Irene de Bulhões Gago da Câmara

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Irene de Bulhões Gago da Câmara

#74735 | antonioluislopes | 10 out 2004 20:21

Caros confrades

Procuro ascendência de Irene de Bulhões Gago da Câmara,nascida em Vila Franca do Campo em S. Miguel - Açores, casada com Guilherme Leite Machado de Faria e Maya

Resposta

Link directo:

RE: Irene de Bulhões Gago da Câmara

#74783 | JBdeS | 11 out 2004 15:44 | Em resposta a: #74735

Caro Luis Lopes,

D. Irene de Bulhões Gago da Câmara era filha de José Honorato Gago da Câmara e de D. Ana Emília Botelho de Gusmão e neta paterna de Gil Gago da Câmara e de D. Branca Guilhermina do Canto e Medeiros.
Nasceu em Vila Franca do Campo a 21.10.1880, sendo a mais velha de quatro irmãs: D. Angelina Gago da Câmara, que casou com Jaime Hintze; D. Maria Ana de Gusmão Gago da Câmara, que casou com António Botelho da Câmara de Melo Cabral; e D. Melania Botelho de Gusmão Gago da Câmara, que casou com Gustavo Adolfo de Medeiros.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Irene de Bulhões Gago da Câmara

#74946 | JMM | 13 out 2004 20:50 | Em resposta a: #74735

Caro Luís Lopes,
Sugiro-lhe a consulta da notícia genealógica sobre a família Gago da Câmara, da ilha de S. Miguel, que constituíu uma da minhas colaborações com o Engº António de Mattos e Silva, para o 2º vol. do nº 3 do "Anuário da Nobreza de Portugal", do Instº Português de Heráldica, referente a 1985 (e cujos seguintes volumes, infelizmente, nunca chegaram ainda a ser publicados...). Aí, terá mais alguma informação; além disso, poderá, ainda, consultar um trabalho publicado pelo Engº José Gago de Medeiros, 3º visconde do Botelho, intitulado - se me não falha a memória, pois não tenho presente a referência - "Subsídios para a história (ou genealogia ?) da família Gago da Câmara"; apesar das alegadas ligações genealógicas aos Drummond escoceses e aos reis da Hungria medieval (que me parecem um tanto fantasiosas...), creio que a informação sobre as gerações mais modernas será fiável.
Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Resposta

Link directo:

RE: Irene de Bulhões Gago da Câmara

#76246 | antonioluislopes | 30 out 2004 22:57 | Em resposta a: #74783

Caro José Berquó de Seabra

Agradeço a sua rápida e precisa informação.

Cumprimentos

António Luís Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Irene de Bulhões Gago da Câmara

#76247 | antonioluislopes | 30 out 2004 23:12 | Em resposta a: #74946

Caro Jorge de Mello-Manoel

Segui o seu conselho e encomendei aqui mesmo no Genea a publicação que me sugeriu no que respeita ao Anuário da Nobreza de Portugal.
Quanto ao outro trabalho publicado pelo Eng.º José Gago de Medeiros, se lhe fosse possível indicar o título, tentaria encontrá-lo.

Grato pelas informações,
Cumprimentos
António Luís Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Irene de Bulhões Gago da Câmara

#76273 | Gilson Nazareth | 31 out 2004 16:12 | Em resposta a: #74946

Jorge Mello-Manoel
Concordo com sua afirmação:"das alegadas ligações genealógicas aosDrummond escoseses e aos reis da Hungria medieval(que me parecem fantasiosas...)"
Aquí,no Brasil,os herdeiros de D.Tivisco não conseguem enxergar o óbvio...que contraria suas doentias "nobilitites".
Abraço
Gilson Nazareh

Resposta

Link directo:

RE: Irene de Bulhões Gago da Câmara

#76367 | JMM | 02 nov 2004 18:55 | Em resposta a: #76273

Pois, caro Gilson Nazareth, embora não seja (muito) versado em genealogias medievais europeias, tudo aquilo me parece bastante "mitológico"... até alguém se dedicar a uma rigorosa e profunda investigação !
Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Resposta

Link directo:

RE: Irena de Bulhões Gago da Câmara

#76369 | JMM | 02 nov 2004 19:13 | Em resposta a: #76247

Caro António Luís Lopes,
Está bem, logo que tenha oportunidade, verificarei a referência correcta, para V. poder procurar o trabalho do Engº José Gago de Medeiros (3º visconde do Botelho), em alguma Biblioteca (sugiro-lhe, desde já a BN), visto que deve estar mais que esgotado.
Já agora, aproveito para referir que esta sua Tia assinava "Irena" e não "Irene" (vá-se lá saber porquê !), como vi, em tempos, em escrituras em que foi outorgante...
Chamo-lhe, também, a atenção para o facto de aqui, na base do Genea, a sua Bisavó Virgínia (se não estou em erro, é sua Bisavó) estar com fichas repetidas (vi isso há uns dias atrás), tendo-lhe sido atribuída filiação a 2 Guilhermes Mxº Faria e Maya distintos, um dos quais +/- da idade dela !!! Ainda não tive oportunidade para chamar a atenção aos nossos Moderadores, pois faço-o sempre que encontro erros e imprecisões, mas pode ser que leiam esta msg.
Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Resposta

Link directo:

RE: Irena de Bulhões Gago da Câmara

#76404 | antonioluislopes | 03 nov 2004 01:30 | Em resposta a: #76369

Caro Jorge de Mello Manoel

Agradeço a sua atenção.
Possuo vária correspondência e fotos assinadas pela tia Irene para a cunhada Virgínia e efectivamente é Irena que consta.
Aproveito para lhe perguntar se o genro da tia Irene ou Irena, casado com a prima Leonor Gago de Faria e Maya, D. Francisco Leite de Athayde de Mello Manoel Arruda, era seu parente?
Não consigo vislumbar aqui no Genea a ligação. só há pouco tempo comecei a introduzir dados na descendência de Agostinho Machado de Faria e Maya.
Já chamei a atenção, há algum tempo, aos moderadores para o facto da minha bisavó estar com 2 fichas na base do Genea, constando numa delas como pai, um Guilherme Machado de Faria e Maya, mais velho do que ela apenas 3 anos.
Espero que em breve fique esclarecido.
Os meus cumprimentos
António Luís Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Irena de Bulhões Gago da Câmara

#76450 | JMM | 03 nov 2004 18:51 | Em resposta a: #76404

Caro António Luís Lopes,
Efectivamente, D. Francisco Leite de Atayde de Mello Manoel Arruda era filho de um primo co-irmão da minha Bisavó, D. Helena de Melo Manoel da Camara (que está na base do Genea, em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54233); era neto da filha mais nova dos 1ºs condes da Silvã, D. Ana Constança de Mello Manoel da Câmara (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=290640).
Se V. tiver oportunidade de consultar o livro "Forbes de Portugal", de Manuel Azevedo Graça (aqui referenciado nas "Fontes", como FORBP), encontrará essas ligações mais bem explicadas.
Tenho actualizado e desenvolvido, aos poucos e de acordo com a minha disponibilidade e a capacidade de resposta do Genea, diversos dados desta base, sobre várias famílias, entre as quais a minha. Parti de alguns dados - muitos dos quais bastante incompletos e imprecisos -, com os quais deparei, quando comecei a aceder a esta base e, mesmo assim, já consegui inserir bastante informação, que tem sido amavelmente considerada válida (porque tb. devidamente fundamentada) pelos "nossos Administradores". No caso dos Machado de Faria e Maya, por exº, quase só existia a linha titular (além de um ou outro elemento desentroncado), tendo eu já conseguido enviar muitos dados e estabelecer ligações, nomeadamente no caso do Agostinho, de que V. fala. Desconhecia, porém, a descendência da sua Bisavó, que já pude encontrar, inserida por si e completando, felizmente, essa lacuna.
Enquanto não lhe respondo, com o prometido ontem, os melhores cumprimentos, do
Jorge de Mello-Manoel

Resposta

Link directo:

RE: Irene de Bulhões Gago da Câmara

#76869 | JMM | 09 nov 2004 21:17 | Em resposta a: #76247

Gago de Medeiros – Subsídios para a história da família Gago da Câmara. Lisboa, 1934.

É esta a referência, caro António Luís Lopes – afinal bastante sumária ! –, do opúsculo do Engº José Gago de Medeiros, a que me referi, há dias. Confesso que já me tinha esquecido, mas ontem procurei o exemplar que tenho (em fotocópia) e voltei a passar-lhe uma vista de olhos. Além do que mencionei, encontro, anotadas por mim, algumas correcções de datas e locais e, mesmo, de gralhas tipográficas (“Vasco”, por “Orosco”, na p. 16; “Leopoldino”, por “Licenciado”, na p. 17; etc.).
De qualquer forma, como disse, dá-lhe informações sobre a ascendência de D. Irena e sobre os Gago da Câmara em geral, algumas das quais, aliás, utilizei para a redacção da resenha inserida na notícia genealógica do “Anuário”, nomeadamente aquelas que não me pareceram inverosímeis e que não tinha possibilidade de verificar ou confrontar com a documentação original ou com outros autores.
Cumprimentos, do
Jorge de Mello-Manoel

Resposta

Link directo:

RE: Gago da Câmara no Brasil

#251648 | yoleker | 15 mar 2010 00:31 | Em resposta a: #76369

Se ainda estiver procurando pela família sugiro que procure o livro Memórias Históricas sobre Cananéia - de Antonio Paulino de Almeida - nas paginas 86 a 89 consta a genenalogia desta familia.
Att.
Yolanda

Resposta

Link directo:

RE: Gago da Câmara no Brasil

#251939 | JMM | 19 mar 2010 21:57 | Em resposta a: #251648

Obrigado.
Não estou, presentemente, a tratar de nenhum destes assuntos, mas agradeço a indicação.
Todavia, não creio que me seria fácil encontrar, aqui, forma de consultar essa obra.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 07:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen