Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Pessoas | Cargos | Regiões

Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#81830 | luso | 14 jan 2005 15:45

Caros Confrades

Solicito a amabilidade de me enviarem o desenho do brasão de armas de Pedro Correia da Cunha , capitão donatário da ilha da Graciosa, descrito da seguinte forma:"escudo com uma águia com uma correia na boca e um jarro de água às mãos , e uma toalha, e , dentro no jarro , uma frol de cebola cecém".

Àqueles que me puderem valer os meu, antecipados agradecimentos.

Pedro Teixeira-Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#81995 | JCC | 17 jan 2005 09:55 | Em resposta a: #81830

Caro Pedro Teixeira Pinto

Nas várias obras não encontrei nada sobre etse Pedro Correia da Cunha.

Por outro lado a descrição que apresenta não é de Correias nem de Cunhas. Por isso, perdoe a minha curiosidade, mas onde a encontrou

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#81999 | luso | 17 jan 2005 11:11 | Em resposta a: #81995

Caro João Cordovil Cardoso

Encontrei esta discrição numa velha obra chamada "Viagens na minha Terrra" cujo tema é a Ilha da Graciosa.

Este Pedro Correia da Cunha é filho do Senhor de Farelãese(Correias de Aguiar) e de uma Cunha dos Senhores de Tàbua (ver Gayo).

Está descrito como eu citei e independentemente de estar correcto, procuro as armas correctas deste capitão donatário meu antepassado.

Grato pela atençao fico à espera da sua preciosa ajuda.

Pedro Teixeira-Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#82011 | JCC | 17 jan 2005 15:24 | Em resposta a: #81999

Caro Pedro Teixeira-Pinto

Segundo o Armorial Lusitano (pag. 176, 177) as armas dos Senhores de Farelães são:

De vermelho uma águia estendida de negro, armada e membrada de oiro, carregada com um esudete do memso, fretado de vermelho de seis peças, brocante sobre a águia. Timbre: a águia do escudo, sainte, com uma correia de vermelho no bico.

Vou ver noutras fontes se a descrição é a mesma. A única semelhança, com a que apresentou, tirando a exitência da águia, é a correia no bico, se bem que seja apenas no timbre.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#82017 | luso | 17 jan 2005 15:37 | Em resposta a: #82011

Caro João Cordovil Cardoso

Com efeito essas são as armas descritas no Armorial! Será que Pedro Coreia da Cunha teria armas próprias ou diferenças pessoais?, é o que parece.

Com os melhores agradecimentos pela sua atenção.
ptp

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#82116 | JCC | 18 jan 2005 14:20 | Em resposta a: #82017

Caro Pedro Teixeira-Pinto

Em Bramcaamp Freire as armas dos Senhores de Faralães são as mesmas que as que constam no AL. Não há referência a qualquer carta de armas de Pedro Correia da Cunha. Do mesmo modo não encontrei, nem em Sanches de Baena nem nos dois livros de Nuno Borrego que, como saberá, compilam todas as CA conhecidas presentemente e não constantes de Sanches de Baena, nada que se refira a este Pedro CC.

Por outro lado não me parece que da descrição que apresentou se possa concluir de armas com diferença. Como é sabido as diferenças em Portugal são, usualmente, peças colocadas no cantão dextro do chefe, com ou sem cochim, com ou sem bricas ou meias bricas.

Poderia tratar-se de armas novas, descritas por alguém que desconhecesse a linguagem heráldica, mas falta-nos a CA. Não seria de espantar pois, presumo, são anteriores a 1755 e nessa data ardeu o Cartório da Nobreza.

Assim, não me parece que possa dizer mais nada.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#82117 | luso | 18 jan 2005 14:25 | Em resposta a: #82116

Caro Sr Engº

Muito obrigado pelos seus comentários, ficará o assunto suspenso até melhor conhecimento, por meu lado, desta confusão.

com os melhores cumprimentos

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#82142 | Lobo | 18 jan 2005 19:14 | Em resposta a: #82116

Caro João

Um forte e amigo abraço do

A. Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#82185 | JFBarata | 19 jan 2005 00:36 | Em resposta a: #82116

Caros João Cordovil Cardoso e Pedro Teixeira Pinto

Sanches de Baena dá conhecimento de uma carta de brasão concedida, em 1544, a Afonso Correia. Nela se esclarece ser o Afonso neto do "nosso" Pedro Correia (da Cunha) mas não se faz menção à atribuição de qualquer CBA a este (contrariamente ao que seria normal se tal mercê tivesse, de facto, acontecido). Quanto à descrição do brasão, dando de barato as liberdades de expressão características da época, e uma aparente gralha trocando "partido" por "esquartelado", parece-me que só se afasta das clássicas no que respeita aos metais da águia (armada de prata em lugar de armada e membrada de oiro).
Transcrição:

“5. AFFONSO CORREIA, fidalgo da casa real, filho de Jorge Correia, neto de Pedro Correia, que foi capitão da ilha Graciosa, bisneto de Gonçalo Correia, que foi do tronco d'esla geração dos Correias; bem assim era filho de Leonor de Mello, neto de Gaspar Dias de Àyres, e de D. Beatriz de Mello, bisneto de Vasco Martins de Mello, que foi fidalgo muito honrado e do tronco da geração dos Mellos, e irmão do conde D. Pedro Vaz de Mello da Atalaya.
Carta pela qual el-rei D. João III lhe concede o seguinte brazão de seus antecessores:— Escudo de campo esquartelado, o primeiro dos Correias, vermelho e uma águia de preto armada de prata, estendida, tendo nos peitos um escudo de oiro fretado de vermelho de grossas coticas; o segundo dos Mellos, vermelho e seis besantes de prata em duas palas, entre uma dobre cruz e uma bordadura de oiro, e por differença uma flor de liz de prata; elmo de prata aberto guarnecido de oiro, paquife de oiro e vermelho, e por timbre a mesma águia com uma correia no bico; com todas as honras de nobre e fidalgo por descender da geração e linhagem dos Correias e Mellos. — Dada em Almeirim a 23 de abril de 1544. Reg. na Chanc. de D. João m, liv. XLI, fl. 15.”

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#82194 | luso | 19 jan 2005 10:31 | Em resposta a: #82185

Caro João Fonseca Barata

Os meus melhores agradecimentos.

Sempre ao seu dispôr.

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#82233 | JCC | 20 jan 2005 00:15 | Em resposta a: #82142

Caro Augusto

Que é feito de si, que nunca mais aparece?

Espero vê-lo numa das nossas tertúlias, porque não no róximo mês?

Um grande abraço

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#82566 | josemssantos | 23 jan 2005 23:19 | Em resposta a: #82194

Caro Pedro Teixeira-Pinto

Uma pequena achega ao seu tema, pois interesso-me pelos Correia de Melo, do Alentejo, que são meus antepassados e descendentes de Pedro Correia.Não o ajudarei na sua dúvida, relativa à Diferença, mas aqui fica alguma informação que lhe pode dar pistas.

1.Em "Cartas de Brasão Modernas de Travassos Valdez

«Nº791 – Francisco José Guedes de Fontes Correa de Melo, natural e morador na cidade de Evora, fº de Joaquim da Costa Guedes, cidadão da mesma cidade e de D.Cecilia Antonia de Fontes Correa de Melo, neto materno de Francisco de Fontes Alfar e Mello, cavaleiro professo na OC , e de D.Sebastiana de Carvalho Furtado;bisneto pela mesma parte de Manuel Martins Alfar, e de Damiana de Fontes e Melo; terceiro neto de Antonio Rodrigues Grande e de Maria Jorge de Fontes Correa, irmã de Ana de Fontes e Mello, que era mãe de Antonio Fontes e Mello, a quem se passou brazão de armas dos Correas e Mellos, no ano de 1665;quarto neto de João da Cunha de Mello; quinto neto de Jorge Mendes, e de Filipa da Cunha Correa, e por esta sexto neto de João da Cunha de Mello;sétimo neto de Tristão da Cunha de Mello Correa, capitão da Graciosa, irmão de Afonso Correa, a quem se passou brazão de armas dos Correas e Mellos, no tempo do rei D.João III; oitavo neto de Jorge Correa, e de sua mulher Leonor de Mello;nono neto de Pedro Correa, capitão da dita ilha;décimo neto de Gonçalo Correa, senhor de Farelões, que era do tronco desta família, e a dita sua oitava avó Leonor de Mello, fª de D.Brites de Mello, e de seu marido Gaspar Dias Darce; neta de Vasco Martins de Mello, irmão do conde D.Pedro Vaz de Mello da Atalaya.
As armas dos Correas e Mellos, Costas,Guedes,Fontes, Carvalhos,Furtados, Alfar e Cunhas – Br.p. a 4 de Fevereiro de 1752.Reg.Cart.da N., liv. Particular, fl.28v.(C.C.)»

Aqui tem uma referência a Afonso Correia, 3º capitão Donatário da Graciosa, que tem Armas de Correias e Melos(pela mãe Leonor de Melo), o que não acontecia com o seu avô Pedro Correia, que teria apenas Armas dos Correias.

2. No 1º Livro de Nuno Borrego , Cartas de Brasão de Armas, tem pelo menos duas, passadas com Armas dos Correias e Melos:

2.1 nº82 António de Fontes de Melo(pág.47),Carta de 20.6.1675(já vi tb. 1665),L.3º fl.189 (B.I., pág.12)
2.2 nº955 Francisco de Fontes Serra Correia de Melo (pág.418) , um dos meus sextos avôs, com Carta de 28.7.1745, Lº 10º do Registo de Brasões, fl.160
Ambos são descendentes de Tristão da Cunha de Melo Correia, neto de Pedro Correia e irmão de Afonso Correia, que teria vindo da Graciosa para o Alentejo.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#292412 | AMCord | 06 dez 2011 23:46 | Em resposta a: #82566

Caro e Ilustre José Maria Simões dos Santos
Tomei conhecimento, passados seis anos, da Sua mensagem relativa a Francisco de Fontes Serra Correia de Melo´, do qual sou, também, sexto neto: através da minha Avó materna, Maria de Nazareth Fontes Serra, em cuja posse se encontrava o original da carta de nobreza transcrita pelo Dr. Nuno Borrego, embora com um lapso quanto ao seu (legítimo) possuidor actual.
A ascendência do nosso antepassado Francisco de FSC de Melo parece bastante estudada, designadamente através de Pedro de Ornelas/Jorge Forjaz, Genealogias da Ilha Terceira, III, 400. Mas a sua descendência, até hoje, parcialmente relatada em Brederode, 143, está menos clara. Há que procurar nos reg. paroquiais, com a dificuldade de ter havido numerosas mudanças de residência.
Ajuda-me a reconstituir os actuais descendentes desse nosso ilustre antepassado?
Muito obrigado.
António Menezes Cordeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#292539 | josemssantos | 08 dez 2011 22:38 | Em resposta a: #292412

Caro António

É sempre um prazer encontrar um parente.

Sobre o avô Francisco CM tenho procurado saber mais, principalmente sobre a sua vida em Beja, onde terá vivido a partir de c. 1740.Como deve saber nasceu em Alcacer do Sal porque o pai( Belchior Dias de Serra, primo da mãe Micaela Fontes de Melo) era lá tabelião, tendo Francisco exercido também esse cargo. Teria passado não sei por onde(Lisboa?) durante alguns anos até ir para Beja, onde teria sido Cap de Ordenanças, pois aparece nos RP de Sta. Maria com essa patente. Avós da sua mulher Ana da Fonseca( nascida em Lisboa- os RP de S. Paulo antes terramoto não existem-, embora de famílias de Beja) já são da governança bejense no séc. XVII.
FCM teria tido 12 ou 13 filhos( tenho os RP de 10), e a última filha, Joana Clara( n. 1760), casa com José Rodrigues Alão, de Odemira e que é a minha linha. Tenho alguma informação sobre a descendência da filha Rosa( n. 1751) que também tem ramificações em Odemira. Sobre outros ramos tenho apenas conhecimento da linha da mulher do nosso confrade António de Assis.
Sobre o que está escrito sobre a ascendência de FCM há muita coisa errada, sem qualquer suporte documental.

um abraço
zé maria

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#292724 | AMCord | 12 dez 2011 00:47 | Em resposta a: #292539

Caro José Maria!
Mensagem recebida.
Vou tentar indagar mais este mistério da nossa Família. Mantê-lo-ei ao corrente.
Mil obrigados pelo Seu Cuidado e pela Sua Atenção.
Abraço especial.
António.

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#335699 | jataide | 25 set 2013 13:26 | Em resposta a: #292539

Caro José Maria Simões Santos,


Relativamente à informação que disponibilizou da CBA de António Fontes de Melo, pedia-lhe, caso tenha informação sobre o seu conteúdo, se me disponibilizaria qualquer informação sobre a ascendência do marido de Ana de Fontes. Pesquiso o grupo na Vidigueira, descendo de João da Cunha irmão de Ana, que era casado com Maria de Goes Tenreiro. Ana de Fontes B em 1593 casou em 1623 com Marcos Lopes fº. de João Lopes e Leonor Fernandes, dispensados por serem parentes, para estudo será o grupo com maior interesse.

Presumo que os v/Dias Serra, sejam descendentes de Francº. Dias Serra cc Maria da Cunha em 1612, ele fº. de outro com o mesmo nome e de Mª.Fidalga?

Grata pela atenção.

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#335869 | josemssantos | 27 set 2013 00:11 | Em resposta a: #335699

Cara Manuela

Vê gmail.

zé maria

Resposta

Link directo:

Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#420634 | gabrielgmorais | 11 jan 2020 20:01 | Em resposta a: #292539

Olá,
Gostava de saber onde ha a ascendência da Micaela Fontes de Melo, sou descendente de um irmão dela que casou em Sines em 1693.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Brazão de armas de Pedro Correia da Cunha

#429788 | jataide | 16 dez 2020 19:19 | Em resposta a: #420634

Os Fontes de Melo eram da Vidigueira.
M Aleixo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 15:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen