Centro de Conhecimento dos Açores

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Regiões

Centro de Conhecimento dos Açores

#77033 | Sérgio Sodré | 11 nov 2004 18:09

Telex da Lusa, 2004-11-11:

O Centro de Conhecimento dos Açores anunciou hoje a realização, entre 22 e 26 de Novembro, em Angra do Heróismo, de um curso para ensino de técnicas de pesquisa de genealogia nas ilhas.
Da iniciativa do Núcleo de Estudos Genealógicos do centro, que recentemente iniciou a sua actividade na Ilha Terceira, a acção tem como áreas específicas de formação as fontes documentais, tratamento informático da genealogia e a paleografia.
Povoadas por comunidades originárias de vários pontos do Continente e de outras regiões europeias, as ilhas açorianas têm recebido nos últimos anos muitos descendentes de emigrantes à procura das suas raízes.
Com a abertura do Centro de Conhecimento dos Açores, lançado pela direcção regional de Cultura, passou a estar disponível, em postos de consulta, documentação para pesquisas genealógicas.

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#77180 | luso | 13 nov 2004 14:37 | Em resposta a: #77033

Caro Confrade

Há muito que lhe queria perguntar sobre a família Sodré e a sua ligação a uma ascendente minha, Branca Correia da Cunha.

Passo a explicar: pertenço a uma linha dos Cunhas dos Açores, mais precisamente à linha descendente de Pedro Correia da Cunha, C. Donatário da Ilha da Graçiosa, que se fixou na Ilha de S.Jorge .

Ora segundo um estudo de um primo meu , que eu gostaria de confirmar , aparece entre os meus ascendentes uma Branca Correia da Cunha casada com Diogo Vaz Sodré , filho de Vasco Gil Sodré 1º povoador da ilha da Graciosa cuja descendencia num dos seus filhos, Nuno da Cunha, segue a minha, pois fixou-se na Ilha de S.Jorge .
Segundo o estudo esta Branca é filha do dito Pedro Correia da Cunha e estamos no séc XV.

Será que o meu caro me poderá arranjar dados sobre toda esta saga?

Com os meus melhores cumprimentos


Pedro Teixeira- Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#77368 | h.sampaio | 16 nov 2004 13:41 | Em resposta a: #77033

Confrade Sérgio Sodré

Sabe de algum site ou e-mail que possa ser consultado em Angra do Heroismo?

Abraço - Hoover

PS - como tenho ascendência Sodré, pergunto se posso tratar do assunto consigo.

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#77370 | Sérgio Sodré | 16 nov 2004 13:48 | Em resposta a: #77368

Confrade Hoover

Não lhe sei responder, quanto ao site ou e-mail.
Sobre Sodrés tenho colocado informações neste fórum que talvez lhe possam interessar. Talvez procurar pelo tópico Sodré e pelo autor.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#77371 | Sérgio Sodré | 16 nov 2004 14:03 | Em resposta a: #77180

Caro confrade

Embora falando de cor julgo que os dados que refere estão correctos. Parece-me que a origem documental é a obra "Saudades da Terra" de Gaspar Frutuoso (séc. XVI). Tenho até a ideia de que Diogo Vaz Sodré veio ao continente obter uma carta-de-armas (em 1503, salvo erro) precisamente para que Pedro Correia da Cunha aceitasse o casamento dele com a filha.
Julgo que o melhor é consultar a obra na Biblioteca Nacional ou noutra. Penso que até tenho em casa a indicação do volume onde essa história é relatada com bastante pormenor (li-a na BN há muitos anos), mas estou sem internet caseira.
Quer que eu procure a referência exacta?

os melhores cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#78604 | isabelcroft | 02 dez 2004 22:37 | Em resposta a: #77370

No Arquivo Distrital de Ponta Delgada existe um Livro manuscrito de Genealogias
de Carlos Machado e Ernesto do Canto onde estão registadas as genealogias de muitas famílias dos Açores.Pode ser que isto vos ajude.

Cumprimentos Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#78666 | isabelcroft | 03 dez 2004 18:25 | Em resposta a: #77180

Caro confrade tudo o que procura está no vol. VI de Saudades da Terra pag.118,119,120,121.Estou à sua disposição para lhe dar as informações que necessitar, pois possuo a Obra.
Cumprimentos
isabel

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#78673 | luso | 03 dez 2004 19:50 | Em resposta a: #78666

Cara Isabel

Muito obrigado pela ajuda.

Será que me poderá enviar cópias das páginas referidas?

Dir-lhe-ei aminha morada por mail o meu mail é pedrotp46@hotmail.com

Muito obrigado

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#78676 | isabelcroft | 03 dez 2004 22:06 | Em resposta a: #77180

Caro confrade
NÃo sei se recebeu o mail que lhe enviei. Não tenho a certeza se foi enviado com sucesso.
Caso não tenha sido voltarei a repetir.
cumprimentos
isabel

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#78713 | isabelcroft | 04 dez 2004 12:51 | Em resposta a: #77180

Caro Pedro
Segundo Gaspar Frutuoso em "Saudades da Terra"
Vasco Gil Sodré, natural de Montemor o Velho, era casado com Beatriz de Bectaforte filha do conde do castelo de Bectaforte (Inglaterra). Diogo Vaz Sodré era filho deste casal . Vasco Gil Sodré terá desaparecido , julga-se que terá sido levado pelos Castelhanos. Foi então que o Rei enviou para a Graciosa um seu fidalgo chamado Pero Correia da Cunha, casado com D. Iseu Palestrela de Mendonça filha do Capitão de Porto Santo. D. Briolanja ( Ou D.Branca) era filha deste ultimo casal, e casou com Diogo Vaz Sodré.
Aui está a ligação entre estas duas famílias. Terei todo o prazer em lhe enviar as cópias.
Contactarei para o seu mail.
Os meus Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#78717 | isabelcroft | 04 dez 2004 13:37 | Em resposta a: #77371

Caro Sérgio
De facto, segundo Frutuoso, Pero Correia da Cunha não aceitou de bom grado o casamento de sua filha com Diogo Vaz Sodré, considerava ele que "... Diogo Vaz não era tão fidalgo como ele. Determinaram , então os dois irmãos Diogo Vaz e Fernão Vaz de irem buscar ao reino o brasão de seu pai...e chegando a Portugal,achou em Montemor -o-Velho o brasão de seu pai e o tirou com outros estromentos,em que muitas pessoas juraram que sua avó, mãe de seu pai, fora casada em Inglaterra com um conde de um lugar ou vila, que se chamava o castelo de Bectaforte, e o nome dela era Dona Brisoda(sic) Sodré de Bectaforte; donde trouxe provado como era grande fidalgo, e, tornando-se para a ilha Graciosa com o brasão que apresentou, lhe perdoou o capitão, e casou com a dita D. Branca, ou Briolanja e, casados, viveram muitos anos e houveram muitos filhos , e deles procede grande geração de nobre gente."

Pag.120" Saudades da Terra" Livro VI (ultima edição)


Os meus cumprimentos
Isabel Maria de Sousa Câmara Negalha

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#78718 | luso | 04 dez 2004 13:42 | Em resposta a: #78713

Cara Isabel

Muito obrigado pela sua atenção.
De facto não recebi o seu mail;gostaria muito de receber as cópias e ficarei à espera de notícias suas.

Queira receber os meus melhores e agradecidos cumprimentos

Pedro Teixeira-Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#79153 | MLS | 11 dez 2004 00:58 | Em resposta a: #78604

Cara Isabel
Um meu bisavô materno foi o general José Nicolau Raposo Botelho, último Ministro da Guerra da Monarquia. Nasceu no Porto, mas seu pai, Nicolau Maria Raposo, era natural de São Miguel, Açores, penso que de Ponta Delgada. Este foi filho de Francisco Raposo Botelho e de Maria Joaquina do Canto. Por acaso estes nomes dizem-lhe alguma coisa? Nicolau Maria foi Mestre de Música Militar no Porto. Desembarcou no Mindelo e por cá ficou. Casou em Braga em Abril de 1850.
Se puder agradecia qualquer informação.
Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Centro de Conhecimento dos Açores

#79215 | douglasborba | 12 dez 2004 02:21 | Em resposta a: #77033

Peço o favor de mandar o endereço do Centro de Conhecimento dos Açores. Gostaria de me corresponder com eles e também estou pensando em viajar à Terceira em abril de 2005 e gostaria de visitar o Centro.
Douglas Collaço Borba

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 18:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen