Demerara ou Georgetown na Guiana

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Demerara ou Georgetown na Guiana

#75250 | domconde | 18 out 2004 15:55

Tenho uma linha de ascendentes Madeirenses que nasceram em Demerara, actual Georgetown, na Guyana, ou Guiana Inglesa.

Em tempos já enviei duas cartas a uma enfermeira, que não me recordo o nome, a qual era tida como conhecedora de dados sobre alguma história de Portugueses que foram trabalhar para a Guiana no Sec.XIX. Infelizmente não obtive qualquer resposta.

Lanço este tópico na tentativa de encontrar alguém que possua conhecimentos, dados de navios, listas de passageiros, igrejas de culto católico, cartórios, notários, arquivos, enfim... algum dado.

Obrigado desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Demerara ou Georgetown na Guiana

#75292 | JASP | 19 out 2004 00:46 | Em resposta a: #75250

Julgo que terá bastante interesse verificar este endereço: http://www.islandroutes.com/portuguese/madeiransguiana.shtml.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Demerara ou Georgetown na Guiana

#75298 | FGJ | 19 out 2004 03:44 | Em resposta a: #75292

JORGE AFONSO,
Acabo de visitar o site acima indicado.
Fantástico!
FredericoGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: Demerara ou Georgetown na Guiana

#75390 | henrdias | 19 out 2004 23:05 | Em resposta a: #75250

Caro Dr. Francisco Bráz Teixeira:

Peço desculpa, desde já, por trazer a este tópico um assunto que não tem a ver directamente com ele, mas acontece que no dia 14 deste mês, coloquei-lhe uma pergunta no tópico "família conde", que presumo não tenha lido, e então foi esta a maneira que encontrei de chegar até si. Uma vêz mais as minhas desculpas por esta ousadia.

A pergunta era no sentido de saber se também tinha o apelido Conde na sua ascendência, dado que se identifica por "domconde".

Também no tópico "Famílias de Alvaiázere e Pussos" dizia que tinha ascendentes em Maçãs de D.Maria, e nas Vendas (de Maria ?), e referia também um site onde tinha as suas pesquisas.
Não sei se o endereço ainda será o mesmo, pois isso já foi há quatro anos, mas o que é facto é que eu nunca consegui ver esse site, e como estou apelando aos confrades com ascendência na antiga região das "Cinco Vilas" para a colocarem no referido tópico, queria-lhe também endereçar esse convite.

Desde já grato pela atenção que possa dispensar,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Demerara ou Georgetown na Guiana

#75468 | domconde | 21 out 2004 11:58 | Em resposta a: #75390

Bom dia

Antes de mais "Domconde" é um nickname supostamente engraçado, veio de uma piada do Herman José, no qual ele dizia algo como isto " Chame-me Conde, Dom conde!". Desde aí passei a adoptar esse nome como nick.

Tenho um ramo, mais precisamente Braz que vem de Maaçãs de D.Maria ( lugar das vendas), e dentro da abrangencia das "Cinco Vilas" tenho ascendentes em Chão de Couce, mais precisamente na Amieira, também designada Quinta da Amieira, Teixeira de Castro, neste caso.

Quanto a colocar a minha ascendência on-line, e mais precisamente no Genea, não o vou fazer e explico porquê.

A minha pesquisa levou muito tempo, muita dedicação e sobretudo um grande investimento financeiro. Gratuitamente e generosamente ofereci a minha contribuição ao Genea que agora cobra o esforço do MEU trabalho. Se quiser aceder a alguns costados ( e note-se que não são muito fiáveis) eu tenho que voltar a pagar. E o mais ridiculo é se fôr para aceder a informação que já forneci ( e que se encontra mal copiada!), e mesmo essa eu bem sei o que me custou a recolher. E por isso jamais colocarei no Genea a minha informação, bem como trabalhos meus.

Devo acrescentar que digitalizei um livro e enviei não só a um membro deste forum como ao Genea. Tudo a minhas expensas, e não cobrei um avo a quem quer que seja.

Se pretender trocar correspondência privada, terei o maior gosto, e fornecerei todos os meus dados como aliás já o fiz.

Aqui fica pois o meu enderço: fbteixeira arroba mail ponto telepac ponto pt.

Francisco Braz Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Demerara ou Georgetown na Guiana

#75487 | Genea_Portugal | 21 out 2004 19:33 | Em resposta a: #75468

Francisco Braz Teixeira,

Já nos habituou a utilizar o espaço do nosso Forum para dizer mal de nós o que não tem, por isso mesmo, nada de muito surpreendente.

No entanto esta sua intervenção contem declarações e insinuações que podem induzir alguns incautos em erro.

Desde logo, não nos forneceu nenhuns dados que, além do mais, nunca lhe foram pedidos. Antes pelo contrário, pediu-nos que aceitássemos as sugestões que nos enviou. E foi o que fizemos, segundo o nosso critério, dentro da nossa obra. Estimáveis que possam ser os seus contributos, constituem uma gota de água no oceano de informação que o site disponbiliza.

Só acede ao Genea Portugal quem quer e só se inscreve nos níveis pagos quem entende que o serviço que aqui é prestado justifica.

Não hesitou em utilizar o espaço do nosso Forum para, gratuitamente, colocar um tópico a pedir ajuda para as suas pesquisas e, no mesmo tópico, fazer uma declaração pública de que não colocará no Genea qualquer informação. E também para nos brindar com acusações injustas e desadequadas.

Entendemos assim que a sua participação neste Fórum é indesejável, pelo que nos termos das regras nº 10 e nº 6 ( http://www.geneall.net/P/forum_regras.php ), não serão aceites novas intervenções.

Genea Portugal

Resposta

Link directo:

Demerara ou Georgetown na Guiana

#427528 | jubolanho | 27 set 2020 09:55 | Em resposta a: #75250

Olá! Também busco informações sobre madeirenses que viveram na Guiana Inglesa. Principalmente para saber se os filhos deles nascido durante a época na Guiana, foram considerados portugueses.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 19:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen