Montenegro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Brasil

Montenegro

#82954 | FGJ | 28 jan 2005 14:42

Caro PEDRO FRANÇA,
1- LUCIANO certamente não cursou Coimbra; pois chegou ao Rio de Janeiro com uns 16 anos de idade.
2- De acordo com o manuscrito enviado a mim nosso confrade português, António Cardoso Pinto de Sousa Meneses Montenegro tinha pai homônimo e cursou Cânones como você confirma. Teria casado em Avar com D. AUGUSTA ELVIRA CARDOSO, f de Dr. SERAFIM CARDOSO e s/m N. O Antonio formado em Cânones foi o 1º dos 11 filhos de Antonio e Thomazia, sendo q 2 morreram.
3-Não entendi sua menção a um "PROCESSO DE ORDENAÇÃO DE LUCIANO", pois ele nunca foi padre.
4- Vou criar um tópico MONTENEGRO para continuarmos a tratar do assunto na esperança q mais algum confrade se manifeste sobre o assunto. Por favor, responda para o tópico Montenegro.
Abraço,
Frederico Grinberg Junior
Rio de Janeiro/BR

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#82958 | Pedro França | 28 jan 2005 15:49 | Em resposta a: #82954

Caro Frederico:

Não reparei que já havia inaugurado este tópico. Deixei-lhe uma mensagem fresca.
Pode responder-me para aqui, p.f.?
Obrigado e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#82962 | FGJ | 28 jan 2005 17:05 | Em resposta a: #82954

Caro PEDRO FRANÇA,

Você diz “Se esse documento que possui fizer fé, eu poderei, pelo meu lado, ver nas certidões de idade, o processo de matrícula e filiação do pai dele para que o Frederico obtenha uma informação mais consistente sobre esta família, por pais e avós”.
O q o documento em meu poder diz é que ANTÓNIO CARDOSO DE SOUZA PINTO MENESES MONTENEGRO, Desembargador da Relação do Porto, casou em Poiares com Dona Tomásia Carolina Correia Leitão, filha de António Corrêa Leitão (fidalgo da Casa Real) e de sua mulher D. Maria Rita.
ANTONIO e TOMÁSIA tiveram, entre outros filhos que morreram, nove, sendo o primeiro:
Antonio Cardoso Pinto Souza Menezes Montenegro, bacharel em Cânones, casou com D.Augusta Oliveira Cardoso, filha do Dr. Serafim Cardoso e de sua mulher N [ nome desconhecido].
Quanto ao documento “fazer fé”, essa é uma questão delicada. Como eu já disse, trata-se de cópia xerox de um manuscrito de difícil leitura. Seria de muito proveito para a Genealogia se o nosso confrade q mo remeteu publicasse a totalidade do manuscrito para q dele resultasse compreensão. Do jeito q se apresentam as anotações enviadas a mim fica-se naquela situação de acreditar ou não , mesmo q não se o consiga entender.
Eu me daria por satisfeito se fosse possível obter um documento q expressasse a filhação de LUCIANO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO de forma inequívoca.
Abraço,
Frederico Grinberg Junior
Rio de Janeiro/BR

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO LUCIANO CARDOSO DE MENEZES

#83441 | FGJ | 03 fev 2005 18:28 | Em resposta a: #82958

PEDRO FRANÇA,
Segue abaixo a resposta do AD de Vila Real:"Em resposta ao seu pedido, informo V.ª Ex.ª que não foi localizado o assento de nascimento pretendido, na freguesia de Santa Maria Maior, em Chaves, nos anos de 1803 a 1813. Foi igualmente pesquisado na freguesia de Alijó, nos anos de 1803 a 1810, não tendo localizado".
Cordialmente,
Frederico
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#83452 | vbriteiros | 03 fev 2005 20:19 | Em resposta a: #82962

Caro Frederico Grinberg Junior
Os apelidos e a freguesia que cita, encaixam perfeitamente na Casa Grande da Freguseia de Poiares , Concelho de Peso da Régua. É uma referência na Região do Vinho do Porto e pertenceu à familia Teixeira Guedes da Fonseca, cujos brasão de armas, com os apelidos Teixeira-Botelho-Fonseca-Correia, ostenta na fachada principal.
Bernardo Pereira Leitão de Carvalho , herdeiro da Casa, cedeu os seus direitos a sua irmã D. Tomásia Carolina, nascida nessa Casa a 28.06.1787. Esta senhora casou duas vezes: a 1º em 1805 com seu tio José Pereira Leitão Rebelo Soares de Carvalho, sem geração; a segunda com António Cardoso de Meneses Montenegro, desembargador na Relação do Porto, com geração.
Há que procurar o registo de casamento em Poiares-Régua.
Espero que estes elementos sejam de interesse para a sua pesquisa.
Cumprimetos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#83466 | Pedro França | 03 fev 2005 22:49 | Em resposta a: #82962

Caro Frederico:

Estive hoje no Arquivo da Universidade de Coimbra e encontrei o seguinte:
- certidão de idade de António Cardoso de Meneses Montenegro, baptº a 19.11.1810/f. 6, em Souselo/Cinfães (bispado de Lamego), na capela da quinta de Vilela, Souselo, o qual nasceu a 02.11 do dito ano.
Era fº de António Cardoso de Meneses Montenegro, do Souselo, e de D. Tomásia Rita Correia Leitão.
Era neto patº de José Pinto de Castro de sousa e Meneses, da quinta da Ramada, Souselo, e de D. Eugénia Margarida (Eusébia) de Meneses Montenegro, das Tuias/Marco de Canaveses.
Era neto matº de António Correia Leitão da Fonseca, de Poiares/Peso da Régua, e de D. Maria Rita Pereira de Carvalho, de Guiães/Vila Real, todos no arcebispado de Braga.

- Certidão de idade do 2º António, baptº no Souselo a 18.05.1775/f. 269.
Acrescento só que o José Pinto de Castro de Sousa e Meneses era fº de Caetano de Sousa e de D. Luísa, da quinta da Ramada.
D. Eugénia Margarida era fª de António Caetano de Sousa Montenegro, de S.ta Cruz de Alvarenga, e de D. Maria de Sousa, solteira, do lugar do Marco/Marco de Canaveses.
E é isto o que posso adiantar a respeito. Aliás, a intervenção do confrade Vasco Briteiros a este respeito não podia ser mais oportuna: Poiares é aqui Peso da Régua e não a Poiares (Vila Nova de) de Coimbra, pelo que está fora do meu alcance. Os padrinhos não vão adiantar para aqui.
Ambas as certidões são da 1ª série, Lº III, nºs 30 e 31.
Diga coisas. Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#83482 | FGJ | 04 fev 2005 00:10 | Em resposta a: #83452

Caro VASCO BRITEIROS,
Ótima informação!
Veja também o aporte de Pedro França.
Agradecido,
Frederico
Rio/BR

Resposta

Link directo:

LUCIANO CM MONTENEGRO

#83484 | FGJ | 04 fev 2005 00:23 | Em resposta a: #83466

Estimado PEDRO FRANÇA,
Ótimas descobertas!
No entanto, veja q ANTONIO I é o batizado em Souzelo-1775 e ele é q deve ser (por lógica) o desembargador da Relação do Porto, casado com D.TOMÁSIA RITA, e pai de LUCIANO CM MONTENEGRO.
Não restam dúvidas de q demos um passo à frente. Mas, onde procurar o batismo/legitimação de LUCIANO?
Novamente, aquela pergunta: Onde seria mais cômodo para ANTONIO 1º tratar da legitimação de Luciano?
Muito agradecido,
FredericoGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#83487 | FGJ | 04 fev 2005 00:49 | Em resposta a: #83466

Caro PEDRO FRANÇA,
Também seria bastante útil saber quando ANTÓNIO CARDOSO DE SOUZA PINTO MENESES MONTENEGRO passou a ser Desembargador da Relação do Porto.
Não consegui saber isso no sítio do Tribunal da Relação do Porto.
Onde procurar?
Cordialmente,
FGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#83488 | Pedro França | 04 fev 2005 01:29 | Em resposta a: #83487

Caro Frederico:

Essas nomeações deverão constar nas chancelarias régias; é uma questão de se verem as datas após as formaturas na UC. Os livros das chancelarias estão na Torre do Tombo, em Lisboa. Terá de contactar a TT directamente ou esperar que alguém de Lisboa veja este tópico e se interesse por ele.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#83489 | FGJ | 04 fev 2005 01:54 | Em resposta a: #83488

Prezado PEDRO FRANÇA,
Esperemos q algum confrade se interesse pelo assunto.
Abraço,
FGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

MONTENEGRO

#85166 | FGJ | 25 fev 2005 01:14 | Em resposta a: #83488

Prezado PEDRO FRANÇA,
Passaram-se 20 dias e ninguém se manifestou a respeito deste tópico.
Você teria um nome de confrade de Lisboa a quem eu pudesse apelar diretamente?
Abraço,
Frederico
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#85187 | Pedro França | 25 fev 2005 12:18 | Em resposta a: #85166

Caro Frederico:

Vai ser complicado. E isto porque os confrades de Lisboa que eu conheço - que não são muitos - e com os quais estou à vontade, note-se, são assíduos frequentadores deste Fórum. Se ninguém pegou neste tópico é porque de facto a questão é mais complicada do que parece.
Vou ver o que se pode fazer, 'tá? Mas vai ter de esperar um pouco.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#85205 | FGJ | 25 fev 2005 16:10 | Em resposta a: #85187

Prezado PEDRO,
Continuarei esperando.
Abraço,
FGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#100357 | GustavoMontenegro | 13 set 2005 16:52 | Em resposta a: #85205

Ola pessoal, meu nome e Gustavo de Lima Montenegro Vilarinhos e eu estava procurando alguma coisa sobre o sobrenome montenegro e encontrei esse site. ainda n sei muito bem como ele funciona n mais queria saber c alguem poder me mandar o brasão da familia montenegro pois preciso para fazer um trabalho de escola.
Mais pra frente gostaria de conversar mais com vocês para saber mais sobre a familia.


Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#100415 | FGJ | 14 set 2005 02:07 | Em resposta a: #100357

GUSTAVO MONTENEGRO,
Para a questão do brasão da família MONTENEGRO sugiro que voce escreva para a D.SONITA MONTENEGRO, autora de extenso livro sobre CAETANO PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO, Marquês da Vila Real da Praia Grande. Ela deve ter o brasão, pois ele está na capa de seu livro.
O endereço dela é
sonitamontenegro@bol.com.br
Suponho que haja mais de um brasão desse nome, pois já vi outro num outro livro.
Você mora em Portugal ou no Brasil?
FredericoGJ
Rio de Janeiro/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#100440 | GustavoMontenegro | 14 set 2005 12:28 | Em resposta a: #100415

Ok, vou mandar um mail pra ela e ver c ela pode me passar isso e mais alguns detalhes sobre os montenegros.

Eu sou do Brasil sim e vc???

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro

#118184 | LEA | 07 mai 2006 22:45 | Em resposta a: #82954

Olá amigos
Sou nova na lista.
Já sei bastante sobre os Montenegro que vieram de Portugal para o Brasil mas gostaria de saber mais. Também sobre ROSA EMÍLIA DA CONCEIÇÃO MACHADO FONSECA.
OSCAR DA CRUZ MONTENEGRO (Nasc. 1885) Residente na freguesia de Sé cidade e diocese de São Roque e ROSA EMÍLIA DA CONCEIÇÃO MACHADO FONSECA, nascida a 11/12/1877 na Quinta da Torre, Santa Eulalia de Palmeira de Faro, Esposende, em São Victor, cidade e diocese de Braga eram avós paternos do meu esposo. Rosa era filha de MARIA CLARA MACHADO PAES DE ARAÚJO FELGUEIRAS GAYO & ANTÔNIO MANUEL DA FONSECA e Oscar era filho de BERNARDO TEIXEIRA DE MESQUITA MONTENEGRO Nasc. 31/12/1837, na casa de Jouve em Barqueiros e ARMINDA PEREIRA DA CRUZ Natural da freguesia de S. Nicolau, Porto. Ainda vivia em 1920, na Póvoa de Varzim no Largo de S. Roque, em companhia de sua filha D. ANDRELINA ISAURA. Oscar e Rosa, embarcaram, em 1909, para o Rio de Janeiro – Brasil. Eles vieram para casa de ARTUR DA CRUZ MONTENEGRO, que já morava no Brasil e era estabelecido como comerciante. Gostaria de saber se alguém tem mais informações sobre estes. No Brasil já há uma enorme descendência de Rosa e Oscar gostaria de saber sobre os que ficaram em Portugal. Sei que Oscar descende do Dr. JACINTO TEIXEIRA DE CARVALHO. Filho MANUEL TEIXEIRA DE CARVALHO & JOSEFA DA ROCHA. Neto paterno de GABRIEL SOARES DE CARVALHO & MARTA TEIXEIRA e materno de DOMIGOS ALVARES DA ROCHA & MARIA GOMES. Natural de S. João do Souto, Braga. Foi senhor da Quinta de Jouve, em Barqueiros e de uma casa na rua Direita, em Barcelos, onde viveu . Casou na Galiza com D. JOANA ANTÓNIA DE TÁVORA DE ABREU VELÁZQUEZ VILLA MÓR MONTENEGRO, nascida na Galiza e era filha de ANTÓNIO DE TÁVORA e de sua mulher D. MARIA DOS SANTOS VELAZQUEZ VILLA MOR MONTENEGRO, fidalga galega, filha de um Coronel de Milicias.
Desde já agradeço
LÉA CABRAL MONTENEGRO
PEQUISANDO:
TEIXEIRA, MONTENEGRO, CABRAL, ARAUJO, MONTEIRO DE BARROS, E OUTROS

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#215223 | svcosta | 11 dez 2008 10:59 | Em resposta a: #82962

Caro Frederico,

Primeiramente desejo que você esteje bem.

O intuito desta é voltar a comentar a velha questão dos Montenegro. Consegui dar mais um passo e queria comentar com você o meu atual impasse, contando que você possa dar mais uma ajuda.

Recentemente consegui através do Arquivo Distrital de Aveiro o registo de baptismo de meu bisavô FRANCISCO PINTO MONTENEGRO (Livro de Baptizados da Freguesia de Fornos, Concelho de Castelo de Paiva, Livro 9 (abrangendo os anos de 1837 a 1859), páginas 45 e 45 V).

Passo a lhe informar os dados enfocando no que diz respeito ao ramo Montenegro:
- nasceu a 19/03/1851 na Quinta do Reguengo, Freguesia de Fornos;
- baptizado a 29/05/1851 na Quinta do Reguengo, Freguesia de Fornos (portanto, Concelho de Castelo de Paiva).
- seus pais: António Augusto de Araújo e D. Maria Emillia;
- seus avós maternos: António Cardozo Montenegro e Thomazia Carolina Correia Leitão, ambos da localidade de Villela, Freguesia de Sozello (seria o Souselo/Cinfães?)

Resolvida a questão a qual ramo dos Montenegro pertence meu bisavô, fica agora a procurar seus antepassados por parte de mãe.

Na Genea Portugal, encontro o nome de ANTÓNIO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO, desembargador no Porto e filho de José Pinto de Sousa (este com nascimento de cerca do ano de 1750.

A coincidêndia dos nomes do casal que vem a ser avós maternos de meu bisavô é muito grande, apesar da ausência do nome “de Menezes” no registo de baptismo, mas também me parece que existe um lapso de tempo muito grande entre essas gerações, isto é, entre a data de 1750 e a data de nascimento de meu bisavô em março de 1851, tenhamos quase 200 anos, embora existam envolvidas nesse intervalo de tempo quatro gerações.

Caso se trate do mesmo casal, isto significa que a minha triavó, Maria Emilia vem a ser uma das filhas do dito Antonio Cardoso de Menezes Montenegro. Vendo suas interferências neste forum vejo que você também está (ou estava) procurando o seu triavô Luciano Cardoso de Menezes Montenegro e sempre a encontrar este mesmo casal (António e Tomázia) em seu caminho.

Preciso entender as referências feitas aos casais:
- António Cardoso de Menezes Montenegro e Maria Calheiros, pais de José Cardoso Pinto Montenegro (citado por você em 01-06-2004 no forum José Cardoso Pinto Montenegro).

e:

- António Cardoso de Menezes Montenegro e Augusta Oliveira Cardoso, ele filho de António e Tomázia (citado por você em 28-01-2005 no forum Montenegro).

Tranta-se de segundo casamento ou são pessoas (Antónios) diferentes?

Ao mesmo tempo, parece que você concluiu através do que o confrade Pedro França mencionou em 03-02-2005 no forum Montenegro, levantando a possibilidade de seu triavô Luciano Cardoso de Menezes Montenegro ser filho do casal António e Tomázia.

Se estamos falando das mesmas pessoas, minha tetravó, Maria Emília, seria irmã de seu triavô Luciano?

Ficaria muito grato em ouvir sua opinião, sobre esse assunto.

Com meus melhores cumprimentos,

Sergio Torres da Costa
PESQUISA: FAMÍLIAS "BORGES VILARINHO", E "PINTO MONTENEGRO".

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#215225 | svcosta | 11 dez 2008 11:07 | Em resposta a: #215223

Caro Frederico,

Na mensagem anterior, retifico: onde se lê: "minha tetravó, Maria Emília", leia-se: "minha triavó, Maria Emília".

Saudações.

Sergio Torres da Costa
PESQUISA: FAMÍLIAS "BORGES VILARINHO", E "PINTO MONTENEGRO".

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#215226 | svcosta | 11 dez 2008 11:16 | Em resposta a: #82962

Caro Frederico,

Mil perdões! Na mensagem anterior, retifico: onde se lê: "minha tetravó, Maria Emília", leia-se: "minha triavó, Maria Emília".

Saudações.

Sergio Torres da Costa
PESQUISA: FAMÍLIAS "BORGES VILARINHO", E "PINTO MONTENEGRO".

Resposta

Link directo:

MONTENEGRO

#215228 | FGJ | 11 dez 2008 11:59 | Em resposta a: #215223

Caro SERGIO,
Meu trisavô LUCIANO ao casar no Rio de Janeiro DECLAROU ser filho de ANTONIO e MARIA CALHEIROS. Não tendo consigo os documentos probatórios da filhação, LUCIANO pagou fiança. Talvez Luciano fosse filho natural do desembargador com a Maria Calheiros, daí eu ter recebido respostas negativas do ADB e do ADVR arespeito de seu registro de batismo em Alijó.
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO

#215232 | svcosta | 11 dez 2008 12:54 | Em resposta a: #215228

Caro Frederico,

Bom receber notícias suas.

Se sua hipótese for verdadeira, seu triavô Luciano que vem ser filho do mesmo António (desembargador no Porto) que é o pai de minha triavó, eles seriam meio-irmãos.

E quanto ao Simão Pinto Montenegro que você cita em 30-05-2004 no forum Jose Cardoso Pinto Montenegro, tem informação quem seria sua mãe (Maria Calheiros ou Tomázia)?

Aliás, para mim agora, o problema está em conhecermos os filhos desse desembargador, tanto os filhos com Tomázia como com Maria Calheiros.

Em 03-09-2003 no forum Cardoso de Menezes Montenegro MSPAGraça cita um Andrelino Montenegro como sendo um descendente do António, Juíz da Relação do Porto (que suponho seja o mesmo desembargador).

Como você havia mencionado em 28-01-2005 no forum Montenegro que só casal António e Tomázia tiveram 9 filhos, além dos que morreram, penso termos muito trabalho ainda pela frente.

Em resumo: já foram citados:
- Com Tomázia: António Cardoso Pinto Sousa Menezes Montenegro (Bacharel em Cânones), Maria Emília e talvez Andrelino (faltam seis outros irmãos).
- Com Maria Calheiros: Luciano e José
- E Simão? Quem teria por mãe?

Era o que tinha para comentar no momento. Por favor, me corrija se estou comentendo algum erro em alguma afirmação.

Agradecido por sua atenção.

Sergio.

Pesquisa: Montenegros de Castelo de Paiva e Borges Vilarinho
Christchurch/Noa Zelândia

Resposta

Link directo:

JOSÉ CARDOSO PINTO MONTENEGRO

#215256 | FGJ | 11 dez 2008 17:49 | Em resposta a: #215232

Caro SERGIO,
Salvo erro meu, JOSÉ CARDOSO PINTO MONTENEGRO seria filho de Antonio e Tomázia.
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: JOSÉ CARDOSO PINTO MONTENEGRO

#215279 | svcosta | 11 dez 2008 21:47 | Em resposta a: #215256

Caro Frederico,

Obrigado pela informação dada.

Você poderia me passar a fonte dessa informação, isto é, em que ela está baseada para sua conclusão?

Abraços.

Sergio.
Christchurch/Nova Zelândia.

Resposta

Link directo:

JOSÉ CARDOSO PINTO MONTENEGRO

#215325 | FGJ | 12 dez 2008 17:52 | Em resposta a: #215279

Caro SERGIO,
1-Minha fonte é um manuscrito de autoria de um antepassado de um confrade nosso que ainda não publicou o trabalho. Já escrevi para ele narrando o impasse a q você chegou. Vamos esperar q ele decida favoravelmente.
2-Vc tem parentes em Niteroi?
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: JOSÉ CARDOSO PINTO MONTENEGRO

#215372 | svcosta | 13 dez 2008 03:56 | Em resposta a: #215325

Caro Frederico,

Desculpe essa trabalheira toda, mas esse assunto é fascinante mesmo. Pelo menos a gente sente que está cada vez mais perto de um final feliz. Fico agradecido por seu empenho.

Você já chegou a alguma conclusão se há alguma relação entre esses "nossos" Montenegro e os Montenegro do ramo do Conde de Castelo de Paiva? Não descobri ainda nenhuma ligação, mas minha desconfiança é muito grande, devido a um jornal de Castelo de Paiva que homenageia o Conde e que meu bisavô recebeu de Portugal e que guardou por toda a vida.
Quanto a eu ter algum parente em Niterói, não tenho nehuma comprovação, embora seja muito provável. Nasci em Eng. Paulo de Frontin\RJ, que se desmembrou do antigo território de Vassouras. Calculo que você pergunte devido ao meu “Torres”.
Este é um ramo de meu avô materno que ainda está no zero com relação à genealogia, pois tenho ainda que começar a procurar, o que pretendo fazer num futuro próximo depois que "resolver" pelo menos este lado de minha avó materna (Montenegro), pois estou no início da pesquisa em Portugal com algumas pistas dos Borges Vilarinho, que provém de minha avó paterna.
Mas quanto aos Torres, sei que tenho de começar a procurar em Mendes/RJ, de onde se origina meu avô materno. A família é provável ter origens na região da baixada fluminense (Itaguaí, talvez ?) e há rumores na família que esses Torres estão relacionados à família Breves. Mas tudo ainda são conjecturas. Daqui da Nova Zelândia vou ter de iniciar através dos Mormons, verificando os registros civís de Mendes, como fiz com o Montenegro.

No mais, além de grato, fico ao seu inteiro dispor para qualquer outro esclarecimento.

Grande abraço.

Sergio Torres da Costa.

Resposta

Link directo:

JOSÉ CARDOSO PINTO MONTENEGRO

#215421 | FGJ | 13 dez 2008 19:21 | Em resposta a: #215372

SERGIO,
1-Nada sei sobre nossa eventual relação com os condes do Castelo de Paiva. No momento estou interessado no Desembargador ANTONIO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO.
2-A respeiito do Des.ACMM, sugiro vc dar uma visita à TORRE DO TOMBO para ler sobre ele o seguinte: Registro Geral das Mercês – D.João VI: Lv.16, fl.16, MF 865. MF me parece ser MAÇO. Na TT há vários documentos sobre ACMM.
3-Quanto aos seus possíveis parentes em Niteroi, eles seriam do lado MONTENEGRO. Digo isso porque no passado_não lembro o ano_falei com 2 senhoras q me foram indicadas como sendo MONTENEGRO. A primeira delas indicou-me q falasse com a outra a quem expliquei sobre meu interesse nos M de Niteroi. Pelo q eu me lembro ela era descendente do JOAQUIM (o de Rodeio, não o comerciante do Rio). Eu cheguei a enviar um questionário para ela preencher, o qual nunca me foi devolvido. Já procurei o nome e endereço dela para passar a vc, mas nada achei até agora.
4-O poeta ALBERTO TORRES era de ITABORAÍ-RJ.
5-Esperemos q nosso confrade esteja lendo nossas mensagens para ele ver como precisamos de sua ajuda. Quem sabe ele nos dá esse presente de Natal? Ele é um colaborador assíduo do Forum Geneall.
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: JOSÉ CARDOSO PINTO MONTENEGRO

#215436 | GTSPereira | 13 dez 2008 22:28 | Em resposta a: #215421

Caros Confrades

Procuro informações da passagem dos Montenegro por Alvarenga, Arouca, onde foram senhores.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

MONTENEGRO da localidade de ALVARENGA

#215446 | FGJ | 14 dez 2008 00:49 | Em resposta a: #215436

Caro PEDRO PEREIRA,
Aqui vai o q sei sobre um MONTENEGRO da cidade de Alvarenga.
ANTONIO PEREIRA TELLES RABELLO DE VASCONCELLOS MONTENEGRO:
Filho de Victorio Telles de Medeiros Vasconcellos e de Joaquina Perpétua Máxima. Nascido e batizado na freguesia de Castello Veigas, no Bispado de Coimbra. Em 09/12/1843 casou-se com Gertrudes Magna Ferreira Gondim, filha de Leandro Guilherme Ferreira Gondim e de Victória Maria do Nascimento, natural e batizada na freguesia de N.S. da Lapa, na cidade de Lisboa. O casamento foi realizado na freguesia de Sant’Anna, no Rio de Janeiro, sendo testemunhas Manoel José de Azevedo e João Baptista Ferreira da Rocha (ACMRJ).
Em julho de 2006, consultando o site genealógico português Genea Portugal, obtive as seguintes informações do genealogista português João Bernardo Galvão Teles:
I- ANTONIO PEREIRA TELLES RABELLO DE VASCONCELLOS MONTENEGRO descende dos Telles de Santa Cruz de Alvarenga, mais precisamente do ramo de Francisco Pereira Telles, natural de Alvarenga_nascido em meados do século 17_que teve descendência que se fixou na zona de Serpins e Ceira, próximo da cidade de Coimbra;
II- seu pai, Victorio Telles de Medeiros Vasconcellos, trineto do supracitado Francisco, foi batizado em Ceira em 1782 e casou em 1807 com D. Joaquina Perpétua Máxima. Victório era militar e foi um dos dez condenados à morte em 09/04/1829 por ser adepto do regime liberal, sendo executado, na Praça Nova da cidade do Porto, em 07/05/1829. Foi enforcado e decapitado; “sua cabeça esteve durante três dias espetada num pau em plena Praça do Sansão, na cidade de Coimbra”.
III- seus avós eram Raimundo Pereira Teles e JOAQUINA LUISA MONTENEGRO, casados em 10/02/1781, sendo ela filha do bacharel Victório Reis e de MARIANA FRANCISCA ROSA MONTENEGRO. O primeiro casamento de Raimundo foi em Ceira a 21/11/1776, com Josefa Jacinta da Cunha, natural de Celorico, filha do licenciado Antonio da Cunha e de Maria Teresa;
IV- sua irmã, D.Guilhermina Victória Telles de Medeiros e Vasconcellos, batizada em Castelo Viegas a 24/02/1811, era a única descendente de Victório da qual tinha conhecimento o João Bernardo. Eu é que descobri ANTONIO PEREIRA TELLES RABELLO DE VASCONCELLOS MONTENEGRO para João Bernardo, o qual julga que Guilhermina Victória tenha falecido antes de dezembro de 1884, sem geração.
BIBLIOGRAFIA&FONTES
1- http://genealogia.netopia.pt/forum.
2- TELES,João Bernardo Galvão.Os Telles de Santa Cruz de Alvarenga, 2000. Citado pelo autor no site Genea Portugal.
3-ACMRJ-Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO da localidade de ALVARENGA

#215462 | GTSPereira | 14 dez 2008 13:48 | Em resposta a: #215446

Estimado FGJ

Muito lhe agradeço a sua pormenorizada informação e fontes.
Fiquei curioso quando, logo no início, indica Alvarenga como CIDADE,
é possível indicar-me a fonte donde retirou esta informação.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

MONTENEGRO da localidade de ALVARENGA

#215505 | FGJ | 14 dez 2008 20:46 | Em resposta a: #215462

PEDRO PEREIRA,
Usei CIDADE na falta de melhor. Note q adiante me refiro a Alvarenga como LOCALIDADE.
Em matéria de divisão politico-administrativa de Portugal meu conhecimento é parco. Sei q o país se divide em DISTRITOS e os DISTRITOS em CONCELHOS. daí por diante me perco.
Acho q os Concelhos se dividem em VILAS e as VILAS em LUGARES, mas não tenho certeza.
FREDERICO/RIO/BRASIL.

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO da localidade de ALVARENGA

#215513 | GTSPereira | 14 dez 2008 22:26 | Em resposta a: #215505

Caro Frederico

Fiz-lhe a pergunta porque existe um documento, de que não tenho cópia, em que se diz "a cidade de Alvarenga", e por momentos pensei que ou seria este documento ou um outro.
Se fosse outro seria fantástico.

De facto a nossa divisão administrativa é como diz:
- Distrito, Concelho, Freguesia.
Em que cada uma destas classificações são terras com a categoria de:
- Cidade, Vila, Aldeia, Lugar.
Dou-lhe o exemplo da terra onde vivo, Parede:
- é uma freguesia de Cascais, e Cascais é um concelho do distrito de Lisboa;
- é vila desde o dia 01 de Novembro de 1977, cuja sede de concelho, Cascais, é também é vila mas com maior importância;
- porém Parede ainda tem sub-divisões e eu moro numa que se chama Jardins da Parede, que é um lugar da Parede.
É óbvio que os poderes vão sendo cada vez mais importantes à medida que se passa de uma freguesia para um distrito.
E há cidades, vilas, aldeias e lugares de todos os tamanhos mas o que conta é a sua importância dentro da hierarquia onde se encontra.
Ainda existem as Paróquias que são divisões da igreja, as quais passaram, com a implantação da República, a ser, grosso modo, as actuais freguesias.
Para acabar, de vez por o baralhar, há ainda as regiões que têm a haver com as características físicas de uma determinada zona do país. A Madeira tem ainda uma característica especial, é a de ser autónoma, pois está no meu do Atlântico e se os madeirenses precisassem de vir a Lisboa cada vez que quisessem que decidir alguma coisa passavam o tempo em viagens, por isso têm um governo autónomo, tal como os Açores.
Bom e este é um modo muito simples de lhe passar a ideia pois, ainda há os governadores, as assembleias municipais, etc..
Espero tê-lo ajudado a entender e não a baralhá-lo mais.
http://www.mapadeportugal.net/indicedistritos.asp

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

MONTENEGRO da localidade de ALVARENGA

#215519 | FGJ | 14 dez 2008 23:56 | Em resposta a: #215513

PEDRO PEREIRA,
Agradeço a explicação detalhada.
Gostei muitissimo do mapa! É fácil a consulta.
FREDERICO

Resposta

Link directo:

RE: JOSÉ CARDOSO PINTO MONTENEGRO

#215526 | svcosta | 15 dez 2008 03:31 | Em resposta a: #215421

Caro Frederico,

Obrigado pela indicação referente ao Desembargador ACMM. Irei lá, sem dúvida.
Quanto aos meus parentes do ramo Montenegro vivendo em Niterói, sem dúvida que deve ainda haver. Pelo menos havia.
Sei que lá morou Mário Pinto Montenegro, filho do primeiro casamento de um dos irmãos de minha avó, o Joaquim Pinto Montenegro, que é citado no livro do Heitor Cony. Mas Mário já faleceu há alguns anos atrás e penso que sua esposa, Alzira, provavelmente ainda hoje viva, foi morar em Brasília, perto de uma filha que lá estava residindo. Mário e Alzira tinham ainda um filho, mas não sei aonde mora.
Outra filha de Joaquim (do primeiro casamento) que talvez esteja ainda viva, chamada Maria, residia no Rio, mas perdi o contato com ela e não sei dizer se após ter ficado viúva ela foi morar em Niterói. Ela não deixou descendentes.
Sei também que em Niterói morava no bairro do Ingá, um filho, se não me engano chamado José Maria, de uma outra filha de Joaquim (ainda do primeiro casamento), chamada Jandira (já falecida). E ao que me lembro foram tres os filhos dela, mas não sei dizer seus nomes e aonde moram .
Se você quizer alguma informação mais detalhada, eu posso averiguar com minha família. Basta me avisar.
Não tenho conhecimento sobre esse Joaquim que você diz ter sido comerciante no Rio. Se tiver algum dado para me passar, agradeço.
Enquanto isto, ficamos no aguardo de algum presente de Papai Noel. (A quem vc. se refere como colaborador assíduo do Forum Geneall?).
Aceite os meus cumprimentos e os votos de um Feliz Natal, se não nos correspondermos antes.
Aenciosamente.

Sergio Torres da Costa

PESQUISA: MONTENEGROS DE CASTELO DE PAIVA E BORGES VILARINHO (DE VILA REAL?)
CHRISTCHURCH/NOVA ZELÂNDIA

Resposta

Link directo:

RE: JOSÉ CARDOSO PINTO MONTENEGRO

#215529 | svcosta | 15 dez 2008 04:53 | Em resposta a: #215421

Caro Frederico,

Desculpe a ignorância, certamente não estou sabendo como chegar aos documentos de que sugeriu ler no TT ONLINE.
Ao abrir a página referente ao Desembargador, leio ao lado do campo AVISO: "Descrição em fase de revisão".

Se clico no código de referência (PT-TT-RGM/F/146673) correspondente, recebo a mensagem:
"0x0004 Demasiados Registos Encontrados. 295837 ítens found. Tree limit is 50000".

Ao testar outras entradas em outros documentos, mesmo quando o campo AVISO dizia ABERTO, recebo a mesma mensagem ("0x0004 Demasiados Registos Encontrados. 295837 ítens found. Tree limit is 50000").


Como ler os documentos que me sugeriu?

Obrigado.

Sergio Torres da Costa
PESQUISA: MONTENEGRO DE CASTELO DE PAIVA e BORGES VILARINHO (DE VILA REAL?)
CHRISTCHURCH/NOVA ZELÂNDIA

Resposta

Link directo:

ANTONIO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO

#215556 | FGJ | 15 dez 2008 15:10 | Em resposta a: #215529

SERGIO,
Nunca é possível ler a íntegra de um documento da TT. Só um minúsculo reumo. Alguma revisão nos arquivos deve estar em curso.
O documento sugerido é um requerimento de ANTONIO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO a DOM JOÃO VI a respeito de sua carreira no Judiciário.
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

JOSÉ CARDOSO PINTO MONTENEGRO

#215558 | FGJ | 15 dez 2008 15:28 | Em resposta a: #215526

SERGIO,
Errei! O comerciante no Rio a quem quis me referir era JOSÉ CARDOSO MONTENEGRO q suponho fosse filho do Desembargador ACMM, conforme eu disse anteriormente.
FREDERICO

Resposta

Link directo:

RE: ANTONIO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO

#215651 | svcosta | 16 dez 2008 11:37 | Em resposta a: #215556

OK.
Também acredito que a página esteja em revisão.

Obrigado.

Sergio
PESQUISA: MONTENEGROS DE CASTELO DE PAIVA E BORGES VILARINHO (DE VILA REAL?).

Christchurch/Nova Zelândia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 10:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen