famílias da cidade do porto ano 1800

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

famílias da cidade do porto ano 1800

#82189 | Cybele | 19 jan 2005 03:21

- sei que meu tataravô se chamava manoel soares de souza martins (negociante da cidade do porto) e minha tataravó margarida correia da conceição azevedo.
- tiveram como um dos filhos josé soares de azevedo, meu bisavô, nascido em 17 de março de 1800, na cidade do porto
- com 11 anos (1811) josé soares de azevedo veio para o brasil e retornou para portugal com 16 anos (1816), onde foi estudou na faculdade de ciências naturais da universidade de coimbra
- em 1821, com 21 anos , foi para paris onde recebeu o grau de bacharel em letras
- quando estava em paris em 1818, escreveu uma memoria sob o título de "considerações sobre a sede da monarchia portuguesa", publicada anonima em londres no "investigador portugues, vol n. 21" e recebeu louvores do ilustre publicista portugues silvestre pinheiro ferreira

Quero saber sobre meus ancestrais e localizar parentescos em portugal

Resposta

Link directo:

Univ. Coimbra

#82191 | tpiment | 19 jan 2005 10:01 | Em resposta a: #82189

Cara Cybele,

Poderá muito provavelmente conseguir o assento de baptismo do seu bisavô no Arquivo da Universidade de Coimbra visto ele ter lá estudado e os processos de ex-alunos dessa época virem acompanhados da respectiva certidão de baptismo.

Veja os tópicos aqui no forum sobre este Arquivo e por certo encontrará alguem que a possa ajudar.

Melhores Cumprimentos

Tiago Pimentel

Resposta

Link directo:

Família SOUZA RODRIGUES

#93206 | acamargo | 12 jun 2005 01:49 | Em resposta a: #82189

Meu sétimo avô GONÇALO DE SOUZA RODRIGUES era de Portugal e casou-se no Brasil, com Ignácia de Lima de Camargo entre 1765-1775.(ela morreu em1810). Seu pai era GONÇALO BRAS e sua mãe ANNA DE SOUZA, todos do Porto. Gostaria de saber se os irmãos portugueses possuem alguma genealogia portuense ou lusitana, como temos nós, a nossa Genealogia Paulistana. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: famílias da cidade do porto ano 1800

#178353 | rwlmb4dm | 01 jan 2008 16:32 | Em resposta a: #82189

Olá

Meu bisavós tinham o nome de João Carlos de Souza Azevedo e Carolina Augusta Reis de Azevedo.
Meus avós Carlos dos Reis Azevedo e Maria da Conceição Marques de Azevedo.
Meus pais, João da Conceição Azevedo (1909-1992) e Perpétua dos Santos Fernandes de Azevedo (1911-1984).

Estes meus antepassados ( bisavós ) têm origens Nortenhas.Meu avô,ao que sei desapareceu numa viagem,ele era engenheiro de máquinas navais.

Ao que tudo indica há aqui uma ser de nomes e apelidos que coincidem seria interessante de averiguar, não lhe parece?
Cumprimento
Fernando de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: famílias da cidade do porto ano 1800

#178354 | rwlmb4dm | 01 jan 2008 16:39 | Em resposta a: #82189

Olá

Meus bisavós tinham o nome de João Carlos de Souza Azevedo e Carolina Augusta Reis de Azevedo.
Meus avós Carlos dos Reis Azevedo e Maria da Conceição Marques de Azevedo.
Meus pais, João da Conceição Azevedo (1909-1992) e Perpétua dos Santos Fernandes de Azevedo (1911-1984).

Estes meus antepassados ( bisavós ) têm origens Nortenhas.Meu avô,ao que sei desapareceu numa viagem,ele era engenheiro de máquinas navais.

Ao que tudo indica há aqui uma ser de nomes e apelidos que coincidem seria interessante de averiguar, não lhe parece?
Cumprimento
Fernando de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: famílias da cidade do porto ano 1800

#181522 | Alnilam | 22 jan 2008 18:37 | Em resposta a: #82189

Sou descendente do tenente-coronel Joaquim Ribeiro de Almeida, nascido em Campanhã na cidade do Porto por volta do ano 1766. Joaquim mudou-se para o Brasil antes do fim do século XVIII, entretanto, creio que seus pais e (prováveis) irmãos tenham permanecido em Portugal.

Tenho os nomes dos pais do tenente-coronel Joaquim Ribeiro de Almeida mas não sei onde buscar mais informações sobre seus ascendentes e irmãos.

Alguem desse forum saberia me informar a que lugar (arquivo, igreja, outros) em Portugal devo me dirigir para buscar essas informações? Grato.

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: famílias da cidade do porto ano 1800

#181537 | roz | 22 jan 2008 20:52 | Em resposta a: #181522

Caro Fernando,

Todos os registos com mais de 100 anos estao nos Arquivos Distritais, neste seu caso, no do Porto.
Envie-lhes um mail perguntando se ha la o registo de baptismo de Joaquim, filho de ..... e de ....., nascido na freguesia da Campanha~ por volta de 1766. Se estiver la e o Fernando quizer so fotocopia nao certificada, mande o dinheiro dentro de um envelope almofadado com todos os detalhes e eles enviam-lhe pelo correio. A fotocopia custa meio euro ou 1 euro dependendo se 'e de 1 ou 2 paginas e assumindo que o Fernando esta' no Brasil, creio que 3 euros para o porte do correio (por favor confirme).
Arquivo Distrital do Porto
Rua das Taipas, No. 90, 4050-598 Porto. Telefone +351 223395170
e-mail: info@adporto.org ou adprt@adporto.iantt.pt
www. adporto. org/ (nao deixe os espacos)
Ja agora se quizer ver, ha fotos e informacoes sobre a igreja de Campanha~ em wikipedia. 'E so por no google "Campanha, porto" e logo vera'.
Cumprimentos e boas pesquisas.
Rosario

http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Campanh%C3%A3_(Porto)

Resposta

Link directo:

RE: famílias da cidade do porto ano 1800

#181542 | Alnilam | 22 jan 2008 22:03 | Em resposta a: #181537

Rosario,

Muito obrigado pelas informações e pelo link. A igreja de Santa Maria de Campanhã consta nas (poucas) informações que consegui obter sobre meu ancestral.

Enviei uma mensagem para o arquivo distrital do Porto e torço para obter uma resposta positiva.

Mais uma vez obrigado.

Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 12:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen