A descendência de Carlos Magno - Sugestão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#74685 | JDAlmeida | 09 out 2004 12:52

Ao Genea

Parece-me que seria uma ideia interessante assinalar a descendência de Carlos Magno, imperador do Ocidente, a exemplo do que foi feito em relação a D. Afonso I e ao 1º Duque de Bragança. Poderia ser usada uma bola de outra cor.
Iria certamente aumentar o interesse do site, pois um maior número de pessoas seria abrangido. Por outro lado ser descendente de Carlos Magno não é menos relevante que ser descendente de D. Afonso Henriques ou do 1º Duque de Bragança.

Saudações genealógicas

JDAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#74688 | rafael | 09 out 2004 14:13 | Em resposta a: #74685

Caro confrade JDAlmeida
Acho uma ideia de grande interesse cultural/genealógico. Foi personagem de valor histórico inconfundível, que sempre me despertou interesse. E "vermos" aqui, no Fórum, muitos dos seus descendentes,seria muito interessante (penso eu), como contribuição genealógica de grande valor para todos os consulentes do Fórum.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#74690 | JDAlmeida | 09 out 2004 15:24 | Em resposta a: #74688

Caro confrade Rafael Carvalho
Agradeço a simpática mensagem, com a qual concordo inteiramente.
Os meus melhores cumprimentos
JDAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#74824 | loureiro | 11 out 2004 22:50 | Em resposta a: #74685

Cara Confrade

Recordo que D. Afonso Henriques era descendente de Carlos Magno pelo que, todos os seus descendentes, assinalados aqui no Genea, também são descendentes de Carlos Magno.
Não abrangerá certamente todos os descendentes de Carlos Magno que estão no Genea mas penso que já é uma ajuda.
Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#74841 | manelsp | 12 out 2004 01:36 | Em resposta a: #74824

Caros confrades,
sem querer ser pessimista- porque aliás me parece uma ideia bem acertada - acho que se a proposta fôr aceite surgirá um novo desporto: buscar quem não tem bolinha nenhuma no site do Genea. Estou a brincar, porque logicamente a informação deste site - que é completíssima em relação a muitos que andam por aí, e cada dia me surpreende mais - não chega a tudo. Já agora, proponho outra "bolinha", ou mesmo uma lua em quarto crescente pequenina para os descendentes do Profeta Maomé. Com o aumento dos islão na Europa nos dias de hoje, quem sabe não virá a ser um parentesco importante! e pelo menos é interessante ter sangue dum profeta - Reis há muitos (não tantos como eu gostaria), e imperadores alguns, mas profetas...acabaram!
um abraço
Manuel de M. Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#74856 | doria_gen | 12 out 2004 14:46 | Em resposta a: #74841

Acho que acaba todo mundo, em Portugal e no Brasil, ganhando bolinha, luazinha, etc...

fa

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#74884 | JDAlmeida | 12 out 2004 21:28 | Em resposta a: #74824

Caros Confrades
Assim como D. Afonso Henriques era descendente de Carlos Magno, D. Afonso, o 1º Duque de Bragança, também era descendente de D. Afonso Henriques
Assim, as bolinhas douradas são um subgrupo das bolinhas azuis.
A ideia de assinalar a descendência de Carlos Magno é precisamente criar um grupo ainda mais vasto, que abrangerá provavelmente toda a nobreza europeia (e não só!).
A todos, agradeço o apoio e as boas sugestões que, quem sabe, talvez o Genea ainda venha a implementar.
Cumprimentos,
JDAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#74886 | Carlos Silva | 12 out 2004 22:21 | Em resposta a: #74884

Caro colega,

sem focar na questào das "bolinhas de cores" parece-me no entanto que em genealogia portuguesa o sangue de Carlos Magno entra principalmente por D. Afonso Henriques e por via da dinastia dos Afonsinos, que tem precisamente o maximo impacto genealogico no que diz respeito aos portugueses e brasileiros.

De modo, que na base de dados do site, sào poucos os individuos que sào descendentes de Carlos Magno sem serem descendentes de D. Afonso Henriques. Talvez, antes de mais, os antepassados de D. Afonso Henriques e por força os seus colaterais, de outras familias reais de entào.

Nada significativo, se nào estou enganado, para genealogia luso-brasileira.

Enquanto esta base tiver uma dominante portuguesa, o que ao meu ver é preferivel, se me é permitido deixar aqui uma opiniào pessoal, nào deverà admirar que seja assim.

Outras bases, a nivel internacional, têm a ambiçào de recensear os descendentes do imcomparavel imperador. Mas estou duvidoso no que é de determinar se conseguem ultrapassar, por enquanto, o ambito nacional (das pessoas que as criaram) sem deixar prejudicar demasiado a necessaria seriedade que podemos e devemos esperar de tais bases.
Espero estar enganado neste aspecto pràtico.


Melhores cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#74899 | JDAlmeida | 13 out 2004 00:25 | Em resposta a: #74886

Caro colega,
Tem razão. O que disse é verdade. Resta-me acrescentar que a excelente base de dados do Genea ultrapassa largamente as fronteiras portuguesas. Quem sabe como evoluirá no futuro? Esperemos que cresça ainda muito mais, em todas as direcções.
Melhores cumprimentos,
JDAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#278114 | f4b2 | 09 jun 2011 20:04 | Em resposta a: #74899

Caro JDAlmeida

Não sabia a quem enviar este nome que me apareceu referenciado num livro sobre militares,por isso aí lhe deixo este nome:

- ALEXANDRE MAGNO de CAMPOS - Capitão Cavalleiro da Ordem Militar de Aviz,Regimento de Infantaria N. 17

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#313982 | nana | 20 set 2012 03:42 | Em resposta a: #74685

Prezados, estava fazendo agora mesmo uma pesquisa na web sobre descendentes de Carlos Martel e encontrei este forum no Google. Confesso que eu estou buscando informações a respeito, por que meu pai se chamava João Carlos Martel e eu sou Adriana Martel... Será possível eu ser uma descendente? Sabem como posso me informar a respeito?
Desde Já, muito grata, Adriana Martel.

Resposta

Link directo:

RE: A descendência de Carlos Magno - Sugestão

#314002 | JDAlmeida | 20 set 2012 18:25 | Em resposta a: #313982

Caros amigos participantes e construtores deste site:

Agradeço as duas mensagens mais ou menos recntes (2011, 2012) mas não creio que possa ajudar...
Afinal os meus conhecimentos genealógicos são pouco significativos e a Genealogia é um verdadeiro oceano!

Confesso que já não me recordava de ter postado aqui esta curiosa sugestão - de serem identificados aqui neste site os numerosos descendentes (mais ou menos) comprovados do Imperador Carlos Magno, em 9.X.2004 - vai fazer em breve 8 anos!

Pudemos verificar que o Genea/Geneall aceitou e pôs em prática a minha humilde sugestão (certamente houve outras pessoas a quem terá ocorrido a mesma ideia!), assim como passou a identificar com bolas coloridas a descendência de várias outras pessoas ilustres, o que me deixou bastante surpreendido e satisfeito!

Os meus parabéns a toda a equpe do Genea/Geneall e os meus votos de que possam continuar esta obra excelente e tão frutuosa durante pelo menos mais cem anos!!

Abraço,
JDAlmeida

Resposta

Link directo:

Uma referência no Brasil

#314010 | Lourval | 20 set 2012 22:11 | Em resposta a: #314002

Fico imaginando qual seria a melhor referência que representasse o Brasil em sua genealogia. Há muitas opções entre os primeiros colonizadores. Cada um terá sua opinião. Em princípio, eu escolheria João Ramalho.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Uma referência no Brasil

#314011 | Lourval | 20 set 2012 22:13 | Em resposta a: #314002

João Ramalho:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=578261

Resposta

Link directo:

RE: Uma referência no Brasil

#314014 | HRC1947 | 20 set 2012 22:56 | Em resposta a: #314011

Caro Lourval;
... Não está mal lembrado.
Entretanto para ajudar o grupo, segue este endereço
electrónico, que sempre abre horizontes.
http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1405-22532011000100010&script=sci_arttext
Os meus melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 08:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen