Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#89740 | mfervieira | 29 abr 2005 19:25

Olá a todos,

Chamo-me Manuel Fernández Vieira, som da Galiza, e é a primeira vez que escrevo num forum de internet. Levo muitos anos tratando de averiguar (às vezes com muitas dificuldades) dados da história e origens da minha família. Eu tinha um avô, e noutra linha da árvore genealógica um bisavô, que erão portugueses (o primeiro da freguesia de Ourém e o segundo da freguesia de Vieira de Leiria) e que lamentavelmente faleceram antes de eu nascer.

A começos deste ano solicitei ao Arquivo Distrital de Santarém, depois ao de Lisboa Torre do Tombo, as certidões de casamento e de batismo duns tetravôs meus da freguesia de Ourém. Recebím a primeira, mas não as outras, porque os registos mais antigos desa freguesia que se conservam no Arquivo são de 1811. No entanto, diz a certidão que os contraentes erão parentes em 3º grao por uma parte, e quarto por outra, tudo de consanguinidade, de que alcançarão dispensa sendo escrivão Padre (ou Pedro) Innocencio Suares (ou Juares) de Amaral da cidade de Leyria (isto último não se lê muito bem).

Para mim foi uma grata surpresa, porque se conseguisse a dispensa poderia ir mais atrás da data límite de 1811 nos meus antepassados (e no meu segundo apelido Vieira), e escrevím de novo à Torre do Tombo, mas contestaram-me que não consta dos índices dos processos da Câmara Eclesiástica de Lisboa existentes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, e que também nada consta nos índices dos Processos de casamento que consultaram. Escrevím também ao Arquivo Distrital de Leiria (a freguesia de Ourém pertence à Diocese de Leiria) e responderam-me que não existiam nesse Arquivo processos referentes a dispensas matrimoniais e que consultada a Câmara Eclesiástica de Leiria foram informados que só existem naquela Câmara processos referentes a dispensas matrimoniais a partir de 1917.

Por último, mirando neste forum enterei-me que a Diocese de Leiria-Fátima pertenceu num periodo do século XIX à Diocese de Coimbra, e tenho pensado escrever à Câmara Eclesiástica de Coimbra por se a documentação da dispensa matrimonial estivesse arquivada lá, aínda que não sei se respondem a estes requerimentos.

Também solicitei outra dispensa duns trisavôs meus da freguesia de Santa Catarina da Serra (concelho de Leiria), que por tanto não está no Arquivo Distrital de Leiria, pero que tampouco está no Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Por favor, alguém sabe onde se acham essas dispensas matrimoniais?

Cumprimentos,
Manuel Fernández Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#89763 | António Forjó | 30 abr 2005 01:23 | Em resposta a: #89740

Caro Manuel Fernandez Vieira

A Diocese de Leiria foi fundada em 1545, extinta em 1882 e retaurada em 1918.
Quando foi extinta o seu território foi integrado na Diocese de Coimbra, para aí tendo transitado a documentação da sua Câmara Eclesiástica o que inclui as despensas matrimoniais.
Estas estão actualmente no Arquivo da Universidade de Coimbra.
Boa sorte e cumprimentos do

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#89825 | mfervieira | 01 mai 2005 20:51 | Em resposta a: #89763

Caro António Forjó:

Muito obrigado pela sua rápida resposta. Dá-me a esperança de novo de achar os dados que busco. Farei como me diz. É uma sorte que haja esta web e este forum e desejo que continuem assím de bem, se não melhor. Felicito-o a você e a todos os que o fazem possível.

Cumprimentos, e um saúdo,

Manuel Fernández Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#89860 | António Forjó | 02 mai 2005 11:43 | Em resposta a: #89740

Caro Manuel Fernandez Vieira

Irei a Coimbra, ao Arquivo da Universidade, no próximo dia 4; se me enviar os nomes dos seus antepassados e a data do casamento tentarei ver o que há lá quanto à dispensa matrimonial.
Cumprimentos

AF

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#89889 | mfervieira | 02 mai 2005 19:25 | Em resposta a: #89860

Caro António Forjó,

Li a sua mensagem e fiquei surpreendido e muito agradecido pelo seu oferecemento. Eu não o quero incordiar ou incomodar com as minhas pesquisas, restando-lhe o seu tempo. Dou-lhe os dados, e só se tem tempo de sobra e me pode fazer esse favor, pois encantado, quedaria-lhe muito agradecido.

Os dados são os seguintes:

1- Meus tetravôs: Félix (ou Felis) Vieira (filho de António Vieira e Maria Pinheira) casou com Ignácia Maria (filha de António de Abreu e Maria Joaquina) o 10-10-1813 na freguesia de Ourém (pertencente à Diocese de Leiria). Na certidão de casamento diz-se textualmente (com alguma dúvida ao final porque uma parte do texto é um pouco ilegível): "... são parentes em terceiro grao por uma parte, e quarto por outra, tudo de consanguinidade, de que alcançarão dispensa, sendo escrivão Padre (ou Pedro) Innocencio Suares (ou Juarez) de Amaral (ilegível) da cidade de Leyria..."

2- Meus trisavôs: José Francisco da Cruz (filho de José Francisco e Felizarda Maria) casou com Ignácia Maria (filha de Manuel Francisco Ferreiro e Maria Joaquina) o 07-01-1853 na freguesia de Santa Catarina da Serra (concelho de Leiria). Na certidão de casamento diz-se textualmente: "... Declaro; os contraentes, erão parentes em 4º grao, por hum lado dobrado; por consanguinidade; e também em 4º grao por afinidade de que forão dispensados pela Dataria."

Reitero-lhe a minha gratidão e quedo à disposição de você.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#90065 | António Forjó | 05 mai 2005 13:32 | Em resposta a: #89889

Caro Manuel

Encontrei a despensa de seus trisavós, José Francisco e Inácia Maria, mas nada consta quanto aos quartos avós.
Como acontece em outras despensas que já vi as gerações são referidas sem datas nem naturalidade, embora se possa presimir que eram todos de Santa Catarina da Serra; os cônjuges também não são referidos.
O processo tem cerca de 15 páginas que são, em síntese:
1 O pedido de despensa pelos impetrantes
2 A inquirição das testemunhas
3 A sentença de despensa

Na inquirição das testemunhas consta uma árvore de geração com os graus por consanguinidade e afinidade.

Por consanguinidade:
José Francisco (seu trisavô) era filho de outro José Francisco, neto de Teresa Maria e bisneto de José António.
José António era irmão de António Pereira, pai de Maria Joaquina, mãe de outra Maria Joaquina e desta nasceu Inácia Maria (sua trisavó).
José António foi casado com Ana Maria cujo irmão, José Rodrigues, foi pai de Josefa Maria, desta nasceu Manuel Francisco e deste Inácia Maria (trisavó).

Por afinidade:
José Francisco (trisavô) era viúvo de Teresa de Jesus, filha de Manuel Pereira,neta de Maria Pererira, bisneta de Manuel da Cruz.
Manuel da Cruz era irmão de Cecília Maria de quem nasceu José Marques,pai de Maria Joaquina de quem nasceu Inácia Maria(trisavó).

Consta ainda que Inácia Maria nasceu em 14 de Dezembro de 1827 e foi baptizada em 23 do mesmo mês e ano na paróquia de Sta. Catarina da Serra mas o assento não está transcrito.

As despensas fazem parte dos Processos de Casamento que estão agrupados em maços por ano e ordem alfabética do nome do nubente.
Esta despensa fazia parte do maço de 1853 cuja cota no Arquivo da Universidade de Coimbra é DepIII-2ªSecE-Est5-Tab5-Nº10

Pesquisei a despensa dos quartos avôs no ano de 1813, maço que começa em Diogo Lopes dos Santos e termina em João Mendes (DepIII-2ª SecE-Est3-Tab3-Nº15) mas não há nenhum Felix ou Felis.Poderia ele ter outro nome antes de Felix?

Fiz cópia da árvore de geração mas aqui não me é possível reproduzi-la. Se me eviar a sua morada para o meu e:mail, que pode pedir aos moderadores deste Forum, terei muito gosto em lha enviar por correio.
Um abraço do

António

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#90177 | mfervieira | 06 mai 2005 18:36 | Em resposta a: #90065

Caro António,

Muitíssimo obrigado pela sua atenção. Não sabe como lhe agradeço as suas pesquisas.

Em quanto à não aparição da outra dispensa e o nome de Felix Vieira, nas certidões de baptismo dum neto e dum filho, e nas de casamento do filho e dele próprio diz-se Felix, Felis ou Feliz Vieira (creio que os 3 são o mesmo nome). Não vejo em nenhuma certidão que tenha outro nome antes e tampouco depois. Será que as dispensas da freguesia de Ourém de essa época de 1813 estarão noutra secção do arquivo? ou será que estão noutro arquivo? E se fosse assím, qual arquivo seria?

Quando os moderadores me enviem o seu e-mail (eu creio que devera dizer-se correio-e), enviarei-lhe uma mensagem e o meu endereço.

Saúdos portugalegos do
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#90234 | António Forjó | 07 mai 2005 19:08 | Em resposta a: #90177

Caro Manuel

É um prazer redobrado poder ser útil.
As despensas estão incluidas nos Processos de Casamento; estes estão organizados por ano e, dentro de cada ano, por ordem alfabética do nome do noivo.
Não vejo razão lógica para que assim não aconteça com a despensa dos seus quartos avôs e também não vejo razão para que estejam noutro arquivo.
Que lhe terá acontecido? Não tenho explicação!
Aguardo a mensagem com a sua morada.
Um abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#91388 | mfervieira | 20 mai 2005 00:33 | Em resposta a: #90234

Caro António,

Não creia que esquecím escrever-lhe. Sobre o dia 6 ou 7, solicitei o seu e-mail aos moderadores. É normal que demorem tanto a resposta?, ou solicitei-no por uma via não correcta?. Eu cliquei em moderador, e depois num link que punha: para outros assuntos relacionados com a base da dados ou o site clique aquí.

Por favor, diga-me se não actuei correctamente, ou se é que devo seguer esperando porque sempre se demora muito a resposta.

Abraços,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#91462 | António Forjó | 21 mai 2005 14:59 | Em resposta a: #91388

Caro Manuel

Já reforcei o seu pedido junto dos moderadores.
Aguardemos com calma pois eles têm muito que fazer.
Um abraço do

António

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#100965 | mfervieira | 20 set 2005 19:26 | Em resposta a: #91462

Caro António,

Transcorridos estes meses de verão, ainda não recebím qualquer resposta dos moderadores sobre o seu endereço electrónico. Em qualquer caso, gostaria saber se posso solicitar ao Arquivo da Universidade de Coimbra uma cópia de cada página que conste no expediente do processo de casamento dos meus trisavós, dizendo-lhes o ano 1853, os nomes e outros dados e a cota ou clave que você me indicou (DepIII-2ªSecE-Est5-Tab5-Nº10)?

Um abraço,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#101004 | António Forjó | 21 set 2005 00:02 | Em resposta a: #100965

Caro Manuel

Por favor entre em contacto comigo através de a.forjo@netcabo.pt
Depois falaremos.
Um abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#102268 | António Forjó | 05 out 2005 13:35 | Em resposta a: #89740

Repetição

Caro Manuel

Por favor entre em contacto comigo através de a.forjo@netcabo.pt
Depois falaremos.
Um abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#292001 | small | 28 nov 2011 22:17 | Em resposta a: #102268

Prezado António

Com sorte, talvez ainda ande por aqui. A minha situação é em tudo idêntica à do confrade que iniciou este tópico.
Procuro as seguintes dispensas matrimoniais:

15.6.1812 -José Pereira Jorge e Luisa Maria .Recebidos na freg. Fátima(Ourém) dispensados em 4º Grau.

24.11.1824 - Manuel Jorge e Vitóriados Reis, recebidos na capela da Atouguia, também em 4ºgrau

Feitaa as pesquisas, por um amável interveniente deste fórum, não foram encontradas, onde procurar agora?

Aceite deste já o meu agradecimento por qualquer pista que posa fazer o favor de me dar.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#292012 | Francisco_Maceira | 28 nov 2011 23:24 | Em resposta a: #101004

Caros confrades,

Somente agora vi este tópico, mas penso que será na mesma útil.

Muitas vezes os processos matrimoniais encontam-se no ano anterior. O casamento era em Março / Abril, mas o processo era iniciado ainda no ano anterior.

Cumprimentos,

H. Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#292019 | PAIVAMANSO | 29 nov 2011 09:06 | Em resposta a: #292001

Cara Stella, veja a importante mensagem que o confrade Francisco colocou aqui ontem, e que pode ser a chave para encontrar as Dispensas Matrimoniais que procuramos. «Os Processos de Casamento, ás vezes, estão Guardados no Maço do Ano Anterior ao Respectivo Casamento», ou seja, respeitando a data do Início desse processo. As datas que a Stella me informou, se forem as dos Casamentos, talvez excluam esta hipótese, por serem muito adiantadas em cada um desses anos ; 15-6-1812 e a outra ainda menos provável, 24-11-1824.....................mas iremos seguir esta pista, que o H. Francisco aqui nos deu e a quem desde já agradecemos em nome de todos. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#292021 | small | 29 nov 2011 10:54 | Em resposta a: #292019

Caro Jorge Santos

Muito obrigada. Ontem por falta de tempo, não o alertei, como era minha intenção fazer, para a abordagem a este tópico. Mas o meu querido amigo está sempre atento. Pelo menos reactivamos este assunto, e isso é que é importante.
Quanto mais informações aqui forem deixadas, mais fácil se tornará a pesquisa. Aqui, ontem a Directora do Arquivo esteve ausente, espero hoje ter melhor sorte. Amanhã é o dia em que poderei contactar a paróquia das Misericórdias.
Do que for encontrando, poderei deixar aqui informação, quem sabe útil a outros confrades.
As datas que lhe dei são efectivamente dos casamentos, tenho comigo cópia dos assentos.
Um abraço e muito obrigada pela sua prestimosa colaboração

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#292093 | small | 30 nov 2011 19:41 | Em resposta a: #292019

Caro Jorge Santos

Contactei hoje a Paróquia das Misericórdias, efectivamente não se encontra lá. Muito simpático o pároco indicou-me um estudioso sobre o assunto, no Santuário de Fátima, que mantém a opinião que todo o acervo tem de estar no AUC.
Entretanto encontrei este tópico sobre o mesmo assunto http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=19700, que agradeço consulte.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#292100 | PAIVAMANSO | 30 nov 2011 22:54 | Em resposta a: #292093

Cara Stella, li aquele tópico e continuo a acreditar que as Dispensas Matrimoniais que pretende, devem ser novamente procuradas (agora nas pastas dos anos imediatamente anteriores aos casamentos) no Arquivo da Universidade de Coimbra e é isso que farei assim que puder. Não podemos esquecer que por esse País fora, muitos documentos foram escondidos, alguns terão sido vendidos, e outros se perderam por desleixo. nunca chegando aos arquivos públicos. Por isso faltam tantos documentos e não é de estranhar que muitas das vezes procuremos em vão. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#301979 | PAIVAMANSO | 05 abr 2012 22:30 | Em resposta a: #292100

Cara Stella, em Novembro vi dois maços: O de 1812 para José Pereira Jorge e o de 1824 para Manuel Jorge. Peço-lhe desculpa porque só hoje lá voltei com tempo e determinação para ver os Maços de 1811 e de 1823. No AUC, é assim que se deve pedir os dados dos Processos de Casamento, pela data do Ano e pelo Nome do Nubente. Em cada um destes 4 Maços, foram vistos com cuidado todos os processos, mas não estão lá essas Dispensas Matrimoniais. Como curiosidade informo que no Maço de 1811 consta lá o processo de um José Pereira Ferreira da Marinha Grande e no de 1824 encontrei o processo de um Manuel Jorge, mas este de Mira e a Nubente é Maria Domingues. Embora atrasada, foi feita a pesquisa com gosto e rigor, mas não está lá o que a Stella procura. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#302037 | small | 06 abr 2012 22:22 | Em resposta a: #301979

Caro Jorge Santos

Só por acaso vi esta mensagem, o Jorge não a colocou no sítio devido, mas não faz mal aqui estou eu! Agradeço imenso o seu empenho, vou ter de tentar talvez em Lisboa, uma vez que em Leiria também não estão. Como aqui foi dito a Diocese de Leiria foi extinta em 1882 e restaurada em 1918, tendo a sua documentação transitado para a Diocese de Coimbra. No entanto houve freguesias que ficaram a pertencer a Lisboa, quem sabe no meio de tanta confusão não estejam também as de Ourém?
Sei que a sua pesquisa foi feita com gosto e rigor, do coração lhe agradeço. Aproveito para lhe desejar um Santa Páscoa.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#302039 | PAIVAMANSO | 06 abr 2012 22:51 | Em resposta a: #302037

Cara Stella, peço desculpa. Talvez pelo cansaço, esqueci-me de como devia colocar correctamente essa mensagem. Uma Boa Páscoa também para si. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#302040 | chartri | 06 abr 2012 22:54 | Em resposta a: #302037

Cara Stella

Os processos de autorização entre parentes (processos de casamento) encontram-se em Coimbra, pois quando a diocese foi extinta transitaram para o bispado de Coimbra (julgo que não vieram para Lisboa os referentes à parte sul do Bispado). Alguém de boa vontade resolveu, há muito, organizar os maços juntando os processos de Leiria com os processos de Coimbra, alfabeticamente

Assim, como não há índices, temos de consultar cada maço, que estão organizados por anos e com a indicação exterior dos nomes dos homens do primeiro documento e do ultimo documento do maço.

Um destes dias vou passar umas largar horas no AUCoimbra
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#302119 | small | 07 abr 2012 20:21 | Em resposta a: #302040

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Muito obrigada pela sua intervenção neste tópico. A informação que aqui deixou, e já outro confrade tinha também deixado foi o que me levou a pedir a colaboração do generoso Jorge Santos, que desde logo se disponibilizou para me ajudar.
Assim como poderá constatar pela resposta dele, fez a pesquisa, com o devido ressalvo da data, mas não encontrou as pessoas que procuro. Sei que ele é uma pessoa muito meticulosa nas pesquisas, se lhe escapou algum processo só pode ter sido pelo facto do seu arquivo não estar feito pela forma mais lógica. Sinceramente nunca pesquisei nenhum.
Vou ter em conta o que me diz, e pode ser que um dia tenha a disponibilidade de me deslocar ao AUCoimbra. Dadas as características das pesquisas não me atrevo a pedir a colaboração, pois depreendo que seja muito morosa.
Cumprimentos e aproveito para formular votos de uma Boa Páscoa.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#302510 | PAIVAMANSO | 11 abr 2012 16:21 | Em resposta a: #302119

Cara Stella, tenho certeza que nos Maços de 1811 e 1823 não estão os documentos que procura. Mas como vi os Maços de 1812 e 1824 em Novembro, e a minha memória já não é o que era, não me atrevo a garantir 100% que vi todos os processos sem nenhuma exceção. No AUC eles estão ordenados e arquivados deste modo; Quando pedi o processo de um José Pereira Jorge que queria casar com Luísa Maria e indiquei o ano de 1812 Trouxeram-me o Maço que tem a seguinte cota; Dep. III -2ª Sec. - E – Est. 3 – Tab. 3 - nº 11 que engloba cerca de 90 processos que começam num José Cardoso e acabam num José Rodrigues Moço. Na primeira folha de cada um, geralmente consta o Ano e o Nome do Noivo, porque é esse que conta nestes casos. Acrescento que ainda em Novembro, ao meu pedido de processo de um Manuel Jorge que queria casar com Vitória dos Reis no ano de 1824 Trouxeram-me o Maço que tem a seguinte cota ; Dep. III – 2ª Sec. – E – Est. 3 – Tab. 3 – nº 15. Há sempre o perigo de estar algum fora da ordem alfabética, e daí a necessidade de ver com atenção todos os processos de cada Maço. É isso que costumo fazer, mas escusado será dizer, que me sinto mal, por agora, volvidos 3 meses, não ter a certeza absoluta se os vi a todos um por um, todos nos Maços de 1812 e 1824, Evidentemente isso tem uma solução muito simples. Peço 5 dias úteis para desfazer essa dúvida. Cumprimentos. Jorge Santos Cara Stella, não lhe enviei esta mensagem na 6ª Feira porque me custa duvidar de mim mesmo …… mas não resisti e fui ontem rever os 100 processos do Maço de 1812 para José Pereira Jorge e os 70 processos do Maço de 1834 para Manuel Jorge. Na minha opinião não está lá nada do que a Stella procura, embora lá hajam alguns do Bispado de Leiria. Mas atenção, não quero com isto dizer, que considero desnecessário aproveitar a feliz oferta do muito estimado Senhor Ricardo Charters d'Azevedo em lhe dar uma preciosa ajuda no AUC, que me parece estar implícita nas simpáticas palavras Dele. Nunca escondi que não passo de um amador, um aprendiz. Ainda assim, digo que ao reler tudo aquilo, recordei que afinal já em Novembro os tinha visto a todos. Espero não cometer nenhum erro ao transcrever aqui um extrato da mensagem do Confrade Charters que refere: (julgo que não vieram para Lisboa os referentes à parte sul do Bispado). Eu diria que uma vez que na minha opinião não estão no AUC ……. Quem sabe estejam em Lisboa ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#302520 | small | 11 abr 2012 17:50 | Em resposta a: #302510

Caro Jorge Santos

Não tenho palavras para agradecer tanto empenho! Nunca duvidei da sua meticulosidade, aliás fiz referência na minha mensagem como pode ver, não era necessário ter lá voltado, mas se, se sentiu melhor assim, so tenho mesmo de reiterar o meu agradecimento.Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?

#302559 | PAIVAMANSO | 11 abr 2012 22:09 | Em resposta a: #302520

Cara Stella não fui apenas tratar do seu assunto, tratei vários outros. Como compreenderá eu precisava ter a certeza que aqueles 4 Maços foram todos vistos com rigor, na totalidade dos muitos processos que contêm. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 10:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen