familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património

familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#85645 | rita carmo | 05 mar 2005 23:40

Assunto: Pedido de informação sobre familias de Celorico de Basto - Familia Pinto Bandeira, Silva Pereira, Pinto, Sousa Bandeira

Gostaria de obter algumas informações relativamente à minha ascendência, que segundo tenho conhecimento, passa por Celorico de Basto e várias cidades Brasileiras.
Passo a citar os poucos dados que me foram transmitidos:
- A minha bisavó, Aurora Pinto Bandeira (irmã de Margarida Pinto Bandeira, filha de Pedro Justino Pinto da Silva Pereira, neta de José Justino Pinto da Silva Pereira e Mathilde Amélia de Sousa Bandeira), nascida e criada em Celorico, teve 6 filhos, também estes nascidos e criados no mesmo local. Desde a minha infância, tenho o conhecimento de que estes meus familiares tinham residência numa casa nobre, em Celorico de Basto, chamada casa da Encadada, que entretanto caíra em decadência. Gostaria de saber se realmente existem registos desta casa, a sua história, o seu propósito, etc.

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#130191 | LSV | 05 out 2006 15:58 | Em resposta a: #85645

Rita Carmo

Vou iniciar a investigação da família de um amigo que vive no Dubai. Dos dados que ele me forneceu verifico que é seu primo e consta da base do genea - Carlos Alberto Cardoso Gomes Pinto.
Pergunto-lhe se os dados que aqui constam foram por si fornecidos ou se sabe quem os forneceu de modo a que eu possa numa primeira fase obter o máximo de informação possível antes de iniciar a investigação na documentação. Basicamente tenho nomes mas faltam-me datas e locais.

Muito obrigado
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#130538 | rita carmo | 09 out 2006 11:19 | Em resposta a: #130191

Luís Soveral Varella

A maioria dos dados que aqui constam não foram fornecidos por mim nem sei como surgiram na base de dados do genea. Só acrescentei o nome dos pais e avós de Margarida Pinto Bandeira da Fonseca Cardoso e Aurora Pinto Bandeira (minha bisavó). Também estou interessada em saber mais informações sobre os meus antepassados, de que forma posso participar ou ser informada dessa investigação?

Muito Obrigada
Rita Carmo

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#130539 | rita carmo | 09 out 2006 11:19 | Em resposta a: #130191

Luís Soveral Varella

A maioria dos dados que aqui constam não foram fornecidos por mim nem sei como surgiram na base de dados do genea. Só acrescentei o nome dos pais e avós de Margarida Pinto Bandeira da Fonseca Cardoso e Aurora Pinto Bandeira (minha bisavó). Também estou interessada em saber mais informações sobre os meus antepassados, de que forma posso participar ou ser informada dessa investigação?

Muito Obrigada
Rita Carmo

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#143856 | smachado | 13 fev 2007 00:29 | Em resposta a: #130539

Sou descendente de "Pinto da Silva Pereira" . Tenho alguns dados sobre esta família. Se pretender, pode entrar em contacto para o mail sousamachado@bragatel.pt.

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#170566 | margaridapb | 21 out 2007 17:27 | Em resposta a: #85645

Boa Tarde,
Gostaria de saber de quem é neta. A minha mãe conviveu muito com esta família, não penso que possa acrescentar muito quanto a ascendentes, mas sim quanto a historias da família. Conheceu muito bem a sua bisavó Aurora e os seus filhos, por quem nutre muito carinho, principalmente a Argentina e a Áurea. Também conheceu a Fernanda, Idalina, João e Beatriz. Conviveu com as mesmas até irem para África. Depois só voltou a contactar com a Argentina.
Boas pesquisas,

Margarida Pinto Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#170654 | rita carmo | 22 out 2007 16:04 | Em resposta a: #170566

Sra. D. Margarida Pinto Barbosa:

Desde já agradeço toda a atenção e disponibilidade. A minha avó chama-se Argentina, e sou filha de um dos seus três filhos. Tanto eu como a minha familia temos muita curiosidade em conhecer um pouco melhor esta "costela" de Celorico de Basto, visto que a nossa Bisavó Aurora evitava falar sobre este assunto. Já encontramos alguns parentes neste site que nos foram dando alguma ajuda, mas todas as histórias da família são do nosso interesse. Por esta razão agradeço tudo o que nos possa contar.
A nossa familia vive no Porto há muitos anos mas o meu pai, que é o principal interessado neste assunto, continua a viajar regularmente para África, onde está actualmente. Já o informei do seu contacto e pediu-me que se fosse possivel enviasse o seu email para poder entrar em contacto directamente consigo.
Muito Obrigada,

Rita do Carmo A.

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#185881 | rita carmo | 23 fev 2008 15:30 | Em resposta a: #170566

Sra. D. Margarida Pinto Barbosa:

Desde já agradeço toda a atenção e disponibilidade. A minha avó chama-se Argentina, e sou filha de um dos seus três filhos. Tanto eu como a minha familia temos muita curiosidade em conhecer um pouco melhor esta "costela" de Celorico de Basto, visto que a nossa Bisavó Aurora evitava falar sobre este assunto. Já encontramos alguns parentes neste site que nos foram dando alguma ajuda, mas todas as histórias da família são do nosso interesse. Por esta razão agradeço tudo o que nos possa contar.
A nossa familia vive no Porto há muitos anos mas o meu pai, que é o principal interessado neste assunto, continua a viajar regularmente para África, onde está actualmente. Já o informei do seu contacto e pediu-me que se fosse possivel enviasse o seu email para poder entrar em contacto directamente consigo.
Muito Obrigada,

Rita do Carmo A.

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#186113 | margaridapb | 25 fev 2008 12:03 | Em resposta a: #185881

Bom dia.
Desculpe a demora na minha resposta.
Para me contactar directamente o meu email é margaridapbarbosa@gmail.com.

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#188300 | M.Fátima Osório | 14 mar 2008 14:57 | Em resposta a: #85645

Sou neta de Aurora Pinto Bandeira. A minha avó era filha de Ana Alves Coelho e de Pedro Justino Pinto da Silva Pereira e neta de Matilde Amélia de Souza Bandeira e de José Justino da Silva Pereira. Pelo que sei eram donos da "casa da encadada".
Esta casa ,estará em ruínas, e ficará situada perto de algumas destas casa: casa do campo", Casa do prado ou Casa do Outeiro em Celorico de Basto.
Gostaria imenso, de saber mais sobre esta casa e os meus antepassados.
Se alguém souber, alguma coisa que me possa ajudar ficaria muito agradecida
M. Fátima

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#188375 | M.Fátima Osório | 14 mar 2008 22:39 | Em resposta a: #186113

Sou filha da Argentina e neta da Aurora Pinto Bandeira.Para me contactar directamente,o que gostaria muito,o meu e-mail é fatimaosorio@live.com .pt

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#196284 | josimo70 | 13 mai 2008 19:09 | Em resposta a: #188300

Sou descendente de Salvador Pinto Bandeira, cujo filho José Pinto Bandeira deve ter nascido por volta de 1675 e migrou para o Brasil. Minha informações originais davam-no como de Valongo. Mas descobri a origem de outro ramo Pinto Bandeira no Brasil, de Curitiba, vindo de Bustelo, Amarante. Lá achei um ramo descendente do Abade Cristóvão Pinto Bandeira, doutor. Com mais detalhes tenho no meu blog genealógico:

http://mitoblogos.blogspot.com/search/label/Pinto%20Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#196301 | M.Fátima Osório | 13 mai 2008 21:45 | Em resposta a: #196284

Mto obrigada pela sua resposta. Mas tanto quanto sei só na geração da minha avó,começaram a usar o apelido Pinto Bandeira,e ela nasceu em 1900.Os avôs da minha avô eram José Justino Pinto da Silva Pereira e Mathilde Amélia de Sousa Bandeira.Sei por um documento que um filho deles de nome Rodrigo José Pinto da Silva Pereira emigrou para o Brasil em 1874.Esta família é de Britelo, Celorico de Basto

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#222496 | aurorapereira | 28 fev 2009 21:03 | Em resposta a: #85645

Sou Maria Aurora dos Santos Pereira, sobrinha neta de José Justino Pinto da Siva Pereira. Tenho mais dados. se quiser, contacte

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#222523 | rita carmo | 01 mar 2009 10:31 | Em resposta a: #222496

Sra. D. Maria Aurora Pereira:

A minha avó era bisneta de José Justino Pinto da Silva Pereira, daí o meu interesse neste assunto. Gostaria muito de saber mais sobre a "Encadada" por isso agradeço todas as informações que me possa fornecer.
O meu email é o seguinte: rita_carmo@hotmail.com.

Muito obrigada.

Rita Carmo

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#223743 | Lidia Pinto Soares | 14 mar 2009 23:06 | Em resposta a: #85645

ola chamo-me lidia da graça coelho pinto soares ,sou filha de jose avelino pinto soares pereira e neta paterna de alfredo pinto da silva pereira,,um dos filhos( meu tio e padrinho) chama-se pedro justino da silva pereira,,o meu avo segundo as minhas tias foi o ultimo morgado da casa de encadada.tambem estou curiosa para saber a historia da familia,pois eu vivi durante muito anos no estrangeiro.Sei que tenho varios familiares em africa e no brasil.a maioria vive no porto. segundo o meu padrinho o pedro jstino da silva pereira era irmao do meu avo e padrinho dele. email para contacto bita_fofa@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#223945 | s_machado | 16 mar 2009 11:26 | Em resposta a: #223743

Todos os ramos da Encadada deviam ser desnvolvidos e devidamente arquivados. A árvore deve querer-se frondosa e verde como a esperança de juntar todos , O interessante é que uma casa (a Encadada) que entrou em colapso arquitectónico,de poder, de valor, de história, volte a juntar aqueles que de qualquer modo lhe estão ligados.por laços de família que desconhecem, e por um sonho que todos mais ou menos oiuvciram contar...
" Os fidalgos da Encadad não dormem com desaforos"
Rurais, gastadores numa determinada época, foram deaparecendo nos quatro cantps do mundo.
A Encadada está a ser recuperada pelo actual dono e cheio de gosto... os meus melhores parabéns... assim já muitos a poderão olhar, sem o misto de pena e vergonha...
A vontade de juntar esforços e "recontar " a história de uma família é possivel.

Em Celorico de Basto, ainda existe família... uma delas é a minha.
E por memória e saudade da minha avò Maria da Encadada peço a todos que tentem unir esses esforços... Ponho-me ao dispor . todos...http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=478715

jJoão Machado jsaxe2@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: familias de Celorico de Basto - Pinto Bandeira

#293648 | s_machado | 30 dez 2011 12:13 | Em resposta a: #85645

Cara Rita,
Consegui subir na ascendência da família Pinto Pereira, mesmo não tendo acabado a busca . De qualquer modo é um salto interessante, que agora necessita de ser aprofundado junto de outras ligações.
João Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 13:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen