Familia Canhola

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Canhola

#83314 | Morg_Ana | 02 fev 2005 12:41

Procuro qualquer informação sobre a familia Canhola. Em relação á situação geográfica, encontra-se sobretudo em zonas costeiras como Leça-Matosinhos (Porto) e Murtosa (Aveiro), no entanto também no estrengeiro (França, Brasil, Alemanha). Agradeço qualquer informação que me possam dar, ja que encontro poucas coisas... Dizem que descendem de familias hispanicas. Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Familia Canhola

#83336 | victorferreira | 02 fev 2005 15:47 | Em resposta a: #83314

Cara confreira (penso que seja, a julgar pelo "Ana"),

Pois devo dizer-lhe que conheço também uma família Canholas, mas ... no mais profundo Alentejo! na zona de Borba.

O nome Canhola ou Canholas será porventura (entre outros possíveis significados) uma corruptela de "canhoto", ou esquerdino. É comum o sufixo "-ola" ou "-olas" para designar humoristica ou familiarmente alguém que tenha uma determinada característica. Um exemplo mais corriqueiro é o "artolas", entre outros sentidos, neste caso pejorativamente utilizado para alguém que ande sempre a armar-se em uma qualquer arte.
O facto de apontar pessoas das zonas costeiras como as de origem de nomes portugueses utilizados no estrangeiro, ... bem, é natural: foi daí que saiu a maior parte da verdadeira raça de bravos (navegantes e emigrantes) que correu o mundo desde há mais de 600 anos (e que continua a sair ... mas isso é outra história). Mas o que é um facto de que com raras excepções, os nomes que levaram serão provavelmente de distribuição não tão restrita quanto isso.
Mas depende da época. A que época é que se refere?
Cumprimentos e boas pesquisas.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Canhola

#127071 | Sofia Canhola | 01 set 2006 21:22 | Em resposta a: #83336

A familia Canhola (singular) é diferente a familia Canholas (plurar).

Resposta

Link directo:

RE: Familia Canhola

#156989 | isacanhola | 22 mai 2007 22:02 | Em resposta a: #83314

também sou Canhola. Tenho alguma informação sobre a família Canhola. Estou receptiva a contacto.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Canhola

#277913 | Morg_Ana | 07 jun 2011 15:46 | Em resposta a: #156989

ola!
Gostaria de saber se ainda ~´e possível o contacto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Canhola

#277914 | Morg_Ana | 07 jun 2011 15:50 | Em resposta a: #277913

Soube de uma familia Cagnola em Itália... Penso que original de Milão. Terá alguma relação com a familia Canhola em Portugal? Penso que na época das navegações seria provável um milanês vir até Portugal, certo? Haveria então uma adaptação do nome? Agradeço a quem me souber dar alguma pista sobre este assunto!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Canhola

#277950 | NISGM | 07 jun 2011 20:54 | Em resposta a: #127071

Em língua portuguesa, a "família Canholas" é o mesmo que "os Canholas". Os apelidos pluralizam-se, é essa a regra e o contrário é erro de português. Veja-se Eça de Queirós com o romance "Os Maias" e não "Os Maia".

De qualquer forma, um apelido vindo de alcunha, como este parece ser, ainda para mais, existente existente em geografias tão alargadas, pode fazer com que os do Alentejo e os do Douro não estejam familiarmente relacionados.


Por outro lado, um apelido tão inusitado, não assegura que não sejam a mesma família uns que usem a versão Canholas e outros a Canhola.

Fonseca e Afonseca, Mello e Melo, Rebello e Rebelo não deixam de ser os mesmos apelido apesar das versões diferentes com que foram transmitidos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Canhola

#277951 | NISGM | 07 jun 2011 21:24 | Em resposta a: #83314

Honestamente, não choca. Mas só com justificação documental poderá tentar tirar as origens a limpo. O resto é adivinhação

Tem já online muitos paroquiais do distrito do Porto, incluindo do actual concelho de Matosinhos, infelizmente nada ainda que se veja de Aveiro.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Canhola

#313487 | isacanhola | 11 set 2012 23:45 | Em resposta a: #277951

Os meus avô e bisavô eram de Espinho, Distrito de Aveiro... Vi eu, no Arquivo Distrital!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 20:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen