Diogo de Belford Henriques

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Diogo de Belford Henriques

#8530 | _fRoEs_ | 03 set 2001 00:45

Caro Diogo de Belford Henriques,

Apresento-me desde já, chamo-me Luís Maria Correia da Silva Froes e como descendente de pessoas com nome Belford (exemplo: Joaquim Belfor Corrêa da Silva (Paçod' Arcos), o meu bisavô) gostaria de saber se voçê descende também dos mesmos Belford, os irlandeses.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Diogo de Belford Henriques

#8545 | DABH | 03 set 2001 13:15 | Em resposta a: #8530

Caro Luís Froes,

Descendemos, efectivamente, dos mesmo Belford. Seríamos primos em 17º grau, se tal existisse!
Os únicos Belford, ou Belfort, que conheço são sempre os mesmos: de Kilrue, que a prima de seu pai, a Senhora Condessa de Castro, já visitou.

Existem Belford em Portugal, Brasil e Canada, todos com a mesma origem.

Aliás, parte do que sei sobre esta família foi através do seu tio-bisavô Henrique Belford Correia da Silva, Conde de Paço de Arcos, que tinha um grande interesse por a sua genealogia.

Os Condes de Paço de Arcos, Marqueses de Penafiel, Funchal, Belford Street Calém, entre outros descendem do primeiro casamento de Lancelot Belford (com D. Isabel de Andrade).

O meu ramo, Viera Belford, Belfort Cerqueira e Senna Vasconcellos descendem do segundo casamento (com D. Ana Teresa de Jesus Marques).

Se não conhecer a sua ligação aos Belford originais, os tais irlandeses, peça que eu coloco aqui.

Já agora leia também o que o Senhor Dr. Carlos Barata e eu escrevemos no tópico "Belford brasileiros" .

Cumprimentos,
Diogo de Belford Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Diogo de Belford Henriques

#8546 | _fRoEs_ | 03 set 2001 14:30 | Em resposta a: #8545

Caro Diogo,

O pouco que sei deste lado Belford é o que o meu avô Paço d' Arcos me escreveu numa árvore genealogica que me fez a uns tempos.
Aqui vai:

"Maria do carmo de Souza Belfort era filha de Joaquim Gomes de Souza Belford, descendente de antiga família legitimista, ( seu avô, também Joaquim Gomes de Souza Belfort, foi o intendente-Gera da Polícia do Rei D.Miguel ), vinda da Irlanda onde eram Condes de Belford, no século 18, fugidos às perseguições movidas contra os católicos."

Peço lhe que se souber mais do que eu sobre este ramo ( sabe concerteza ) que me diga.
E já agora o meu bisavô Joaquim tinha uma prima direita chamada Mia Belford Street, que se casou com o tio Joaquim Manuel Calém, que infelizmente encontra-se agora doente.
São desses que fala?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Diogo de Belford Henriques

#8554 | DABH | 03 set 2001 15:53 | Em resposta a: #8546

Caro Luís Froes,
Se não se importa passo a responder-lhe no tópico "belford brasileiros".
Isto de ter um tópico num forum de genealogia com o meu nome, estando eu vivo e bem, não faz muito sentido, até para outras pessoas interessadas no tema (e não, obviamente em mim!).
Veja, por favor, o outro tópico que lá lhe darei a resposta.
Cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Diogo de Belford Henriques

#8650 | rafael mião | 04 set 2001 23:51 | Em resposta a: #8545

Ex.mos Senhores
Talvez,o apelido usado não tenha nada a ver com tão ilustres famílias aqui tratadas;não obstante vai como curiosidade-
"........... Lagos,em Câmara,aos vinte e três de Junho de mil oitocentos e oito.Joaquim Nicolau Mascarenhas Cordovil-Joaquim António VIEIRA BELFORT-José da Costa Franco-Joaquim Manuel Pimenta-Manuel José Cordeiro-Rodrigo Xavier d´Azevedo Coutinho......................."O secretário da Câmara - Bernardino António Guerreiro.
De um ofício da Câmara de Lagos para os Ill.mos Senhores Juiz e mais vereadores da Câmara de Odemira.(in Subsídios para a Monografia de Monchique,de José António Guerreiro Gascon.)
Cumprimento
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Diogo de Belford Henriques

#271611 | fantoniosj | 01 mar 2011 22:18 | Em resposta a: #8545

Caros Confrades,

Descendo da família Nunes Freire por Inácio da Fonseca (com descendência em Olalhas, Tomar, Portugal) que teve Carta de Boticário dada pelo Rei D.João V a 23 de Abril de 1735. Nessa carta diz-se que Inácio da Fonseca é filho de João Nunes Freire.

No seguinte tópico encontramos muitas informações sobre os “Nunes Freire”:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270465&fview=e

Procurando na Torre do Tombo encontrei mais estas referências:

Na Chancelaria de D.João V, Carta de Cirurgião a João Nunes Freire, filho de João Nunes Freire natural de Tomar, de 15 de Março de 1710 (Chancelaria de D.João V, Livro 34, 246) – Microfilme 1496.

A 10 de Dezembro de 1719, mercê de D.João V a João Nunes Freire, que disse ser filho de outro e natural de Tomar, de Cirurgião Mor da Capitania do Maranhão, tendo servido primeiro no mesmo cargo na cidade do Grão Pará e depois já casado e com filhos na cidade de S.Luís do Maranhão “onde está fazendo muitas curas” (Mercês de D.João V. livro 11).

A João Nunes Freire (o Capitão) carta de confirmação de sesmaria de 3 léguas de terra de comprido, e uma de largo no Rio de Mony… de 13 de Maio de 1732 (Chancelaria de D.João V, Livro 83,141).

No seguinte tópico aparece transcrita esta genealogia:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270463

I-Richard Belford, n. 1680 e f.1748, casou com Elisabeth Lowther, tiveram:
II-Lancelot, depois Lourenço, Belford, bap. 5.VI.1708 (leia a mensagem do Senhor Dr. Carlos Barata). Casou com D. Isabel de Andrade, filha do Cap. Guilherme Ewerton e de sua mulher D. Victória de Andrade. Tiveram:
III- Ricardo Belford (s.g.?)
III-Guilerme Belford (s.g.?)
III- D. Maria Madalena Belford, que casou o Dr. Joaquim Serra Freire, filho do CAP. JOÃO NUNES FREIRE e de sua mulher D. Ignácia Maria Xavier, tiveram: etc.

A mim parece-me poder supor aqui uma ligação. Alguem sabe alguma coisa sobre a ascendência do Capitão João Nunes Freire? Esses elementos podem ser preciosos para entroncar estes Nunes Freire.

Com os melhores cumprimentos

Fernando António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 04:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen