado
Cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#13988 | Pedro A T | 09 dez 2001 20:25 | Em resposta a: #13950

Olá Luiz

Vejo que ainda vai alguma confusão nessa cabeça.
Neste tópico eu estava-me a referir apenas à catogoria nobiliárquica dos fidalgos da Casa Real que compreende todas as catogorias que eu referi e que incluem uma nobreza de 1ª ordem e uma outra de 2ª.Lembre-se no entanto que esta catogoria não esgota toda a nobreza.Nela não estão inseridos,por exemplo,nem os grandes do Reino e restantes titulares,nem os comendadores das ordens militares,nem os fidalgos de cota d'armas,nem os alcaides-móres,nem os conselheiros de S.M.F.

Quanto aos oficiais-móres da Casa Real e aos gentis-homens da Real Câmara(gentlemen em inglês e gentilhommes em francês),que indiscútivelmente são nobres,deixo aqui a pergunta sobre o seu estatuto hierárquico e sobre as suas funções.

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

Havia um processo de habilitação para M. de Câm.?

#72918 | victorferreira | 12 set 2004 01:21 | Em resposta a: #9463

Caro confrade,
Confessando o meu pouco saber nestas áreas, e tendo pesquisado mal neste Forum, atrevi-me recentemente a lançar um tópico sobre "processos de habilitação a Moço de Câmara". Posteriormente descobri este vosso debate.
Mas não me parece que haja uma resposta à minha questão.
É que procuro elementos sobre um "Moço de Câmara" em fins de quinhentos-princípios de seiscentos (a referência é a Felipe II) e ocorreu-me que, se existir uma coisa parecida com um "processo de habilitação" a esse estatuto ou na TT ou quiçá num equivalente em Espanha, poder-se-á por fim conhecer-se as suas origens. O homem foi Mestre das Obras d'el Rei e andou quase 20 anos a ver se acabava a enésima intervenção estilística no Convento de Cristo em Tomar, com uma passagem pela reconstrução da Ponte de Olivença que não resistiu a um destempero do Guadiana. Isto entre 1597 a 1616.
Renovo a pergunta: havia processo de habilitação para Moço de Câmara, nessa época?
Os melhores cumprimentos.
Victor Ferreira (um amador sem pretensões, mas curioso nestes temas)

Resposta

Link directo:

RE: O que é exactamente um Moço de Câmara?

#72928 | victorferreira | 12 set 2004 11:18 | Em resposta a: #9467

Caro confrade,
Peço a sua ajuda para a resposta a uma dúvida que pode ter cinsequências em encontrar elementos sobre um (muito provável, segundo Abranches Soveral)ascendente meu, muito resistente até agora às investidas de esclarecimento das suas origens. Peço licença para transcrever-lhe quase na íntegra uma mensagem a outro confrade, que pelo visto não tem andado muito activo por este Forum recentemente ...

Tendo pesquisado mal nas mensagens mais antigas deste Forum, atrevi-me recentemente a lançar um tópico sobre "processos de habilitação a Moço de Câmara". Posteriormente descobri este vosso debate. Mas não me pareceu que houvesse uma resposta à minha questão.
Procuro elementos sobre um "Moço de Câmara" referido por Alão (mas de quem não dá mais info.) em fins de quinhentos-princípios de seiscentos (a referência é a Felipe II) e ocorreu-me que, se existir uma coisa parecida com um "processo de habilitação" a esse estatuto, ou na TT ou quiçá num equivalente em Espanha, poder-se-á por fim conhecer-se as suas origens. O homem foi Mestre das Obras d'el Rei e andou quase 20 anos a ver se acabava a enésima intervenção estilística no Convento de Cristo em Tomar, com uma passagem pela reconstrução da Ponte de Olivença que não resistiu a um destempero do Guadiana. Isto entre 1597 a 1616. Nessa data aposentou-se "... por doença e avançada idade", e deve ter ido passar umas temporadas em Viseu, onde tinha um filho, refestelar-se com os belos ares da Estrela e do Caramulo, nessa altura ainda melhores que os de hoje.

Renovo a pergunta: havia processo de habilitação para Moço de Câmara, nessa época? É provável que ainda se tenham guardado? Se sim, a sua consulta estará acessível ao público em geral ou apenas a estudiosos credenciados?

Os melhores cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 12:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen