Familias de Alhos Vedros

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias

Familias de Alhos Vedros

#92177 | João Gaspar | 30 mai 2005 20:02

Caros Confrades,
estou a fazer uma pesquisa sobre a freguesia de Alhos Vedros, hoje concelho de Moita. Nesta Nobre vila viveram e nasceram muitas nobres familias.
tendo como base fontes de informação familiares, livros de historia ( ex: cronicas de Gomes Eanes de Zurara e os Rois de Confessados ( freguesia de São Lourenço de Alhos Vedros) de 1739-1752. antes do terramoto de 1755 que alem de destruir Lisboa, destroi tambem esta Vila Ribeirinha de Salinas Importantissimas no Reino.

O Condestavel Dom Nuno Alvares Pereira tinha propriedades nestas terras, e Dom Afonso, filho bastardo de Dom JoãoI Rei de Portugal,tinha Palacio no Porto desta Vila.Dom Afonso casa com a filha do COndestavel do Reino e torna-se Conde de Barcelos e mais tarde no 1º Duque de Bragança. Neste palacio dos Barcelos em Alhos Vedros o Rei veio se refugiar da Peste( segundo cronicas da epoca) que assolava Lisboa e ja tinha tirado a vida a Rainha , e juntando os seus filhos na casa do meio irmão destes ( Dom Afonso ) deu ordem a inclita geração para a tomada de Ceuta. Sairam de Alhos Vedros e reuniam-se em Belem antes de Partirem para o Norte de Africa.
Este Palacio hoje permanece ferido mas de pé abandonado depois de ter sido usado durante decadas como fabrica de confecções.!!!!!! o Primeiro Palacio dos Bragança.
Dom Jorge de Lencastre , grão-mestre da ordem de Santiago ( Palmela) tambem passou por Alhos Vedros tal como outros Cavaleiros EX: Fernão Casal etc etc como se podera observar na fantastica tumularia presente na Matriz da Nobre Vila.
No Porto existiram mais palacios e nobres familias, Dona Catarina do Pilar de Mendonça, viuva e mãe de Tristão de Albuquerque de Mendonça Furtado tambem morador na Vila. o Proprio Cardeal de Lisboa Dom Fernando de Souza e Silva morou durante estes anos no Palacio do Porto de ALhos Vedros de Dona Catarinado Pilar de Mendonça ( desconheço a relação entre os dois )


Eram moradores na Rua Direita algumas familias de interesse :

João Joaquim de Távora e sua familia
Manoel Faustino de Távora e sua familia, morador na mesma rua.

No Porto de Alhos Vedros:
A familia dos Condes/Marqueses de São Paio.
o Proprio Manuel António de São Paio de Melo e Castro fora um dos Fundadores da Sociedade Filarmonica de Alhos Vedros


António Hipolito da Costa, Visconde de Alhos Vedros
Existe ainda a familia Costa de Alhos Vedros , não sei se têm alguma afinidade com a do Visconde.

Manoel Pereira Coutinho, tambem morador na vila de ALhos Vedros, os Pereira Coutinho tinham Palacio em Alcochete, vila que se encontra perto de Alhos Vedros.

Euzebio Antonio de Sousa regedor de Alhos Vedros e sua familia

Alhos Vedros recebe carta de Foral por Dom Manuel I.

Possui uma das mais antigas Casa de Misericordia do País. Com Capela
Pelourinho Manuelino
Igreja Matriz de Grande interesse Arquitectónico e Historico.
Poço Medieval em pedra com os baixos relevos de : Uma cabaça. Flor-de Lis. e um Ramo de Oliveira.
Muitos atentandos ao patrimonio foram cometidos ao longo dos tempos e ainda nos dias de hoje acontecem na vila de ALhos Vedros, por isso tenho especial urgencia em reunir o maior numero possivel de informação sobre as Familias e Quintas de ALhos Vedros, para que possa apresentar ao IPPAR um estudo de modo a que o Palacio dos Bragança em Alhos Vedros , as origens da familia sejam preservados e poupados ao centro comercial que la se quer fazer!
Será que SAR Dom Duarte Pio de Bragança sabe onde fica Alhos Vedros terra das suas origens? e que a sua primeira casa esta com este triste fim? que o brasão esta a monte nas oficinas da Camara Municipal da Moita? responsavel durante anos pela decadencia da Nobre Vila de ALhos Vedros.

por tudo isto e por uma questão de honrra pesso humildemente a vossa ajuda!

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#92298 | bandeira | 31 mai 2005 22:28 | Em resposta a: #92177

Caro João Gaspar
Tenho uns ascendentes GAMA, dos finais do Sec XVI, que julgo residentes em Alhos Vedros, Francisco da Gama ( Freire),cc com D.Antónia da Silva.
Se souber dar-me alguns dados,ficaria encantado
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#92326 | r.portugal | 01 jun 2005 10:30 | Em resposta a: #92177

Caro João Gaspar,

Uma breve contribuição para o seu estudo das famílias de Alhos Vedros:
Nessa antiga vila que muita importância teve até ao final século XVIII, entre as terras hoje de maiores dimensão (Moita, Barreiro, Montijo) rivalizando apenas com a Vila de Alcochete, encontro aí instalada no século XVII:
Alguma nobreza de corte como um ramo de Souzas do Prado, um ramo de Albuquerques ligada à anterior e pouco mais;
Um segundo grupo, de nobreza local, cavaleiros- fidalgos de muitas gerações, com incursões na nobreza togada e na carreira das armas; a estes pertencem vários ramos dos chamados Pereira de Alcochete, os Mattos de Cáceres, os Mattos Netto, os Matos Cabral, descendentes dos anteriores. Os últimos tiveram grandes bens vinculados e casas nobres em Alhos Vedros; o último morgado, chamado do Xaro (nome da propriedade em Beja que era cabeça do vínculo), deixou uma parte à Misericórdia local e outra ao meu antepassado e seu primo Francisco de Quinhones de Almeida, o que causou sempre grandes litígios judiciais entre as duas partes; nesse morgado sucedeu a minha família;
Uma nobreza mais modesta, que exercia localmente lugares públicos de menor relevo, é bem exemplificada pelos Távoras; talvez tivessem ainda algumas ligações familiares aos anteriores, visto que por vezes aparecem com o apelido Mattos Netto; aliam-se aos Macedo e a outros, de quem também usam o apelido; os que mantêm o Távora, ficam sem apelidos depois do Processo dos Távoras.
De momento, é tudo. Espero que tenha alguma utilidade para o seu estudo.
Cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#113571 | João Gaspar | 07 mar 2006 16:11 | Em resposta a: #92326

Caro Rui,

Lamento ter demorado tanto na minha resposta a sua ajuda que tão importante foi.
Mas a investigação sobre Alhos Vedros tem demorado mais do que eu esperava.
Tendo como apoio o Livro editado sobre os "Rois de Confessados" da freguesia de São Lourenço de Alhos Vedros entre 1739-1752, via-me preso a um intervalo relativamente pequeno.
Ainda vou no inicio da investigação visto so ter conseguido recuar ao ano de 1670 em que nasceu Silvestre de Mattos cc Catarina de Avis(?) meus 8ºs Avós.Gostaria de poder estudar a sua informação relativa a Alhos Vedros /Alcochete e Aldeia Gallega ( Montijo ) , Como poderei faze-lo?



Silvestre de Mattos e sua descendencia:

-Silvestre de Mattos cc Catarina de Avis, e são pais de:

-Manuel de Mattos cc Catarina da Conceição e são pais de:

-Paulino de Mattos cc Joaquina Roza e são pais de :

-Sergio de Mattos e são pais de :

-Victória Maria de Mattos ( afilhada do 2º Visconde da Azambuja - Setubal )
e de :
-Barbara Joaquina de Mattos cc Francisco Antonio de Souza e são pais de:

-Euzebio António de Souza(Regedor de Alhos Vedros / Proprietario) cc Francisca Maria e são pais de:

-Antonio Pedro de Sousa cc Victoria Maria D'Aguiar, e são pais de :

-Raimundo Antonio de Sousa,

-Horacia De Aguiar

-João Maria d'Aguiar e Sousa

-Joaquim de Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#113576 | fertelde | 07 mar 2006 17:43 | Em resposta a: #92177

Estimado Joao Gaspar: Apenas hoje, já la vai meio ano, vejo a sua mensagem pedindo ajuda para preservar um monumento que ha muito deveria estar catalogado como de interesse historico. Como já passaram tantos meses, a minha pergunta è se se conseguio demover as mentes mentecaptohistoricas de demolir esse Palacio.
Aguardo com interesse a sua resposta.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#113692 | JoãoGaspar | 09 mar 2006 14:37 | Em resposta a: #92326

Caro Rui

Encontrei o seguinte:

Diogo de Mattos Cabral , filho de Manuel Faustino de Tavora, sobrinho de catarina de Macedo.

Tem mais informações sobre estes Mattos de Alhos Vedros? de onde vem esta familia?

atenciosamente,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#113694 | JoãoGaspar | 09 mar 2006 14:46 | Em resposta a: #113576

Caro Fernando,

Infelismente ainda não consegui demover niguem sobre o detino dos dois palacios, o que se passa é que a minha investigação não é facil e os palacios são actualmente propriedade de um banco portugues, foi o que na C.M. de Moita me informaram. claro que aqui as contrapartidas do banco e os dinheiros investidos entre banco e camara serão mais importantes que uma lembrança do passado de Portugal, especial de Lisboa do seculo XVII com os seus arredores de Quintas e Palacios.


não desistindo nunca, continuo obstinado tentando demover os lobbys da construção cega.

atenciosamente


João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#113695 | fertelde | 09 mar 2006 16:37 | Em resposta a: #113694

Estimado Joao Gaspar:
Infelizmente, muitas vezes se nos depara a mistura de intereses expurios com os verdadeiros intereses que uma CM deveria representar. Neste caso bem patente, pode que os bolsos alheios queiram beneficiar- se com a destruiçao de um património, que a todos nos pertence. Lutar contra gente tao poderosa, pode parecer uma luta inglória, vocada ao fracaço, mas nao deveremos praquejar e, o recuroso pode vir de apoios de agrupaçoes internacionais que lutam pelos mesmos motivos que o levou a propor este tópico. A net è um instrumento muito valioso e procurar ajuda, pode que resulte mais facil do que em um dado momento se crea.
Estarei buscando informaçoes para uma ajuda.-
Vivo numa pequena cidade de las Palmas de Gran Canaria e aqui, ha neste momento uma grande preocupaçao nos meios politicos, porque le levantou a lebre das comiçoes indevidas, tratos de favores, pagos inflacionados de facturas, etc... Estao detidos neste momento um edil, varios funcionarios camararios e alguns empresarios. Creia-me que o que parecia impossivel nesta pequena cidade de provincias, aconteceu. Na denuncia publica de um pequeno comerciante, nasceu toda uma investigaçao que esta a por a descoberto toda esta trama. Ha inclusivé, um Juiz do Supremo Tribunal de Justiça de Canarias, suspendido e baixo investigaçao, por encobrimento ou por trato de favores...
Inimaginavel numa sociedade que até agora funcionava de forma caciquil, (gente que pela sua posiçao e poder se crê ao abrigo de qualquer investigaçao...)
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#114469 | r.portugal | 19 mar 2006 11:38 | Em resposta a: #113571

Caro Senhor,
Tenho estado ausente de Lisboa e por esse motivo só agora pude consultar os meus apontamentos.
Tenho uma boa notícia para lhe dar: o seu 7.º Avô tinha um irmão padre, cuja habilitação de genere se encontra na TT.
A sua ascendência é a seguinte:
1. Padre João de Matos, habil.º 1720 para ordens Menores ( Câmara Eclesiástica de Lisboa - M.229 P. 23)
2. Silvestre de Matos, n.al de Alhos Vedros e aí morador; vive de sua fazenda;vereador do Senado da Câmara; irmão da Misericórdia.
3. Catarina Rodrigues (ou Roiz), n.al de Alhos Vedros
4. Rodrigo João, b.º Alhos Vedros 25-7-1652, mestre de marinha
5. Catarina Gomes, b.ª AV 10-9-1656
6. Domingos Francisco, natural de Barcarena
7. Maria Pereira, b.ª AV 11-4-1654
8. Domingos Luís n.al de AV
9. Domingas de Matos, n.al de AV
10. João Vieira, n.al AV
11. Maria Gomes
12. Bento Francisco, de Barcarena
13. Maria Antunes, de Barcarena
14. Marcos Pereira, de AV
15. Catarina Roiz ,de AV
....
18. Rodrigo João
19. Francisca Fernandes

Espero que a informação lhe seja útil para a sua pesquisa.
Cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#114470 | r.portugal | 19 mar 2006 12:10 | Em resposta a: #113692

Caro Senhor,
1. Diogo de Matos Cabral era filho 3.º, b.º AV 5-3-1731, tendo como irmãos mais velhos Thomé Feliciano de Matos de Gamboa e o Padre José Elias de Macedo, freire de Santiago, Ben.do de Alhos Vedros (+ 1-10-1785). Eram filhos de
2. Manuel Faustino de Távora, provedor da misericórdia, escrivão do judicial (irmão da tal Catarina de Macedo)
3. Josefa Maria da Paz
4. Tomé de Matos Neto, escrivão do judicial
5. Isabel da Costa, do Barreiro
6. José Félix Mosca, de Santa Iria de Santarém, ourives da prata
7. Tomázia dos Reys, de Santa Iria da Póvoa de Lisboa
8. António de Távora, tabelião do judicial
9. Catarina de Macedo Valdraga, do Barreiro
10. Domingos da Costa, do Barreiro
11. Maria Antunes

Estes Távoras, que depois do atentado a D. José ficaram sem apelido, eram parente afastados dos Matos Cabral de Alhos Vedros e, pretendendo suceder nos vínculos, usaram os apelido de Matos Neto e Mattos Cabral. Mas como tinham péssimas relações com os administradores, na última instituição do vínculo foram excluídos para sempre da sucessão.

Cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#114901 | João Gaspar | 24 mar 2006 12:41 | Em resposta a: #114469

Caro Rui Portugal,

Muito Obrigado pela sua ajuda, realmente não sabia existir um Padre João de Mattos irmão de Manuel de Mattos.Onde poderei recuar mais na investigação?
tenho varias perguntas para lhe fazer:

1-Barcarena a que se refere é no concelho de Oeiras?

2-O apelido Mattos é passado por via femenina por Domingas de Mattos ou o Domingos Luis era Mattos tambem?

3- Maria Pereira de Alhos Vedros, filha de Marcos Pereira de Alhos Vedros têm algo a ver com os Pereiras de Alcochete residentes em Alhos Vedros? No seculo XVIII so encontro uma familia Pereira em Alhos Vedros por isso possivelmente seria a mesma?

Peço desculpa por necessitar tanto da sua ajuda, mas como sou bastante amador tenho muitas duvidas.

aguardo a sua resposta


atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#115870 | JoãoGaspar | 05 abr 2006 13:36 | Em resposta a: #114469

Caro Rui Portugal, tem mais informações sobre estes " meus " Mattos de Alhos Vedros?

Encontrei um casamento em que Silvestre de Mattos foi uma das testemunhas na TT de Setubal, e onde ele assina : D.Silvestre de Mattos, tirei fotocopia para guardar a escrita deste avô. mas nada mais sei sobre ele e a sua familia.
para ir a TT a Lisboa e saber mais sobre o Padre João de Mattos e a sua familia como faço»?

atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#116093 | r.portugal | 07 abr 2006 17:08 | Em resposta a: #115870

Caro Senhor,

Infelizmente não tenho elementos que permitam afirmar serem os seus Mattos da mesma origem dos Mattos Cabral, Mattos Neto, Távoras (que usaram o apelido, mas não sei se efectivamente o tinham)e outros.
Também não me parece seguro que todos os Pereira de Alhos Vedros sejam dos chamados Pereira de Alcochete, que dizem descender de um irmão (ou irmã) do Condestável.
O Padre João de Mattos é certamente dos seus, pois é irmão de um dos seus ascendentes. Conviria consultar o seu processo na Torre do Tombo, Câmara Eclesiástica de Lisboa, Habilitações "de genere" para Ordens Menores e, eventualmente, nas habilitações da Ordem de Santiago.
Os técnicos da sala de referência são pessoas sabedoras e gentis; dir-lhe-ão onde pode encontrar os índices rerspectivos.
Cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#124052 | JoãoGaspar | 01 ago 2006 18:59 | Em resposta a: #92298

Caro Gonçalo Calheiros,

Peço desculpa pelo tempo que estive sem lhe responder, ainda não encontrei os seus Gamas Freire, mas prometo que não estou esquecido.
Eu encontro Gamas em Alcochete, Montijo e Seixal, por enquanto ainda não encontrei nenhum Gama em Alhos Vedros, mas ainda não cheguei as datas que o confrade me deu (finais do sec XVI).
Espero que me perdoe por esta demora, nestas ferias vou aproveitar e consultar a TT de Setubal e espero dar-lhe brevemente boas noticias.

sem mais de momento,

Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#129957 | JoãoGaspar | 02 out 2006 16:15 | Em resposta a: #92326

Caro Rui Portugal,

Gostaria de saber se o senhor têm algum estudo sobre os ramos que existiram em Alhos Vedros, especialmente os Sousas do Prado, os Mattos de Caceres, Mattos Cabral e Mattos Netto e tambem sobre os Pereiras de Alcochete residentes em Alhos Vedros.


atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130296 | JoãoGaspar | 06 out 2006 21:15 | Em resposta a: #116093

Caro Rui

( permita que o trate assim)

Consegui recuar mais um pouco nas minhas ascendencias de Alhos Vedros, no ramo Pereira que lhe tinha falado.
Portanto o que eu tinha era uma Maria Pereira casada com Domingos Francisco( Oeiras)
esta Maria Pereira é filha de Marcos Pereira cc Catarina Roiz.
E o Marcos Pereira filho de Afonso Pereira Galvão casado com Marqueza Tomas de Viana.
Ascendencia de Afonso Pereira Galvão:
filho de :
Manuel Pereira e sua 2ª mulher Catarina de Orta Galvão.
neto de:
Afonso Alvares Pereira cc

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130297 | JoãoGaspar | 06 out 2006 21:17 | Em resposta a: #116093

Caro Rui

( permita que o trate assim)

Consegui recuar mais um pouco nas minhas ascendencias de Alhos Vedros, no ramo Pereira que lhe tinha falado.
Portanto o que eu tinha era uma Maria Pereira casada com Domingos Francisco( Oeiras)
esta Maria Pereira é filha de Marcos Pereira cc Catarina Roiz.
E o Marcos Pereira filho de Afonso Pereira Galvão casado com Marqueza Tomas de Viana.
Ascendencia de Afonso Pereira Galvão:
filho de :
Manuel Pereira e sua 2ª mulher Catarina de Orta Galvão.
neto de:
Afonso Alvares Pereira cc Inês Vaz
bisneto de:
Fernão Alvares Pereira cc

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130298 | JoãoGaspar | 06 out 2006 21:26 | Em resposta a: #116093

Caro Rui

( permita que o trate assim)

Consegui recuar mais um pouco nas minhas ascendencias de Alhos Vedros, no ramo Pereira que lhe tinha falado.
Portanto o que eu tinha era uma Maria Pereira casada com Domingos Francisco( Oeiras)
esta Maria Pereira é filha de Marcos Pereira cc Catarina Roiz.
E o Marcos Pereira filho de Afonso Pereira Galvão casado com Marqueza Tomas de Viana.
Ascendencia de Afonso Pereira Galvão:
filho de :
Manuel Pereira e sua 2ª mulher Catarina de Orta Galvão.( filha de Luis de Horta Galvão cc Francisca Moniz)
neto de:
Afonso Alvares Pereira cc Inês Vaz
bisneto de:
Fernão Alvares Pereira cc Branca Anes
3ºneto:
Pedro Afonso do Casal cc Dona Inês Pereira(irmã do Condestavel)

notas: Afonso Alvares Pereira e Inês Vaz estão sepultados na Matriz de Alhos Vedros em Panteão da familia esta capela dedicada a são Sebastião, junto com o seu filho Fernão do Casal, "...Na capela gótica, do lado direito, encontra-se o panteão quatrocentista da família de Fernão do Casal: o próprio em túmulo com estátua jacente, e os seus progenitores. A estátua jacente que existe no túmulo de Fernão do Casal é única no distrito. A capela está revestida de azulejos do século XVIII com emblemas e temas da vida de S. Sebastião. Uma interessante imagem de roca de Nossa Senhora completa este precioso conjunto artístico"
por cima uma pedra de armas dos do Casal.

Afinal parece que sempre são dos chamados Pereiras de Alcochete.

Gostaria de saber onde posso eu envestigar os Mattos de Caceres que o senhor fala numa das suas mensagens para este topico. não os encontro no Felgueiras Gayo....podera o senhor me dizer onde?

atenciosamente

João

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130303 | JoãoGaspar | 06 out 2006 21:34 | Em resposta a: #92298

Caro Gonçalo Calheiros

Julgo que encontrei uma pista dos seus ascendentes Gama.

Nas minhas ascendencias tenho uma avó Catarina de Orta Galvão cc Manuel Pereira, filho de Afonso Alvares Pereira ( dos Pereiras de Alcochete). Esta Catarina de Orta Galvão é filha de Luis de Orta Galvão Cavaleiro Fidalgo da Casa Real e Senhor do Paul da Ota , casado com Francisca Moniz.( bisneta de Febo Moniz Lusignan)
deste casamento surgem duas filhas, a minha avó Catarina de Orta Galvão e uma irmã Beatriz Moniz. É aqui que vai lhe passar a interessar!
Beatriz Moniz cc Henrique da Gama
e êm como filha:

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130305 | JoãoGaspar | 06 out 2006 21:42 | Em resposta a: #92298

Caro Gonçalo Calheiros

Julgo que encontrei uma pista dos seus ascendentes Gama.

Nas minhas ascendencias tenho uma avó Catarina de Orta Galvão cc Manuel Pereira, filho de Afonso Alvares Pereira ( dos Pereiras de Alcochete). Esta Catarina de Orta Galvão é filha de Luis de Orta Galvão Cavaleiro Fidalgo da Casa Real e Senhor do Paul da Ota , casado com Francisca Moniz.( bisneta de Febo Moniz Lusignan)
deste casamento surgem duas filhas, a minha avó Catarina de Orta Galvão e uma irmã Beatriz Moniz. É aqui que vai lhe passar a interessar!
Beatriz Moniz cc Henrique da Gama
e êm como filha:
Francisca Moniz da Gama cc Cristovão da Cunha de Novais( seculo XVII)


Henrrique da Gama é filho de:
Antonio Pais cc Leonor Gomes da Gama, esta filha de :
Fernão Pato ( dos Patos de Alcochete) cc Maria da Gama,

O casal Henrique da Gama e Beatriz Moniz, possivelmente tiveram mais filhos , para alem da referida Francisca Moniz da Gama.
possivelmente seus antepassados, o que nos faria parentes!

Continuarei a pesquiza, mas preciso de mais dados , o que sabe mais dos seus Gama?

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130311 | JoãoGaspar | 06 out 2006 22:48 | Em resposta a: #92298

Caro Gonçalo Calheiros,

Por acaso não sera de Viseu?
Eu tenho uns amigos ai de Viseu, Diogo Vasconcelos, o Alvaro de Menezes , o João Calheiros, o Diogo da Cunha Matos, da casa do Serrado,mas que mora em Lisboa.

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130382 | bandeira | 07 out 2006 22:35 | Em resposta a: #130311

Caro João Gaspar:
Efectivamente sou de Viseu,e sou muito amigo do pai do Diogo, meu companheiro desde a primária, o Leopoldo Cunha matos.Julgo que tambem se referirá ao Álvaro,filho do meu amigo de igual nome e ao Diogo, filho do Joaquim Pessanha. Só não estou a ver quem é o João, mas é certamente meu parente (somos muitos...). Quanto aos Gamas, os que referi são anteriores a 1600 e portanto talvez o meu Francisco possa ser parente dessa senhora Gama. Pode ser que apareça mais qualquer coisa.
Cumprimentos do
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130384 | JoãoGaspar | 07 out 2006 23:10 | Em resposta a: #130382

Caro Gonçalo Calheiros,

Eu sou de Lisboa, com origens de Alhos Vedros, do lado materno. e sou amigo do Diogo ,filho do Dr Cunha Mattos, e como pertenço a Real Associação de Lisboa , conheci depois o Alvaro Menezes, filho , conheci o João Calheiros, o Salvador Pessanha e o Diogo Vasconcelos, todos de Viseu, associados da Real de Viseu, que me receberam em Viseu muito bem.
agradeço a sua resposta, é gratificante encontrar parentes , e ainda mais quando ja existiam laços de amizade , mesmo em gerações diferentes.
muito obrigado pela sua mensagem,
a proxima vez que for a Viseu, entrarei em contacto consigo, seria um prazer conhece-lo pessoalmente.

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130466 | JoãoGaspar | 08 out 2006 20:17 | Em resposta a: #130382

Caro Parente

Como esta?

Encontrei lhe mais umas pistas na questão dos Gamas de ALhos Vedros,

Tenho uns avoengos, Manuel Perdigão cc Maria da Gama Lobo

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=257934

Podera o caro primo, mandar me algumas informações acerca dos seus Gamas de Alhos Vedros/Alcochete/Montijo?

Acentos de baptismo,casamentos ou obitos, cargos e até padrinhos. datas e freguesias de nascimento ou de residencia.

atenciosamente


João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130962 | JoãoGaspar | 12 out 2006 14:34 | Em resposta a: #130382

Caro Senhor Gonçalo Calheiros,

Encontrei num livro que tenho em casa, um Morgado Francisco da Gama, proprietario do Moinho de Mar de Entre-os-Termos. Este Moinho tinha este nome por se encontrar entre o Termo do Concelho de Alhos Vedros, e o Termo da Aldeia Gallega do Ribatejo, actual Montijo.

Atenciosamente,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#130992 | bandeira | 12 out 2006 19:11 | Em resposta a: #130962

Meu Caro:
Tem ideia das datas em que se situa esse morgadio? Poderá ser esse...
Quanto ao João Calheiros...deve ser o meu sobrinho João Filipe Calheiros Pinheiro
Um abraço
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#131027 | JoãoGaspar | 13 out 2006 00:15 | Em resposta a: #130992

Caro Gonçalo Calheiros,

Vou verificar se tenho as datas do dito morgadio e tentarei lhe responder brevemente.

Cumprimentos,

João

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#131843 | JoãoGaspar | 21 out 2006 20:21 | Em resposta a: #116093

Caro Rui Portugal,

Tenho lhe enviado algumas mensagens, pelas quais não obtive resposta, esperndo assim que o senhor se encontre bem de saude.
Tenho tentado contacta-lo , pois o senhor é bastante conhecedor das Familias de Alhos Vedros, e das suas ligações, e tambem como descendente dos Mattos Cabral.

É engraçado como vamos decobrindo , e isso se torna viciante. Eu não sou de Historia, sou estudante de Arquitectura, mas devo dizer-lhe que estou viciado em investigação historica.

Nas minhas investigações e orientado pelo senhor Rui Portugal, descobri que os Pereiras de Alcochete, são na realidade "sobrinhos" do Condestavel, que são de Varonia da familia Casal, que se cruzam, com os Patos, Correas, Velhos, Nettos, Monizes de Luzignam e com os Mattos de Alhos Vedros.
E que os Mattos de Alhos Vedros, são uma unica familia, originando os ramos que o senhor chama de Mattos Netto e Mattos Cabral.
Ou seja, o mais antigo Mattos que encontro em Alhos Vedros , é um Antonio de Mattos, que recebe o Oficio de Tabalião a 26 de Fevereiro de 1547, devendo portanto ter nascido no inicio do seculo XVI. Este Antonio de Mattos recebe o oficio por morte do seu pai Garcia Pires.Têm uma irmã de seu nome Constancia Garcia, que cc Manuel Mendes e são pais de : Garcia Pires de Mattos.
"Garcia Pires de Matos ( este de +/- 1550) (- sobrinho de Antonio de Mattos.)
-Home Nobre e dos Principais de Alhos Vedros, onde foi sepultado.
"...que sendo menino quando aprendia a ler, e a escrever na Igreja desta Vila, ao ver nala uma campa com Brasão de Armas que desiam ser de Garcia Pires de Mattos, de que lhe parece são parentes algumas pessoas que nesta vila ha da familia dos Matos..." DEPOIMENTO DE UMA TESTEMNUNHA NO PROCº DE JERÓNIMO BORGES MONIZ. "
Jerónimo Borges Moniz, é descendente de Garcia Pires de Mattos.
Garcia Pires Mattos cc Brites Netto. filha de Braz Netto e de Leonor Afonso Alz Pereira com acendencia em Tts de Nettos e Pereiras de Alcochete.


Aqui tenho provado a união entre Pereiras e Mattos, e os ramos familiares que lhe pertencem.com origem nestes primeiros, Mattos, Pereiras e Monizes, temos os Marquezes de Soydos, os Marqueses e Condes de São Paio,( Torres Lusignam),entre outras.

Agora o Morgado do Xaro, em Alhos Vedros e Beja.
Cabeça de Vinculo: A Quinta de João Freire em Beja.

Cecilia de Mattos (Alhos Vedros) cc Pedro Cabral e instituem o Morgado do Xaro em 1580.
Esta cecila de Mattos, era descendente de Garcia Pires de Mattos e de Antonio de Mattos.
Cecilia de Mattos e Pedro Cabral tem uma filha:
Beatriz Cabral de Mattos que casa com Tomé de Mattos Netto. este filho de :
Tomé de Mattos, irmão de Cecilia de Mattos e possivelmente filhos de Garcia Pires de Mattos.
Ora aqui devem surgir os Mattos Cabral, e continuam outros usando a formula Mattos Nettos, e ainda outros irmãos usam somente Mattos.

Mas o Caro Confrade veja melhor no topico de Mattos de Alhos Vedros que iniciei:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=131456

Espero atentamente uma resposta sua,

cumprimentos,

João

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#131987 | Rui Portugal | 23 out 2006 19:30 | Em resposta a: #131843

Caro João Gaspar,
Peço as maiores desculpas pela demora em responder às perguntas que me coloca; de facto, tenho estado muito tempo ausente e sem grandes possibilidades de consultar os meus apontamentos de Alhos Vedros.
Folgo em saber que já conseguiu entroncar o seu ramo de Pereiras nos Pereiras de Alcochete; tinha conhecimento, aliás, que os Pereira Galvão de Alhos Vedros pertenciam à dita família, que pela sua origem e principalidade, deu origem a vários estudos.
Infelizmente não poderei trazer grande luz ao seu estudo sobre Mattos: Sei que Cecília de Mattos era natural (e propietária) da Amora, embora pelo menos o Pai, lic. Manuel Mendes, fosse provavelmente nascido de Alhos Vedros, visto ter sido sepultado na Igreja Matriz, assim como sua mulher, Isabel de Mattos de Cáceres; ambos eram moradores em Lisboa; ignoro se este casal teria também um filho Tomé de Mattos, embora os registos sejam inequívocos na afirmação de que Cecília de Mattos era sogra e tia de Tomé de Mattos Netto; parece-me também provável, mas sem certeza, que um Francisco de Mattos que aparece nos registos da Amora seja irmão de Cecília; poderá ser o que com o mesmo nome aparece na mesma altura nos paroquiais e notariais de Alhos Vedros.
Como vê, pouco mais posso acrescentar de útil à sua pesquisa a não ser algumas interrogações: seria o lic. Manuel Mendes irmão ou filho de Garcia Pires de Mattos?
seria Isabel de Mattos de Cáceres, dona viúva de Manuel Mendes, sua parente e natural da Amora e, por essa via, haveria ligação de Cecília de Mattos à Amora?
De momento, infelizmente, não lhe posso dizer mais; espero que, apesar disso, possa aproveitar alguma coisa.
Cordiais cumprimentos e votos de bom trabalho. Se lhe puder ser útil em mais alguma coisa, fica autorizado o moderador a dar-lhe o meu mail.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#131989 | Rui Portugal | 23 out 2006 19:45 | Em resposta a: #129957

Caro João Gaspar,
Sobre os Mattos respondo acima; quanto aos Sousas do Prado, um dos numerosos ramos da família teve uma quinta em Alhos Vedros que habitaram durante dezenas de anos; não sei se era residência principal ou de recreio; um dos ditos propritários foi Gaspar de Sousa.
Cumprimentos
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#132029 | JoãoGaspar | 24 out 2006 07:40 | Em resposta a: #131989

Caro Rui Portugal,


Eu encontrei realmente , o Gaspar de Sousa, Guarda-môr del Rey Dom Henrique.
Pai de Dona Inês de Sousa que casa com um Cunha, Capitão-Môr da Vila de Alhos Vedros. não sei mais nada por enquantro destes Sousas.

Sabe o nome da Quinta pertencente a este ramo Sousa do Prado?

Cumprimentos,

João

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#132030 | JoãoGaspar | 24 out 2006 08:05 | Em resposta a: #131987

Caro Rui Portugal,

Obrigado pela sua resposta.

Tenho algumas perguntas a colocar-lhe( perdoe-me a minha insistencia)
-Cecilia de Mattos era da Amora?(concelho do Seixal?)
-filha de: Manuel Mendes e Isabel de Mattos de Caceres? ( isto é muito interessante, pois encontro no inicio de seiscentos, uma Mécia de Caceres, que casa com Martim Afonso d'Avis, Escrivão jo juizo da India, Guiné e Mina. dono da Quinta de Martim Afonso em Alhos Vedros.) Seria Isabel de Mattos de Caceres e Mécia de Caceres parentes?
Garcia Pires de Mattos é filho de : MANUEL MENDES???? e de Constança Garcia.
Esta constança Garcia é descendente de Garcia Pires, pai de Antonio de Mattos, o primeiro Mattos que encontro em Alhos Vedros em Quinhentos, Tabelião.Possivelmente este Manuel Mendes, pai de Garcia Pires de Mattos poderia ter um filho com o seu nome, sendo assim Manuel Mendes irmão de Garcia Pires de Mattos.

Quanto a ligação de Isabel de Mattos de Caceres, e de Cecilia de Mattos à Amora, não tenho de momento qualquer informação. Acho que chegamos a um ponto que seria bastante facil entrocar e reescrever a historia destes Mattos de Alhos Vedros e (agora de Amora tambem) , ja que nos seculo XVI e XVII existem poucos Mattos ainda na Vila de Alhos Vedros e possivelmente em Amora. Mas para nosso azar os Paroquiais acabam no fim do seculo XVI, ficando sem saber da Ligação destes Mattos a outros Mattos do País.

Vou pedir ao moderador para me facultar o seu e-mail, e entrar em contacto consigo directamente.

Cumprimentos,

João da Silva Gaspar


Que ligação têm os Mattos a Amora?

Resposta

Link directo:

RE: Amora o Condestavel e os Mattos?

#132394 | JoãoGaspar | 27 out 2006 19:40 | Em resposta a: #131987

Caro Confrade Rui Portugal,

Viajando um pouco pelas Paróquias On-line, encontrei a de Amora com uma breve discrição histórica muito interessante , a qual lhe remeto a si;

"

* A Freguesia de Amora é mencionada na Crónica de D. João 1º (1384).
* A origem da Igreja de Amora está ligada ao Santo Condestável,
o Beato Nuno Alvares Pereira (1360-1431).
Ele era o proprietário das terras ribeirinhas da baia do Seixal.
Foi ele, provavelmente, que mandou erigir
a primeira capela, dedicada a Nossa Senhora do Monte Sião.



* No porta principal da Igreja está esculpida a data de 1557.
* O púlpito tem esculpida a data de 1594,

* Foi reconstruída depois do catastrófico terramoto de 1 de Novembro de 1755;



* Numa pedra tumular situada na entrada da igreja,

a esquerda, lê-se a data de 1578.

Tendo por base todas estas datas, podemos dizer que a

Igreja de Amora, ainda que reconstruída em tempos pombalinos,

remonta, pelo menos, ao século XVI.

* Os primeiros assentos religiosos são de 1608."


Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#140375 | JoãoGaspar | 16 jan 2007 03:10 | Em resposta a: #130382

Caro Senhor Gonçalo Calheiros,

Antes de mais desejo-lhe e aos seus um Feliz 2007.

Agora quanto aos Gamas, não sei se viajou um pouco pela pagina que lhe enviei numa antiga mensagem sobre os uma senhora Gama Lobo? É com toda a certeza familiar do seu Francisco da Gama. Não sei se o senhor tem noção da proximidade das Vilas que aqui os Gamas se espalharam, Alcochete, Montijo, Palmela e Alhos Vedros...com Azeitão, Seixal , Caparica e Setubal e as suas ligações ao Alentejo no seculo XVI e XVII eram das mais importantes do pais.

o facto do seu Francisco da Gama ser de Sescentos dificulta me nos paroquiais pois ele começam em Alhos Vedros no fim de Quinhentos e as paginas do primeiro livro o das datas mais antigas, estão num estado lamentavel, tendo perdido-se muitos registos.

Mas uma boa noticia acho que lhe posso dar, sendo o seu possivel Francisco da Gama Freire o Francisco da Gama, senhor Morgado do Moinho de Maré de Entre-os-Termos, Alhos Vedros, é concerteza descendente de Fernando Andrade (freire ou Freire de Andrade ), estes Andrade Freire tinham um ramo ainda no inicio do seculo XVII em Alhos Vedros, Fernando de Andrade era Juiz de fora das Vilas de Palmela e Alhos Vedros e casou com Inês Anes da Gama.

( http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=112487 )

Os Gamas de Alhos Vedros e Alcochete provavelmente são ascendentes dos Saldanha da Gama do Montijo, proprietarios da Quinta do Saldanha nesta Vila, e o Montijo fica entre Alhos Vedros e Alcochete, mas como não tenho ainda provas desta ascendencia posso somente afirmar que os seus Gamas são descendentes dos Patos ( Morgados do Pato de Alcochete), Cruzam-se com os Pimenteis Senhores do Morgado da Misericordia de Montijo e Provedores da Miserocordia de Alhos Vedros, ( ex: João Henriques Pimentel, no seculo XVI), cruzam-se tambem com os Nettos ( Nettos de Alcochete) , com os Correia, Senhores da Quinta de São Pedro, no Cais de Alhos Vedros que era Junto da Quinta dos Mendonça Furtado e da Quinta do Conde Dom Afonso, 1º Duque de Bragança, e seus parentes os Correias de Lacerda ,Morgados da Quinta da Fonte da Prata em Alhos Vedros, veja Manuel Correia de LaCerda
( http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=144935 ). Tenho tambem encontrado em Alhos Vedros e mais tarde o apelido composto Gama e Meira, descendentes tambem de Jerónimo Pato, todas estas familias unem-se mais que uma vez e por varios lados , juntando- se a estas os Pereiras de Alcochete e os Mattos de Alhos Vedros
( http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=144935 ) - Mattos
( http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=584043 ) - Pereiras e Casal.

Os Freire de Andrede tem um ramo que se une com os Correia de Lacerda, e estes Freires de Andrade moravam na Quinta de Martim Afonso, que pertencia a Martim Afonso de Avis, Escrivão do Juizo de Mina , Guiné e India .

é relativamente simples juntar estas familias num território como o do Antigo e Extinto Concelho de Riba Tejo que englobava as antigas Vilas que aqui lhe tenho falado, e entender como se espalhavam ao longo do Tejo, em Quintas que ficavam na extensão do Tejo fazendo de Ponte entre Lisboa e o Sul, Alentejo , Reino do Algarve e Ceuta e a Espanha. Muitas destas familias partem para o Império Ultramarino e a decadencia das Ordens Militares tambem afasta Cavaleiros e Nobres das QUintas , ficando cada vez mais concentrados nos seus Palacios Lisboetas, o enriquecimento com a travessia do Tejo, com os Sal, com os Vinho , Lenha e Carvão permitiu a muitas destas familias integrar-se com outras de Nobreza Maior, mais intelectual como a Corte do seculo XVIII, iluminista.
De facto geograficamente se o estudo fosse relativa a uma ilha seria mais facil, pois seria menos contagiada com familias exteriores, mas na realidade as familias com vinculos em Alhos Vedros e as suas Vizinhas Vilas, sao as mesmas durante seculos e continuam a fazer casamentos entre si, mesmo que nem todos os filhos apareçam no Felgueiras Gayo e outros Livros de Genealogia de Referencia, não quer dizer que estes filhos não existam, somente requer alguma paciencia e perder dias em Paroquiais, quando estes não existem, o caso complica.


Sinceros Cumprimentos,

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#140390 | MSS1 | 16 jan 2007 10:51 | Em resposta a: #92177

João Paulo Gaspar,

Verificando o seu interesse pelas Famílias da região, atrevo-me a perguntar-lhe se terá pistas para que eu entronque na família Pato, Francisco Dias Pato cc Luisa da Costa (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=45552) cujo filho, João da Costa Pato, casa em São Lourenço de Azeitão a 30.11.1686.

Agradeço a ajuda que me puder dar.

Cumprimentos,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#193679 | ivo fraiz | 22 abr 2008 07:42 | Em resposta a: #92326

Visitando esse forum deparei-ne com nomes ligados a minha busca. Por Favor, tento localizar os descendentes de Duarte de Távora Gamboa, filho de Antonio de Távora c/c Catharina de Macedo, única informação que tenho é que Durte de Távora Gambôa , natural de Alhos Vedros, em 1700 casou-se no Brasil com Ana de Moraes e em segundas nupcias depois de viuvo com Maria de Cerqueira Leme, trineta de Simão Borges de Cerqueira c/c( Leonor Leme), e por este, foi decima neta de D.Alvaro Dias de sousa c/c Maria Telles de Menezes, Aqui no Brasil, Duarte de Távora Gamboa teve c/ Ana de moraes, tres filhos: Antonio de Macedo,Duarte de távora Gambôa. E do segundo casmento com Maria de Cerqueira leme, teve uma filha: Catharina de Macedo Baldraga, c/c João Corrêa da fonseca, sendo este casal o tronco da famila Macedo no Pararaná e com vasta descendência registrada na nossa genealogia Paranaense, de; Francisco Negrão -1926 em seis volumes - Estado do Paraná - Brasil. Realizo uma pesquiza histórico-genealógica da Familia Macedo ha mais de dez anos, se houver condiçoes de enviar -me alguma orietação, antecipadamente agradesce; cordial Saudações, respeito e admiração: Ivo Fraiz Martinez Filho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345628 | jataide | 29 abr 2014 12:02 | Em resposta a: #132030

Caro confrade,

A ascendência proposta para Tomé de Matos Neto vai incorrecta. Casou na Vidigueira, mor em Alhos Vedros fº. de Manuel Matos e Isabel de Matos com Beatriz Cabral fª. de Pº.Cabral def e de Cecilia de Matos. Eram parentes.

Isabel de Matos e Manuel Mendes viveram e registam filhos (pelo menos Ml e Luís) na Vidigª. anos de 1560.

Preciso de identificar Joana Gracia cc Rui Lcº Estib(r)eiro, ou Rui Lcº.Ravasco na ascendência de Joana de Amaral ou Joana Estibeira cc Francº. de Cardenas Sotto Mayor em Alhos Vedros. Rui Lcº. era primo irmão de Leonor Piçarro (naturais de Moura) cc Francº.de Macedo Varela (Estêvão Gomes Varela (mor na Baia/Br) e de Maria de Gois). Leonor era fª. de Diogo Vaz Tenreiro e de Paula Piçarro e, esta fª. de Rui Lcº. Estibeiro ou Ravasco e de Leonor Gonçalves Piçarro nats de Moura.
Descendo de Mª.Tenreiro de Gois fª. de Leonor cc João da Cunha Melo (Correias/Cunhas Melos/Fontes) Vidigª.

Cpts
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345630 | JoãoGaspar | 29 abr 2014 12:59 | Em resposta a: #345628

Cara Manuela Aleixo,

Muito obrigado pela sua contribuição e luz sobre esta ascendência dos Matos de Alhos Vedros.
As informações paroquiais relativas a esse período são confusas, e alguma informação cruzada com os livros das irmandades da dita Matriz de Alhos Vedros , actas da câmara municipal , livros da misericórdia e róis de confessos de Alhos Vedros, permitiram chegar à filiação apresentada e agora finalmente completada com alguma informação de alguém que estude a Vidigueira , peça essencial para resolver estas genealogias.
O Manuel Matos ou Mendes como a caríssima confrade sugere é seguramente o que se apresenta aqui como seu avô , creio que essa info foi tirada de Raízes & Memórias , num processo de um descendente de Garcia Pires de Matos, que segundo testemunhas da época lhe dariam ( a Tomé de Matos Neto) a ascendência apresentada. Ora uma coisa é certa não sendo filho é neto de Manuel Mendes ( de Matos) e Isabel de Matos ( de Caceres) confirma essa ascendência, muitas vezes levadas a confusões pela repetição dos nomes na mesma família , e aos múltiplos casamentos comuns à época provocando intervalos geracionais entre irmãos.
Portanto Tome de Matos é filho e não neto de Manuel Mendes de Matos cc Isabel de Matos de Caceres é ou casou três vezes ou teve um filho ou sobrinho homônimo que aparece casado com as Senhoras em questão!


Quanto ao Francisco Cardenas de Sottomayor fico muito contente por alguém o ter encontrado e ter alguma informação sobre ele, visto surgir muitas vezes em Alhos Vedros estreitando laços com os Matos mas pouco mais sabia dele. Lembro -me também de algumas senhoras de apelido Do Amaral aqui se apresentarem relacionados com Matos e Pereiras , agora não consigo dizer muito mais , mas uma esperança de descobrir a origem dos meus Matos voltou a reacender graças a sua ajuda.


Aguardo mais informações e aqui virei transcrever tudo o que tenho sobre estes antepassados.


Com os melhores cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345643 | jataide | 29 abr 2014 19:49 | Em resposta a: #345630

Caro João Gaspar,

Não tem que agradecer, pois o interesse é mutuo. Passar-lhe-ei amanhã, com as respectivas datas, a informação que referi, até porque preciso de confirmar se ela, Isabel, é irmã de Fulana Antunes.

Entretanto, perguntava-lhe se tem alguma informação sobre Gaspar Piçarro (Alhos Vedros) que no óbito em 16.4.1629 (102) "Capela dos Anjos". Seriam adm. da capela a "dita mulher (Isabel Gomes) e P??? (não atino com o nome) seu cunhado.

Cpts
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345646 | JoãoGaspar | 29 abr 2014 20:21 | Em resposta a: #345643

Cara Manuela,

O Gaspar Piçarro, que eu achava ser Pizarro , a unica informação que tenho acerca dele, é que foi Juiz Ordinario da Vila de Alhos Vedros, nunca consegui perceber o nome da mulher, mas este teve pelo menos um filho de seu nome Filipe Pires, conhece mais descendência?
Vou tentar reler o obito para ver se consigo ajudar no nome do cunhado.

O mais antigo Matos que encontro documentado é Garcia Pires (de Matos) que faleceu possivelmente em 1547, ano em que o seu filho António de Matos, recebe a nomeação para Tabelião das notas e judicial a 26.02.1547, na sequencia da morte do seu pai Garcia Pires, anterior detentor do cargo.

Mais tarde este oficio continuou nesta familia a saber:

Garcia Pires (de Mattos) e seu filho António de Mattos
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=563337
Tabelião das Notas e Judicial de Alhos Vedros

Tomé de Mattos Netto
Tabelião das notas e judicial, casado com a sua sobrinha Beatriz Cabral de Mattos.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=623227


Rodrigo João de Mattos (Alhos Vedros bp 05.07.1652) afilhado de Francisco de Cardenas de Sottomayor
pai de Silvestre de Mattos que desempenhou os Nobres Oficios da Governança Local e avô de:

Francisco de Mattos e Sousa, Ajudante de Ordenanças e Escrivão do Judicial e Notas de Alhos Vedros.http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1077607

Outra nota interessante, será a seguinte:
José de Mattos e Sousa que casou duas vezes a primeira com Ursula de São Patricio de Carvalho e a segunda em Lisboa com Ana Teresa Soeiro, foi afilhado de baptismo o Senhor Martinho Fragoso de Vasconcelos, Sargento-Mór da Vila de Monsanto e a Senhora Dona Francisca Josefa Caetana do Amaral. Ora este José de Mattos e Sousa foi filho do conhecido Silvestre de Mattos, (Proprietario, Alcaide e vereador do Senado da camara, etc) e neto paterno de Rodrigo João de Mattos o tal que foi afilhado de Francisco de Cardenas de Sottomayor.
Ora esta madrinha D. Francisca Josefa Caetana do Amaral não estará relacionada com as suas Senhoras Amaral e com o padrinho de seu avô o tal Francisco de Cardenas?

cumprimentos

João Paulo Gaspar
Correcções /

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345648 | luisjrm | 29 abr 2014 21:08 | Em resposta a: #345628

Cara Manuela Aleixo,
Reparei no conteúdo da mensagem anterior do Confrade João Gaspar, o nome de Francisco Cardenas de Sotto Maior, vi que lhe era dirigida.
Por acaso o citado Francisco tem raízes em Montemor?

Faço a pergunta porque tenho notícias de um individuo, se não é o mesmo, é um homónimo, filho do Dr.º Francisco de Sousa Cardenas, Desembargador da Cidade de Lisboa e de D. Maria da Conceição, esta ultima é irmã inteira do Padre Manuel Ramos, Clérigo do Habito de São Pedro, possuidor da Capela de Margarida Frota, instituída na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Alcácer do Sal:

http://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt/details?id=1054129

Ambos Filhos de António Ramos e de D. Maria Gonçalves Reinaldo Pais de Brito (irmã do Padre António Gonçalves, Clérigo de Missa, Beneficiado na Igreja de Santa Maria de Montemor).
Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345664 | luisjrm | 30 abr 2014 12:25 | Em resposta a: #345628

Cara Manuela,
Na mensagem anterior fiz menção a Capela de Juliana Vargas, que não tem que ver com o Padre Francisco Ramos, peço desculpas, por isso peço que ignore essa parte. Estava em simultâneo a tratar de vários apelidos, e inadvertidamente troquei a informação, a mencionada Capela pertence aos Arez.
Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345716 | jataide | 01 mai 2014 20:45 | Em resposta a: #345646

João, queira desculpar o atraso na resposta. Agradeço informação disponibilizada. Serão Pizarros, utilizo a grafia dos RP.
Eu nem sabia da existência de Pizarros em Alhos Vedros. Rui Lcº Ravasco e Joana Gracia são pais de outro Tomé de Matos, a Cecilia e a Brites Cabral são madrinhas de vários filhos deste casal, são meus colaterais, tenho ascendencia pela prima Leonor Piçarro de quem são muitos próximos. Vim espreitar apenas os RP e encontrei bastante mais do que esperava. Posso-lhe dizer que haverá mais ligações (tb os Correias de Gamboa), aliás terei que ver tb a Caparica.
Vou tentar encontrar a ascendência de Pº.Cabral.

Vidigª. 4.11.1613 (94- não se vê o nº. da fl)

Tomé de Matos fº de Ml Mendes e Isabel de Matos def mor que foram em Alhos Vedros com Beatriz Cabral fª. de Pº. Cabral def e de Cecilia de Matos.

TT Jorge Pereira Rui Lcº.Estibeiro Luis Pereira e Ml Lopes Pinto
19.4.1568 (39) Luis filho do Dr Juiz e de Isabel de Matos PP as Sras. Dª.Guiomar e Dª.Ana fª.s do Sr.Conde Almirante.

Como Cecilia era sogra e tia do Tomé, seria então irmã da Isabel?

De uma leitura bastante superficial que fiz aos RP de Alhos Vedros, surgiram-me algumas interrogações, de quem serão
ca 1613 -143 Isabel Coelha W que era de Tomé de Matos
Gaspar de Sousa
Antº. de Pina +1607 na sepultura de seu sogro Gaspar de Sousa

1623(100) Luisa Cordeira w de Pº.Tomé era sogra de António Correia
serão os pais de Mé cia de Cáceres cc António Correia Carneiro?

Sobre o Morgado de "Xaro", que se calhar estará relacionado com os Xara de Serpa e Moura, saberá por acaso onde se encontrarão os documentos?

Da leitura que fiz da Amora, colhi algumas informações que me parecem interessantes. Conseguiu estabelecer alguma ligação entre os Matos de Alhos Vedros e os da Amora, ou mesmo entre o grupo familiar? Encontrei Amarais, Matos Caceres, de Fontes Tenreiros e é bastante provável que haja relacionamento pela descendencia de Anibal de Chaves cc Luisa Vieira,A ligação poderá ser pelos Figueiroa da Fonseca. O Tomé desloca-se à Vidigª. como TT do casamento de uma fª. de Manuel Lopes Pinto, Mª. Botelho de Negreiros cc Francisco Soares (Figueiroa da Fonseca)
http://www.geneall.net/B/per_page.php?id=126318 http://www.geneall.net/B/per_page.php?id=126325
Sobre ele há 2 pag mas esta parece estar de acordo com os RP

Portarias do Reino 1657 (pag 166)
Francº. de Cardenas Sotto Maior hábito de Cristo Comenda da Ordem
era fº do Dr.João de Sousa Cardenas d np do Dr.Pedro Cardena e nm de DªMª. Carvalho, eram naturais de Montemor-o-Novo.
Poder, Adm e Justiça (Br) - Os ouvidores gerais no R.J. (1624-1696) de Isabele de Matos Pereira de Melo
...vinda do Desembargador João de Sousa Cardenas, 1º Desembargador da Relação da Baia em 1624"..
Sobre os Amaral não sei a sua origem, mas parece grande coincidencia aparecerem na Amora.

Cpts
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345718 | jataide | 01 mai 2014 21:00 | Em resposta a: #345648

Olá Luís, como está? Sempre pronto a ajudar, agradeço a atenção. Vai na resposta ao confrade João Gaspar o que sei sobre eles e a possível ligação que teriam, seria pelo Brasil, pois o meu antepassado Estêvão Gomes Varela, pai de FrancºMacedo era morador na Baia em 1608.

Um filho de José de Fontes e Melo, Jacinto viveu em Montemor, poderá haver alguma ligação que ainda desconhecemos. Ainda não consultei os RP. Curiosamente, estes, são do grupo que passará a Alcácer.


Cpts

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345744 | luisjrm | 02 mai 2014 20:59 | Em resposta a: #345718

Cara Manuela,
Agradeço a informação sobre os “Cardena”, tudo leva a crer que são os mesmos. Retificando a anterior mensagem, uma vez que existia uma dúvida quanto ao nome do senhor em causa, num documento constava no nome de Francisco e noutro João, em princípio devera ser o Dr.º João de Sousa Cardenas, Desembargador na Cidade de Lisboa (e posteriormente de acordo com o relatado 1º Desembargador da Relação da Baia, Brasil), que recebeu dote em 1631, para casar com D. Maria da Conceição, natural de Montemor, filha de António Ramos e de D. Maria Gonçalves Reinaldo Pais de Brito. O dote e bastante “gordo”, para a época, vários rendimentos anuais em 9 Herdades: Gouveia de Cima, Vidigal, Castelo Velho, Monte da Figueira, Reinaldo de Caldo, Serra, Casas Novas, Pega, Courela de Ervideira, incluía ainda a Quinta de Dom Gonçalo, e um foro na Herdade da Barrada, etc.
Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345766 | jataide | 03 mai 2014 18:25 | Em resposta a: #345744

Caro Luís,

Agradeço imenso a informação. Há um João de Sousa Cardenas S.M. (HG Évora 1706) filho do Teotónio Cardenas S.M./Mariana de Carvalho, que para a data, deverá ser sobrinho do Francº. e este irmão do Teotónio. João era irmão de Pº de Cardenas SM padre em Alcáçovas.

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345815 | luisjrm | 04 mai 2014 19:54 | Em resposta a: #345766

Cara Manuela,
Desculpe só agora responder, isto de não ser notificado das mensagens...

Agradeço mais estes elementos em causa, tenho uma nota de um registo para lhe remeter, assim aproveitando a oportunidade (julgo que não fiz confusão), é sobre o apelido Conde:
Igreja do Nossa do Bispo (Montemor), casou a 18 de Agosto de 1629, Rodrigo Conde, natural do termo de Pavia, com Maria de Miranda Monteiro, filha de Afonso de Miranda e de Filipa Alvares.
Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#345841 | jataide | 05 mai 2014 11:19 | Em resposta a: #345815

Obrigada, Luís.


Cpts

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#346386 | post67 | 17 mai 2014 21:06 | Em resposta a: #345628

Caro confrade,

A D. Joana de Amaral era filha do Dr. João de Amaral de Novais, natural de Real, concelho de Penalva do castelo e de D. Catarina de Mattos Estribeira, natural da Vidigueira.

Cpts
António Labêgo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#346420 | jataide | 19 mai 2014 23:01 | Em resposta a: #346386

Caro António Labêgo,

Agradeço imenso a informação disponibilizada. Sem querer abusar da sua boa vontade, e desconhecendo se terá alguma ligação a este grupo, perguntava-lhe se por acaso saberá se estes Amarais terão algum relacionamento com os Gomes do Amaral de Almada com ligação ao Seixal "1619 Jerónimo Gomes do Amaral na Cova de seu avô Fernão Gomes de Morais".


Cpts
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alhos Vedros

#346480 | post67 | 21 mai 2014 19:37 | Em resposta a: #346420

Caro confrade,

Apenas lhe disponibilizei essa informação, já que são meus ascendentes diretos, não tendo informação dos nomes dos pais deles.

Caso tenha alguma informação, acerca dos pais do Dr. João de Amaral de Novais e de sua mulher D. Catarina de Matos Estribeira, e me possa disponibilizá-la, fico imensamente agradecido.

Cpts
António Labêgo

Resposta

Link directo:

Familias de Alhos Vedros

#347382 | jataide | 17 jun 2014 23:18 | Em resposta a: #346480

Caro confrade,

Queira desculpar mas esqueci-me completamente de lhe responder.

Toda a informação tem como base RP e Notariais, estes foram-me disponibilizados pelo confrade J.M.Simões.

1 Rui Lcº. Estibeiro ou Estribeiro (?) cc Leonor Gonçalves Piçarra casamento > 1552
1.1. Catarina Borralha (S.J.Baptista Moura) 1556 PP Ml Lopes, Bartomomeu Inglês
Constança Guterres. Casou na mesma freguesia em 13.1.1585 c/ João Rorigues fº.
Cristóvão Martins e Barb Roiz TT PºPimenta e João Pimenta;
1.2. Cristóvão Estribeiro (cav Prof Ordem de Xto) morador em Ferreira do Alentejo era cc
Cª.Alvares(+22.6.1613) fª. de Isabel Luis
1.2.1. Rui LcºCarrasco Estribeiro Joana Gracia casamento > 1590: Batismos Vidigª.
1.2.1.1. 1590 Pe Francisco de Matos PP D.Vasco fº. do Sr.Conde
1.2.1.2 1594 Cª. PP Dº.Varela/Cecilia de Matos
1.2.1.3 1598 Cristóvão PP Sr.D.Vasco e Leonor Piçarra
1.2.1.4 1603 Cª. PP Sr.D.João e Cª.Alvares
1.2.1.5 1606 Sebastião PP Álvaro Cottel Brites Cabral
1.2.1.6 1611 Margarida PP Rº.Malheiro Beatriz Cabral
1634 (88) O Lcº. João do Amaral c/ Cª.Álvares TT O Conde capitão e Bartolomeu
Serrão
1.3. Paula Piçarra cc Dº.Vaz Tenreiro (Moura)
1.3.1 Leonor Piçarra Vidigª.1608 pai já def. com Francº.Macedo Varela (da gov. da Vª.) fº.
de Estêvão Gomes Varela vv de Mª. de Goes, morador na Baia de Todos-os-Santos
Brasil.
1.3.1.1. 1609 - Paula PP Rui Lº.Estribeiro Joana Gracia
1.3.1.2 1611 Estêvão PP Ascenso Lopes, Inês Gramaxa
1.3.1.3. 1616 Diogo PP Luis Mendes, Mécia Serrão
1.3.1.4 1613 Mª. PP DºVarela Estribeiro e Isabel Fagundes;
Vidigª. Mª.Tenreiro de Goes casou em 1639 na Vidigª. com João da Cunha
de Melo (III) boticário ( descendente de Jorge Correia donatário da Graciosa
e de Iseu Perestrello) fº. de João da Cunha de Melo e de Margarida Gomes
de Fontes. Era já w de Domingas Girão nat de Vª.Vicª
São pais de Leonor da Cunha Piçarra(Vidigª) cc António Martins Carneiro
meus antepassados directos)João da Cunha viveu em Santiago do Cacém
entre 1649/1653.
1.3. 2 Maria Tenreiro cc Álvaro Cottel (Moura)

Notas: Not./Beja 1617 Renunciação que faz Cristóvão Estibeiro Cav. de Xto mor na Vª. de Ferreira a seu fº. Rui Lcº.Carrasco Estibeiro, mor na Vidigueira, cav fidalgo da CR
Cristóvão Estribeiro foi tesoureiro da moeda do estado da India como consta da carta do dito oficio ao filho.
1.12.1634 Procuração de Joana Gracia W de Rui Lcº.Estibeiro a sua fª.Cª.Álvares. O padre Francº. de Matos Estibeiro e Cristóvão Estribeiro são filhos e irmãos das ditas;

Francisco do Amaral Estribeiro irmão de Joana, conforme referi em anterior msg casou com Isabel (Mendes) Fagundes fª. de Ml Correia ( Luis Mendes/Isabel Fagundes) e de Luisa Mendes (Bartolomeu Raposo/CªGonçalves Beirão). Luis era filho de Baltazar Mendes veador do Conde e de Leonor Alvares. Infelizmente ainda não sei a ascendencia de Isabel Fagundes a mais velha.

Parece-me inegável o relacionamento que existirá entre os Matos e a Joana Gracia.

Em Alhos Vedros no rol de crismados de 1603 lê-se:
Joana Gracia fª. de Pº.Tomé de Matos e de Juliana Jorge padrinho João de Gamboa Fogaça SEU TIO
Cª. idem
Presumo que pelo nome completo seria mulher feita e não menor de idade, é o habitual.
Na BD deste sitio (não sei se tem acesso à mesma) dizem que nasceu no Barreiro em 1603 e que foi mãe ca 1660, que se chamava tb Joana de Matos. Esta informação não lembra a macaca!
É justamente um primo desta Joana, António de Gamboa Fogaça que casou no Barreiro em 1627(116) filho de João de Gamboa Fogaça e de Jeronima Raposo, com Serafina de Macedo fª. de Pedro de Macedo e Beatriz Baldraga ou Valdraga. São os pais da Cª.de Macedo que casou em Alhos Vedros.
A genealogia apresentada para o grupo está muito confusa pelo que se torna dificil fazer ligações.

Disponha.
Cpts
Manuela

Resposta

Link directo:

Familias de Alhos Vedros

#347396 | luisjrm | 18 jun 2014 11:24 | Em resposta a: #92177

Cara Manuela,
Várias vezes queixei-me aqui no Fórum que não recebia notificações de mensagens no Geneall, reparei que acabo de receber notificação da sua mensagem (ainda que quando tento aceder não aparece nada).
Presumo que a mensagem seja dirigida para o Confrade Post67!

Cumprimentos,
Luís Martins

Resposta

Link directo:

Familias de Alhos Vedros

#347410 | jataide | 18 jun 2014 20:40 | Em resposta a: #92177

Luís, obrigada. Possivelmente fui eu que me enganei.

Manuela

Resposta

Link directo:

Familias de Alhos Vedros

#347411 | jataide | 18 jun 2014 20:46 | Em resposta a: #346480

Caro Confrade,

Queira p.f. consultar o tópico, porque a minha mensagem c/ as informações que solicitou foi parar ao correio do confrade Luis Ramos.
Manuela

Resposta

Link directo:

Familias de Alhos Vedros

#360806 | JoãoGaspar | 27 ago 2015 01:17 | Em resposta a: #347382

Caros Confrades,

De volta de apontamentos, e confirmando agora nos paroquiais de Alhos Vedros, encontro o seguinte:
Maria, baptizada em Alhos Vedros no dia 17 Agosto 1655, Filha de Francisco de Cardenas Sotto-Mayor e de sua mulher Dona Joana Estibeira/Estiveira
Foi padrinho o Pe. Francisco Ramos, seu tio.
Pe. Sebastião Paes de Mattos.

cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

Familias de Alhos Vedros

#453712 | Marijon | 28 abr 2024 18:43 | Em resposta a: #92177

Caro João Gaspar

Comecei a minha árvore genealógica no ano passado. Em pesquisas do lado materno cheguei aos mesmos antepassados (Silvestre de Mattos e Maria Pereira). Embora já tenham passado alguns anos sobre este tópico, gostaria de saber se tem mais informação sobre este ramo comum. Achei fascinante tudo o que escreveu e até onde conseguiu ir.
Muito obrigada
Maria João Tavares Gouveia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 08:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen