Refoios - Ponte de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património | Regiões

Refoios - Ponte de Lima

#86245 | AJGama | 15 mar 2005 16:55

Procuro informações sobre a descendência de Lourenço da Gama Azevedo, Senhor da Quinta do Couto de Refóios, Ponte de Lima, mais concretamente a árvore familiar abaixo indicada

Lourenço da Gama Azevedo (*?/+?)
cc Teodora de Alpoim
Filhos: Baltazar da Gama, Gaspar de S. Miguel da Gama, Belchior Pacheco da Gama (ver GP)

Belchior Pacheco da Gama (*?/+?), cc Feliciana Quitéria de Sousa Antas (ver GP)
Filhos: José e Lourenço José da Gama Araújo e Azevedo (de Antas Barbosa)

Lourenço José da Gama Araújo e Azevedo (*?; +?) cc Rosa Joaquina
Filhos: Belchior José de Antas da Gama Araújo e Azevedo *?/1793 - Refoios (Sta Maria?)- Ponte de Lima; + - 14/11/1884 - Paredes de Coura,...

Belchior José de Antas da Gama Araújo e Azevedo
cc Ana Rosa Alves Ferreira

Poderá faltar entre estes uma geração. Possuo certificados a partir dos filhos deste último casal (Belchior e Ana Rosa Alves Ferreira)

Obrigado, António José Gama

Resposta

Link directo:

RE: Refoios - Ponte de Lima

#217382 | amoura | 05 jan 2009 00:52 | Em resposta a: #86245

Caro Confrade,

Só agora li a sua mensagem e imagino eu que não lhe sirva de ajuda mas quem sabe poderá ajudar-me a mim. Procuro os filhos de:

1. Gaspar de S. Miguel da Gama, e
2. Belchior Pacheco da Gama, estes filhos de Lourenço da Gama Azevedo (*?/+?)
cc Teodora de Alpoim

De Belchior Pacheco da Gama (*?/+?), tenho cc Sebastiana Severa de Barros Rego Barreto
Filhos: Francisca Angélica Barros Rego da Gama cc António Joaquim Pereira de Morais

Filhos: Manuel de Morais Sarmento de Araújo Azevedo e Gama casado com Mariana Rosa de Melo Lima Marinho


Desde já agradeço a atenção,

Com os meus cumprimentos,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Refoios - Ponte de Lima

#217509 | AJGama | 05 jan 2009 22:01 | Em resposta a: #217382

Cara Alexandra,

Como sou descendente de Belchior Pacheco da Gama e Lourenço José da Gama, estudei mais este ramo da familia, embora já o tenha feito há algum tempo, e na altura actualizei a base de dados conforme fui encontrando os dados...

Belchior Pacheco da Gama, oficial de cavalaria, terá sido casado duas vezes, uma com Teodora de Alpoim e uma outra (que poderá não ter sido casamento, só união, não verifiquei) com Luisa Maria Osório - desta ultima união teve pelo menos um filho (tive conhecimento disto porque encontrei a certidão de casamento do filho, por acaso), que foi Belchior Luis da Gama. Este casou-se em 4.3.1751, em Refoios Santa Maria (livro cota 3.15.3.11, pag 26), com Sebasteana Ferreira Barreto (pai Manuel Barros Rego Barreto). Penso que o seu Belchior Pacheco da Gama será talvez o Belchior Luis da Gama, que poderá ser também ser Pacheco como o pai...

Agradeço desde já a mensagem para o forum, às vezes ficamos com a ideia que devemos ser os únicos a procurar estas coisas...:))
Cumprimentos, Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Refoios - Ponte de Lima

#217629 | AJGama | 06 jan 2009 22:41 | Em resposta a: #217509

Desculpe o erro: onde se lê casado duas vezes, uma com Teodora de Alpoim leia-se uma com Feliciana Quitéria de Sousa Antas...

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Refoios - Ponte de Lima

#220191 | amoura | 02 fev 2009 10:37 | Em resposta a: #217629

Caro Confrade,

Peço desculpa por só agora responder mas não tive informação sobre a sua resposta e calhou só agora a ver. Eu também descendo de Belchior Pacheco da Gama e do filho do seu 2º casamento com Luísa Maria Osório, Belchior Luís A. Gama casado com Sebastiana Severa de Barros Rego Barreto. Estes, tiveram Francisca Angélica Barros Rego da Gama que casou com António Joaquim Pereira de Morais e tiveram Manuel de Morais Sarmento Araújo Azevedo e Gama, pai da minha quarta-avó (Maria Antónia de Morais Sarmento Azevedo Araújo da Gama).

Temos um tronco comum até quando?


Sabe dizer-me quantos irmãos e nomes do Belchior Luís da Gama?


Com os meus cumprimentos,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Refoios - Ponte de Lima

#220227 | AJGama | 02 fev 2009 16:28 | Em resposta a: #220191

Boa tarde, Alexandra!

O nosso tronco comum acaba precisamente no Belchior Pacheco da Gama, porque eu descendo do filho Lourenço José da Gama. Nas minhas buscas "tropeçei" no casamento de Belchior Luis da Gama (apresentado como filho de Luisa Maria Osorio) com Sebasteana Ferreira Barreto, e por isso o adicionei no Genea.

Seria talvez importante começar a actualizar também os dados dos seus ascendentes directos no Genea, visto que me parece já os ter todos (ou quase todos até à actualidade).

Cumprimentos, Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Refoios - Ponte de Lima

#318732 | mgcgama | 06 dez 2012 19:12 | Em resposta a: #86245

Um dos filhos de Belchior José de Antas da Gama Araújo e Azevedo, António José Dantas (ou de Antas) da Gama, trineto de Lourenço, é meu bisavô paterno, pois,embora conste que ele teria falecido em 1823, isso não ocorreu: depois de ser nomeado pároco da Igreja de São Miguel de Cristello, Parede de Couras, ocupou também a reitoria de Póvoa do Varzim, em algum momento abandonou o clero e migrou para o Brasil,fixando-se no Rio Grande de Sul, onde faleceu em 1900. Se for de seu interesse, poderei detalhar e acrescer essas informações.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 08:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen