Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Informática | Regiões

Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#7797 | JCC | 09 ago 2001 23:38

Finalmente está on-line a minha árvore de costados. Está com mais de 20 gerações mas, claro, que não estão todas completas.
São sobretudo famílias alentejanas, que se mantiveram à volta de Évora nos últimos 300-400 anos. Há uma linha (Cary) que segue em Inglaterra até ao séc. XII.
É apenas a primeira experiência que penso vir a melhorar e completar, espero que a um ritmo maior do que até agora. As fontes utilizadas estão disponíveis na consulta.
Na minha home-page ( http://cordovil.home.sapo.pt/ ) escolher a opção Genealogia - a única com conteúdo :-)
Agradeço os comentários de todos os que tiverem a paciência de a visitar.

João Cordovil Cardoso
cordovil@mail.telepac.pt
http://cordovil.home.sapo.pt/

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#7798 | PMEQAAT | 10 ago 2001 00:24 | Em resposta a: #7797

Caro João Cordovil Cardoso

Já consultei o seu site.Está muito bem organizado.Parabéns!

Melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#7815 | rafael mião | 10 ago 2001 16:06 | Em resposta a: #7797

Caro João Cordovil Cardoso
Felicito-o pela sua home-page que está bem elaborada e agradável consultá-la pelo seu âmbito alargado.Depois,apraz-me registar que vi lá ramos da Família -Guerreiro(dos Guerreiro de Gusmão)o que para mim foi uma grande satisfação .
Com cordiais Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#7818 | LCM | 10 ago 2001 21:34 | Em resposta a: #7797

Caro João,

Acabo de visitar a sua "página" e dou-lhe os mais sinceros parabéns! A par da publicação pelos métodos tradicionais a internet é uma óptima forma de divulgar os resultados das investigações para que não "morram" esquecidas dentro de gavetas .

Um grande abraço de parabéns
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48377 | Carlos Silva | 24 set 2003 10:22 | Em resposta a: #7797

Caro Joào Cordovil Cardoso,

No jornal "o Alviela" de 8 de setembro de 1993 vem uns quadros genealogicos entre os quais se acha brevemente referida a descendencia de Maria Joana Cari Saturnino Cordovil Azevedo Mendes, mulher de Carlos Maria Courinha Azevedo Mendes (cuja ascendencia é estudada), i.e.:
- Padre Carlos Rui Cordovil Azevedo Mendes, S.J.
- Ana Maria Cordovil Azevedo Mendes, Carmelita com o nome de Ir. Ana de Sta Maria no convento de Fàtima.

Vi o apelido Cordovil e o apelido Cari (Cary?) e pensei que poderia ter (um pouco de) interesse.

Seja como for, melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48382 | JCC | 24 set 2003 10:43 | Em resposta a: #48377

CAro Carlos Silva

Muitoobrigado pelos seus comentários. Trata-se de fcato de uma irmã de minha mãe, minha tia portanto e dos seus dois filhos, meus primos direitos.

Tenho bastante interesse nesse artigo, pela ascendência do meu tio Carlos Maria. Será que o pode fotocopiar e enviar-me. O meu email é cordovil arroba webside ponto pt.

Obrigado

João Cordovl Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48523 | quintadoloureiro | 25 set 2003 17:51 | Em resposta a: #48382

Caro João Cordovil Cardoso

Parabéns pelo seu site que pelo pouco que ainda vi me pareceu excelente. Parece-me que é parente de minha mulher Luisa de Sá Nogueira, pelo lado Cary. O Avô de minha mulher Domingos Cary Acciaioli de Sá Nogueira tem um manuscrito antigo sobre os Cary, que ainda não consultei, com árvores de geração desta família. Quando o consultar , se vir que tem algum interesse poderei comunicar-lhe.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48527 | JCC | 25 set 2003 18:30 | Em resposta a: #48523

Caro José de Castro Canelas

É verdade, ainda somos parentes!!!

Penso que esse manuscrito será o mesmo de que eu possuo fotocópia, mas cujo original procuro há imenso tempo. Será que o encontrei agora?

Aguardo impacientemente notícias já que esse manuscrito é iluminado com diversas armas inglesas que os vários elementos da família usaram e eu gostaria imenso de o poder fotografar.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48529 | JCC | 25 set 2003 18:31 | Em resposta a: #48523

Meu caro

Falhou a assinatura, as minha desculpas

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48591 | quintadoloureiro | 26 set 2003 12:04 | Em resposta a: #48527

Caro João Cordovil Cardoso

Julgo que este é o manuscrito que procura, pois tem as diversas armas iluminadas. Vi-o apenas uma vez e a correr. Irei pedir ao Sr. Sá Nogueira para o consultar. Quando o tiver contactá-lo-ei.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48602 | JTaval | 26 set 2003 13:12 | Em resposta a: #48529

Caro João Corodivl Cardoso,

Em relação à página reitero de novo os meus parabéns. Está impressionante. Usou o MG para a construir?

Outro assunto: há tempos o meu sogro coligiu uns artigos publicados no Jornal das Regiões/ Lisboa sobre a história do Bairro Alto, onde eu e a Maria morávamos até há pouco tempo. Ora, neste artigos, era referido que por volta do séc. XVI toda aquela zona pertencia a uma quinta propriedade de uma senhora Cordovil, se não estou em erro, também Maria. Conhece esta história?

Um abraço,
José Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48603 | A.Godinho | 26 set 2003 13:41 | Em resposta a: #7797

Caro João Cordovil

Vi em tempos o título de Santa Maria no Manso de Lima, que está em microfilme na BN.

Aqui vai um apontamento que colhi:

-Manuel Jusarte de Santa Maria. Filho de João Jusarte. Viveu em Santarém onde foi capitão da ordenança. Csou duas vezes, a 1ª com Maria Godinho, filha de Francisco Godinho cavº fid.que era aparentado com muitos fidalgos deste reino como justificou Sebastião Coelho Montez no ano de 1639, e de Maria da Costa. Filho:
Sebastião Coelho de Santa Maria Montez.Nasceu em Santarém onde foi b. a 25.1.1601.Foi capitão de infantaria e alferes da câmara.

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48660 | JCC | 26 set 2003 23:08 | Em resposta a: #48591

Caro José de Castro Canelas

Pode imaginar a satisfação que me dá! Fico-lhe imensamente grato e aguardo ansiosamente as suas notícias já que, como disse, há vários anos que tento infrutiferamente localizar o detentor do original... Se entender necessário estou à disposição para visitar o meu parente.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48662 | JCC | 26 set 2003 23:20 | Em resposta a: #48602

Caro José Tavares de Almeida

Foi, de facto, com o The Master Genealogist que realizei a página. Aliás, como o pus a "falar" português a saída é quase imediata.

Quanto ao outro assunto só sei o que li há tempos no Dicionário de Lisboa e que é o que refere. Ainda não tive disponibilidade de tempo para ir mais fundo. Aliás há mais "mistérios" : na Ermida de Porto Salvo há um painel de azulejos que refere um milagre que aconteceu à "marqueza Cordovil de Alfama". Ora não consta ter havido alguma marqueza Cordovil...No entanto os meus tataravôs viveram numa casa que ficava entre Santiago e Santo Eloy, portanyto não muito longe de Alfama. E um institui um morgadio, cuja documentação encontrei há tempos na TT. Seria uma troca de "morgada" por "marqueza"?

Talvez um dia venha a descobrir...

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48665 | JCC | 26 set 2003 23:32 | Em resposta a: #48603

Caro António Godinho de Carvalho

Esta linha, dos Juzarte de Santa Maria tem sido um beco sem saida.

Como viu chego ao Luis Freire de Mendonça Juzarte de Santa Maria, cujo assento de baptismo foi transcrito para Santarém, onde refere ter sido baptizado no Recife, havendo uma alusão à Igreja de Santo António. É filho de Joaquim Isidoro Freire de Mendonça, que já uma parente brasileira que conheci pela Internet me disse ter sido advogado por provisão. No AHU pude confirmar esta provisão, encontrei tb um passaporte mas mais nenhuns dados que me ajudem. Por outro lado a tal Igreja de Santo António só foi construida depois da data de baptismo.

Existe tb um João Juzarte de Santa Maria, que foi entre outras coisas governador de Cabo Verde e que requereu CA. No requerimento alega antepassados Freires e Mendonças, para além de outros. É de Santarém mas não consegui ainda relacioná-los. Entre estes dois devrá haver duas gerações...

Enfim, pode ser que um dia consiga ligá-los mas a pista que me deu do Manso de Lima ainda não foi explorada. Tenho que arranjar tempo para ir vê-la.

É curioso, no entanto, a existência de ligações com Montez, o que também acontece em gerações mais recentes. Ignoro se os Montez serão os mesmos mas havemos de ver.

Agradeço-lhe imenso estas pistas e queira Deus que eu arranje tempo para poder segui-las.

Um abraço
João Cordovil ardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48682 | A.Godinho | 27 set 2003 02:26 | Em resposta a: #48665

Caro João Cordovil Cardoso

Imprescindível para famílias de Santarém é
o Index das Notas dos Vários tabeliães de Santarém ( extractos das escrituras, coligidos por Luiz Montez Matoso),nos Reservados da Biblioteca Nacional, Colecção Pombalina,.Em tempos a cota era o nº106 da C.Pombalina e hoje penso que está microfilmado. É um bem volumoso manuscrito encadernado, que abrange os sec. 16 a 18. Quem sabe não estará aqui a possibilidade de entroncar os seus Juzarte Santa Maria?
Para mim foi fundamental para a m/ ascendência Godinho, Macedo, Velho Cabral, Cid,Barbosa, Barros, Correia, Silveira, etc...
Lá vi mencionados Juzartes Santa Maria, Freires, Mendonças etc.

Aproveito para lhe perguntar se sabe da viabilidade e custo de digitalizar tal documento na BN e adquirir o CD.

Um abraço,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48704 | Torres de Belver | 28 set 2003 08:31 | Em resposta a: #7797

Caro Sr Cordovil Cardoso,

Aceite os meus parabéns os mais sinceros pelo seu site assim como pela sua árvore de costados.
Tal primeira esperiência deixa boas esperanças acerca da evolução do seu site.
Gostei da simplicidade e da clarêza da sua página de aprensentação, sem nada de "superflu" (é sempre agradável contemplar os lindas armas dos Cordovís).
A paciência torna-se facilmente em prazer, consultando o resultado das suas pesquisas !

Com os meus melhores cumprimentos franco-alentejanos,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#48768 | quintadoloureiro | 29 set 2003 10:14 | Em resposta a: #48660

Caro João Cordovil Cardoso

Não sei ainda quando poderei ter acesso ao referido documento pois o avô de minha mulher está neste momento a viver em Espanha (os documentos estão cá)e apesar da sua avançada idade (98 anos muito lúcidos) não sei quando voltará. No entanto como estou neste momento a consultar outros documentos, julgo que assim que terminar poderei pedir o dos Cary.
Terei muito gosto que nos encontremos, assim que possível.
Até breve,
J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#54196 | JCC | 22 dez 2003 14:20 | Em resposta a: #48768

Caro José de Castro Canelas

Presumo que até agora não teve mais notícias do manuscrito.

Aproveito o tema para lhe desejar, e a toda a família, um Santo Natal e um Feliz Ano Novo.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#54212 | quintadoloureiro | 22 dez 2003 18:52 | Em resposta a: #54196

Caro João Cordovil Cardoso
Realmente ainda não tive oportunidade de tratar do assunto do manuscrito, por isso não o tinha contactado ainda.
Vou ver se agora pelo Natal consigo ter acesso ao manuscrito.
Agradeço e desejo também um Santo Natal e Feliz Ano Bom.
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55284 | JCC | 13 jan 2004 12:12 | Em resposta a: #54212

Caro José de Castro Canelas

Hoje, ao ver que o meu parente Domingos Sá Nogueira fraz anos, acabei por ir parar àapgina da BD do Genea em que você está (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=226183)

No entanto creio que há um erro já que aqueles que são dados como seus pais nasceram em 1802 e 1809 o que não me parece possível.

Sugiro que dê uma olhada e peça a correcção.

Um abraço

João
PS: Sem querer parecer maçador, ainda não temos novas do manuscrito, não?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55288 | quintadoloureiro | 13 jan 2004 12:36 | Em resposta a: #55284

Caro João Cordovil Cardoso

Realmente hoje o Avô de minha mulher faz 99 anos. O assunto do documento dos Cary não está esquecido.Como não tive oportunidade de estar no Natal com a pessoa que tem os documentos enviei por minha mulher uma carta de parabéns, para o Avô que está em Madrid, em que lhe peço para consultar o referido documento dos Cary. Em breve deverei receber a resposta.

Ontem também verifiquei que os meus dados estão errados. Não são meus antepassados nem sei quem são os senhores que o Genea dá como sendo meus pais e pedi a correcção. Têm cerca de 160 anos mais do que eu!

Obrigado e um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55294 | Genea Portugal | 13 jan 2004 13:47 | Em resposta a: #55288

José de Castro Canelas,

Foi um lapso, mas já está corrigido.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55369 | quintadoloureiro | 14 jan 2004 12:48 | Em resposta a: #55294

Caro Genea Portugal

Muito obrigado pela correcção. Na mensagem que enviei a pedir a correcção indico quem são os meus Pais.

Cumprimentos,
J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55426 | MSG | 15 jan 2004 00:09 | Em resposta a: #7797

Caro João Cordovil Cardoso:
Espreitando a sua árvore - e com uma pontinha de inveja pela organização e pelo site... :-) - encontro uma senhora de apelido "Marcial". Não deverá ser, antes, "Maciel"? Tratando-se de ligações a Barbosas do Minho, seria mais provável... estarei a pensar bem?
Aceite os meus melhores cumprimentos
Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55435 | Sobral | 15 jan 2004 10:27 | Em resposta a: #7797

Ao confrade João José Cordovil Fernandes Cardoso

Ao verificar a sua árvore nos familiares naturais da região de Seia verifiquei que havia cruzamento com uma família da Covilhã que estudei; os Eça Teles. Assim, e caso lhe faltam dados para completar um dos ramos, ponho à sua disposição alguns dos meus apontamentos.:

Helena Maria de Campos casou na Folhadosa a 22.02.1757 com José Álvares Leal, já viúvo, filho de Domingos Alves e Maria André, de S. Tiago, Porto
Além de Isabel dos Santos teve, pelo menos, outra filha, Maria Clara Leal de Campos c. a 26.5.1780 com Manuel de Brito Freire, filho de Amaro de Brito Freire e Maria de Abranches

Helena Maria era filha de Ana de Campos Garcia (fª de António Garcia e Maria de Campos) c. a 30.9.1724, Folhadosa, com Pascoal Homem, já viúvo.

Pascoal Homem era filho de Ana Fernandes, de Lagiosa, e Dr. Francisco Homem de Eça Teles, do Paúl, Covilhã.

Francisco Homem de Eça Teles era filho de João Homem de Eça Teles (Paúl 13.3.1606-17.9.1646 Stª Maria da Covilhã) C. no Paúl a 21.9.1625 com D. Isabel Ribeiro Sardinha; Neto paterno de António da Costa Teles e D. Genebra Mendes de Oliveira (CC 1597, Stª Maria da Covilhã); neto materno de Diogo Sardinha, fam. do Stº Ofº e Beatriz Esteves (dita Inês no registo da sua morte em que dobraram os sinos a 25.3.1643) Beatriz seria irmã do prior do Paúl Ldº. Francisco Serra, dos Serras da Covilhã
Era bisneto paterno de Miguel da Costa de Eça (Fez justificação de nobreza em 1605) e D. Antónia Tavares Castelo Branco.

Tenho mais ascendentes mas julgo aparecerem na obra de Alberto Gusmão Navarro

Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55440 | JCC | 15 jan 2004 11:09 | Em resposta a: #55435

Caro G. Santos

Muitíssimo obrigado pelos elementos que me enviou que, de todo, desconhecia. Tenho tido muito pouco tempo livre e, sobretudo no que respeita a esta linha, tenho estado parado até porque os paroquiais de Folhadosa e arredores têm, na sua maior parte, uma letra horrível.

Muito grato lhe ficaria se, em complemento de tudo o que já me mandou, me pudesse citar as fontes já que, como deve ter reparado no site, tenho a "mania" de as incluir.

Não possuo nem conheço o livro que refere. Poder-me-à enviar elementos mais detalhados? Desde já lhe agradeço.

Se preferir poderá usar o meu email: cordovil arroba webside ponto pt.

Reiterando os agradecimentos apesento os meus cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55442 | JCC | 15 jan 2004 11:38 | Em resposta a: #55426

Caro Marcos Sousa Guedes

Obrigado pelos seus comentários. Quanto ao Marcial/Maciel pode ser possível. A pesquisa original deste ramo não é minha, mas de outra parente, e eu não vi as fontes primárias. Por outro lado tinha graça (ainda não tinha reparado nisso) que estes Barbosa fossem entroncar nos da minha mulher...

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55487 | Sobral | 15 jan 2004 18:53 | Em resposta a: #55440

Caro João Cordovil Cardoso

As datas foram retiradas dos registos paroquiais. Não vão sistematizadas por folhas dos livros paroquiais pois quando anotei os registos (30 e tal anos) não tinha a intenção de os publicar, servindo tão só para pesquisas dos ramos colaterais da minha família.

Helena Maria de Campos casou a 22.02.1757 com José Álvares Leal - Folhadosa, misto 1
Maria Clara Leal de Campos c. a 26.5.1780 com Manuel de Brito Freire - Folhadosa, casamentos 1
Helena Maria c. a 30.9.1724, com Pascoal Homem - Folhadosa, misto 1
Os registos nomeiam os nomes dos pais.

As datas referentes ao Paúl e Stª Maria Maior, Covilhã foram retiradas dos respectivos Mistos 1
Francisco Homem de Eça Teles nasceu no Paúl a 1 13.3.1606, fal. a 17.9.1646 Stª Maria da Covilhã) C. no Paúl a 21.9.1625 com D. Isabel Ribeiro Sardinha; Neto paterno de António da Costa Teles e D. Genebra Mendes de Oliveira (CC 1597, Stª Maria da Covilhã); neto materno de Diogo Sardinha, fam. do Stº Ofº e Beatriz Esteves (dita Inês no registo da sua morte em que dobraram os sinos a 25.3.1643) Beatriz seria irmã do prior do Paúl Ldº. Francisco Serra, dos Serras da Covilhã

António da Costa Teles fal a10.11.1642, Stª Maria Maior, Covilhã
Genebra Mendes de Oliveira fal. a 9.3.1643, Stª Maria Maior, Covilhã. Era irmã do Pd.e Fernão Cardoso de Oliveira, ambos filhos de João Fernandes de Oliveira (+ 1610) e D. Beatriz de Oliveira.
António da Costa Teles era filho de D. Maria Teles de Eça (+ ? a 3.6.1593) e Sebastião da Costa (este fº de Francisco da Costa e D. Joana Sardinha, esta de Beja); neto materno de Manuel d'Eça Teles e Ana Florência Nunes de Albuquerque (casados no Tortosendo).

Rectifico a informação anterior: António da Costa Teles não era fº mas irmão de Manuel da Costa d'Eça, o que fez justificação de nobreza em 1605.
Os nomes mais antigos foram retirados do citado livro.
O processo do Stº Ofício poderá ser consultado na TT. De momento não tenho à mão de semear a nº do processo mas poderei indicálo mais tarde, se necessário.
Não consultei na TT a justificação de nobreza.

O livro de Gusmão Navarro poderá ser o seguinte, já que na Biblioteca Nacional, onde o consultei há muitos anos, é o único que aparece com possibilidades.
Estudo histórico genealógico sobre a família dos Pinheiros da Casa de Monsanto por Alberto de Gusmão Macedo Navarro
A. Gusmão entronca os ascendentes destes Eças até D. Maria Teles, irmã da rainha Leonor. Os Teles entronca-os na casa de Monsanto.

Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55488 | Sobral | 15 jan 2004 18:56 | Em resposta a: #55487

Corrigindo ...
O processo do Stº Ofício poderá ser consultado na TT. De momento não tenho à mão de semear o nº do processo mas poderei indicá-lo mais tarde, se necessário.
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55497 | JCC | 15 jan 2004 20:53 | Em resposta a: #55487

Caro G Santos

Mais uma vez muito obrigado. Pode calcular a alegria que me dá poder acrescentar mais uns ramos na minha árvore...

Se tiver mais notícias diga, que eu farei outro tanto.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55511 | LCM | 15 jan 2004 23:59 | Em resposta a: #55497

Caro João,

Tenho o livro sobre os Pinheiros de Monsanto com uma mais-valia: fotocópia de uma extensa carta de Julio de Castilho a Gusmão Navarro sobre o livro. Estão às tuas ordens quando quiseres.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55526 | JCC | 16 jan 2004 09:38 | Em resposta a: #55511

Caro Loureenço

Muito Obrigado. Claro que quero "dar uma voltinha"no livro. Vais ao Instituto no sábado? Poderemos lá combinar.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55587 | LCM | 16 jan 2004 19:07 | Em resposta a: #55526

Levo-te o livro amanhã.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55593 | abivar | 16 jan 2004 20:42 | Em resposta a: #55587

Caros:

Também me interessa esse livro, de maneira que reservo já uns minutos de consulta para amanhã! Trata só de Pinheiros ou cruza com outras famílias de Monsanto? a minha Mulher tem muita ascendência de lá (Furtados de Mendonça, Pinheiros, Andrades, Juzartes, etc.), mas tudo difícil de ligar por causa da preguiça dos senhores padres que durante anos não escreviam os nomes dos pais dos noivos...

Abraços e até amanhã,

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#55611 | JCC | 17 jan 2004 00:15 | Em resposta a: #55587

Obrigado e até amanhã.

Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#56063 | quintadoloureiro | 25 jan 2004 18:27 | Em resposta a: #55284

Caro João Cordovil Cardoso

Já tenho comigo o manuscrito que falámos. Tenho também mais alguns documentos, que talvez lhe interessem, mas que ainda não os analisei.
Como é que o posso contactar?
O meu mail é quintadoloureiro1arrobasapopontopt.
Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#56071 | quintadoloureiro | 26 jan 2004 00:40 | Em resposta a: #55284

Caro João

Entre os documentos que tenho agora comigo, tenho a Carta de Armas de António Carlos Cary, de 1748, que julgo lhe poderá interessar consultar.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#56077 | JCC | 26 jan 2004 10:28 | Em resposta a: #56063

Caro Zé

Acabo de lhe responder por email já que penso que este assunto é melhor tratado em privado.

Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#56958 | JCC | 05 fev 2004 16:03 | Em resposta a: #55488

Caro G. Santos

O Lourenço Correia de Matos emprestou-me o livro que referiu (penso que estamos a falar de "Estudo histórico genealógico sobre a familia dos Pinheiros da Casa de Monsanto") mas, embora apenas lhe tenha dado uma vista de olhos sumária, não consegui entroncar os personagens que me indicou nas genealogias referidas no livro. Será que é este livro que me falou? Caso afirmativo pode dar-me mais alguma pista, para ver se localizo a ligação?

Desde já lhe agradeço o tempo que quiser perder com este meu pedido.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#57006 | Sobral | 05 fev 2004 21:34 | Em resposta a: #56958

Caro João Cordovil Cardoso

Como informei antes, a obra que indiquei foi retirada da bibliografia da Bib. Nacional, por ser o único livro mais plausível sob o nome deste autor.
Os dados manuscritos onde colocara essa fonte, por peripécias várias, devem ter desaparecido. Todavia, A. Gusmão Navarro trabalhou com Afonso de Dornelas no Tombo historico genealogico (dir. Affonso de Dornelas, A. de Gusmão Navarro), onde me parece que foram tratadas as famílias Eças e Teles.
O que tenho certeza é que esses dados foram retirados de textos de A. Gusmão Navarro, de nome completo Alberto de Gusmão Macedo Pereira Coutinho Navarro. Descendia de D. Maria Teles de Eça, casada na Covilhã, Stª Maria, a 15.5.1664 com Filipe de Macedo Feio Castelo Branco.
D. Maria d'Eça Teles era fª de Francisco Tavares Castelo Branco e outra D. Maria d'Eça Teles, fª esta de Miguel da Costa Eça, sobrinha de António da Costa Teles
Procurando novamente pela bibliografia no "site" BN, não me aparecem outros livros que tratem de assuntos genealógicos sob o nome de A. G. Navarro
Sobre bibliografia, por enquanto, é quanto posso dizer. Lamento não ser mais preciso.

Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#57022 | JCC | 05 fev 2004 23:32 | Em resposta a: #57006

Caro G. Santos

Muito obrigado pela sua resposta. ambém já tinha ido ao site da BN para verificxar se havia mais algum livro do autor. Encontrei vários mas, conforme diz, não me pareceram referir os Eça ou Teles.

Continuarei a pesquisar e, se encontrar algo, dir-lhei.

Mais uma vez os meus agradecimentos.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#57348 | josemariaferreira | 09 fev 2004 15:22 | Em resposta a: #57022

Viva João Cardoso!
Tenho boas novas para si, não sei se as recebeu enviei-lhe por amail,mas não acusou resposta será que tem novo endereço?
Com que então "fidalgo" da linhagem de reis!
Diga-me qualquer coisa.
Cumprimentos.
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#57352 | JCC | 09 fev 2004 15:57 | Em resposta a: #57348

Caro José Maria

Não recebi nenhuma mensagem sua nos últimos tempos. De que se trata? Poderá voltar a enviar? O meu endereço é:

cordovil arroba webside ponto pt

Infelizmente já não é a primeira pessoa a queixar-se que não recebi mails que me enviaram.

Cumprimentos

João Cordovil Cardosos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#57689 | josemariaferreira | 12 fev 2004 10:46 | Em resposta a: #57352

Caro João Cordovil
Trata-se de dados relativos à sua avó Joana Barbosa da Gama natural da Vila de Panoyas, filha de Jacome Fragoso e de D.Inês cuja ascendencia estudei e vai até D.Afonso VI rei de Castela.
Um abraço
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#57753 | JCC | 12 fev 2004 16:38 | Em resposta a: #57689

Caro José Maria

Apenas tive oportunidade de ler sumariamente o que me mandou que, todavia, verifiqieu ter bastante interesse.

Ainda não sei quando poderei ler com atenção (não será hoje certamente) para depois podermos "conversar".

Um abraço

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#67828 | josemariaferreira | 18 jun 2004 16:49 | Em resposta a: #57352

Caro João Cordovil Cardoso

JOANA BARBOSA DA GAMA,nasceu na antiga Vila de Panoyas no dia 17 de Janeiro de 1655. Primeira filha do casamento em 2ª núpcias (de ambos) de Jácome Barbosa da Gama e de D. Inês Vaz Cavaco. Era 15ª neta de D. Henrique e D.Teresa, pela linha dos Barbosas da Casa de Baldrufe. Casou com Francisco de Brito Lobo de quem teve ilustre geração, da qual descenderam os Condes de Esperança.

Segue a linha dos Barbosas da Casa de Baldrufe de Ponte de Lima, de quem Joana Barbosa da Gama e você descendem e que certamente já terá feito a respectiva investigação genealógica. Tomei a liberdade de lhe a enviar uma vez que esta ainda não consta na sua árvore de costados e apenas lhe tinha enviado por mail a linha dos Cavacos de Alte.

1-JÁCOME BARBOSA FRAGOSO /INÊS VAZ CAVACO

2-JOANA BARBOSA/CRISTOVÃO DE MATOS FRAGOSO

3-PEDRO BARBOSA DE BORIM/ANA DA COSTA GAMA

4-BRITES BARBOSA CORREIA/DIOGO DIAS RODRIGUES

5-ÀLVARO BARBOSA/MARIA GONÇALVES MACIEL

6-FERNÃO GONÇALVES BARBOSA/LEONOR MALHEIRO

7-GONÇALO FERNANDES BARBOSA/BRITES CORREIA

8-PEDRO FERNANDES BARBOSA/CHAMOA MARTINS DE ABOIM

9-FERNÃO PIRES BARBOSA/ELVIRA ANES DE LIMA

10-PEDRO SANCHES BARBOSA/URRACA DE PORTOCARREIRO

11-SANCHO PIRES DE BARBOSA/INÊS AFONSO PIMENTEL

12-D. PEDRO NUNES BARBOSA/ELVIRA MARTINS DA MAIA

13-D. NUNO SANCHES DE BARBOSA/TERESA ÁLVARES DE SAVOROSA

14-SANCHO NUNES DE BARBOSA/TERESA MENDES DE RIBADOURO

15-SANCHO NUNES DE CELANOVA/D. SANCHA HENRIQUES

16-D.HENRIQUE DE BORGONHA/D.TERESA DE CASTELA

17-D.AFONSO VI/XIMENA MONIZ

Portanto se, a sua avó Joana Barbosa da Gama descende de D. Afonso VI, Rei de Leão e Castela, logo você também descenderá. Daí eu numa mensagem anterior lhe chamar fidalgo de linhagens de Reis. (sem ofensa claro!)
Boas pesquisas genealógicas.
Um abraço, do
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#67849 | JCC | 19 jun 2004 00:24 | Em resposta a: #67828

Caro Zé Maria

Mais uma vez muito obrigado. De fcat não tenho estudado esta ascendência. Será que pode indicar as fontes? Fiacar-lhe-ia muito grato. Ultimamente tenho tido muito pouco tempo para esta actividade...

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#68132 | josemariaferreira | 22 jun 2004 16:01 | Em resposta a: #67849

Caro João Cordovil

As fontes consultadas que poderão comprovar a veracidade dos factos são:

A.D.Beja-Registos Paróquia de Panoyas- Livro 1
AN/TT-Processo de F.S.O. de Antão Barbosa da Gama
AN/TT-Processo de F.S.O. de Antão Vaz Cavaco
AN/TT-Processo de F.S.O. de Lourenço Vaz Pretto Monteiro
Arvore de Costados de João Cordovil Cardoso
N.F.P. Volume II (Sobre Barbosas)
N.F.P. Volume X
N.P.B. Volume I

Votos para que complete a sua árvore de costados.

Um abraço do
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#68192 | JCC | 23 jun 2004 17:23 | Em resposta a: #68132

Caro Zé Maria

Muito obrigado. Sobretudo as Habilitações são preciosas.

Um abraço

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#79775 | amafs | 19 dez 2004 22:18 | Em resposta a: #7797

Caro João Cordovil Cardoso :

Ao ler a sua árvore de costados ,deparei com com dois antepassados de m/mulher e nos quais tinha parado a n/informação.

A saber : Sebastião de Almeida Trigoso e Joana Margarida de Castro Pereira de Magalhães.

Deles, cinco gerações depois,vem a Avó Maria do Carmo de Melo Falcão Trigoso.

O seu trabalho permitiu-me acrescentar mais algumas gerações á n/árvore de costados.

Desejo-lhe um Santo Natal.

Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#79785 | ffarrajota | 20 dez 2004 01:05 | Em resposta a: #7797

Caro Senhor Cardoso
Nasci em S.Romão/Seia, o meu nome de solteira Maria Fernanda Fernandes Cardoso.
Cardoso vem de António Cardoso, nasc 30/4/1732 S.Pedro-Santar cc.Maria Batista, de S.Romão, cas. 5 set 1754 em S.Romão.Filho de António Paes Cardoso, de Santar e Jacinta Maria Faria, a Maria Batista de João Lopes, de Vila Cova e Mónica Batista de S.Romão. A sua família Cardoso de S.Romão está um pouco incompleta, acha que terá ligação a esta. Há uma tia casada com um Figueiredo, mas os nomes próprios não correspondem, sendo anteriores aos anos indicados pelo senhor. Uma descendente destes Figueiredos casou com o barão de Alvoco, que também é meu parente através da família de minha mãe.Tenho muitos filhos sem conjuges.
Esta família Cardoso é a mais antiga de S.Romão, mais tarde há uma que aparece, penso que de Maceirinha.De qual destas descende.
Também descendo de Delgados, e da familia Unhão de Torroselo. Encontrei a família Unhão em S.Romão mas não fiz qualquer ligação à de Torroselo.
Ponho ao dispor algum dado que lhe possa interessar.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159508 | frosado | 15 jun 2007 16:02 | Em resposta a: #79785

Nasci em Évora, tenho o apelido Rosado, pela parte de meu pai, e dedico-me, há vários anos, a pesquisar a árvore da costados da minha familia.
Cheguei a antepassados "Rozado " até 1732, e aos antepassados deste, já sem o apelido Rozado, mas sim Soeyro Carneiro em 1630. Tenho todas as fotocópias dos registos paroquiais, relativos a cada pessoa.
A minha família está circunscrita de uma forma geral aos arredores de Évora e em outras localidades do Alto Alentejo.
Se acharem que vale a pena aprofundarem as nossas origens estou à vossa disposição.
Francisco Carvalho Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159518 | gmg | 15 jun 2007 16:30 | Em resposta a: #7797

Caro João Cordovil Cardoso,

Tem notícia ou sabe da existência de um "Arquivo da Família dos Maldonado"? Por um utilizador do fórum foi-me dito que os descendentes do Morgado de Agra de Freimas tem documentação sobre a Família Maldonado.

Eu procuro a ascendência de CATARINA MALDONADO, casada que foi com Gaspar Rodrigues Romacho em 1632 em Alegrete (Portalegre).

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159536 | diogopp | 15 jun 2007 18:44 | Em resposta a: #7797

Caro Joao,

Há já muito tempo que não falava consigo...desde a altura em que lhe pedi ajuda no arquivo de Évora para ver umas coisas acerca da família Ferreira e da família Mautempo. Não sei se está recordado...
Acontece que ainda agora dei com este seu tópico, fui ver e encontrei algo que nos une. Quer dizer, pelo menos a probabilidade de estarmos a falar das mesmas pessoas é muito, muito grande parece-me a mim.

Então, vi na sua Genealogia um tal António José de Bastos, nascido em Campo Maior e casado com uma senhora de seu nome Maria da Encarnação. Deixo-lhe aqui este link, veja as datas e depois diga-me o que achou quando puder. A pessoa em questão trata-se de um sexto avô meu, parece-me que a coincidencia temporal e de nomes é demasiadamente grande para nao ser verdadeira.

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=611703

Um abraço, aguardo noticias suas,

Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159838 | JCC | 18 jun 2007 00:54 | Em resposta a: #159536

Caro Diogo

É bem provável que seja o mesmo. Coincidem os nomes, as datas são possíveis e o meu, se bem que eu não saiba de onde é, é pai de uma filha nascida em Campo Maior. E tinha uma tia avó que falava dos aparentes Bastos, de Campo Maior.

Os dados que possuo provêm do assento de baptismo do neto dele, Martinho Pedro Rosado, que nasceu em Arraiolos em 1819 e que dá amãe natural de Campo Maior mas que é "mudo" relativamente à naturalidade dos avós.

Teremos que confirmar, no AD Elvas, o assento de baptismo de Francisca do Carmo, para ver se correspondem os avós dela com os pais do António José Bastos, mas não faço ideia quando poderei fazer esta confirmação.

Abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159839 | JCC | 18 jun 2007 00:56 | Em resposta a: #159518

Caro Luis GMG

Lamento mas desconheço qualquer coisa sobre esse arquivo.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159842 | JCC | 18 jun 2007 01:07 | Em resposta a: #159508

Caro Francisco Carvalho Rosado

Também tenho vários antepassados na região com esse apelido. Pode ver alguns deles em www ponto cordovil ponto home ponto sapo ponto pt. Faça uma pesquisa por Rosado pois eles parecem em vários ramos da árvore

Já agora, por curiosidade, e porque tive um colega no Liceu de Évora com o seu apelido, o seu pai terá à volta de 50 anos? E o seu avô era veterinário?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159844 | josemssantos | 18 jun 2007 01:35 | Em resposta a: #159842

Caro João

Na TT, Fundo C.E.Lisboa/Justificação Sumária de Matrimónios vi o seguinte sumário que talvez te interesse, caso não conheças já:

M.592/Pº66
Manuel Simões de Almeida, nat Évora, mor em Lx, freg Sta.Justa, fº de Domingos Jorge e Simoa Fernandes, e de Joana Mendes, nat Évora, freg Sto. Antão, mor em Lx/Sta.Justa, fª de António Gomes e de Maria Cordovil
Lisboa, 12 Maio 1629(14 folhas).

Um abraço
zé maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159848 | diogopp | 18 jun 2007 02:56 | Em resposta a: #159838

Caro João,

Eu farei essa verificação em Julho...sou de Elvas...neste momento estou em Lisboa mas faço conta de ir algumas vezes ao arquivo em julho e em agosto.
O meu ascendente António José de Bastos que é provavelmente irmão de Francisca do Carmo, fui eu mesmo que vi o assento de baptismo, onde consta que:
Antonio Jose de Bastos nasceu em Campo Maior na freguesia da Matriz a 31.01.1803.

Filho de:
António José de Bastos nascido em Campo Maior, Matriz e de Maria da Encarnação, nascida em Campo Maior na freguesia de Sao Joao Baptista.

Neto Paterno de:
José Pedro de Bastos e de Ana Maria da Conceição, ambos naturais de Campo Maior, freguesia da Matriz.

Neto materno de:
José António Mexia e de Leonor do Carmo Rodrigues, ambos naturais de Campo Maior, freguesia da Matriz.

Ja agora diga-me uma coisa, tem alguma ida prevista ao AD Évora prevista para breve?

Abraço

Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159860 | JCC | 18 jun 2007 11:38 | Em resposta a: #159844

Caro Zé Maria

Muito obrigado. Desconhecia e voiu já consultá-lo

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159861 | JCC | 18 jun 2007 11:46 | Em resposta a: #159848

Caro Diogo

Fico então à espera das suas notícias para ver se a Francisca do Carmo tem os mesmos pais e avós. Se encontrar peço-lhe o favor de me mandar a informação bem com as cotas os livros.

Não tenho previsto ir a Évora em dia útil brevemente. Tinha previstu uma semana de férias mas tive que as cancelar...

Abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#159871 | gmg | 18 jun 2007 14:26 | Em resposta a: #159839

Caro João Cordovil Cardoso,

E tem conhecimento onde poderei efectuar buscas anteriores a 1632 para os Maldonados? Em alguma Genealogia manuscrita de que tenha conhecimento?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#160014 | diogopp | 19 jun 2007 13:12 | Em resposta a: #159861

Caro João,

Fique descansado...assim que tiver noticias ou souber alguma coisa, digo-lhe. Faço tenções de investigar mais esse ramo da minha família e a confirmar-se...da sua também, o que faria de nós aparentados!

Se por acaso entretanto for a Évora ao arquivo e tiver disponibilidade, diga qualquer coisa. Também tenho muita dificuldade em ir a Évora em dias uteis...

Abraço,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#163387 | diogopp | 25 jul 2007 13:12 | Em resposta a: #159861

Caro João,

Já fui ao arquivo, tenho novidades para si...posso desde já dizer-lhe que a nossa desconfiança se verificou...de facto a Francisca do Carmo é irmã do meu António José de Bastos. Como quer que lhe dê os dados? Ponho-os aqui ou prefere que lhos mande por mail?

Abraço,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#163402 | roz | 25 jul 2007 15:32 | Em resposta a: #159508

Caro Francisco Rosado

Tenho um ascendente de nome Jose Claudio Mendes Rosado cc. Isabel Caetana da Fonseca. Foi Capitao Mor e tambem Administrador da Companhia Grao Para' e Maranhao em Cabo Verde por volta de 1760 e tal. Nao sei de onde era. Embora com um posto publico nao consigo encontrar nada.

Por acaso nao o tem na sua base de dados?

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#163614 | diogopp | 27 jul 2007 14:16 | Em resposta a: #159860

Caro João,

Creio que o forum do Genea estará com algum problema, noto ha algum tempo que nao sou notificado quando é dada resposta às mensagens por mim deixadas no forum.
Deixei-lhe ha dois ou três dias mensagem no topico por si criado acerca das familias Cordovil, Rosado etc uma mensagem.
Ja descobri aquilo que queriamos saber sobre a Francisca do Carmo de Bastos. Como quer que eu faça? Quer que mande as informaçoes que reuni no arquivo de Elvas para o seu mail ou prefere que ponha no tópico?

Um abraço,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#163654 | JCC | 27 jul 2007 17:48 | Em resposta a: #163387

Caro Diogo

Já aqui vim. Deixei-lhe a resposta no outro local.
Se puder mande-me por email cordovil arroba webside ponto pt, se quiser copie para aqui para servir pra outros.

Abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#163658 | diogopp | 27 jul 2007 18:06 | Em resposta a: #163654

Caro João,

Neste momento não consigo aceder ao meu email, parece que a windows live mail está com um problema qualquer...acontece que já não estou em Elvas e tudo o que tenho do que pesquisei está no meu mail e nos meus cadernos e dossiers em Elvas, sendo portanto a única forma de lhes aceder aqui em Lisboa o meu email. Este fim de semana vou para fora...vou tentar mandar tudo antes de me ir embora, se não conseguir so lhe posso mandar as coisas na segunda.

Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#165652 | JCC | 24 ago 2007 12:28 | Em resposta a: #163658

Caro Diogo

Já voltei de férias e, como seria de esperar, estou cheio de curiosidade sobre as suas descobertas.

Será que já tem email outra vez? Logo que possa mande-me notícias:-)

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#165653 | diogopp | 24 ago 2007 12:32 | Em resposta a: #165652

Caro João,

Eu mandei-lhe um mail com tudo ainda em Julho....antes de eu ter ido de férias! Pelos vistos ou me enganei no mail ou aconteceu alguma coisa e não o recebeu!

Vou mandar tudo outra vez e já agora se calhar ponho aqui também para ter a certeza que o João tem acesso ao que descobri.

Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#165656 | diogopp | 24 ago 2007 12:46 | Em resposta a: #165652

Caro João,


Aqui está tudo o que descobri em Julho no dia em que me desloquei ao arquivo de Elvas para confirmar a nossa ligação familiar.


FRANCISCA DO CARMO DE BASTOS

“Em o dia treze do mês de Julho do anno de mil settecentos e noventa e hum, eu João Carreyras Palma, Prior nesta Igreja Matriz e na mesma baptizei e pus os sanctos óleos a Francisca que nasceu no dia sette do presente mês, legitima filha de António José de Bastos e de sua molher Maria da Encarnação do primeiro matrimónio de ambos netta por parte paterna de José Pedro de Bastos e de Ana Maria da Conceição e por parte materna netta de João Mexia e de Leonor Rodrigues, todos naturais desta villa. Foi seo padrinho o dito João Mexia, seo avô, Ferrador desta villa de que fiz este asento que eu e o padrinho asignamos, dia, mês, anno ut supra.”

ANTÓNIO JOSÉ DE BASTOS

“Aos treze de Junho de mil settecentos e secenta e dois nasceu António, filho do primeiro matrimónio de José Pedro de Bastos desta villa e netto de Pedro de Bastos natural de Monforte deste Bispado de Elvas e de Maria Mexia desta villa e do segundo matrimónio de Anna Maria da Costa desta villa e netto de Manuel da Costa natural dos Furtuios termo de Portalegre e de Maria Josefa desta villa e aos vinte do ditto mês e anno o bautizei e lhe pus os sanctos óleos, foi seo padrinho José Vellez Mexia Fidalgo e o asignei dia ut supra.”


MARIA DA ENCARNAÇÃO MEXIA

“Em o dia vinte e sette do mês de Outubro de mil settecentos e setenta e hum annos, eu, Salvador Gonçalves Moacho, vigário encomendado nesta paroquial igreja de São João Baptista em a mesma baptizei e pus os sanctos óleos a Maria da Encarnação que nasceo em o dia catorze do ditto mês, legitima filha do primeiro matrimónio de ambos de João Mexia e de Leonor Rodrigues netta por parte paterna de Brás Gonçalves Mexia e de Francisca Rodrigues e pella parte materna de Manoel Rodrigues Niza e de Maria Gonçalves, todos naturais desta villa, foi seo padrinho João Rodrigues Monteiro morador desta villa de que fiz esta asento que assinamos, dia, mês, anno ut supra.”


Notas:

-Maria da Encarnação aparece como Maria da Encarnação Mexia no assento de baptismo de António José de Bastos, irmão de Francisca do Carmo de Bastos.

- Leonor Rodrigues aparece como Leonor do Carmo Rodrigues no assento de baptismo de António José de Bastos, irmão de Francisca do Carmo de Bastos.

- Leonor do Carmo Rodrigues, mãe de Maria da Encarnação Mexia é quase de certeza irmã de João d’Almeida (meu ascendente noutro ramo), a questão é que há uma diferença no nome da mãe, no assento de baptismo de João d’Almeida, este aparece como filho de Manoel Rodrigues Niza e de Maria d’Almeida Gonçalves, e no assento de Leonor do Carmo Rodrigues, esta aparece como filha de Manoel Rodrigues Niza e de Maria Gonçalves, a parecença no nome e a coincidência temporal e local é demasiado grande para não se colocar esta hipótese, havendo apenas a ausência do apelido Almeida na mãe de Leonor. Se quiser poso-lhe também facultar mais alguns dados que tenho acerca deste João d'Almeida.


Posto tudo isto, confirmam-se as nossas suspeitas e parece que além disso nos surge mais uma ligação. É de facto fascinante como este país é pequeno e como este fórum pode ser rico neste tipo de descobertas e muitas outras!


Um grande abraço, aguardo noticias suas!
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#165706 | JCC | 24 ago 2007 23:20 | Em resposta a: #165656

Caro Diogo

Estive a verificar e nada recebi em Julho e nada recebi hoje. Presumo que o meu endereço de mail estrá errado. O correcto é cordovil arroba webside.pt. O erro mais comum é escrever website em vez de webside...

De qualquer modo os dados que aqui estão permitem concluir, sem margem para dúvidas, que os nossos ascendentes são comuns nesta linha. Isto vem confirmar algo que não sei se já lhe disse. Havia em Évora um senhor que a minha tia avó Maria José Rosado Saturnino sempre tratou por "primo João Bastos", avô de umas amigas minhas (Bastos Candeias) e que tinha origem em Campo Maior.

Peço-lhe o favor de me mandar também as referências dos livros em que constam estes assentos, para que possa documentr as fontes.

É muito interessante todo este acervo de informação e as p+ortas que ainda abre. Estes Mexias também terão que ser explorados...

Um abraço e, masi uma vez, os meus agradecimentos

João Cordovil Cardoso
PS: Fico à espera do email, para validarmos os endereços

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#267708 | JCC | 30 dez 2010 23:47 | Em resposta a: #165706

\

Resposta

Link directo:

Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#443929 | monicacordovil | 30 out 2022 08:10 | Em resposta a: #7797

Caro JCC tenho apelido Cordovil e sei que é de descendência portuguesa, hoje já adulta moro em Portugal.

Mas nunca achei nada sobre meu bisavô aqui.

Não consigo abrir seu site.

Monica Cordovil

Resposta

Link directo:

Famílias Rosado, Cordovil, Fernandes, Cardoso

#443941 | JCC | 30 out 2022 23:27 | Em resposta a: #443929

Cara Monica

Presumo que, quando escreve descendência, quererá dizer ascendência e que com isso quer dizer que tem antepassados portugueses.
Também diz que agora, adulta, vive em Portugal mas não diz qual é a sua origem. Como escreve em português presumo que seja o Brasil.

Deduzo também pelo seu texto, que terá sido o seu bisavô que terá imigrado para o Brasil, mas nada diz sobre o nome dele, nem datas em que terá vivido.

Em genealogia, fazer deduções, coo as que escrevi acima, é uma forma quase segura de cometer erros. Assim sugiro que dê dados mais concretos sobre a sua família para que possa compreender a sua situação.

Quanto à minha página, desapareceu há uns anos e não voltei a criá-la nem sei se a voltarei a fazer

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 21:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen