Francisco Caldeira Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Francisco Caldeira Castelo Branco

#76096 | JM Pinto | 28 out 2004 15:51

Senhores

Poderia algum dos senhores me dar informações sobre a ascendencia e descendência de Francisco Caldeira Castelo Branco, fundador da cidade de Belém? não consigo encontrar no genea.

Obrigado,

JM Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Caldeira Castelo Branco

#76098 | mgorjaoh | 28 out 2004 16:19 | Em resposta a: #76096

Caro Confrade,

É curioso que se questione sobre o assunto. Sobre a ascendência de FCCB não tenho comigo muitos elementos. Contudo, sobre a descendência, tenho comigo os seguintes elementos, que lhe posso transmitir:

1. Francisco Caldeira Castelo Branco terá nascido no Crato. Segundo a informação de que disponho, foi Senhor da Quinta da Dagorda, Capitão do Rio Grande do Norte, 1.º Capitão mor do Pará e fundador da cidade de Belém do Pará (seria curioso ver que mais informações os internautas brasileiros nos poderiam dar, para além de livros que conheço e tenho sobre a sua vida e as muitas vicissitudes que a marcaram). Terá casado com D. Maria Cabral, filha de João Aguilar Cabral. Foram pais de:

2. D. Francisca de Castelo Branco. Herdeira. Casou em Lisboa com Sebastião da Horta (Henriques), também herdeiro da Casa de seu Pai, pelos Hortas. Foram pais de:

3.1. Francisco Caldeira Henriques de Horta Castelbranco. Casou em 26.5.1646 com D. Feliciana de Brito. C.g. extinta.
3.2. Sebastião da Horta. S.g.
3.3. LUÍS CABRAL DE CASTELO BRANCO E HORTA, que segue
3.4. Rui de Horta. Capitão de Nau da Índia com o Vice-Rei Luís de Mendonça. Morreu solteiro. S.g.
3.5. D. Joana Maria de Castelbranco. Casou em Torres Novas. Morreu viúva na Quinta de Dagorda (1696). S.g.

3.3. LUÍS CABRAL DE CASTELO BRANCO E HORTA, FCCR, senhor da Quinta de Dagorda e, pela extinção da geração de seu irmão, representante genealógico de FCCB. Foi terceiro marido de D. MARIA DE LACERDA. Foram pais de:

4.1. D. FRANCISCA-ANTÓNIA DE CASTELO BRANCO LACERDA E HORTA, herdeira, que segue.
4.2. D. Luísa Maria de Castelbranco e Horta. Casou com Ruy Lopes Patto (Henriques) , FCR, senhor de Figueiros, termo de Óbidos. C.g.

4.1. D. FRANCISCA-ANTÓNIA DE CASTELO BRANCO LACERDA E HORTA, herdeira do vínculo da Quinta da Dagorda. Casou com ANTÓNIO-LUÍS BOTADO DE MACEDO, que viveu no Turcifal e foi 3.º senhor da Quinta de Abrigada, onde viveu, e primeiro administrador do morgado e capela da Labrugeira (...). Moço-Fidalgo da Casa Real acrescentado a Fidalgo-Escudeiro, cavaleiro da Ordem de Cristo, Marechal de Campo e senhor da Quinta da Dagorda e, segundo Felgueiras Gayo, o que duvido, da Casa da Ameixoeira . Foram pais de:

5.1. D. (Maria) Francisca Antónia (de Lacerda) Botado de Macedo . Herdou as Quintas da Dagorda e a quinta e morgado da Labrugeira (às vezes lê-se em documentos da época Labrigeira, segundo me lembro). Casou com o desembargador Gonçalo Manuel Galvão de Lacerda, FCR e FSO, etc. Foram pais de:

5.1.1. José Galvão de Lacerda, senhor das Quintas da Dagorda e Labrugeira. Fidalgo da Casa de Sua Magestade. Chanceler Mor do Reino. Morreu s.g. em 1772
5.1.2. D. Francisca Antónia de Mendonça de Galvão de Lacerda. Herdou os vínculos de seu irmão. Morreu sem descendência em 11.8.1795, tendo deixado como seu sucessor seu sobrinho (primo) DUARTE GORJÃO HENRIQUES (infra)

6.2. D. LUÍSA-FRANCISCA-JOAQUINA BOTADO DE MACEDO. Por extinção da geração de sua irmã D. Francisca-Antónia, herdou a Quinta de Abrigada e a representação genealógica de FCCB. Casou em Lisboa com seu primo DUARTE GORJÃO HENRIQUES DA CUNHA E SERRA, 6.º morgado do Bombarral, etc.

Descendo deste casal - como muitos primos e irmão - por varonia legítima.

Cordiais cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

Francisco Caldeira Castelo Branco

#431543 | mgorjaoh | 24 fev 2021 13:58 | Em resposta a: #76098

Venho aditar que, após a publicação da biografia de Francisco Caldeira de Castelo Branco em 2016 (vende-se nas livrarias Esquina, no Porto, ou Ferin, em Lisboa), encontrei entretanto, na extractação de um notarial em Santarém, de 1605 (onde D. Maria Cabral é chamada Maria Borges Cabral), que os pais desta eram João de Aguiar Cabral e de Filipa da Guerra.

Assim se corrige o livro (e os nobiliários antigos, como Felgueiras Gayo, que chamava ao Pai João de Aguilar Cabral) e completa a história pessoal do fundador de Belém, do Pará, Francisco Caldeira de Castelo Branco Pará.
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Francisco Caldeira Castelo Branco

#431544 | mgorjaoh | 24 fev 2021 13:59 | Em resposta a: #431543

Com a ajuda preciosa do "olho treinado" de uma jurista e genealogista de muito mérito!!

Resposta

Link directo:

Francisco Caldeira Castelo Branco

#431557 | mgorjaoh | 24 fev 2021 18:34 | Em resposta a: #431544

Que, na verdade, foi quem encontrou, mantendo a parceria fundamental já então para o livro!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 00:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen