Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Bibliografia

Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#84570 | FIGUEIRA | 17 fev 2005 21:57

Caro confrade e primo Angelo,

No seu site dá Manuel José da Fonseca Barata por filho de Manuel da Fonseca Barata e de Rufina Henriques da Fonseca, neto paterno de Manuel da Fonseca e Maria Barata, e materno de João Simões Baeta e Rufina Henriques da Fonseca.
Acontece que no artigo do Dr. José Caldeira, que já tive a oprtunidade de lhe enviar, este João Simões Baeta, chama-se antes João Barata.
Onde foi buscar o nome?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#84634 | AQF | 18 fev 2005 15:41 | Em resposta a: #84570

Caro Nuno Figueira,

Os dados obtive-os de pesquisas recentes do parente João Fonseca Barata nos microfilmes dos mórmons. Com efeito ele comunicou-me que consegui apanhar a ligação da Rufina da Fonseca, mãe do famoso Manuel José, aos restantes Fonsecas de Alváres, tendo enviado o seguinte:

1 - Rufina da Fonseca - nasceu na Moreira a 4/4/1706
2 - João Simões Baeta - casou 21/2/1705
3 - Rufina da Fonseca
4 - Manuel Simões Baeta
5 - Isabel Antão
6 - André Alves - nasceu na Moreira Cimeira a 3/10/1641; casou a 27/10/1680
7 - Bárbara da Fonseca - nasceu no Soutelinho a 22/2/1646
12 - Domingos Alves
13 - Cipriana Henriques
14 - Simião da Fonseca - faleceu a 21/11/1694 no Soutelinho
15 - Isabel Lopes
28 - Simião (ou Simão) d'Afonseca (já nosso conhecido)
29 - Catarina Antão

Portanto conclui-se que a mãe da Rufina Henriques da Fonseca é outra Rufina da Fonseca casada em 21/2/1705 com João Simões Baeta.

Para mais esclarecimentos só consultando os 'mórmons' ou o João Fonseca Barata que reune muitas vezes com o José Caldeira e estará em excelente posição para clarificar melhor a questão.

Entretanto verifiquei que no Genea diz que a Rufina nasceu na Amoreira em vez de Moreira como diz o JFB (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=225638), mas isto é um pormenor.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#84635 | aeiou2 | 18 fev 2005 15:49 | Em resposta a: #84634

Muito boa tarde,

Por acaso tem os pais da 13.Cipriana Henriques,datas e local do baptismo?

Desde já agradeço a sua atenção.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#84693 | AQF | 19 fev 2005 03:27 | Em resposta a: #84635

Estimada Maria,

Infelizmente não tenho os dados pretendidos, mas pedirei ao parente João Fonseca Barata que visite este tópico e, caso possa, dê uma ajuda nesta questão.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#84716 | FIGUEIRA | 19 fev 2005 15:59 | Em resposta a: #84693

Caro Angelo,

Sou levado a crer que o pai da Rufina (filha) e marido da Rufina (mãe) será antes João Barata e não João Simões Baeta:
1.º O José Caldeira diz que Manuel José da Fonseca Barata tem uma dupla ascendência Barata, sendo neto paterno de Maria Barata e materno de João Barata;
2.º Cau Barata já afirmou aqui no Fórum que Rufina (filha) é irmã dum Luís Barata de Lima (que me parece que não é o cónego), sendo ambos filhos de João Barata Lima e de Rufina (mãe);
3.º Isso vai de encontro ao que afirma José Caldeira, pois este dá Manuel José como sobrinho ou sobrinho neto do Cónego Luís Barata de Lima (sendo, neste caso, sobrinho neto, pois é irmão de João Barata);
4.º Isso também justifica que o filho de Manuel José se chamasse Manuel Barata DE LIMA da Fonseca Aranut, pois também tem uma costala Barata LIMA, e não apenas Barata;
5.º Pois sendo como afirma o Angelo, os parentes mais próximos do Cónego seria a linha a que pertence o António Barata Freire de Lima;
6.º Mas quem supostamente herdou a quinta foi o primo afastado Manuel José;
7.º O Angelo não dá Manuel José como nascido na Quinta, mas o GENEA indica que ele nasceu lá, pelo que se calhar seus pais (Manuel da Fonseca Barata e Rufina Henriques da Fonseca, a filha), já lá moravam, pelo que se calhar este já herdou a quinta da sua mãe (é uma questão de ver as datas).

E agora dois à partes: Luís Barata de Lima não pode ter trabalhado para D. Pedro III, é cronologicamente impossível: e é Amoreira e não Moreira, se bem que Amoreira é incomleto, pois ou é Amoreira Cimeira ou Amoreira Fundeira.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#84749 | AQF | 19 fev 2005 19:28 | Em resposta a: #84570

Caro Nuno Figueira,

Falei hoje com o João Fonseca Barata sobre a sua questão tendo ele confirmado ter verificado nos mórmons o registo de casamento da Rufina da Fonseca (mãe) com o João Simões Baeta.

Ele alvitrou que o artigo do José Caldeira possa ter tido como suporte a carta de Brasão de Armas do armigerado Manuel José da Fonseca Barata onde eventualmente estaria indicado o nome João Barata, mas que se trataria de um erro visto não coincidir com o registo de casamento.

Entretanto consultei a referida Carta de Brasão de Armas e afinal ela também indica a Rufina Henriques da Fonseca casada com o João Baeta.

Face à concordância destas duas fontes, e até prova contrária, continuarei a considerar o João Simões Baeta, mas espero que o João Fonseca ou o José Caldeira possa clarificar melhor a sua questão.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#84970 | FIGUEIRA | 22 fev 2005 17:11 | Em resposta a: #84749

Caro Angelo,

Não respondi à mais tempoporproblemas técnicos.
Se os assentos referem João Baeta, em detrimento de João Barata, também vou pela via do João Baeta,pois os assentos são a fonte por excelência da Genealogia.
Resta saber porque motivo os descendentes de João Anselmo da Fonseca Barata e Manuel José da Fonseca Barata usaram o apelido Lima, um mistério a juntar ao do Luís Borges!
Quanto ao D. Pedro III, como vi umatabela onde não constam consortes, confundi as datas com D. Pedro II, pelo que o Angelo tem razão, asminhas desculpaspor isso.
Quanto a Amoreira, o correcto é Amoreira e não Moreira, se bem que incompleto, pois só Amoreira não existe,ou é Amoreira Cimeira, ou Amoreira Fundeira.
Uma pergunta,o GENEA dis que Manuel José nasceu na QUinta maso Angelo deiz que nasceu em Amoreira, viu isso num assento?
Já agora se tiver a Carta de Brasão passada a computador podia enviar-mapor mail.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#85012 | AQF | 22 fev 2005 23:33 | Em resposta a: #84970

Caro Nuno,

Realmente as duas fontes do João Baeta são muito fortes, pelo que é um caso arrumado.

Também estou de volta do enigma do apelido Lima mas já há várias achegas aqui no Genea.

Tinha achado estranho a sua teoria do D. Pedro III, mas o seu equívoco esclarece tudo. Por sinal o tal texto tb vem na CBA do Manuel José.

O lugar de nascimento do Manuel José foi-me indicado pelo JFBarata pelo que só ele pode esclarecer a sua dúvida. O facto de ele indicar Moreira em vez de Amoreira penso que afinal não será um engano pois ele encontrou outro registo referindo Moreira Cimeira. Talvez fosse o nome antigo ou a escrita da altura daquilo que hoje se chama Amoreira.

Logo que tenha um 'scaning' da CBA envio-lhe por e-mail.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#86599 | BARATA DE LIMA | 21 mar 2005 14:36 | Em resposta a: #84716

Caro Primo Nuno:
Eu também tenho uns Arnaut na minha árvore são elas:
-Maria Lopes Arnaut (casada com Domingos Barata de Lima)
-Joana Arnaut mãe da anterior (casada com João Lopes) baptizada a 18/04/1646
Se por acaso tiver mais dados destes Arnaut agradecia uma resposta isto é tudo gente de Pedrogão e Álvares.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#86600 | BARATA DE LIMA | 21 mar 2005 14:53 | Em resposta a: #84970

Caro primo Nuno:
Na minha ascendencia Barata Freire de Lima consegui descobrir que o Lima entrou com Maria Nunes de Lima ,irmã do Cónego Mateus de Lima na Sé da Guarda ,nascido em Pedógão c.1626.
Eram filhos de :
2-Manuel Francisco
3-Maria Domingas Nunes (Pedrogão Grande)
4-Mateus Francisco
5-Maria Marques
6-António João
7-Inês Nunes
Infelizmente não tenho datas mas podemos encaixá-los em finais de séc. XVI e principios do séc. XVII.
Presumo que 2 tenha utilizado o sobrenome Lima ( Manuel Francisco de Lima) pois o Nunes da filha vem da parte da mãe.
Como já reparámos em todas as nossas árvores existem casamentos entre primos e com gentes das terras próximas, é natural que o apelido Lima tenha entrado por essa via. Só investigando o dito apelido e comparando com os nossos dados lá chegaremos.
Diga coisas
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#86662 | AQF | 22 mar 2005 12:11 | Em resposta a: #86600

Caro Parente Barata Lima,

Gostei das informações que entretanto já introduzi na sua árvore.

Entretanto isto deu-me uma ideia que coloco à discussão:

1- O 'seu' Francisco Barata casado com Maria Nunes Lima é irmão quer da 'minha' Natália Barata casada com Pedro Neto quer da Brites Barata casada com Jerónimo Manuel.

2- São portanto tios do João Barata (filho da Brites/Jerónimo) casado com Natália Nunes que são trisavós dos irmãos João Anselmo e Manuel José da Fonseca Barata.

3- Assim, bastava que a Natália Nunes fosse da família da 'tia' Maria Nunes Lima para ficar resolvido a origem do apelido Lima naquele ramo, que tanto nos tem intrigado.

Com os meus melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#86681 | FIGUEIRA | 22 mar 2005 17:30 | Em resposta a: #86662

Caro Angelo,

Passei nos Mórmons onde vi os assentos paroquiais da Portela do Fojo, que por coincidência começa com um assento de baptismo duma filha de Manuel Barata de Lima Henriques da Fonseca Arnaut, de notar que aqui ele também é HENRIQUES, coisa que não consta aqui no GENEA e que o Diogo Barata de Lima Vieria de Tovar não é filho único.
Em relação a mim fiz poucos progressos, mas descobri que:

1- O meu tetravô surge com um da, isto é, Manuel Barata da Figueira;
2- Descobri também que ele afinal não foi o 1.º Figueira, pois no assento de óbito da minha 5.ª avó ela morreu viúva de Luís Barata Figueira;
3- Descobri que o meu tetravô morreu com cinquenta anos, pelo que nasceu em 1797;
4- Descobri ainda os avós do meu tetrvô Manuel Barata da Figueira.

Infelizmente não se vislumbra quando possa lá voltar.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#86682 | FIGUEIRA | 22 mar 2005 17:36 | Em resposta a: #86599

Caro António,

Quanto aos Arnaut pouco sei. Mas posso adiantar-lhe que ainda hoje há Arnauts em Pedrógão, mas que grafam o nome com um H no fim (Arnauth). Um primo direito do meu pai (José Augusto Barata Figueira) casou com uma senhora desta família e nasceu o meu primo chama-se António José Arnauth Barata Figueira.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: Os Arnaut em Pedrógão são hoje conhecidos os Arnaldos.

Resposta

Link directo:

RE: Lima nos descendentes de MJFB

#86939 | AQF | 26 mar 2005 00:50 | Em resposta a: #86662

Caros Confrades,

Segundo mensagem que o João Fonseca Barata me enviou, ainda não é desta que temos uma justificação para o Lima nos descendentes de Manuel José Fonseca Barata (e também nos ascendentes de António Barata Lima).

De começo a minha teoria confirma-se pois ele diz que:
1- Maria Nunes casada com o Francisco Barata é filha de Domingas Nunes casada com Inácio Simões conforme elementos constantes da habilitação de genere, que
consultou no arq. de Coimbra, de um padre João Barata Monteiro, filho da
Natália Nunes e de seu marido João Barata.

2- Por outro lado de apontamentos que o JFB tem sabe que a referida Domingas Nunes é, de facto, irmã da Maria Nunes e também irmã do cónego da sé da Guarda Mateus de Lima.

A única coisa que falha é a origem do Lima no cónego, visto que não aparece em nehum dos seus ascendentes maternos ou paternos e assim a teoria vai por água abaixo.

Uma pista nova poderá estar no facto de que, segundo o JFB, acontece que o padrinho de baptismo do cónego foi um tal Mateus de Lima. Deste modo, será que o cónego passou a usar o Lima em homenagem ao padrinho ou será que o padrinho era familiar da criança?

Aceitam-se sugestões.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#86940 | AQF | 26 mar 2005 01:00 | Em resposta a: #86600

Caro parente António Barata de Lima,

Segundo a mensagem que coloquei hoje neste tópico parece que o problema está em saber como é que o cónego recebe o Lima.

Pode ver em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=86939 , mas se tiver novas pistas agradeço a informação.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#86948 | AQF | 26 mar 2005 13:24 | Em resposta a: #86600

Caro Parente António Lima,

Veja a minha mensagem em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=86939, que também tem respostas a esta sua mensagem.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89479 | FIGUEIRA | 26 abr 2005 12:42 | Em resposta a: #86948

Caro Angelo,

Nos últimos tempos tornei-me "cliente" Assíduo dos Mórmons (onde tive o privilégio de conhecer pessoalmente o nosso parente João Fonseca Barata), e em relação aos limas talvez dê para ivestigar, pois os assentos vão até 1549 (são anteriores ao Concílio de Trento). eu vou investigar estes assentos, pois o meu n.o 82 Francisco Lopes é dessa freguesia.
Outra questão:
No seu site há um Martinho Manuel Neto casado em 1725 com Luísa Tavares da Mota. O meu n.º 80 chama-se Isisdoro Neto Tavares da Mota, será filho deles? Se for já temos uma linha comum, pois Manuel Martinho Neto é descendente de Luís Lopes da Quinta dos Padrões e de Leonor Barata.
Já reparou no tópico "Freguesia de Alvares" criado pela Cláudia (Correia74), muito interessante!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89480 | FIGUEIRA | 26 abr 2005 12:43 | Em resposta a: #86600

Caro António,

Talvez a mensagem que enviei hoje ao Angelo também lhe interesse!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89489 | BARATA DE LIMA | 26 abr 2005 14:30 | Em resposta a: #89480

Caro Primo Nuno:
Já recebi a sua mensagem o que me agradou bastante, pois são mais uns dados para a nossa Árvore.
Ainda não tive tempo para a confrontar com os dados que tenho.
Desculpe por a mensagem ser curta mas estou a teclar do meu trabalho.
Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89575 | AQF | 27 abr 2005 11:35 | Em resposta a: #89479

Caro Nuno,

1- Cá ficamos a aguardar pela investigação e eventual resolução do 'enigma dos Limas'.

2- Quanto ao seu Isidoro Neto Tavares da Mota, neste momento não há dados para responder à sua questão, pois só tenho conhecimento dos 3 filhos indicados no site, que reproduzo aqui:

Luísa Tavares da Mota &1725 Manuel Martinho Neto
1. Anastácia Maria x 1737 & António Caetano Fonseca
1.1. José António Caetano da Fonseca 1777
1.2. Sebastiana x 1780
1.3. Bernardo Caetano 1783
2. Felizarda ? 1740
3. João x 1743

e por outro lado, o seu antepassado tem muitas alternativas para o nome (80. Isidoro Neto ou Isidoro Neto Tavares ou Isidoro Neto Tavares da Mota ou Isidoro Tavares) e não tem qualquer data associada (n., b., c. ou f.).

No entanto, como o levantamento dos filhos não terá sido exaustivo (o João Barata quando o fez, apenas estava a tentar encontrar os antepassados do meu bisavô José António Caetano da Fonseca) e o facto de nos 12 primeiros anos do casamento não estar detectado qualquer filho, há uma forte probabilidade de haver mais descendentes nesse período.

Assim, sugiro que tente ver se encontra mais algum filho do casal nos filmes de Alvares nos Mórmons entre 1725 e 1737 e eventualmente depois de 1743. Também sugiro que veja no site as notas dos registos associadas às pessoas referidas acima, que por vezes dão pistas.

3- O tópico da Cláudia é realmente interessante e fala em diversos familiares já entroncados. Deixei lá uma mensagem.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89577 | FIGUEIRA | 27 abr 2005 11:46 | Em resposta a: #89575

Caro Ângelo,

O meu Isisdoro terá nascido em 1735.
Aconselho-o a ver o tópico Tavares da Mota, do termo de Alvares, por mim criado. Eduardo Osório du outra alternativa.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89581 | FIGUEIRA | 27 abr 2005 12:10 | Em resposta a: #89575

Caro Ângelo,

Um esclarecimento quanto às alternativas do nome. Ele é sempre a mesma pessoa, mas conforme o assento em que aparece o nome vai variando. Pode parecer estranho, mas é normalíssimo e frequente isso acontecer nos assentos paroquiais.

Um abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89591 | AQF | 27 abr 2005 12:50 | Em resposta a: #89577

Caro Nuno,

Pelo menos a data encaixa-se pelo que vale a pena a investigação que referi.

Os filmes de Alvares estão em Lisboa porque o João tem andado de volta deles.

Agora é só decidir em que alternativa vai apostar primeiro. Boa sorte !

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89603 | AQF | 27 abr 2005 13:43 | Em resposta a: #89581

Caro Nuno,

Não acho nada estranho que apareçam diversas variantes dos nomes nos assentos pois passa-se o mesmo comigo e com todos que andam nestas andanças, mas o esclarecimento junto ao seu trabalho é pertinente, pois fica-se a saber a causa das alternativas (podiam ser meras hipóteses, deduções, etc.)

No entanto, sou de opinião que, uma vez encontrado um assento mais completo ou não havendo dúvidas sobre o nome completo duma pessoa investigada se utilize apenas esse nome quando se divulga o estudo, para que fique mais sólido e não deixe dúvidas a quem o lê.

Boas pesquisas.

Um abraço,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89604 | aeiou2 | 27 abr 2005 13:56 | Em resposta a: #89591

Caro Angelo Fonseca

Já que os filmes de Alvares estão em Lisboa seria possível pedir ao seu João que me visse o assento de casamento de Maria Henriques +-1760,com Manoel Fernandes Bexiga ,ela filha de Manuel Neto ,do Amioso e de Maria Henriques, de Alvares e o assento de nascimento da mesma Maria Henriques,+-1740, Alvares
Desde já gradeço a sua atenção
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89605 | AQF | 27 abr 2005 14:07 | Em resposta a: #89604

Cara Maria,

Eu transmito-lhe o seu pedido, mas ele só lá vai aos sábados, portanto só para a semana é que poderá ter resultados.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89608 | aeiou2 | 27 abr 2005 14:50 | Em resposta a: #89605

Muito obrigada.Leve o tempo que levar,e agradeça por mim.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89710 | FIGUEIRA | 29 abr 2005 10:37 | Em resposta a: #89604

Cara Maria,

Tenho ido ver os Microfilmes de 3.ª a 6.ª. Agora estou a ver os da Portela do Fojo, mas conto por daqui a um mês já estar a ver os Alvares, pelo que se o João Fonseca Barata não puder, eu faço-lhe isso, até porque as minhas Henriques vão passar a constar nessa freguesia. Além disso, tenho um Isidoro Neto Tavares da Mota, de Alvares, para investigar.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89716 | aeiou2 | 29 abr 2005 13:33 | Em resposta a: #89710

Caro N Figueira,

Muito obrigada por esse GRANDE favor,pois eu fico com os olhos muito fatigados a pesquisar nos micro filmes
Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89849 | AQF | 02 mai 2005 05:51 | Em resposta a: #89604

Cara Maria

Aqui vão as primeiras notícias recebidas do João:

...
Quanto às questões que a “Maria” te suscitou sobre gentes de Alvares as notícias que por enquanto tenho são poucas e más:

a) Cipriana Henriques ­ não lhe apanhei o registo de baptismo; tenho suspeitas de quem sejam os seus pais e avós mas preciso de partir mais pedra para aferir da consistência dessas suspeitas.

b) Maria Henriques casada com Manuel Fernandes Bexiga por volta de 1760 ­ não encontrei o registo de casamento embora só tenha tido oportunidade de fazer a busca de 1763 para trás; procurei o nascimento desta Maria por volta de 1840 como indicado. Não aparece. Encontrei uma Maria, do Amioso Fundeiro, a ser baptizada a 25/4/1722, filha de Manuel Neto e de sua mulher Maria Henriques.
Como esta data precede de 18 anos a estimada pela “Maria” não sei se é esta a pessoa que procuramos. Só a “Maria”, com os elementos de que disponha, é que poderá decidir se esta dama é de excluir ou não.
...

Deste modo, agradeço o esclarecimento pedido.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89883 | FIGUEIRA | 02 mai 2005 17:54 | Em resposta a: #89716

Cara Maria, pelo que pude ver na mensagem do Angelo, parece que o João se adiantou e já não precisa da minha ajuda.

Saudações,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#89990 | aeiou2 | 04 mai 2005 09:29 | Em resposta a: #89849

Caro Angelo,

A Dama da b) é que é de considerar.Desde já agradeço e só hoje o faço pois estive fora
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#90024 | AQF | 04 mai 2005 18:07 | Em resposta a: #89990

Cara Maria,

Penso que não terá percebido a resposta do João com dois pontos.

a) Resposta a http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=84635#lista

b) Resposta a http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=89604#lista

Na resposta b) ele pergunta-lhe se a Maria cujo registo de baptismo ele encontrou pode ser a Maria que lhe interessa, pois a data precede de 18 anos a que foi estimada por si.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#90029 | aeiou2 | 04 mai 2005 20:34 | Em resposta a: #89849

Caro Angelo,

Na b) e´também a Maria filha de Manoel Neto e Maria Henriques,nascida em 25.4.1722 que me interessa.Desde já agradeço

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#90226 | aeiou2 | 07 mai 2005 12:26 | Em resposta a: #90024

Olá Angelo Fonseca,
Só agora vi que respondi um bocado ao lado.É sim a Maria n.25.4.1722 que me interessa filha de Manel Neto e Maria Henriques,as gerações não foram por mim bem calculadas.Desde já agrdeço a vossa atenção
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#90315 | aeiou2 | 09 mai 2005 11:31 | Em resposta a: #90024

Caro Angelo,

Veja sff a minha mensagem do dia 7.5.2005 para si.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#90320 | AQF | 09 mai 2005 12:01 | Em resposta a: #90315

Cara Maria,

Eu li a sua mensagem de sábado e dei conhecimento ao João no próprio dia, mas ele só esteve de manhã nos mórmons, pelo que a informação não lhe chegou a tempo.

No próximo sábado ele tentará encontrar mais alguma coisa.

Cumprimentos,

Angelo

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#90323 | aeiou2 | 09 mai 2005 12:14 | Em resposta a: #90320

Muito obrigada.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#91033 | AQF | 16 mai 2005 05:04 | Em resposta a: #90323

Olá Maria,

Ao contrário do que lhe havia dito, o João teve de ir a Coimbra e por isso não foi aos Mórmons no Sábado passado.

Contudo ele informou-me que no Sábado anterior ainda fez alguma pesquisa, mas as notícias eram desanimadoras, porque apareceu um pai incógnito, o que, em princípio, corta qualquer hipótese de recuar mais.

Entretanto só agora vi a sua mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=89573#lista, o que me leva a perguntar se conhece a Maria Luisa Costa Félix Oom (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=277790) casada com o José Augusto Themudo Castro de quem sou amigo.

Se entendi bem, ela é sua parente porque descende do Frederico Augusto Oom, filho do 1º casamento do Thomas Oom e a Maria descende do Guilherme Carlos de Brito Oom, filho do 2º casamento (a única dúvida que tenho é que a Maria refere apenas um Guilherme Carlos Oom, que no Genea tb é filho do 1º casamento).

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#91037 | aeiou2 | 16 mai 2005 07:41 | Em resposta a: #91033

Caro Ângelo,

Fico a aguardar os dados.Desde já agrdeço.
Quanto aos Oom sou descendente de uma filha do 1º casamento do Thomas Oom,Amélia Augusta, e a Maria Luisa Félix Oom é descendente também do 1º casamento do Thomas Oom,mas de um filho,Contra Almirante Frederico Augusto .No GP os filhos do Thomas Oom estão mal,estão embaralhados.Aguardo a correcção para as calendas.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#91047 | AQF | 16 mai 2005 12:45 | Em resposta a: #91037

Cara Maria,

Pedirei ao João para colocar aqui ou lhe enviar o que encontrou.

Quanto aos Oom peço desculpa pela minha curiosidade, mas nunca resisto ao vício de relacionar as pessoas que vou conhecendo.

No seu caso saí-me mal pois fui levado pela sua 'pista inicial' do Guilherme Carlos Oom. Agora com a 'nova pista' da Amélia Augusta, penso que já entendi o seu parentesco correcto com a Maria Luísa.

Embora ainda me fique a dúvida de qual das 4 irmãs Maria se trata (suspeito que seja a mais nova pelo uso que faz da Net) sugiro que não esclareça publicamente a minha dúvida.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#91069 | aeiou2 | 16 mai 2005 16:12 | Em resposta a: #91047

Acho que continua com uma ligeira confusão.Eu só tenho um irmão,mas se fosse irmã não seria das mais novas,sou da idade da Maria Amélia .Este esclarecimento pode ser feiro publicamente.Já estou no GP,mas apenas pelo casamento,talvez daqui a algum tempo apareça como bisneta da Amélia Augusta Montano de Carvalho Oom.
Cumprimentos
Maria Julia Oom do Vale Henriques de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#91079 | AQF | 16 mai 2005 17:49 | Em resposta a: #91069

Cara Maria,

Muito obrigado pelo esclarecimento e as minhas desculpas pela confusão.

De facto, nunca lá poderia chegar pelo Genea, porque, embora a Maria já lá esteja, ainda não está entroncada na família Oom.

Eu tinha procurado no Genea nos descendentes da Amélia Augusta Montano Pereira de Carvalho Oom parentes actuais com nome Maria e foi ter ao Inácio Constantino de Menezes Oom do Vale http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=190917 com quatro filhas Maria, em que a mais nova, Maria Emília (n. 4-12-1945), seria a mais provável.

Ficou tudo esclarecido.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familiares de João Baeta e de Rufina Fonseca

#93024 | AQF | 10 jun 2005 14:31 | Em resposta a: #84570

Caro Nuno,

Tendo recebido do João Fonseca Barata informação sobre habilitações de génere de diversos avoengos padres, foi possível entroncar alguns deles como irmãos ou primos de João Simões Baeta c.c. Rufina Henriques da Fonseca.

Curiosamente também foi possível entroncar os Baeta das Neves Fonseca Diniz (avoengos do Domingos Machado) nos mesmos Simões Baeta, tendo resultado o seguinte:

Domingos Simões Baeta & Isabel Antão
1. Manuel Simões Baeta & Isabel Antão
1.1. Manuel Simões Baeta, Padre +
1.2. Felício Baeta, Padre +
1.3. João Simões Baeta &1705 Rufina Henriques da Fonseca
1.3.1. Rufina Henriques da Fonseca 1706 &1728 Manuel da Fonseca Barata 1692
1.3.1.1. João Anselmo da Fonseca Barata 1734
1.3.1.2. Manuel José da Fonseca Barata, Senhor da Quinta da Amoreira dos Padrões 1739-1826
2. Jacinto Dias Baeta & Maria das Neves
2.1. Felix Baeta das Neves &1737 Luísa da Fonseca
2.1.1. António Baeta das Neves Fonseca & Maria das Neves Dinis
2.1.1.1. Joaquim Baeta das Neves Fonseca Diniz 1801-1871
2.1.1.2. Maria das Neves Diniz
2.1.1.3. Bernardo Baeta das Neves, Padre
2.2. Jacinto das Neves, Padre

A rede de ligações nunca mais pára de aumentar, mas felizmente a compreensão da família também melhora !

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#96769 | aeiou2 | 28 jul 2005 08:20 | Em resposta a: #89849

Caro Ângelo,

Desculpe incomodá-lo,mas esses filmes de Alvares,são do Distrito de Coimbra ou de Leiria ?
O casamento que eu pedi ,Manuel Fernandes ,Bexiga ?cc Maria Henriques deve ter ocorrido não por volta de 1762 mas sim por volta de 1742,pois eu tinha um assento de uma das filhas e que deve ser a mais nova pois agora apanhei outra mas *1743.
O nascimento da Maria Henriques de Pesos Fundeiros,filha de Manuel Neto e Maria Henriques de Amioso Fundeiro ,Alvares deve ter ocorrido em 1723/1722 e portanto deve ser essa Maria Henriques que *25.4.1722.Será ainda possível dizerem-me alguma coisa?
Desde já agradeço qualquer informação

Um abraço

Maria
Estes são todos colaterais ,mas penso que me darão alguma notícia sobre os Henriques que proliferam em nomes de mulheres.
Os meus Henriques de P G , são por via paterna e vou até 1666,a qui parei .

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#96792 | AQF | 28 jul 2005 11:40 | Em resposta a: #96769

Cara Maria,

Os ficheiros de Alvares que conheço são de Coimbra. Não sei que filmes usou o João.

Eu recordei-lhe o seu assunto, mas provavelmente como tinha ficado encalhado pela razão que lhe referi, considerou o tema encerrado.

De qualquer forma ele entretanto foi gozar férias e não tem acesso aos filmes.

Lamento informar, mas para mais informações teremos de esperar a vinda dele.

Um abraço,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#96795 | aeiou2 | 28 jul 2005 12:26 | Em resposta a: #96792

Caro Ângelo,

Muito obrigada.Não tenho pressa.Mesmo com as razões indicadas estou interessada.Não me afecta nada,é um ramo mais que colateral e foi há cerca de 300 anos.É engraçado a quantidade de Marias Henriques que aparecem,mas complicado descobrir porquê.
Os filmes estão em que cidade?
Um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#96857 | AQF | 29 jul 2005 03:04 | Em resposta a: #96795

Olá Maria,

O filmes estão em Lisboa nos Mórmons da A. Gago Coutinho onde o João costumava ir aos Sábados.

Um abraço,

Ângelo

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#96885 | aeiou2 | 29 jul 2005 11:53 | Em resposta a: #96857

Muito obrigada

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#96889 | Correia74 | 29 jul 2005 12:51 | Em resposta a: #96857

Olá Ângelo, bom dia!

Diga-me uma coisa, qualquer pessoa pode ir lá consultá-los?

Cptos
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#96919 | aeiou2 | 29 jul 2005 17:27 | Em resposta a: #84634

Caro Ângelo,

Por causa dos Fonseca Coutinho,peguei no Arnao Metello e encontrei :

Carta de brasão nº1928 de 18.2.1787

1.Manuel José Fonseca Barata,FCR,POC,residente na Qta de N Sra da Memória,em Padrões,termo de Álvares,Tomar

2.Manuel da Fonseca Barata
3.Rufina Henriques da Fonseca

4.Manuel da Fonseca
5.Maria Barata
6.João Barata
7.Rufina Henriques da Fonseca

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)

#96964 | AQF | 30 jul 2005 02:51 | Em resposta a: #96889

Olá Cláudia,

Está disponível a todos os interessados na consulta dos filmes.

Se fôr a primeira vez que recorre aos mórmons convém avisar o responsável para receber instruções.

Cumprimentos,

Ângelo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 15:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen