Casa de Tora

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Casa de Tora

#8023 | MAKTOUB | 17 ago 2001 22:15

descobri que um dos meus antepassados pertencia á Casa de Tora. Alguem é capaz de me dar informações acerca desta casa, p.e, de onde eram originários ??
obrigado
Marisa

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#8026 | alentejo | 17 ago 2001 22:29 | Em resposta a: #8023

Marisa,

Tem alguma coisa sobre a Casa da Tora no § 145 e seguintes do Título de Araújos, Vol. II no Nobiliário de Felgueiras Gayo.

Cumprimentos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#8036 | artur41 | 18 ago 2001 19:41 | Em resposta a: #8023

Cara Marisa


Penso que se esteja a referir à antiga
casa de Tora nos Arcos de Valdevez.
Foi pertença dos Araújo e Sousa, meus
antepassados.
Diga-me por favor o que sabe sobre a
família e eu procurarei complementar.


Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#8040 | MAKTOUB | 18 ago 2001 21:35 | Em resposta a: #8036

Caro Artur,
De facto a minha familia é de Arcos de Valdevez e arredores.
Bom, quando andava a pesquisar acerca de um dos apelidos da minha familia ( Amorin ), descobri que o membro desta familia que passou para Portugal vindo da Galiza, casou com um dos membros da familia Calheiros. Ora a partir dai ambas as familias ficaram " ligadas", o que me levou a descobrir que um dos membros da familia calheiros pertencia a casa de Tora.
Descobri também, e ja que é descendente da familia Araujo, que um dos seus membros se casou também com "uma Amorim"... curioso, não é ??
Obrigado pela ajuda

Marisa

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#8099 | artur41 | 20 ago 2001 15:43 | Em resposta a: #8040

Cara Marisa


Realmente a ligação dos Araújo com os
Amorim é bastante curiosa.
Relativamente à Casa de(a) Tora, novos
desenvolvimentos são de esperar, pois
eu vou em Setembro aos Arcos de Valde
Vez para apurar certos pormenores da
minha família.
Se quiser alguma informação mais preci
sa, contacte-me.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#8281 | Vasco Jácome | 27 ago 2001 12:35 | Em resposta a: #8023

Cara Marisa

A Torre de Tora, que veio a ser de um ramo de Araújos e Sousa, segundo está no “Poeta do Neiva”, de José de Sousa Machado, pg 287, ficava na freguesia de S. Pedro do Vale.
Não tenho visto referências ao actual edifício, o que me leva a crer que já não exista ou tenha sido transformado numa casa banal. Mas talvez perguntando na freguesia alguém saiba dizer alguma coisa.

Esta casa pertenceu aos Araújo e Sousa a partir da 2ª dinastia. Segundo indicações que tenho, anteriormente deve ter pertencido aos Vale e foi o seu Solar. O apelido derivaria do nome desta freguesia. Pelo facto de Afonso Anes do Vale ter seguido o partido de Castela em 1383-85, ter-lhe-iam sido confiscados os bens tendo depois a Torre passado aos Araújos. Mas isto carece de confirmação.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#8298 | JPL | 27 ago 2001 22:40 | Em resposta a: #8099

Caro Artur,

Se vai fazer pesquisas para os Arcos, sugiro que se dirija ao Centro de Saude local e pergunte pelo Dr. Faro. Em conversa recente que tive com ele, fiquei a saber que sabe de alguém que possuí informações históricas preciosas. Confesso que de momento não me consigo recordar quem foi que ele me referiu. O Dr. Faro, além de pessoa bastante informada, é um excelente conversador que terá todo o gosto em ajudá-lo.

Um abraço,

José Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#8388 | artur41 | 29 ago 2001 18:10 | Em resposta a: #8298

Caro José


Só agora é que dei conta desta mensagem. O meu
obrigado pela sua informação.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#8430 | artur41 | 30 ago 2001 23:41 | Em resposta a: #8281

Caro Vasco Jácome


Quais os primeros habitantes da família Araújo
e Sousa da Casa(Torre) de Tora)?
A pergunta que lhe estou a fazer é de grande
importância para eu comparar com documentos
que tenho em meu poder.
Na realidade, não percebo a razão pela qual a
família Araújo e Sousa há muito tempo que não
é objecto de outra forma de tratamento; mais a
mais, tendo eu fornecido informações em sede
de Fórum. De resto, o FPSC, obra referenciada
no Genea Portugal é claro em muitos aspectos
da evolução dos Araújo e Sousa através dos tem
pos.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#8432 | artur41 | 30 ago 2001 23:53 | Em resposta a: #8430

Caro Vasco Jácome


Ou as cópias de documentos(!!) que tenho na minha posse são mera fantasia. Ou então se torna pouco compreensível a razão pela qual
o Genea Portugal ainda não foi capaz de se
referir à junção dos Araújo com os Sousa.
Gostaria de saber o que pensa sobre o assunto.


Cumprimentos reiterados

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#9222 | Carlos Silva | 16 set 2001 20:20 | Em resposta a: #8430

Caros colegas,

Segundo Felgueiras Gaio (Aranhas §52), o senhor da torre da Grade, Martim Vaz Aranha, casou com « Ines Rodrigues da casa de Tora irmà de Lopo Rodrigues ».
Alguem ja identificou estes individuos, e esta aliança entre a casa de Tora e a casa da Grade ?

Melhores cumprimentos

C. da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11551 | Vasco Jácome | 21 out 2001 13:41 | Em resposta a: #8023

Cara Marisa

A referência de um site trazida aqui ao fórum, noutro tópico, por Marcos Soromenho Santos, fez-me mudar de opinião quanto ao estado actual da Torre de Tora. Ela de facto parece que ainda existe, embora com transformações. Pode ver isto em:

http://www.minhaterra.com.pt/template/frames.php?intNivelID=889

Procure em “Descritivo Histórico”. Ao que parece, tem fotografia e tudo!

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11558 | Vasco Jácome | 21 out 2001 16:27 | Em resposta a: #8432

Caro Artur Camisão Soares

Começo por lhe pedir desculpa por só agora responder, mas realmente esta sua questão ficou mesmo esquecida...

O problema da sua ligação à Torre de Tora é que comparando o texto da sua Carta d’Armas (refiro-me ao publicado por Sanches de Baena, pg 361 e 362) com o que está no Felgueiras Gayo, algo não bate certo: é o filho de Rodrigo Alves de Araújo, Sebastião Rodrigues de Araújo cc D. Joana Dias Rebelo. Ora Gayo, no §53 N21 e N22 não dá nenhum filho Sebastião a Rodrigo Araújo.

Quanto à ligação entre Araújos e Sousas deste ramo da Torre de Tora, provavelmente já a deve ter visto no §206. Houve dois casamentos seguidos com senhoras de ascendência Sousa: o N19 Vasco de Araújo e Azeredo cc Isabel de Sousa, com a ascendência descrita por este autor e por Manuel de Sousa da Silva, no Vol. I, pg 532, do seu Nobiliário.

O filho deste Vasco, António Vaz de Araújo cc sua prima Violante de Sousa (Manuel de Sousa da Silva, no Vol. I, pg 543) filha de Gomes de Sousa, que Gayo cita no ttº de Magalhães §16 N8 e ttº de Sousas §106 N21.

Relativamente à m.er deste Gomes de Sousa, tenho um manuscrito da autoria de José de Sousa Machado, que diz que foi Genebra da Cunha (hipótese tb colocada por Gayo no ttº de Magalhães) e que esta Genebra era filha de Xisto da Cunha e de Maria de Araújo (Manuel de Sousa da Silva, no Vol. I, pg 426 e Gayo no ttº de Cunhas §32 N13). Ressalvo que isto necessita de confirmação, naturalmente. Pelo menos, parece já confirmado que Xisto da Cunha tinha uma filha Genebra.

Voltando ao seu ramo Araújo e Sousa e entroncamento nos de Tora, infelizmente nada mais lhe posso adiantar. Devo-lhe dizer que não conheço a obra FPSC. Quais os dados mais remotos de Araújos e Sousas que lá são expostos? Já os tentou confrontar com outros autores, nomeadamente Felgueiras Gayo?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11566 | artur41 | 21 out 2001 19:38 | Em resposta a: #11558

Caro Vasco Jácome


Como refere e bem, algo parece não bater certo. No entanto documentos existem na TT e não só; para além do mais existe de facto uma pedra de armas de Araújo e Sousa na casa da quinta do Picôto(Arouca): está implantada numa parede exterior.
Será necessário recuar um bocado no tempo para se ter uma noção alargada da questão.
As armas de Araújo e Sousa, lado materno dos Camisões de Fermedo já figuravam na Casa do Castelo(Fermedo), quando os filhos de Lázaro Moreira Landeiro Camisão e de D.Francisca Xavier de Araújo e Sousa requereram brasão próprio, onde, naturalmente, passou a constar o apelido Camisão.
O que se passa é que a representação de Sousas é completamente diferente dum lado para o outro. Os Araújo e Sousa da vila de Cabeçais, do concelho de Fermedo, trazem os Souzas (de Arronches). Os Araújo Camisão, filhos da mesma casa, receberam os Sousa (do Prado).
Falando agora dos dados mais remotos, referidos no FPSC: a ligação mais antiga é a de Payo Rodrigues de Araújo, alcaide mor e Senhor do Castelo do Lindozo e Castro Laboreiro, para além de fidalgo da casa do Rei Duarte,através do seu segundo casamento com D.Violante de Souza, filha de D.Lopo Dias de Souza, Mestre da Ordem de Cristo. Foi seu filho, Alvaro Rodriguez de Araújo, Comendador de Rio Frio da Ordem de Cristo e fidalgo da Casa Real; neto, Rodrigo Alvares de Araújo, fidalgo da Casa Real; bisneto, Sebastião Rodrigues de Araújo que casou com D.Joana Dias Rebello; 3ºneto, por legítimo matrimónio, o Padre Francisco de Araújo e Sousa, irmão de Gonçalo de Araújo e Souza e que morreu sem deixar descendência(a quem foi passada uma carta de brazão em Lisboa a 22 de Fevereiro de 1629,
com as seguintes armas, escudo esquartelado: 1º dos Araújo, 2º dos Maias, 3º dos Barbudos, 4º dos Salgado com a diferença dum trifólio verde, Timbre dos Araújo); 4ª neta, D.Helena de Araújo e Souza casada com Baptista Lopes Rebello; 5º neto, o Doutor Baptista de Araújo e Souza, Capitão-mor de Fermedo, casado com D.Francisca Coelho de Athaide("da Silva"); 6ª neta, D.Joana Maria de Araújo e Souza, casada com João de Sá da Fonseca; 7ªneta, D.Francisca Xavier de Araújo e Souza, casada com Lázaro Moreira Landeiro Camisão.
Relativamente a Felgueiras Gayo há alguns desencontros.


Um abraço

Artur Camisão Soares


Um

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11570 | Vasco Jácome | 21 out 2001 23:03 | Em resposta a: #11566

Caro Artur Camisão Soares

O problema da pedra de armas pode ser o seguinte: a mais antiga, seriam armas assumidas e como tal adoptaram o Sousa de Arronches, pois se realmente forem dos de Tora, é a esse ramo de Sousas a que pertencem. Depois, ao passarem a Carta de Armas, devem ter feito asneira ao passarem de Sousa de Prado, o que também não é de estranhar nestes documentos dessa época.

Quanto ao segundo casamento de D. Violante, filha de D. Lopo, com Payo Rodrigues de Araújo é, para mim, perfeita novidade. Nem Gayo, nem Sousa da Silva falam dele. À falta de boa prova, parece-me que temos de o considerar um erro claro: Payo Rodrigues de Araújo só aparece casado com D. Leonor Pereira de Barbudo. Aliás, assim é que se justificará que a Gonçalo Araújo e Sousa tenham sido passadas armas de Barbudos (não encontro esta Carta, nem em Sanches de Baena, nem nos “Brasões Inéditos”, mas tb não é caso único de omissão por parte destes autores) e o uso deste apelido por alguns dos seus descendentes.

Isto conduz a outra questão: não vejo Sousa na descendência de Álvaro Rodrigues de Araújo. Como já foi visto, os Araújo e Sousa de Tora são outro ramo de Araújos, esses sim, cruzados com Sousas (“de Arronches”).

Caro Artur Camisão Soares, parece-me que esta linha genealógica precisa de uma boa investigação baseada em documentação, porque realmente deve haver grossa confusão na maneira como é apresentada, quer pelo texto da Carta de Armas, quer pelo livro FPSC!

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11575 | artur41 | 22 out 2001 01:14 | Em resposta a: #11570

Caro Vasco Jácome


A casa do Picôto é ainda duma prima minha.
A carta passada Gonçalo de Araújo de
Barbudo(de Araújo e Sousa) está de facto descrita quer no FPSC: pp. XII a XV; e acima de tudo, está transcrita sumáriamente num códice do Fundo Geral dos Manuscritos da Biblioteca Nacional(nº 9464) tendo na lombada escrito: Brasoes Darmas. É suposto ter pertencido ao Reformador do Cartório da Nobreza, Fr.Manuel de Santo António e Silva. Deste códice da Biblioteca Nacional, António Machado de Faria de Pina Cabral publicou, em 1936, numerosas cartas de brasão, numa obra precisamente com este título, dando o nº43 ao resumo da carta de brasão de armas passada a Gonçalo de Araújo de Barbudo em Lisboa, a 22 de Fevereiro de 1629.
Quanto ao casamento de Payo Rodrigues de Araújo com D.Leonor Pereira de Barbudo, ele está descrito numa carta de brasão de armas passada a Caetano José de Araújo e Souss, irmão de Roque, de Lázaro e de José António Pereira de Araújo e Sousa; encontrando-se registada no livro nº6 do registo dos "Brazões d'armas de nobresa e fidalguia d'estes reinos e sua conquistas a fls. 108 verso.
O FPSC, é o resultado duma comunicação apresentada no XV Congreso Internacional de Las Ciencias Genealogica y Heraldica, pelo João de Sousa da Câmara, que é descendente dum Camisão, aliás como todos os Sousa da Câmara, de Vila Viçosa.
Apesar de tudo o que ficou descrito, estou disposto a debater consigo algumas possíveis incoerências do FPSC, ou seja: p.e. a passagem das armas de Barbudos a Gonçalo de Araújo e Sousa.
Em suma acho que se deve continuar a investigar. Considero excessivo é fazer-se a afirmação de que deve haver grossa confusão na apresentação da linhagem: se ler o FPSC, verifica que o livro transcreve bastantes documentos autênticos.
Uma vez me perguntou se eu era céptico relativamente a Felgueiras Gaio; se me permite, faço-lhe uma pergunta, acha que D.Maria(no caso da
carta de brasão passada a Roque Landeiro Pereira e Sousa) e D.João(no caso das passadas a António José
Pereira de Araújo de Sousa e a seu irmão Caetano José, iriam emitir cartas de brasão d'armas com erros tão grosseiros??
Admito, no entanto, que a diferença verificada relativamente ao uso de armas distintas dos Sousa, seja difícil de entender.
O facto de determinados eventos não aparecerem no NFP, não signica que não tenham acontecido. Manuel de Sousa da Silva também não descreve esse casamento; duas fontes autorizadas não admitem esse evento!
Conto consigo para o aprofundamento desta questão. Sei também que sem a sua prestimosa ajuda não teria chegado ao grau de conhecimento que tenho quanto a muitos de meus antepassados; é pois sempre bem-vinda qualquer questão que me coloque: em si, reconheço o saber e o empenho em auxiliar pessoas, que, como eu, ainda deram os primeiros passos na área da Genealogia.


Um abraço amigo

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11576 | artur41 | 22 out 2001 02:03 | Em resposta a: #11575

Caro Vasco Jácome


Estava a matutar, quando me lembrei da sua intervenção no tópico: (Família: Araújo e Sousa); que foi feita a 4-04-2001 às 5:30.
Ainda um outro dado, do casamento de Manuel José da Nóbrega Camisão, nascido por volta de 1800, com D.Inês Emília de Sousa e Menezes resultam os Sousa da Câmara, de Vila Viçosa. É um ramo dos Camisão que ainda não explorei convenientemente.

Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11598 | mso | 22 out 2001 16:15 | Em resposta a: #11576

Caro Artur Camisão Soares

Com base nos apelidos aqui tratados e nesta ultima referência a Vila Viçosa, atrevo a intrometer-me neste tópico, para lhe perguntar se tem alguma informação sobre um Souza Araujo (de momento não tenho os restantes elementos),nascido na referida vila, na 2ª metade do sec. XIX ?

Fico desde já grato pela sua atenção, com os meus cordiais cumprimentos

Miguel de Sousa Otto

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11604 | artur41 | 22 out 2001 17:41 | Em resposta a: #11598

Caro Miguel de Sousa Otto


Ter-me-á que dar mais elementos: sem nome próprio e outras referências. será imposssível.
O que lhe posso dizer é que Manuel José da Nóbrega Camisão, nascido por volta de 1800, era filho de D.Ana Acúrcia Pereira de Araújo e Sousa, natural de Lagos, neto de Roque Landeiro Pereira de Sousa e de D.Ana Borja Montoja. Aconselho-o a consultar o tópico: Familia Camisão; principalmente as últimas mensagens.
Aguardo, pois, mais indicações suas.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11633 | Vasco Jácome | 22 out 2001 23:34 | Em resposta a: #11575

Caro Artur Camisão Soares

Antes de mais, não contestei a passagem de armas de Barbudos a Gonçalo de Araújo e Sousa. Antes pelo contrário, justifiquei tal pelo casamento de Payo Rodrigues de Araújo com D. Leonor Pereira de Barbudo. Só que isto pode não ser muito revelador da sua ligação ao casal, pois ele foi origem de bastantes ramos de Araújos. Eu apenas disse que ela não consta das 2 obras que tenho sobre o assunto. Qual a genealogia que é exposta nessa Carta de Armas?

Quanto à sua pergunta se D. Maria e D. João VI cometeriam erros grosseiros na matéria em questão, há que começar por recordar que quem tratava de Carta de Armas eram os funcionários encarregues do assunto. Os Monarcas, imagino eu, só muito levemente (se tanto) teriam conhecimento dos processos! Julgo que os autênticos disparates heráldico-genealógicos contidos em muitas Cartas de Armas desta época (séc. XVIII), já tem sido aqui suficientemente debatidos para não causar espanto a falta de fiabilidade destes documentos. É evidente que nem tudo são erros e algumas hão-de conter genealogias verdadeiras certamente!

Relativamente a este caso específico de troca de Sousa de Arronches por Sousas de Prado espanta-me muito pouco, pois até tenho um caso idêntico na família.

Voltando ao texto da Carta de Armas de José António Pereira de Araújo e Sousa, já que é o mais completo: é possível que realmente Rodrigo Alves de Araújo tenha tido esse filho Sebastião, que Felgueiras Gayo não terá identificado, e que por ele se complete a sua ligação aos Araújos. Resta é saber de onde vem o Sousa. Será da m.er de Sebastião, D. Joana Dias Rebelo?

Parece-me que só documentos coevos desta gente é que poderão ajudar a resolver este caso. O que não será fácil, pois é período anterior aos paroquiais. Julgo que este época (séc. XV e inícios/meados do XVI) é mesmo o mais crítico e nebuloso da genealogia portuguesa.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11638 | artur41 | 23 out 2001 00:18 | Em resposta a: #11633

Caro Vasco Jácome

Não pus em causa as suas intenções: limitei-me a indicar a fonte. Se, de qualquer das maneiras fui dúbio, as minhas desculpas!
Pergunta-me de onde vem o Sousa deste ramo de Araújo e Sousa; tendo a responder-lhe que surgiu da forma que está indicada em todas as cartas de brasão que conheço, relativamente à minha família: do casamento duma filha de D.Lopo Dias de Sousa, com Payo Rodrigues de Araújo. As cartas de brasão referem todas o 1º casamento dele com Leonor Pereira de Barbudo, herdeira do concelho de Barbudo do Couto do Douro e da Torre de Sabari.
Por outro lado se repararmos nas alianças familiares que foram feitas, chegaremos à conclusão que a nobreza era antiga e muito conhecida.
Relativamente a D.Joana Dias Rebello, ainda não consegui arranjar elementos sobre a sua ascendência.
Uma coisa me parece cada vez mais liquida: houve erro quanto às armas dos Sousa.
Penso submeter a questão a quem de direito,para se possível ser analisada pelo Conselho de Nobreza.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11718 | mso | 24 out 2001 10:37 | Em resposta a: #11604

Caro Artur Camisão Soares

O meu muito obrigado pel o seu interesse.

Quanto a mais informações, afinal tenho relativamente pouco, mas quem sabe...

AUGUSTO CANDIDO de SOUSA ARAUJO
nasc. a - ? em Vila Viçosa
morreu a - 1932 em Lisboa
filho de - ?
casado com - Carlota NOVAIS
Oficial do Exercito (posto de Coronel)

Sem querer maça-lo, se com estes dados lhe surgir alguma pista, fico-lhe desde já grato pela colaboração.

Cordiais cumprimentos

Miguel de Sousa Otto

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11732 | artur41 | 24 out 2001 14:32 | Em resposta a: #11718

Caro Miguel de Sousa Otto


Relativamente a Augusto Cândido de Sousa Araújo, nada sei de momento.
Mas, tendo sido ele casado com Carlota Novais, talvez o meu amigo( e namorado de uma sobrinha minha) Pedro de Abreu Novaes saiba alguma coisa. Quando eu souber alguma coisa, transmito-lhe os dados.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11754 | artur41 | 24 out 2001 18:31 | Em resposta a: #11638

Caros Vasco Jácome


Aqui vai a transcrição da carta passada a Gonçalo de Araújo de Barbudo:

«Portugal Rey de Armas Principal nestes Reinos e Senhorios de Portugal pelo muito alto e Poderoso Rey Dom Filipe Terceiro nosso Senhor Rey de Portugal dos Algarves daquem e dalem mar em Affrica Senhor de Guiné da conquista Navegação Comercio da Ethiopia Arabia Percia e da India etc. Faço saber aos que esta minha carta de certidão de armas digna de fé, e crença virem por parte de Gonçalo de Araújo de Barbudo morador em Travaços freguesia de São Cypriano de Samariz termo da villa dos Arcos de Valdevez filho legitimo sem bastardia de legitimo matrimonio de Sebastiam Rodrigues de Araújo e de sua Mulher Donna Joana Dias moradores na mesma Villa o qual ele procede por linha directa dos Araujos, Mayas e Barbudos, Salgados, Velhos, Osores, Rebellos, e Vazes que neste Reino de Portugal são Fidalgos de Sollar, como consta ser Netto de Rodrigo Alves de Araujo, ser Fidalgo da caza de Sua Magestade, e como outro sim hé tresneto de Alvaro Rodrigues de Araujo Comendador que foi de Rio frio do habito de Christo mosso Fidalgo da caza de Sua Magestade, e como hé quarto Neto de Payo Rodrigues de Araujo que foi Alcaide mor e Senhor dos Castellos de Lindozo, e Castro Laboreiro e suas terras foi Fidalgo da caza de ELREY Dom Duarte das quais terras e castellos foram e Sam Senhores das armas e geraçoins de que ele procede da caza e Sollar, e Sam Senhores da Villa de Lobeos, e das mais armas asima ditas como o hé hoje Pedro de Araujo; asim mais das ditas Geraçoins que ele Suplicante procede e foram Senhores no Reyno de Galiza, e São Thiago, e Milmanda, e Mirapelle, guinzo, e dos Coutos de Guindive que hoje sam e asim mais procede ele Suplicante por parte de Seo Pay, May, Avos e Visavos as ditas Armas por serem pessoas muito Nobres, e viverem sempre à Ley da Nobreza Ricos e abastados com criados escravos, e gente de Seo Serviço sem terem Raça nenhuma de Mouros, nem Judeos nem nenhum máo sangue antes vive e todos os mais à Ley da Nobreza e Fidalguia como consta por hum instromento publico feito na Villa de Arcos de Val de Vés Concellho da dita Villa pelo Escrivão João Feyo e asinado pelo Juiz Francisco de Brito Cozas Cavaleiro Fidalgo de Seo termo pelo Bisconde de Vilanova Senhor da dita Villa, e Justeficado Nesta cidade de Lisboa por Manoel Figueira da Sylva Tabalião de Notas por Sua Magestade o qual fica em meo poder a que me reporto em todo, e por todo porque constava que o dito Seo Pay e May, Avos e Visavos viveram sempre à Ley da Nobreza, e por asi proceder o Suplicante das Ditas Geraçoins, e visto por mim Seo requerimento provi, e busquei os Livros da Nobreza e antiga Fidalguia destes Reinos, en elles achei as Armas Registadas, e eluminadas, a Saber o escudo esquartellado o primeiro dos Araujos, o campo de prata, e huma aspa azul com sinco bezantes de ouro; as Segundas dos Mayas, o campo vermelho, e huma aguia de preto armada, de petada de ouro; as Terceiras dos Barbudos, o Campo de ouro, e sinco estrellas de vermelho em aspa, as ultimas dos Salgados, hum Castello branco no escudo com tres torrinhas e na torre do meyo em sima dela hum saleiro de ouro descoberto, e nas outras duas torres duas aguias cada huma em sua torrinha que tem o ferram do Saleiro com hum pé e por diferença hum trifólio verde, e por timbre o dos Araujos; hum meyo Mouro sem braços vestido de azul com seos bigodes grandes com hum Capelo de ouro, como caciz y elmo de prata Aberto, e goarnecido de ouro paquife dos metaiz e cores das armas, e por asim lhe pertencerem e as poder trazer, e dellas uzar o dito Gonçalo de Araujo e Seos descendentes asim como as troucerão , e delas uzarão em todos os lugares de honra em que os ditos seos antecessores sempre costumarão trazer em os tempos do Reis meos antecessores e com elas poderá entrar em Batalhas Campos Duelos Retos escaramuças e dezafios e exercitar todos os actos licitos de Guerra, e de paz asim as poderá trazer em seos aneis sinetes e devizas e as pôr em suas cazas edeficios e deixálas pôr sobre sua sepultura propria, e finalmente servirce honrrar, e aproveitarsse dellas em todo e por todo como á sua nobreza convem pelo que Requeiro a todos os Corregedores Dezembargadores Provedores Ouvidores Juizes, Alcaydes, e Meirinhos e a todas as mais Justiças de Sua Magestade da parte do dito Senhor e porbem do Officio da Nobreza que tenho asim mando aos offeciais da Nobreza Rey de Armas Arautos e passavantes que hora São e ao diante forem como Juiz que sou dela o cumprão e goardem e fação inteiramente cumprir e goardar asim e da maneira que esta certidão de armas se contem passada com todos os previlegios, graças honras Liberdades e merces que devem haver os Nobres Fidalgos destas Geraçoins asima ditas por verdade e em fé testemunho dela vai por mim asinada Dada nesta cidade de Lisboa aos vinte e dois de Fevereiro do Anno de Nascimento de nosso Senhor Jezus Christo de mil seiscentos e vinte e nove. Eu Andre Fernandes Cavaleiro da caza de ELRey nosso Senhor Arauto e Senhorios de Portugal a sobscrevi: p.p.: Rey de Armas. Fica registada esta certidão de armas no Livro do Registo da Nobreza de fidalgos dela que está em meo poder ás folhas vinte e duas E eu Rey de Armas Portugal e Principal me asinei de meo nome Hoje sinco de Março de mil seiscentos e vinte e nove annos Martim Affonço Saldeÿro».



Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11785 | mso | 25 out 2001 09:32 | Em resposta a: #11732

Caro Artur Camisão Soares

O meu muito obrigado.

Cordiais cumprimentos

Miguel de Sousa Otto

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11850 | Vasco Jácome | 25 out 2001 22:48 | Em resposta a: #11754

Caro Artur Camisão Soares

Obrigado por ter atendido ao meu pedido de revelar a genealogia da Carta de Armas de Gonçalo Araújo.

Não há dúvida de que reitera a linha já aqui exposta nas mensagens anteriores. É pena é que não dê a geração entre Rodrigo Alves de Araújo e Álvaro Rodrigues de Araújo, Comendador de Rio Frio.

A questão Sousa é que continua por esclarecer. Relembro que segundo Felgueiras Gayo, Payo Rodrigues de Araújo e sua m.er Leonor Pereira de Barbudo tiveram pelo menos uma dezena de filhos, entre eles Álvaro Rodrigues de Araújo, Comendador de Rio Frio e outro Payo Rodrigues de Araújo, este sim casado com uma Aldonça de Sousa, filha de Pedro Gomes de Abreu, Sr. de Regalados, e de outra Aldonça de Sousa. Note-se que Manuel de Sousa da Silva não dá esta filha Aldonça a Pedro de Abreu (Vol. II, pg 71-72).

Esta é que me parece que pode ser a origem da possível confusão do tal hipotético 2º casamento de Payo Rodrigues de Araújo (pai).

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#11853 | artur41 | 25 out 2001 23:09 | Em resposta a: #11850

Caro Vasco Jácome


O prometido é devido!
No que diz respeito aos Sousa, pode ser que a sua hipótese corresponda ao que aconteceu.
De qualquer das maneiras, falaremos pessoalmente no dia 24.


Um abraço amigo

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#43200 | JMSA | 10 jun 2003 19:19 | Em resposta a: #11718

Caro Confrade
Estando a "navegar" por este tópico vejo de repente os nomes dos meus Bisavós, mencionados por si. Gostaria de saber qual é o seu interesse e se descende deles, pois se for esse o caso, seremos concerteza parentes próximos.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Tora

#43234 | mso | 11 jun 2003 16:42 | Em resposta a: #43200

Caro JMSA,
Os referidos Augusto de Sousa Araujo e Carlota Novaes, são trisavós da minha mulher Maria Manuel . Tenho todo o interesse em trocar informações pelo que desde já lhe deixo o meu email : miguelotto(arroba)dmp.pt.
Cordiais cumprimentos
MSO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 23:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen