Casa dos Viscondes do Serrado - Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Títulos

Casa dos Viscondes do Serrado - Viseu

#85025 | [Menezes] | 23 fev 2005 10:08

Caros confrades,

Se algum de vós me souber dar informações acerca da Casa dos Viscondes do Serrado ficaria muitíssimo agradecido. Quais as origens e razões para este título. Consta-me que ainda existem descendentes, e inclusivé o titulo ainda se encontra atribuído, no entanto desconheço a quem, e aqui no site também não existem indicações claras.

Cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Viscondes do Serrado - Viseu

#85099 | PauloDuarte | 24 fev 2005 09:59 | Em resposta a: #85025

Caríssimo Francisco Menezes,

Pode encontrar informações sobre a família no Anuário de Nobreza (1985 - I vol.) e sei que hoje a representante do título é casada com o Senhor Eng. Leopoldo Cunha Matos e que vivem temporariamente na Casa do Cabo, em Cernache, Coimbra.

Cumprimentos,


Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Viscondes do Serrado - Viseu

#85116 | [Menezes] | 24 fev 2005 14:22 | Em resposta a: #85099

Exmo. Paulo Duarte de Almeida,

Agradeço bastante a informação que me deu, no entanto, eu tencionava aprofundar os conhecimentos para além do Anuário.... que há a dizer desta Casa?

Cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Viscondes do Serrado - Viseu

#85124 | bandeira | 24 fev 2005 16:06 | Em resposta a: #85116

Caro Amigo:
É hoje Viscondessa do Serrado D.Eugénia de Mello de Lemos e Alvellos ,solteira sem geração.Sendo o representante do título o seu sobrinho mais velho,Dr Leopoldo Maria Lemos da Cunha Matos, médico em Lisboa, porque filho primogénito da única irmã da Viscondessa, D.Maria de Mello Lemos e Alvellos, com o Eng Leopoldo de Morais da Cunha Matos.O título foi dado a Francisco de Assis de Mello Lemos e Alvellos, que foi governador Civil de Viseu. a Viscondessa é neta da filha deste, D.Maria de Mello Lemos e Alvellos, casada com o DrLuis Ferreira de Figueiredo, médico, Deputado, governador Civil e presidente da Câmara de Viseu, líder local do Partido Progressista, por sua filha D.Maria de Mello Lemos e Alvellos, casada com o Dr. Luis Afonso Viana de Lemos, Juiz.
A ascendência do 1º Visconde faz-se a partir do 1º filho de Teobaldo de Lemos e Campos,na BD
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Viscondes do Serrado - Viseu

#85525 | João Gaspar | 03 mar 2005 11:42 | Em resposta a: #85116

Exm.Sr Francisco Menezes

Queria informar que o titulo encontra-se na familia Cunha mattos, alguns dos quais moram em Lisboa e são confrades do Genea , vou transmitir a sua duvida a Diogo da Cunha Matos e concerteza que ele devera responder-lhe breve e esclarecedoramente as suas duvidas

atenciosamente

João Paulo de Sousa da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Viscondes do Serrado - Viseu

#85527 | [Menezes] | 03 mar 2005 11:57 | Em resposta a: #85525

Exmo. João Paulo de Sousa da Silva Gaspar

Agradeço a informação fornecida e o facto de ter contactado com o Senhor Diogo da Cunha Mattos para melhor me esclarecer.

Atenciosamente,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Viscondes do Serrado - Viseu

#171097 | Ricardo Anjo | 27 out 2007 18:03 | Em resposta a: #85525

Caro João Gaspar,

ao investigar o forum com a palavra "cernache" eis que me deparo com este tópico. Tenho feito pesquisas geneologicas de Cernache e tenho uma breve recordação de ter falado com o Doutor João da Cunha Mattos (professor universitário de história) que salvo erro é o tio de Diogo Cunha Mattos.

Penso ter dados (alguns dos quais já coloquei neste forum) que poderiam interessar e debater, razão pela qual gostaria de falar por mail com o Doutor João Cunha Mattos ou com o seu sobrinho.

O meu mail é ricardoanjo28 arroba hotmail ponto com

Desde já agradeço.

Cumprimentos
Ricardo César Anjo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 16:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen