Família Galiza no Brasil!!!!

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Galiza no Brasil!!!!

#80605 | Ana Helena | 02 jan 2005 21:08

Feliz Ano Novo amigos do Forum. O motivo q me traz aqui é que preciso muito saber mais informações da família Galiza aqui no Brasil, quem tiver maiores informações por favor me contactem. Um Beijão. Ana Helena

Resposta

Link directo:

RE: Família Galiza no Brasil!!!!

#80654 | victorferreira | 03 jan 2005 12:16 | Em resposta a: #80605

Cara confreira,
(... também não gosto do termo, mas é o correcto)

Aproveito, e se me é permitido, para uma nota a partir de uma sua intervenção noutro tópico a propósito de "brasão da família Galiza":
- não se preocupe muito com isso do "brasão".
Pesquise os seus antepassados naquilo que diz respeito aos registos civis e/ou paroquiais; leia sobre os seus tempos, naquilo que houver escrito sobre os seus locais de passagem, nascimento, desenvolvimento de actividades; leia sobre as suas terras, o que lá se fazia, como lá se vivia, com que outras terras esses locais mais se relacionavam, como e porquê.
Estando (suponho) no Brasil, a pesquisa é sempre mais difícil, mas há meios de contacto por e-mail com os Arquivos Distritais, assim você saiba de que terras - aldeia, freguesia, concelho - eram os seus ancestrais (no site do Instituto dos Arquivos de Portugal - Torre do Tombo). Mas com dados bem precisos, aparece quase sempre alguém com uma ou otra informação útil aqui no Forum.
Quanto a isso do "brasão", depois de ter sido desde sempre um símbolo para usar nas batalhas e evitar levar uma espadeirada de um guerreiro do mesmo lado, a sua história passou a ser mais sinuosa. E apesar de estarem em geral associados a nomes, como sabe, nem todos do nome "brasonado" têm "direito" a usar um, nem muito menos todos os nomes estão associados a um.
O que diga-se de passagem não é absolutamente mérito nem muito menos desmérito para ninguém.

Há a ideia de que isto da genealogia é para quem tenha ancestrais comprovadamente na nobreza. Ou que encontrar pelo menos um vestígio de possibilidade de isso ser verdade poder fazer a diferença entre uma pessoa sentir-se ou não estimulada a começar a estudar o passado da sua família.
A primeira ideia é obviamente falsa, embora a partir de uma certa altura, para além de documentos do tipo escrituras, os únicos registos que testemunham filiações, de forma mais ou menos precisa, são as linhagens mandadas escrever pelas famílias detentoras do poder, nem todas mas a maior parte pertencentes à classe da nobreza. A segunda deverá ser, a meu ver, temperada com o distanciamento dado por uma genuína modéstia. Mas se de facto prevalecer, é um bom sinal de que de facto não estamos interessados em genealogia.

Mas como não é esse certamente o seu caso Ana Helena, espero que as suas pesquisas a levem a conhecer melhor os seus ancestrais e com eles, a história do Brasil, a de Portugal, e a forma como eles a ajudaram a construí-la.
VF
P.S.: já agora, começar por uma consultazinha à panaceica Enciclopédia Universal Portuguesa e Brasileira pode ser um bom início para saber se há referência a alguma família Galiza que tenha sido nobilitada em algum momento da nossa história. É que o nome, sendo de uma terra ou região, pode ser muito comum, de norte a sul do país, com vários núcleos, provavelmente não aparentados uns com os outros (sem falar na "Galiza" espanhola ela própria ou da "Galicia" nos Cárpatos e que já pertenceu à Polónia, à Rússia, ... aí com grafias eventualmente diferentes - será daí que vêm os seus?).

Resposta

Link directo:

RE: Família Galiza no Brasil!!!!

#80656 | nevesa | 03 jan 2005 12:56 | Em resposta a: #80605

Cara Ana:
Também estou a pesquisar a familia " da Vila" de Pontevedra - Cabral. Tenho alguns antepassados com os nomes de Ramon, Francisco e António da Vila. Já solicitei algumas certidões destes ao arquivo de Tuy, mas até ao momento só recepcionei uma. Terá alguns destes nomes na sua pesquisa?
A. Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Galiza no Brasil!!!!

#80659 | Ana Helena | 03 jan 2005 13:48 | Em resposta a: #80656

Não infelizmente não, wualquer coisa te aviso e se souber tb me avisa ta. um Abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Galiza no Brasil!!!!

#156414 | brunogaliza | 17 mai 2007 16:43 | Em resposta a: #80605

Olá, Ana Helena. Eu faço parte da família Galiza no Brasil. Meu nome é Bruno Galiza, e eu moro em Goiânia, GO. Minha família, no entanto, veio de Recife, PE. Meu avô se chamava Milton Galiza, e ainda tenho vários parentes por lá. De onde você é?

Resposta

Link directo:

Família Galiza no Brasil!!!!

#420141 | AnnaHelenaGalliza | 20 dez 2019 09:33 | Em resposta a: #80605

Olá Bruno, sou de Teresina mas hoje vivo em Portugal, encontrei um Manoel Felippe Santiago de Galliza em Pernambuco cidade de Bezerros, foi escrivão, alferes e tenente coronel da guarda nacional, acredito que ele inventou esse sobrenome, antes dele não sei nada, os filhos se espalhou no Brasil e temos uma grande família de curiosos pesquisando. No Facebook sou AnnaHelenaGaliza, e-mail annahelena@hotmail.com.br.

Agradeço notícias
Anna Helena

Resposta

Link directo:

Família Galiza no Brasil!!!!

#425799 | andreawieg | 20 jul 2020 18:49 | Em resposta a: #80605

A minha Bisavô: Domiciana Santiago e tb conhecida como Domiciana Maria da Conceição fazia parte da família Galiza mas não estou conseguindo achar os pais dela.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 07:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen