Pinto de Soveral, S. João da Pesqueira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos

Pinto de Soveral, S. João da Pesqueira

#90033 | LCM | 04 mai 2005 20:47

Procuro notícias sobre a família Pinto de Soveral a que pertenceram os irmãos Viscondes de Soveral (1812-1905) e de S. Luís (...-...) e o Marquês de Soveral (1951-1922), filho deste último.
Qual o parentesco ente Luís de Soveral Vassalo e Sousa, pai dos Viscondes, e o armigerado Manuel António Pinto de Soveral Vassalo e Sousa que teve CBA em 1814? Irmãos? Sobrinho e tio?
Há algum trabalho em que esta família seja tratada?

Muito obrigado.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Soveral, S. João da Pesqueira

#99884 | Avintes | 08 set 2005 23:11 | Em resposta a: #90033

Meu Caro Lourenço,

Parece que andamos os dois à volta do mesmo! Ver: "Soverais - a ascendência do 1º Marquês de Soveral"

Um abraço,

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Soveral, S. João da Pesqueira

#99902 | LCM | 09 set 2005 08:36 | Em resposta a: #99884

Caro Luís,

Tenho algumas novidades em relação à mensagem inicial:

O avô do Marquês de Soveral, Luís Soveral Vassalo e Sousa era casado com uma prima co-irmã, D. Ana Adelaide Pinto, irmã do Fidalgo de Cota de Armas Manuel António Pinto de Soveral Vassalo e Sousa.
Luís era filho de Francisco José de S. V. e S. (e de s.m. Maria de Jesus da Veiga) e D. Ana filha de António José de S. V. e S. (e de s.m. Luisa Bernarda Pinto), irmãos, ambos filhos de Manuel de Soveral de Sousa, Capitão de Ordenanças, e de Helena Maria Vassalo.

O pai do Marquês, o Visconde de S. Luís, é uma personagem curiosa porque dele há pouco rasto. Nunca pagou os direito de encarte no título. Ainda não fui ver ao Diário de Governo o decreto de mercê.

O meu interesse sobre esta gente foi apenas a pedido de um amigo. Explico por e-mail se quiseres.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Soveral, S. João da Pesqueira

#99910 | Avintes | 09 set 2005 09:37 | Em resposta a: #99902

Manda! avintes@lavradio[ponto]org

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Soveral, S. João da Pesqueira

#99912 | 2910 | 09 set 2005 09:56 | Em resposta a: #99902

Relembro que a ascendencia do Marquês de Soveral está tratada no 2º vol da obra http://genealogia.netopia.pt/livraria/livro.php?id=369
Na referida vem a ligação aos Soveral, senhores da Casa e morgadio de S.Teotonio de Sernancelhe. A dita casa situada no centro de Sernancelhe, ostenta na fachada uma pedra de armas de Soveral (plenas). A ala esquerda da casa está em ruina completa, nomeadamente a capela anexa de S.Teotónio.


os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

Vassalo

#99926 | FM1 | 09 set 2005 12:59 | Em resposta a: #99902

Caro Lourenço

Tive sempre curiosidade em saber que era esta Helena Maria Vassalo, avó do Marquez de Soveral.

Tenho conhecimento de várias (poucas) famílias Vassalo, que parecem não ter a mesma origem: os meus (de Alcanena, Torres Novas), os Vassalos de Montemór (Alentejo) e outros no Minho!!

Conheces a ascendência desta senhora?

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Vassalo

#99928 | LCM | 09 set 2005 13:07 | Em resposta a: #99926

Caro Francisco,

Sobre esta senhora nada sei, mas estou atento.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Vassalo

#99931 | 2910 | 09 set 2005 14:07 | Em resposta a: #99926

Caros Francisco e Lourenço
Segundo M.Abranches de Soveral, a Helena Maria Vassalo, nascida em Stª Maria de Nagozêlo (Lamego), filha de Estêvão Gonçalves Vassalo e sua mulher Ana Pinheiro.
Casou com Manuel de Soveral de Souza, Capitão da Ordenança de S. João da Pesqueira, Baptizado a 2 de Março de 1697 - Nagozêlo , filho de Domingos da Costa de Soveral, Baptizado cerca de 1650 - Sernancelhe, Capitão-mor de S. João da Pesqueira e de Margarida Clemente de Magalhães.


os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Vassalo

#99936 | FM1 | 09 set 2005 15:19 | Em resposta a: #99931

Caros Óscar e Lourenço

Obrigado pela informação. Curiosamente chama-se Estêvão o primeiro Vassalo que tenho conhecimento, que em 149.. instituiu capela na Golegã, no que é hoje a igreja matriz.

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Soveral, S. João da Pesqueira

#99982 | Avintes | 09 set 2005 21:31 | Em resposta a: #99912

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Muito obrigado pela sua ajuda. Não conhecia a obra, que acabei de encomendar aqui no Genea.

Este site continua a ser uma fonte extraordinário de informação geneológica, e aproveto para juntar-me aos outros que já enviaram os seus parabéns ao Luis e ao Marcos.

Retribuo melhores cumprimentos,

Luis Lavradio

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Soveral, S. João da Pesqueira

#99983 | aburma | 09 set 2005 21:39 | Em resposta a: #99902

Caro Lourenço,

Posso atestar não ser o Visconde de S. Luís caso único de alguém que usou um título sem nele se ter encartado, nem tão-pouco ter ido " a correr" a Fulwell Park para aí obter suposta chancela régia!

Pano para mangas!

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Soveral, S. João da Pesqueira

#100470 | LCM | 14 set 2005 17:22 | Em resposta a: #99983

Caro Alexandre,

Sei bem que assim era, mas importa não esquecer que a lei dizia que o decreto ficava sem validade ao fim de x dias se os direitos não fossem pagos. A questão é que esta talvez nunca tenha sido aplicada.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 22:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen