João Rodrigues de Magalhães/ Barata Freire de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

João Rodrigues de Magalhães/ Barata Freire de Lima

#72971 | BARATA DE LIMA | 13 set 2004 10:57

Caros Confrades:
Ao fazer as minhas pesquisas sobre o meu 4º avô João Rodrigues de Magalhães encontrei estes dados numa monografia de Celorico da Beira:
" Assentou praça em 1 de Maio de 1809;promovido a Cadete em 12 de Abril de 1813; a Alferes para Caçadores 8 em 21 de Janeiro de 1814 ; a Tenente em 28 de Março de 1820 ; a Capitão em 10 de Julho de 1829 , prestando serviço no Batalhão de Realistas da Guarda em 1831; graduado em Major,por destinção em 22 de Novembro de 1832; Tenente-Coronel para o Regimento de Caçadores do Alentejo, em 24 de Novembro de 1833; Coronel em 1 de Janeiro de 1834 .
Fêz as campanhas de 1809 até 1814, da Guerra Peninsular. Emigrou para Espanha em 1826 , regressando em 1828. Foi ferido gravemente nas batalhas de Salamanca, Cêrco do Porto e na acção do dia 10 de Novembro de 1813, além de outros ferimentos de menor importancia em Burgos e Cêrco do Porto. Tinha as condecorações da Cruz Nº 3 da Guerra Peninsular, Medalha de Fidelidade ao Rei e á Pátria, Real Efigie de El-Rei Nosso Senhor D.Miguel, Hábito da Torre e Espada, por distinção na acção de 29 de Outubro de 1832. Cavaleiro da Ordem de S.Bento de Aviz, pelos seus anos de serviço.
Miguelista de corpo e alma ,a sua carreira militar terminou com a queda do absolutismo. Era natural de Lamego, filho de Manuel Rodrigues de Magalhães ,natural de S.Martinho de Mouro e de D. Rosa do Carmo Magalhães, natural de Lamego ,falecendo em 19 de Setembro de 1869, com 80 anos de idade."
João Rodrigues de Magalhães casou com D.Jacinta de Magalhães Oliveira da Costa natural do Baraçal (Celorico da Beira ), nascendo deste casamento uma filha de nome D.Rosa Emilia de Magalhães Oliveira da Costa.
Esta filha veio a casar com Manoel José Barata Freire de Lima filho do Intendente-Geral da Policia do Reino, Reinado de D.Miguel ,José Barata Freire de Lima.
Se por acaso algum dos confrades tiver mais alguma informação sobre estes Magalhães agradecia que me informassem.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues de Magalhães/ Barata Freire de

#72978 | sapeca | 13 set 2004 11:28 | Em resposta a: #72971

Caro António Barata de Lima:
O mundo é, verdadeiramente, pequeno. Na verdade, existe aqui um parentesco curioso, comum de resto aos Viscondes de Faro e Oliveira.
Explico-me.
Manuel Rodrigues de Magalhães, natural du lugar de Penedos, freguesia de S. Martinho de Mouros, fº de António Rodrigues e de sua mulher Micaela Maria, à data do casamento assistente na rua da Olaria, Lamego, casou na Sé desta cidade, a 27.06.1784, com Rosa do Carmo (de Magalhães), filha de Francisco da Silva e de sua mulher Maria do Carmo, ele da freguesia da Sé de Lamego, ela da freguesia de Sande.
Esta Rosa do Carmo, aliás, D. Rosa do Carmo Carmelina de Magalhães, casou depois no estado de viúva com meu 4º avô materno Manuel António de Carvalho, natural da fregusia de S. Cosmado, Armamar, Major Quartel-Mestre do Regimento de Milícias de Lamego, condecorado com a Cruz de Guerra Peninsular, Medalhas de Fidelidade ao Rei e à Pátria, com a Real Efígie de D. Miguel (que pussuo por herança), Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, combatente incansável da Causa Miguelista, por cujo motivo emigrou para Espanha e Inglaterra, um dos assinou pela cidade de Lamego o Acto de Aclamação de El-Rei D. João VI, etc.
Suspeitei que, embora com pouca consistência, sua mulher tivesse mantido o apelido Magalhães do 1º marido, dando-se depois o “disparate” dos descendentes do 2º marido (e meus antepassados) continuarem a usá-lo, vindo a formar a família Carvalho Magalhães, de Lamego, que segundo Pinho Leal, era conhecida pela pouco dignificante alcunha dos “Cacos”.
Acontece que, posteriormente, através de um Parente comum, precisamente descendente daquele casal Francisco da Silva e Maria do Carmo (pais de D. Rosa do Carmo Carmelina de Magalhães, minha 4ª avó), através de uma irmã desta, vim a constatar que detinham já o referido apelido.
Assim sendo, e porque não há qualquer referência no assento de casamento acima referido, de parentesco entre os nubentes, pelo menos nos graus que obrigassem a dispensas, resta concluir que ou havia um parentesco algo remoto, ou seriam outros Magalhães.
De qualquer modo, fica esta informação que lhe interessará: João Rodrigues de Magalhãese era meio-irmão de meu trisavô, também chamado Manuel António de Carvalho (como o pai), igualmente um miguelista ferrenho e referido in “Maria da Fonte” do Camilo Castelo Branco, em termos bem pouco dignificantes...
Esta é matéria que me interessará aprofundar, como compreenderá, dado parentesco existente.
Aceite um abraço do parente
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues de Magalhães/ Barata Freire de

#73028 | sapeca | 13 set 2004 19:22 | Em resposta a: #72978

Já agora, e valendo-me dos elementos que me foram facultados pelo nosso comum Parente Tiago de Faro Pedroso, descendente dos Viscondes de Faro e Oliveira, a quem me referi na mensagem anterior, posso adiantar-lhe que D. Rosa do Carmo Carmelina de Magalhães era irmã de D. Joana Bárbara da Conceição de Magalhães, antepassada do Tiago de Faro Pedroso.
Esta nasceu a 5/10/1784 na freguesia da Sé, Lamego, sendo filha (como nossa 4ª avó D. Rosa do Carmo Carmelina de Magalhães) de Francisco da Silva (Magalhães), natural da Sé, e de sua mulher D. Maria do Carmo, natural de Sande, moradores na Rua da Olaria; neta paterna de Vicente da Silva, natural da Sé, e de sua mulher Maria da Costa, natural de Dalvares (Tarouca); neta materna do Padre Manuel do Cabo, natural de Sande, e de Joana Maria.
No assento de casamento (3.10.1802), de Francisco António Oliveira e D. Joana Bárbara da Conceição, na Sé de Lamego, aparece então referido o pai com o nome de Francisco da Silva MAGALHÃES, constando, curiosamente, como testemunha Manuel António de Carvalho, meu 4º avô, da rua da Corredoura.
Um abraço do
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues de Magalhães/ Barata Freire de

#73087 | BARATA DE LIMA | 14 set 2004 10:12 | Em resposta a: #73028

Ex.º Srº Fernando de Sá Monteiro:
Muito obrigado por me ter respondido tão prontamente, com a sua preciosa ajuda vou tentar ligar o meu João Rodrigues de Magalhães a essa grande familia Magalhães espalhada por todo Portugal.
A minha ligação com os Magalhães é a seguinte:
O meu 3º avô
1-Manoel Barata Freire de Lima , natural da freg. do Minhocal casou com
2-Roza Emilia de Magalhães Oliveira da Costa ,natural do Baraçal, filha de
3-João Rodrigues de Magalhães natural de Lamego e de
4-D.Jacinta de Magalhães Oliveira da Costa, natural do Baraçal
5-João era filho de Manuel Rodrigues, natural de S.Martinho de Mouro e de
6-Rosa do Carmo Carmelina de Magalhães (dados indicados por si), natural de Lamego
7-Jacinta era filha de Antonio de Magalhães (outro Magalhães), natural de Baraçal e de
8-D.Luisa de Aragão,natural de Cortiçô
Todas estas freguesias que indiquei são todas do Concelho de Celorico da Beira excepto Lamego.
Como já reparou ,também há um Antonio de Magalhães, neste caso, no Baraçal ,que vou ter de identificar e alem disso tentar arranjar datas.
Estes eram os únicos dados que tinha mas agora com os dados que me enviou consegui aumentar um pouco mais os ramos da minha árvore.
Se por acaso tiver mais dados ( datas, locais ) em relação aos seus Magalhães,agradecia.
Se necessitar de alguma ajuda diga
Atenciosamente

Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues de Magalhães/ Barata Freire de

#73247 | BARATA DE LIMA | 16 set 2004 10:55 | Em resposta a: #73028

Ex.º Srº Fernando de Sá Monteiro:
Desculpe-me por eu ser tão insistente, mas vou renovar o meu pedido de informações sobre os " nossos" Magalhães essencialmente datas.
Atenciosamente
Cumprimentos
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues de Magalhães/ Barata Freire de

#73324 | sapeca | 17 set 2004 11:13 | Em resposta a: #73247

Caríssimo Parente:
Em primeiro lugar, queira fazer-me o favor de mudar o tratamento. O "Exmº Srº" ficará de fora, concorda?*rss
Depois, peço-lhe desculpa por não ter respondido de imediato, mas foi-me impossivel
Lamento desapontá-lo, mas acerca dos "nossos" Magalhães, de Francisco da Silva Magalhães e mulher, nada mais tenho do que o indicado nas mensagens anteriores. Como compreenderá, e dado que alguns dos elementos me foram fornecidos pelos nosso comum Parente Tiago Faro Pedroso, não tive qualquer hipótese de alargar as pesquisas. Primeiro pela total impossibilidade de me deslocar ao Arquivo Distrital de Viseu. Depois, porque certamente, alguns (senão todos) os elementos de ascendência daquele casal poderão ainda estar em livros que, por pretencerem a Lamego, se encontrem no Paço Episcopal desta cidade. Está completamente fora de hipótese uma deslocação minha a qualquer destes locais neste momento. Bem que gostaria de aprofundar a ascendência deste ramo, tanto mais que eu e meus irmãos representamos hoje a familia Carvalho Magalhães, de Lamego.
Por isso, lamento não lhe poder ser mais útil.
Quem sabe um dia, masi tarde, Deus me dê possibilidade de poder continuar as minhas buscas, iniciadas há muitos anos, com deslocações a Lamego e Viseu. Até porque é meu enorme desejo poder entroncar também os Carvalhos de S. Cosmado (Armamar), de quem minha avó materna descendia por varonia até, pelo menos, ao século XVII, pelas buscas então efectuadas nos livros de S. Cosmado, no Paço Episcopal, em Lamego.
Aceite, entretanto, os meus melhores cumprimentos.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues de Magalhães/ Barata Freire de Lima

#80670 | FIGUEIRA | 03 jan 2005 14:51 | Em resposta a: #72971

Olá!

Vamos lá a ressuscitar este tópico!

um membro da familia Barata,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

Silva Magalhães

#81012 | tpiment | 06 jan 2005 10:40 | Em resposta a: #72971

Caros confrades,

Seguem os dados de que disponho:

I - Vicente da Silva Magalhães, natural da Sé (Lamego). Casou com D.
Maria da Costa, natural de Dalvares (Tarouca). Tiveram:

1 (II) Francisco da Silva Magalhães, que segue.
2 (II) Vicência da Silva Magalhães, nasceu em 1731 em Almacave (Lamego), smn

II - Francisco da Silva Magalhães, natural da Sé (Lamego). Casou com D. Maria do
Carmo, natural de Sande (Lamego).Tiveram:

1 (III) - Joana Bárbara da Conceição, nasceu em 1784 na Sé (Lamego), c.g.[ FARO
E OLIVEIRA ] (avó materna do 1º Visc. de Faro e Oliveira) - ver GENEA - [ http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=230256 ]
2 (III) - D. Rosa do Carmo Carmelina de Magalhães, que segue.

III - D. Rosa do Carmo Carmelina de Magalhães, natural de Lamego.
Casou, em 1ªs núpcias, com Manuel Rodrigues de Magalhães, natural de Penedos (S.
Martinho de Mouro), filho de António Rodrigues e de sua mulher Micaela Maria. M
anuel Rodrigues Magalhães faleceu a 19 de Setembro de 1869. Tiveram:

1 (IV) - João Rodrigues de Magalhães, c.g.

Casou, em 2ªs núpcias, com Manuel António de Carvalho, natural de S. Cosmado (Ar
mamar), Major Quartel-Mestre do Regimento de Milícias de Lamego, Cavaleiro profe
sso na Ordem de Cristo, etc. c.g. [Fernando Sá Monteiro]

Agradeço qualquer aditamento/rectificação

Tiago Pimentel

Resposta

Link directo:

Silva Magalhães (cont)

#81013 | tpiment | 06 jan 2005 10:42 | Em resposta a: #72971

Caros confrades,

Os paroquiais necessários para recuar/confirmar estas gerações encontram-se todos em Lamego e não no Arq. de Viseu, para muita pena minha pois não tenho hipotese de lá me deslocar.

Cumprimentos

Tiago Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Silva Magalhães

#81100 | BARATA DE LIMA | 07 jan 2005 09:51 | Em resposta a: #81012

Caro Tiago Pimentel:
A descendencia de João Rodrigues Magalhães, vai cruzar-se com os Baratas Freire de Lima em 30/01/1845 ,com o casamento de Roza Emília de Magalhães Oliveira da Costa (filha, entre outros, do casamento entre João Rodrigues de Magalhães e Jacinta de Magalhães Oliveira da Costa natural do Baraçal Celorico da Beira) e Manoel José Barata Freire de Lima (meu trisavô) ,filho de José Barata Freire de Lima Intendente-Geral da Polícia do Reino ,reinado de D.Miguel I, e de D.Anna Benedicta Barata Freire de Lima .
Quanto á data da morte de Manuel Rodrigues de Magalhães é pouco provável que tenha acontecido nessa altura (19/09/1869). A última informação recolhida é que quem morreu a 19/09/1869 foi João Rodrigues de Magalhães nascido cerca de 1789.
Por agora é tudo,disponha sempre
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues de Magalhães/ Barata Freire de Lima

#138631 | CCS1953 | 30 dez 2006 20:26 | Em resposta a: #80670

Caro Nuno Figueira,
Sou principiante nestes estudos/pesquisas.
Ando a pesquisar a minha família paterna de Castelo Branco e Portalegre.
Já tenho alguns elementos.

Gostaria que me ajudasse, caso possa.
Meu avô paterno Joaquim d'Ascenção Barata (nat. de Portalegre), era filho de Bernardino d'Ascenção Barata (nat. Tortozendo) + Maria da Trindade (nat. Alcains). Seu avô era António Rodrigues Barata (nat. Alcains) + Patrocinia da COnceição (nat. Alcains). Padrinhos de baptismo de meu avô: Joaquim Rodrigues Barata e Manoel Rodrigues Barata.
Será que estes membros de minha família se relacionam com a sua?

Muito agradecia que me ajudasse.

Pela parte do meu pai, já consegui chegar aos tetravós.

Boas Festas.
Reitero com cordialidade o meu pedido de ajuda.

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues de Magalhães/ Barata Freire de Lima

#139521 | FIGUEIRA | 07 jan 2007 19:51 | Em resposta a: #138631

Cara Celeste Correia Saraiva,

O mais antigo membro conhecido da família Barata com geração até à actualidade chamou-se Estêvão Barata, e viveu em Oleiros por volta de 1450! Das minhas minhas 21 costelas Barata só em 9 é que consegui chegar a ele. A sua descendência propagou-se, sobretudo, a partir da vila de Álvaro às regiões limítrofes, em redor do rio Zêzere. Era uma família de uma importância relativa na região, sobretudo porque alguns ramos souberam "fazer" "bons casamentos" com a elite local (nomeadamente na baixa nobreza.
A sua importância denota-se no facto de ser um apelido predominante na região e desde cedo também se constituiram apelidos duplos em que constava o Barata (Exs. Barata de Lima, Fonseca Barata, Barata de Tovar, Paiva Barata, Barata de Andrade, Barata Arnaut, Barata Salgueiro, Barata Faianca, Mendes Barata, Barata do Alto, Barata Figueira, Barata d'Almeida, Dias Barata, Barata Dias, Barata Castelão, Barata Tavares, Henriques Barata, Rebelo Barata, Barata Freire, etc, etc, etc...).
Os únicos Rodrigues Barata que conheço estão em Álvaro em meados do século XVIII, eram gente importante da dita vila, muito próxima dos ramos Barata Freire e Mendes Barata.
Relativamente a Alcains não tenho dados, com muita pena minha...

Lamento por não poder ajudar,

Cumprimentos do sempre à sua disposição,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 18:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen