Epaminondas Vieira da Cunha, barão de Itapiçuma

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil | Títulos

Epaminondas Vieira da Cunha, barão de Itapiçuma

#85074 | MariaAdelaide | 23 fev 2005 21:58

Estou a procura de pessoas de minha familia , eu sou neta de Epaminondas vieira da cunha , esta foi barão de itapiçuma , mas gostaria de poder saber se ele era português ou não pois não tenho encontrado mais dados ao seu respeito , ficarei muito grata se eu puder ter essas informações.

Resposta

Link directo:

RE: Epaminondas Vieira da Cunha, barão de Itapiçuma

#85094 | Genea_Portugal | 24 fev 2005 01:56 | Em resposta a: #85074

Epaminondas Vieira da Cunha nasceu em Pernambuco mas seus avós - Francisca e António José Vieira da Cunha eram, efectivamente, portugueses. Tudo isto pode encontrar no Dicionário das Famílias Brasileiras, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, que tão valiosos e regulares contributos tem dado a este Forum.

Cumprimentos
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

Barão de Itapissuma

#85104 | abribas | 24 fev 2005 11:47 | Em resposta a: #85074

Poderá encontrar uma fotografia, juntamente com os dados que trancrevo se procurar por "Barão de Itapissuma" no google:

"Nasceu Epaminondas Vieira da Cunha em 1829, em Pernambuco, segundo filho do casal João - Maria das Neves Vieira da Cunha. Casou-se com sua prima Teresa de Morais Vieira da Cunha, nascida em 1826. Foi agraciado com o título de Barão de Itapissuma, por decreto de 8 de março de 1880.  A Baronesa de Itapissuma faleceu, no Recife, na Rua Conde da Boa Vista nº 24-C, em 24 de julho de 1896, sendo sepultada no Cemitério de Santo Amaro. O Barão de Itapissuma faleceu no seu Engenho Araripe de Baixo a 29 de junho de 1910."

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itapissuma

#85169 | MariaAdelaide | 25 fev 2005 03:14 | Em resposta a: #85104

Obrigado pela grande informação , mas o que eu estou realmente querendo é saber se eu sou descendente de português já que em pesquiza eu verifiquei que os cunhas vieram de portugal , meu bisavô que é o Epaminondas vieira da cunha que recebeu o titulo de barão de itapiçuma o registro diz que ele nasceu em Pernambuco mas não fala nada de seus pais , será que os pais de Epaminondas vieira da Cunha eram portugueses ?? , se tem alguma informação a esse respeito ficarei muito grata . Maria Adelaide .

Resposta

Link directo:

RE: Epaminondas Vieira da Cunha, barão de Itapiçuma

#85170 | MariaAdelaide | 25 fev 2005 03:30 | Em resposta a: #85094

Puxa ! obrigada por essa informação , vou fazer mais pesquiza do que estava imaginando , será que neste dicionário eu vou também ter informações do barão de Araripe e Baraõ de vera cruz ? será que estes barões eram parentes do Epaminondas ? pois anbos são vieira da cunha , qual será o grau de parentesco deles ? Maria Adelaide

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itapissuma

#85181 | abribas | 25 fev 2005 11:35 | Em resposta a: #85169

Nada mais sei.
Sobre o barão de Araripe e o Barão de Vera Cruz poderá eventualmente encontrar informações no "Archivo Nobiliarchico Brasileiro" dos barões Smith de Vasconcellos, que encontra online se procurar no google.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itapissuma

#85195 | pcf | 25 fev 2005 14:29 | Em resposta a: #85181

Cara Maria Adelaide,

Sou aparentado com a família Vieira da Cunha, descendentes do Barão de Araripe. Vou tentar encontrar informação sobre se há alguma relação entre os dois Barões. Informarei o Genea.
Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Epaminondas Vieira da Cunha, barão de Itapiçuma

#85200 | camisao65 | 25 fev 2005 15:53 | Em resposta a: #85170

Cara Maria Adelaide,

Do livro Titulares Pernambucanos, de Guilherme Auler:

"Antero Vieira da Cunha, nascido em Pernambuco em 1837, filho do casal João Vieira da Cunha-Maria das Neves Carneiro da Cunha, foi agraciado com o título de Barão de Araripe, em 20 de março de 1875, "atendendo ao relevante serviço que prestou à Colônia Orfanológica Isabel, em Pernambuco", como se lê no próprio texto do decreto da criação do título.Casou-se com sua prima Antônia de Morais Vieira da Cunha, Baronesa de Araripe, falecida no Recife a 3 de outubro de 1890. Era proprietário dos Engenhos Novo, Serra, Pitimbu, Setúbal e Rosário, no município do Cabo; Jundiá-Mirim, em Escada; Conceição-Velha, em Ipojuca. Possuía um belíssimo sobrado no Recife, na Rua Imperial.
Nos autos de inventário da Baronesa, aparece a Condessa da Boa Vista como devedora da quantia de 5 contos de réis. O Barão de Araripe faleceu a 2 de agosto de 1905."

"" Nasceu Epaminondas Vieira da Cunha em 1829, em Pernambuco, segundo filho do casal João - Maria das Neves Vieira da Cunha. Casou-se com sua prima Teresa de Morais Vieira da Cunha, nascida em 1826. Foi agraciado com o título de Barão de Itapissuma, por decreto de 8 de março de 1880. A Baronesa de Itapissuma faleceu, no Recife, na Rua Conde da Boa Vista nº 24-C, em 24 de julho de 1896, sendo sepultada no Cemitério de Santo Amaro. O Barão de Itapissuma faleceu no seu Engenho Araripe de Baixo a 29 de junho de 1910."

Portanto estes dois eram irmãos, já em relação ao Barão de Vera Cruz, o livro Gente de Pernambuco, de Orlando Cavalcanti, diz o seguinte:

" barão de VERA CRUZ Dr. Manuel Joaquim Carneiro da Cunha, nasceu na Província de PE em 11 de Janeiro de 1811 e faleceu nessa Província em 2 de Agosto de 1869.Era filho de Joaquim Manuel Carneiro da Cunha, capitão-Mór e de Antonia Maria de Albuquerque Lins. Casou com Antonia Cavalcanti Carneiro da Cunha. Bacharel em direito pela Faculdade de Olinda em 1835,doutorou-se em 1836.Foi deputado Provincial nas legislaturas de 1842 e 1850 a 1855, e Geral por sua Província na 5ª legislatura de 1843 a 1844,Vice-Presidente da Província de PE por duas vezes, pertencia ao partido conservador. Era Cavaleiro da imperial Ordem de Cristo(1858)."

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

João vieira da cunha

#85223 | MariaAdelaide | 25 fev 2005 20:01 | Em resposta a: #85181

este joão vieira da cunha era pai de Epaminondas vieira da cunha(barão de itapissuma) e Antero vieira da cunha (barão de araripe) e era casado com Maria das neves carneiro da cunha. O que estou querendo saber é o seguinte: o nome dos pais de joão vieira da cunha e o nome dos pais de maria das neves carneiro da cunha e quem destes são de fato portugueses???

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itapissuma

#85224 | MariaAdelaide | 25 fev 2005 20:16 | Em resposta a: #85195

OK, Pedro muito obrigada ..eu estive pesquizando e decobri que o barao de Araripe é o irmão mais velho do barão de itapissuma que é meu bisavô ..na verdade o que eu estou procurando é saber se eu tenho direito a cidadania portuguesa pelo fato dos avós de Antero (barão de araripe) e Epaminondas (barão de itapissuma) serem portugueses...o nome dos pais de Antero e Epaminondas é João vieira da cunha e o nome da mãe deles é Maria das Neves Carneiro da Cunha...o genea portugal me informou o nome dos avos deles ...só que eu não sei se é o nome dos avos maternos ou paternos...por favor se vc tem alguma informação dessa natureza me comunique....eu também faço genealogia da familia...por ser algo que considero importe...meu e-mail é madison_sweet@yahoo.com.br meus comprimentos Adelaide..

Resposta

Link directo:

RE: Epaminondas Vieira da Cunha, barão de Itapiçuma

#85238 | Cordeiro | 26 fev 2005 10:00 | Em resposta a: #85074

Ola esses nomes que cita sâo de origem portuguesa por isso acho que deve procurar pela data de nascimento do mais velho e por ai procurar que vai encontrar suas raizes la na terrinha
Sempre ao dispor Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Epaminondas Vieira da Cunha, barão de Itapiçum

#85246 | MariaAdelaide | 26 fev 2005 13:30 | Em resposta a: #85238

Sou nova no fórum e não sei como fazer a pesquiza pelas datas , como posso fazer isso ?

Resposta

Link directo:

Epaminondas Vieira da Cunha, barão de Itapiçuma

#349108 | LouRodrigues | 10 ago 2014 12:15 | Em resposta a: #85074

Tirei a minha cidadania portuguesa a pouco, e pelo que me foi informado só tem direito a tirar os netos ou filhos [esposas(os) com direito a tirar só se tiverem casados antes 1972]. Por tanto, vc não teria o direito pois é bisneto e pelos que entendi os seus antecedentes diretos não tiraram a cidadania, portanto perdeu o direito, pois a corrente não pode ser quebrada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 18:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen