familia aguiar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

familia aguiar

#7728 | De Aguiar | 04 ago 2001 12:07

procuro saber o maximo sobre a descendencia da "familia aguiar" desde a idade média até transladar para o brasil, diamantina estado de minas gerais

Resposta

Link directo:

RE: familia aguiar

#29330 | Luiz | 23 out 2002 14:25 | Em resposta a: #7728

Há na freguesia da Povoação, ilha de São Miguel (e provavelmente nas vizinhas) um ramo da família Aguiar, o qual se entrelaça com vários outros indivíduos que emigraram para o Brasil circa 1860-80 para povoar as Serras do Rio de Janeiro, ou mais precisamente a região constituida por Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto.

Petrópolis foi fundada em 1845, com colonização predominantemente alemã, mas que teve também um grande afluxo de açoreanos. Como está montada sobre rochas, seu solo se mostrou impróprio para os colonos dedicados a agricultura, que acabaram por migrar para o interior, buscando terras disponíveis para o cultivo.

A região de São José do Vale do Rio Preto - RJ desenvolveu-se sobretudo na produção de hortifrutigranjeiros para abastecer tanto o mercado mineiro como o carioca, pois era o meio do caminho para os tropeiros que faziam o comércio entre elas no século XIX.

Sugiro consultar no arquivo nacional, situado no Rio de Janeiro, as fichas individuais dos imigrantes do século XIX com o sobrenome desejado. Elas estão disponíveis nos arquivos metálicos, não estão microfilmadas (creio eu) e lhe permitiria mapear os indivíduos com a informação de origem e idade. Muitas delas indicam também o destino que teriam no Brasil.

cumprimentos,

Luiz Medeiros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

familia aguiar, em Minas Gerais

#29332 | Vasconcelosminas | 23 out 2002 14:44 | Em resposta a: #7728

Caro De Aguiar,
Foi recentemente criada a SMG - Sociedade Mineira de Genealogia e História Regional, fruto do esforço do Grupo Gen-Minas, que mantém na internet uma lista de discussão especializada em genealogia de famílias mineiras e co-relacionadas. Também a mesma SMG e a Gen-Minas mantém o maior site especializado em genealogia mineira existente na internet.
Entre os 150 participantes da Gen-Minas, da qual também faço parte, é provável que encontre alguma informação.
Se desejar maiores informações, estou a seu inteiro dispor.
Cordialmente,
José Roberto Vasconcelos
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: familia aguiar

#57981 | coleuza | 14 fev 2004 22:57 | Em resposta a: #7728

Sou da família Aguiar, que veio para o norte pioneiro do Pr, provavelmente no final do séc XIX ou início do XX. Também gostaria de saber sobre quem ficou e quem mais veio.

Resposta

Link directo:

RE: familia aguiar

#96486 | Rebecca | 23 jul 2005 19:49 | Em resposta a: #57981

Meu nome é Rebecca Aguiar Eufrosino da Silva de Carvalho, minha família também veio do Paraná- Florestópolis, Jacarezinho...- para São Bernardo do Campo- SP e eu estou em Brasília.

Resposta

Link directo:

RE: familia aguiar

#221556 | DAIANA AGUIAR | 18 fev 2009 15:58 | Em resposta a: #96486

Oii Rebecca,
Como esta..?
Minha familia tb é Aguiar e é do Parana.
Gostaria de saber se vc tem alguma lista de desembarque de Portugal no Brasil.
Abraço
Daiana

Resposta

Link directo:

RE: familia aguiar

#221611 | volila | 19 fev 2009 08:30 | Em resposta a: #7728

Caro(a) Prima(o):Eu sou Aguiar.Tenho um tio bisavô,DIOGO ALVES deAGUIAR,que foi para o Brasil e aì deixou descendência que desconheço.Nasceu em Vila Real qem 31 de Outubro de 1866.Casou no Brasil e teve os seguintes filhos:Sara(sem geração),Rosália que viveu no Paraná e teve José e Ivete;Eliza que viveu em S.Paulo,casada com Christovão Bueno Aguiar e tiveram um filho-Pedro-,António Saraiva de Aguiar nascido em Vila real que casou com com Margarida da Fonte e tiveram Teresa e Neide ,Maria de Lourdes solteira(cf Fidalgos e Morgados de Vila Real ew seu Termo).Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: familia aguiar

#221832 | DAIANA AGUIAR | 22 fev 2009 13:35 | Em resposta a: #7728

Olá pessoal...
Estou a procura de uma lista de desembarque de Portugal no Brasil de meus avós, o meu é Manoel de Freitas Aguiar, caso alguem tenha ou saiba desta lista, ficaria muito grata pela informação.
Abraço
Daiana

Resposta

Link directo:

RE: familia aguiar

#224762 | Eder de Aguiar Cunha | 23 mar 2009 20:01 | Em resposta a: #221832

Saudações a todos.

O nome de meu Trisavô era João José Fortes de Aguiar Cunha, pai de Aurélio José Fortes de Aguiar Cunha que por sua vez era pai de meu avô, Jeremias de Aguiar Cunha, gostaria de saber sobre os antepassados do meu trisavô, sou novo neste tipo de assunto de pesquisa genealógica, porém ao ler o fórum fiquei animado e muito curioso quanto às origens de minha familia. Se puderem me dar algo de onde eu possa iniciar minha caminhada genealógica ficarei muito grato. A familia de meu Trisavô João José Fortes de Aguiar Cunha era do Rio de Janeiro, Brasil, mas não sei nada quanto ao período anterior ao meu Trisavô João José Fortes de Aguiar Cunha.

Tenho vagos relatos de que o Pai ou algum parente próximo de João José Fortes de Aguiar Cunha foi um ex-padre que fundou a cidade de Pedra Bonita, MG.
Descobri também muitos descendentes morando em Divino, MG.

Aguardo alguma Dica.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familia aguiar

#224766 | Eder de Aguiar Cunha | 23 mar 2009 20:04 | Em resposta a: #224762

Em tempo...

João José Fortes era de naturalidade Portuguesa.

Aguardo informações

Abraços a todos

Resposta

Link directo:

RE: familia aguiar

#324043 | Ilda Souza | 25 fev 2013 10:57 | Em resposta a: #96486

Rebeca,vi sua mensagem aqui,observei que a sua família (Aguiar) tem origem,também, em Jacarezinho-PR.Gostaria de saber quem são os seus avós ou bisavós que eram dessa cidade,pois tenho uma tia bisavó que mudou-se daqui da região de Bocaina de Minas para Jacarezinho por volta de 1905 e sei que tenho parentes nessa região(Santo Antônio da Platina,Jacarezinho,etc...o nome de minha tia era Guilhermina de Souza Aguiar cc Joaquim Cãndido Moreira da Cunha.Um abraço!

Resposta

Link directo:

familia aguiar

#370210 | Ione Aguiar | 01 jun 2016 20:24 | Em resposta a: #7728

Boa tarde
Procuro ascendentes de Alda de Aguiar Dias, ela se casou com Deodoro Julho Fernandes Dias. São pais do meu avô Júlio Fernandes de Aguiar que nasceu em 1901 no norte de Minas Gerais. Estamos construindo nossa árvore e precisamos de informações até que cheguemos na nossa origem.

Obrigada

Ione Aguiar

Resposta

Link directo:

familia aguiar

#370213 | saintclair | 01 jun 2016 21:11 | Em resposta a: #370210

-
Será a sua bisavó!
Já analisou o assento nascimento dos
filhos [seus avós] desta familiar....
Sc.

Resposta

Link directo:

familia aguiar

#370768 | mendes de aguiar mai | 15 jun 2016 00:21 | Em resposta a: #7728

Tenho uma trizavó e uma tataravó com sobrenome Aguiar. Gostaria que quem tivesse maiores informações, sobre as mesmas que disponibilizasse alguma dado que possa me ajudem no meu trabalho..

Trisavó Marfisa Aguiar Mendes( faleceu Salvador/Bahia entre 1864 1883) casou-se com José Joaquim Mendes da Costa Carvalho, originando a Familia Mendes de Aguiar, com membros na Bahia e Rio de Janeiro

Tataravó Francisca Aguiar Macedo ( natural de carinhanha/Bahia( casou com Jose Rodrigues Macedo( Ioio Bem Bem).nasceu meados do seculo . XIX

Resposta

Link directo:

familia aguiar

#372978 | Ione Aguiar | 07 ago 2016 23:14 | Em resposta a: #370213

Não tenho muitas informações sobre ela, o que sei é que o seu nome é Alda de Aguiar, se tornando Alda de Aguiar Dias quando se casou com Deodoro Júlio Fernandes Dias. Se puder me ajudar por onde começar ficarei muito grata!

Resposta

Link directo:

familia aguiar

#391667 | Brighid | 02 mai 2018 04:31 | Em resposta a: #29332

Olá,
Procuro informação sobre os antepassados e parentes de Emerenciana Maria Aguiar ( casada Cardoso de Sousa), nascida em 1818 em Itacambira- MG, trisavó da minha mãe.
Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Aguiar

#405638 | klebernando | 21 jul 2018 23:00 | Em resposta a: #7728

Procurar nos Distritos de Braga, Évora, Guarda, Porto e Vila Real.

No distrito de Braga, busque no concelho de Barcelos (Freguesia: Aguiar)

No distrito de Évora, busque no concelho de Viana do Alentejo (Freguesia: Aguiar)

No distrito de Guarda, busque no concelho de Aguiar da Beira (Freguesias: Aguiar da Beira, Pinheiro, Souto de Aguiar da Beira)
No distrito do Porto, busque no concelho de Paredes (Freguesia: Aguiar de Souza)

No distrito de Vila Real, busque no concelho de Vila Pouca de Aguiar (Freguesias: Bornes de Aguiar, Soutelo de Aguiar, Vila Pouca de Aguiar)

Resposta

Link directo:

familia aguiar

#412691 | Walder | 26 fev 2019 12:51 | Em resposta a: #7728

Sou Bisneto de Liberato Pereira de Aguiar, filho de Francisco José Pereira Duarte e Maria Gonçalves de Aguiar, casado com Francisca Leopoldina Silveira de Aguiar ( Gomes da Silveira, solteira) , ela filha de Marçal Gomes da Silveira e Izabel Maria da Silveira ambos de Baturité/Ce. Ele foi tabelião em Tauá/Ce, nasceu aproximadamente em1845( ñ sei o local) e faleceu em 1932 em Tauá . . Caso alguém tenha alguma informação, favor informar pelo email walderserra@gmail.com
Obrigado

Resposta

Link directo:

familia aguiar

#427644 | Aguiar | 01 out 2020 22:52 | Em resposta a: #7728

Minha Família materna é Aguiar da região de Miguel Calmon Bahia. Segundo relatos de uma tia da minha mãe esse ramo teve inicio atraves de Francisco Fraga Aguiar que veio de Portugal clandestinamente (como ter certeza?) A partir dai:
Francisco Fraga de Aguiar
Marcelo Aguiar
Francelino Pereira de Aguiar (meu bisavô)
Alcebíades Pereira de Aguiar (meu avó)
Dalva Carvalho de Aguiar (minha mãe)
Andreia Aguiar Pessanha (Eu) nascida no Rio de Janeiro 1969
Como posso pesquisar esses registros??? Obrigada.

Resposta

Link directo:

familia aguiar

#432871 | eujferreira | 15 abr 2021 20:16 | Em resposta a: #224762

Olá Primo Eder; meu nome é Junior Cortes Ferreira sou TrisaNeto de Napoleão José Fortes de Aguiar Cunha e Quadrisaneto de João José Fortes de aguiar Cunha.
Eles eram desta Região em Minas Gerais:
Matipó, Pedra Bonita, Abre Campo, Carongola e Divino.
Sou Brasileiro de Volta Redonda RJ e Residente em Portugal Caldas da Rainha Leiria a 3 Anos, desde Janeiro de 2018.
Este é o meu contacto de Telemóvel: +351 934634021 Whatsapp tbm

Minha ID no Family Search é: LY5C-162

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 22:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen