Genealogia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Genealogia

#81959 | lutepachec | 16 jan 2005 19:32

Gostaria de contactar genealogista residente em Viana do Castelo ou Ponte de lima, com a finalidade de obter pesquisa sobre meus ascendentes que viveram naquelas regiões. Sou da família Pacheco e meu genearca nasceu em Ponte de Lima a 01.11.1732, vindo para o Brasil (data não precisada), tendo contraído casamento em 1753 e gerado grande descendência na região sul do Brasil.
Atenciosamente
Lutércio Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#81962 | jliberato | 16 jan 2005 19:49 | Em resposta a: #81959

Caro Lutércio Pacheco,
E quais são os nomes completos?
Chamo a atenção para os tópicos seguintes que tenho lançado neste Forum nos últimos meses:
-Famílias de Arcozelo, Ponte de Lima
-Famílias de Seara, Ponte de Lima
-Família Amado, Ponte de Lima
-Sequeiras de Ponte de Lima
-Família Cunha, Brandara (Ponte de Lima) e Lisboa
-Famílias de Brandara, Ponte de Lima.
Sugiro que os consulte e neles intervenha se o desejar.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#82027 | fireman | 17 jan 2005 18:27 | Em resposta a: #81959

Caro lutepachec,

Eu sou de Paredes, mas tenho um antepassado de Valença Viana do Castelo, mas o seu nome é José de Brito.
Quanto ao Pacheco, não tenho na família, mas a minha namorada tem, o Pacheco vem de Guilhufe Penafiel, pelo menos os mais recentes.

Abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#82047 | Maria Barreiro | 17 jan 2005 20:53 | Em resposta a: #81959

Caro Lutércio

Costumo ir mensalmente ao AD de Viana do Castelo. Posso perfeitamente dedicar um pouco do meu tempo a ajudá-lo. Diga-me nomes, freguesias e datas. Mas seja rápido porque vou lá esta quarta-feira (dia 19).
Já me ajudaram muitas vezes neste fórum, por isso me disponho a ajudar também.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#82146 | lutepachec | 18 jan 2005 19:36 | Em resposta a: #82047

Cara Maria,
Procuro por ascendentes de Francisco Pacheco (de Miranda), casado com Chistina da Costa, nascido em Couras, em 1720, mais ou menos, pois seu primeiro filho (Luiz) nasceu em 09.08.1723.
Saudações
Lutércio Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#82153 | lutepachec | 18 jan 2005 19:52 | Em resposta a: #82146

Cara Maria Barreiro,

Corrija-se para 1700, mais ou menos, o nascimento de Francisco Pacheco de Miranda.
Abraços
Lutércio Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#83029 | Maria Barreiro | 29 jan 2005 23:14 | Em resposta a: #82146

Caro Lutércio Pacheco

Infelizmente quando vi a sua mensagem já tinha ido ao Arquivo, pois tive um pequeno problema com o meu computador. No entanto, no próximo mês volto lá e não esquecerei o seu pedido.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#83140 | lutepachec | 31 jan 2005 11:51 | Em resposta a: #83029

Cara Maria,

Agradeço teu empenho em responder minha consulta, informando que oportunamente enviarei novas informações sobre meus ascendentes em Ponte de Lima (Viana do Castelo)
Lutércio

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#83141 | lutepachec | 31 jan 2005 11:51 | Em resposta a: #83029

Cara Maria,

Agradeço teu empenho em responder minha consulta, informando que oportunamente enviarei novas informações sobre meus ascendentes em Ponte de Lima (Viana do Castelo)
Lutércio

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#83730 | Maria Barreiro | 08 fev 2005 21:12 | Em resposta a: #83141

Caro Lutércio

Vou ao arquivo na próxima semana. Aguardo mais informaçãos dos seus ascendentes, se as tiver.

Cumprimentos Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#83753 | lutepachec | 09 fev 2005 00:54 | Em resposta a: #83730

Cara Maria,

Procuro por ascendentes de meu genearca José dos Santos Pacheco de lima, nascido em 01.11.1732, em Ponte de lima. Consegui através do Arquivo Distrital de Viana do Castelo, o assento de batismo dele, porém em seu conteúdo não cita seus avós, o que me daria condições de prosseguir na busca. Seus pais Francisco Pacheco de Miranda e Cristina da Costa, além do filho José, tiveram mais Luiz, nascido a 09.08.1723; Sebastianna, nascida a 12.10.1725; Ignês, nascida a 210.1.1728; Joanna, nascida a 08.02.1730 e Anna, nascida a 24.07.1735. Talvez verificando um dos batistérios relacionados, se encontre dados de ascendentes do pai Francisco Pacheco de Miranda. Não consigo ligar meu genearca José, aos primeiros Pachecos vindos da Espanha para Portugal, quando do estabelecimento daquele Reinado, no ano de 1092, se não me engano. No assento de casamento de José, realizado em 1753, já no Brasil, consta que seus pais Francisco e Cristina, seriam de Couras (Paredes de Coura)?
Atenciosamente
Lutércio Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#83768 | jliberato | 09 fev 2005 10:11 | Em resposta a: #83753

Caro Lutércio,
Se no assento de baptismo tem os pais, terá de procurar o casamento deles. Porque não transcreve aqui o que diz exactamente o assento para que toda a gente possa ajudar?
Nessa época é raro haver referências aos avós.
Quanto a ligar a 1092, será quase impossível. Os arquivos paroquiais começam em geral à volta de 1600.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#87334 | AJGama | 31 mar 2005 22:40 | Em resposta a: #81959

Cara Maria Barreiro:

Precisava de ir ao AD de Viana do Castelo para consultar os registos do Arquivo, no que diz respeito a alguns antepassados meus de Ponte de Lima e de Paredes de Coura, mas tenho tido alguma dificuldade em conciliar o tempo disponível em horário laboral com a viagem a Viana. Será que me poderia ajudar também?
Agradeço antecipadamente, cumprimentos, Susana Gama (Porto)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#87391 | Maria Barreiro | 01 abr 2005 14:15 | Em resposta a: #87334

Cara Susana

Tenho estado um pouco afastada do arquivo (e deste forum), inclusive ainda não pude ajudar o confrade Lutércio. Por ordem médica tive que evitar longos períodos de leitura, ou seja, para mim quer dizer não ir aos arquivos. Mas como agora estou a melhorar, conto lá ir este mês. Por isso, é só dizer o que precisa e logo verei o que posso fazer.
Somos quase vizinhas, também moro perto do Porto.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#87474 | AJGama | 02 abr 2005 12:26 | Em resposta a: #81959

Cara Maria,

Antes de mais desejo-lhe continuação de melhoras, folgo em saber que já estar em recuperação.

Tenho andado a investigar a minha familia, e o último ascendente que conheço é
1 - Belchior José de Antas da Gama, falecido em 14/11/1884 com 91 anos, em Infesta - Paredes de Coura (Tenho o assento de óbito). Foi casado com Ana Rosa Alves Ferreira, natural de Ferreira, Paredes de Coura. Nasceu em Refóios - Ponte de Lima - e penso que terá ido, ainda novo, viver para a freguesia de Romarigães, em Paredes de Coura.

2 - o seu pai é Lourenço da Gama Araújo e Azevedo, casado com Rosa Joaquina (sua mãe) - tenho apenas informação escrita dos nomes

3 - seu avô paterno Belchior Pacheco da Gama, casado com Feliciana Quitéria de Sousa Antas (ver http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=207023, aqui no Genea). Aqui concluo a minha investigação.

Estes últimos são naturais de Refóios Ponte de Lima.
Ao avaliar cronológicamente estes meus antepassados, penso que poderá faltar uma geração entre estes (um outro Belchior ou Lourenço?) - 4 gerações e não 3? Penso que este Belchior (1) se casou em Paredes de Coura (Infesta, Ferreira ou Romarigães) - mas no Arquivo de Infesta estas datas já não se encontram (penso que nas outras freguesias também não).

Telefonei recentemente para o Arquivo e falei com Ana Maria, que teve a amabilidade de me procurar este primeiro Belchior (1), e não encontrou assento de nascimento: parece que apenas parte de Refóios se encontra no AD, estando o restante ainda numa das Igrejas de Refóios - Ponte de Lima.

Agradecia qualquer informação adicional que me pudesse fornecer.
Agradeço antecipadamente, Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#89110 | Maria Barreiro | 20 abr 2005 20:54 | Em resposta a: #83753

Caro JLiberato

Esperou dois meses pela resposta mas valeu a pena.

Francisco Pacheco cc Christina Costa em Ponte de Lima, em 29/8/1716.
Filho de Pedro Barbosa e Maria Pacheco, ambos de Ponte de Lima.

Fonte: Paroquiais de Ponte de Lima
cota 3/15/1/20 págs. 37 e verso

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#89144 | Maria Barreiro | 21 abr 2005 13:04 | Em resposta a: #83753

Caros Lutércio Pacheco e JLiberato

Peço imensa desculpa pelo meu erro, uma vez que enderecei a minha resposta ao confrade JLiberato quando, na realidade, era dirigida ao confrade Lutércio Pacheco.

Mais uma vez as minhas desculpas.
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#89147 | Maria Barreiro | 21 abr 2005 13:16 | Em resposta a: #87474

Cara Susana

Na realidade há uma lacuna nos registos de Paredes de Coura. Pensei em procurar o casamento de Belchior (1) em Ferreira, se onde a mulher era natural, mas tb não têm os registos. Sugeriram que procurasse na conservatória, embora de lá possam responder que os registos estão no arquivo. Ou então, tentar as igrejas das referidas paróquias.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#89190 | jliberato | 21 abr 2005 20:45 | Em resposta a: #89144

Cara Maria Barreiro,
Nenhum problema no que me diz respeito.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#89240 | AJGama | 22 abr 2005 14:32 | Em resposta a: #89147

Cara Maria,
Muito obrigada pela informação que me deu. Assim sendo, vou-me dirigir à Conservatória de Paredes de Coura.
Cumprimentos, Susana Gama.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#89372 | lutepachec | 23 abr 2005 23:53 | Em resposta a: #89144

Maria Barreiro,

Fiquei imensamente feliz com o recebimento das informações que mandou, a respeito meus ascendentes de Ponte de lima. Neste momento espero que estejas completamente restabelecida em sua saúde, desejando-lhe felidades.

Lutércio Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#89447 | Maria Barreiro | 25 abr 2005 22:15 | Em resposta a: #89372

Caro Lutércio

Como graças a Deus estou completamente restabelecida, conto voltar ao ADViana na próxima semana. E há sempre um tempinho para Ponte de Lima. Se necessitar de mais qualquer coisa é só dizer.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#89658 | lutepachec | 28 abr 2005 13:49 | Em resposta a: #89447

Cara Maria Barreiro,

Agradeço a tua gentileza, informando que retornarei ao assunto de meus ascendentes, após retornar de viagem de pesquisa que devo fazer à Argentina.

Um grande abraço

Lutércio

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#89728 | ela | 29 abr 2005 17:30 | Em resposta a: #81959

gostaria de saber mais sobre a possível descendência dos OLIVEIRA no Brasil e alguma possível ligação com os ROMÃO.
Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#108065 | tuxa | 27 dez 2005 12:14 | Em resposta a: #89147

Cara Maria Barreiro de Paredes de Coura:

não sabendo se há muitos Barreiros em Paredes de Coura e arredores (presumo que sim!)mas podemos ter algum ascendente em comum porque é um nome que me aparece varias vezes em 3 gerações de localidades diferentes. Eu tenho Barreiros em Bico, Paredes de Coura e em Rendufe, Ponte de Lima.

Aguardo um contacto seu.
Maria Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#108104 | Maria Barreiro | 27 dez 2005 18:35 | Em resposta a: #108065

Cara Maria Vasconcelos

Começo por fazer duas pequenas correcções: eu não sou de Paredes de Coura e o sobrenome é Barreiro e não Barreiros.

Os meus ascendentes Barreiro são de Melgaço e Espanha. Para os lados de Ponte de Lima não encontrei nenhum, pelos menos até aproximadamente 1750.

Com os melhores cumprimentos
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#108109 | tuxa | 27 dez 2005 18:58 | Em resposta a: #108104

Desculpe o equivoco.

Percebi que é Barreiro sem "s".
Pelo menos em Paredes de coura (e dai a confusão) há alguns "Barreiro"(s) e não precisa de ir a 1750. Queria simplesmente avaliar algum cruzamento interessante que poderá e deverá haver nos "Barreiro"s do Alto Minho...
Mais uma vez peço desculpa pelo equivoco que cometi sem qualquer intensão...
Com votos de um excelente ano
Maria de Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#108120 | Maria Barreiro | 27 dez 2005 20:46 | Em resposta a: #108109

Cara Maria

Não tem que pedir desculpa. A minha correcção foi somente isso, uma correcção, uma vez que é comum a confusão entre Barreiro e Barreiros.

Depois de lhe responder fui consultar os meus apontamentos para lhe poder dar mais alguns dados.

O último Barreiro que encontrei nasceu em 1820 em Paderne, concelho de Melgaço. De onde surge este sobrenome não sei, uma vez que nem a mãe nem o pai o têm.

Tinha a ideia que os Barreiro (sem "s") não seriam muitos. Recordo que há uns 14 anos atrás os Barreiro que existiam na lista telefónica do Porto eram apenas os meus familiares. Entretanto, soube da existência de uma família Barreiro na zona da Lagoa.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#108624 | tuxa | 02 jan 2006 16:36 | Em resposta a: #108120

Bom Ano!

Se tiver interesse em "Barreiro"s do alto minho, envie-me o seu mail que lhe fornecerei algumas gerações (não coloco aqui porque tem dados de pessoas vivas e das quais não tenho autorização para utilização publica).

nota: "Maria Barreiro" era o meu nome de solteira!!

Bjs
Maria Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#108703 | Maria Barreiro | 03 jan 2006 16:01 | Em resposta a: #108624

Cara Maria

Agradeço. Assim também lhe "dou" os Barreiro que tenho.
mariabarreiroarrobasapopontopt

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#159083 | carlos49 | 12 jun 2007 01:05 | Em resposta a: #108104

Meu apelido é Barreiro e os meus bisavós eram naturais de Toamr. Existem muias pessoas com apelido Barreiro em Tomar- Vila Nova da Barquinha e em todo o destrito de Santarém.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#167637 | dix | 18 set 2007 00:54 | Em resposta a: #83753

Prezado Senhor Lutércio, também sou descendente de José dos Santos Pacheco de Lima, falecido em 1806, natural de Ponte de Lima, filho de Francisco Pacheco de Miranda e de Cristina da Costa Miranda de Couras-Portugal. Segundo o livro Genealogia Paranaense de Francisco Negrão, título Pereira Braga Volume 5, o casal teve 9 filhos. Sou descendente por parte de Francisco dos Santos Pacheco que é o 6º filho do casal.

Gostaria de saber se o Sr. conseguiu informações dos avós de José dos Santos Pacheco de Lima, e se poderia me fornecer as informações, caso as possua, pois estou fazendo a genealogia de nossa família e esta informação me seria muito interessante.
Agradeço sua atenção,

Dilma X. Lima
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#167638 | dix | 18 set 2007 01:11 | Em resposta a: #89728

Prezada Ela, se ainda for de seu interesse os Oliveira no Brasil (como seu post sobre o assunto é de 2005, penso que já pode ter obtido as informações desejadas) existe um site com muitas informações sobre as famílias brasileiras oriundas de Portugal, o endereço é:
http://www.geocities.com/lscamargo/gp/genpaulistana.htm neste site você encontra informações sobre os Oliveiras

Foi progenitor desta família em S. Paulo, Antonio de Oliveira, cavaleiro fidalgo da casa de el-rei, natural de Portugal, de onde veio no cargo de 1.º feitor da fazenda real da capitania de S. Vicente, por mercê de Dom João III em 1537; foi loco-tenente do donatário Martim Affonso de Sousa, e capitão-mor dessa capitania em 1538, em substituição a Gonçalo Monteiro. Voltou a Portugal, depois de concluir este 1.º governo, e de lá trouxe em 1542 sua mulher Genebra Leitão de Vasconcellos com vários filhos. Deste casal descendem os antigos Oliveiras da capitania de S. Paulo, como refere frei Gaspar da Madre de Deus na sua — História da Capitania de S. Vicente.

Solicito ajuda: Estou tendo dificuldade de configurar, em meu computador, a acentuação correta para postar neste fórum, alguém pode me ajudar?

Atenciosamente,
Dilma
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia famjlia lima

#174529 | BARROS54 | 28 nov 2007 02:04 | Em resposta a: #83140

EU TAMBEM SOU DA FAMILIA LIMA E DA FAMILIA BARROS,MEUS ANTEPASSADOS FORAM E VOLTARAM DO BRASIL MINHA FAMILIA E MUITO GRANDE MAS ESTA DISPERCA ,EU VIVO LOONGE DO PAIS MAIS PROPRIAMENTE EM LONDO. FDEIXO O NOME DE MINHA FAMILIA SE QALGEUEM ME PODER AJUDAR AGRADECO,MEU PAI ANTONIO PEREIRA DE BARROS MINHA MAE ROSA PEREIRA DE LIMA,MEU ,EO ME CHAMO ERNESTO LIMA PEREIRA DE BARROS,MEUS AVOS OU VISAVOS TAMBEM ERAM MIRANDAS,FAVIAO ,E MARINHOS,PENSSO QUE AINDA SOU PARENTE DE ALGUNS PADEIROS DE ALEM DA PONTE E DA PENSAO BARROS DO SARRABULHO,MEU AVO DA PARTE DE MINHA MARE SE CHAMAVA ,MANUEL FERNANDES DE LIMA , ELA NARCISA RODRIGUES DE LIMA MEU VISAVO JUSTINO FERNANDES DE LIMA DA PARTE DE MEU PAI, FAVIAO JOSE PEREIRA ,E ROSA RODRIGUES PEREIRA ,OBRIGADO POR ME AJUDAR. OBS UM TAL JACO RODRIGUES LIMA OU DE LIMA E UM MANUEL DA COSTA

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia - a Maria Barreiro

#174693 | Fmaia | 29 nov 2007 11:43 | Em resposta a: #108624

Cara Maria

Na familia da minha esposa existem Barreiro(s) radicados em S. Martinho da Gandara - Ponte de Lima e Portuzêlo - Viana do Castelo.
Numa pesquisa que em tempos fiz no ADViana consegui recuar e chegar até Maria Barreiro, natural de Insalde - Paredes de Coura.
Por motivos vários há algum tempo que não me desloco ao ADViana, por tal, gostaria de saber se tem algo com respeito a Paredes de Coura que me permita fazer cruzamento de dados.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

Genealogia

#368472 | Carlos Barreiro | 22 abr 2016 10:56 | Em resposta a: #174693

Maria Barreiro de Insalde era minha avó. Faleceu à dois anos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 01:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen