Famílias de Albufeira e outras.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Albufeira e outras.

#7291 | rafael mião | 20 jul 2001 23:58

Um bom serão a todos.

Como sabeis,com o assédio da guerrilha do Remexido,o Arquivo Paroquial de Albufeira foi queimado e ,assim como estudar algumas famílias daqui? Dos subscritores e consulentes do Forum quem terá estudado particularmente as famílias do concelho de Albufeira?E de loulé?
Para me ajudarem no que se refere a alguns dos meus ramos familiares,que mencionarei posteriormente,caso haja alguém que tenha investigado famílias destes concelhos e possa informar-me;sobretudo ,não só de Albufeira,mas também da Guia,Boliqueime,Benafim e Alte.
E da freguesia de São Bartolomeu de Messines?
Com os meus agradecimentos desejo-vos um bom fim de semana .
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#7321 | marsousa | 22 jul 2001 11:06 | Em resposta a: #7291

Caro Rafael Carvalho

Na minha base de dados quase não tenho referidos familiares de Albufeira, exactamente pela falta de Registos Paroquiais.

Embora sejam poucas as informações aqui ficam esperando que lhe sejam úteis.

A partir do Registo Geral de Mercês (D. Pedro II) soube que o Capitão Manuel Ximenes Vieira (casado com Catarina de Almeida, e filho de Vicente Fernandes Vieira) teve o ofício de escrivão do campo e porta do celeiro da comenda da vila de Albufeira, tendo renunciado em 1698 a favor de seu neto,(filho de sua filha D. Vicência Pereira de Almeida), Luís de Sousa de Abreu e Siqueira(n.de Tavira) que tomou posse do cargo em 1703. Por morte do último, o ofício passou para o filho deste, Francisco de Sousa de Abreu (n. de Tavira).

Luís de Sousa de Abreu e Siqueira casou com D. Brites de Sousa que era natural de Albufeira.

Cumprimentos

Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#7331 | rafael mião | 22 jul 2001 16:12 | Em resposta a: #7321

Prezada Maria Manuela
Vicente Frs Vieira será irmão(?)de L.Frs V.daqui,tenho também uma 9.ªavó -Luisa ABreu.Eu irei alongar a informação no pressuposto que atraia mais informação que nos interesse.

D.Fernão Mião(mais conhecido por D.Fernão Martins Mascarenhas,Capitão dos Ginetes de El-Rei D.Sebastião,seu Embaixador ao Concílio de Trento,Alcaide-Mor de Mértola,da Ordem de Santiago e de Montemor-o-Novo,etc.teve bastardo,veja-se Pedatura Lusitana-de Alão de Moraes(em Mascarenhas)evem citado como D.Fernão Mião no Lv.ºIV dA CORgrafia do Algarve de Frei João de São José-1577 e também em Duas Descrições do Algarve SÉC.XVI,na Revista Económica e Social-da Liv. Sá Da COSTA-1983 e nde de Serrão também se pode ler sobre a importância de homens de Alfontes.
De D.fERNÃO MIão e de N ...houve AF.Alvares Mião,que foi morador em Alfontes-Guia-Albufeira e pai e avô de outros de igual nome e cargos,pessoas nobres e principais de Albufeira e o I.ºAfonso Alvares Mião casou com Leonor Alvares e são pais do cap. Afonso Alvares Mião casado com Maria Grade meus avós e esta filha de Alvaro Pires Grade ,Vereador mais velho de Albufeira e da sua governança e de Domingas Afilhada e neta paterna de ~João Afonso Grade e de Luisa ABReu,pessoas nobres e neta materna de Lourenço FERNANDES VIEIRa e de Leonor Afilhado,pessoas nobres e principais de Albufeira.Portanto aparecem Fernandes Vieira e Abreu.
O 3.º Afonso Alvares Mião casa três vezes e a 9-11-1734 com Francisca(ou Maria) de Sequeira,filha dos meus avós Francisco Dias de Sequeyra,do Paço-Algoz(quinta muito antiga)e de Maria Gonçalves(dos Gonçalves Mião daqui).Assim tenho interesse por saber sobre os Frs Vieira,Abreus e Sequeiras e Alvaleides,Bentes Raposo e Adains,a eles ligados.
Aguardo com expectativa informações sobre estas famílias

Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#7372 | 2910 | 23 jul 2001 19:41 | Em resposta a: #7331

Caro sr.Rafael Carvalho
desculpe meter o bedelho, mas deixo uma possivel pista para a origem do nome mião ou meão. Francisco Borges de Mascarenhas, filho de Alexo Borges e Francisca mascarenhas, viveu na Quinta de Rio Meão(s.Maria da Feira), onde casou com a herdeira da referida quinta Ana de Matos Soares(ver Armas e trofeus de 1980 Tomo I série V, pag.177.

os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#7379 | rafael mião | 23 jul 2001 21:52 | Em resposta a: #7372

Caro Óscar Caeiro Pinto
Não é"meter o bedelho" quando se ajuda alguém:Deus queira que vão "metendo bedelho"nos meus pedidos de ajuda como agora o fez.Bem haja.Tenho alguns números antigos de "Armas & Troféus",mas esse falta-me.Peço-lhe o grande favor de me enviar as fotocópias respeitantes ao assunto referido e se tiver mais notícias sobre essas individualidades também.
Já não se recordará de mim,mas até tenho um número do seu telemóvel e telefonámos algumas vezes e recordo-me que em certa altura me disse ,e eu concordo inteiramente,que o meu primo Ataíde de Oliveira ,na sua Monografia ,do Algoz fala na família-Tenreiro-mas confusão dele.Quem me deu o seu contacto parece-me que foi o meu parente Luís Soveral Varella.
Um abraço e aí vai a direcção e e-mail

O. Rafael G.Carvalho
R:Padre Américo Faria,106
2910-146-Faralhão-SETÚBAL
e-mail: bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#7516 | 2910 | 26 jul 2001 22:54 | Em resposta a: #7379

Caro Rafael Carvalho
Terei muito gosto em enviar o tal artigo da autoria de António Sousa Brandão, intitulado "Moutinhos de S.João da Madeira e Pinhos de Arrifana de Santa Maria", onde refere o dito topónimo. Mião também aparece como nome de um lugar para os lados de Foz Cõa e em mais dois ou três lugares na região norte.

Um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#9799 | 2910 | 26 set 2001 18:12 | Em resposta a: #7516

Caro Rafael Carvalho
As minhas profundas desculpas no envio das fotocópias, vou tentar enviar esta semana. Em todo caso não esqueci o amigo. Ao consultar a enorme obra de D.António Caetano de Sousa, achei um “João Lopes Meão, que foi da Rainha sua tia” teve moradia de 400 reis e está registado nos livros dos moradores da Casa Real de D.João III.

um abraço

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#9806 | rafael mião | 26 set 2001 19:07 | Em resposta a: #9799

Caro Óscar Caeiro Pinto
Tem a vida muito ocupada,mas pelas notícias que me envia está desculpadíssimo.Vá sempre dando notícias destas.O que eu souber e possa, também lhe darei informação.
Vou consultar o Liv.º Moradores da Casa Real para tirar apontamento,mas gostava que me desse o n.º da pág. e vol. e nome da obra de onde tirou esse apontamento para eu consultar,quando for possível.
Também aos 29-8-01,no meu Tópico-Ramos Familiares(mesmo tronco) referi a sua família,ligada à estirpe-Guerreiro de Gusmão e assim lá figura-Guerreiro Forjaz de Lacerda Caeiro e Pinto-suponho que é da Senhora sua mulher.Todos os dados sobre família Guerreiro ou nome de pessoas e o resp. às mesmas pode enviar-me ou colocar lá directamente,ficando como colaborador;mesmo que não usem o apelido-Guerreiro-é preciso que sejam desta família ,pois interessa ser lá colocado.
Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#9901 | 2910 | 27 set 2001 23:55 | Em resposta a: #9806

Caro Rafael Carvalho
as informa ções foram retiradas salvo erro do tomo V, ou VI, das Provas Hist. Geneal.
Os Guerreiro, da minha mulher são da freg. de Martimlongo(Alcoutim), do Monte de Montargil. Sobre esta linha apenas sei que seu trisavô materno,José Guerreiro, nasceu em Montargil e aí casou a 13/1/1888com Custódia da Palma Mestre, natural do monte dos Penteadeiros (Martimlongo). José era filho de Manuel Guerreiro, e de Barbara Maria Estevens(natural de cachopo), e neto paterno de outro Manuel Guerreiro (do lugar de Montargil)e de sua mulher Joana Maria Mestre(natural de Giões). Quando tiver tempo tenho que continuar a estudar este ramo nos paroquiais de Martimlongo que estão na T.Tombo.


Um abraço

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#9944 | rafael mião | 28 set 2001 19:42 | Em resposta a: #9901

Caro Óscar Caeiro Pinto
Não sei quando poderei ir à Torre do Tombo.Mas assim que for possível tentarei consultar as fontes mencionadas.
E pode acontecer que alguém ,ao ler esta mensagem ,se disponibilize a informar-me sobre o assunto ou desenvolvê-lo.
Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#9971 | marsousa | 29 set 2001 10:35 | Em resposta a: #9944

Caro Rafael Carvalho

Quanto aos Guerreiros já lhe enviei os dados sobre os meus, do ramo Lampreia Guerreiro de Mértola, no tema "Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias". Oportunamente enviar-lhe-ei fotocópia do que existe no ANTT sobre a habilitação para a Ordem de Cristo de João Lampreia Guerreiro e de que faz parte uma carta escrita em 1692 pelo próprio ao Rei.

O que me chamou agora a atenção foi aparecer aqui o nome de Joana Maria Mestre natural de Giões.
Para além de alguns antepassados de apelido Mestre de outras localidades, tenho um que é de Giões.
Aqui ficam os dados que tenho sobre ele:

Diogo Mestre nasceu em Alcaria Alta, Giões, Alcoutim, a 19 de Janeiro de 1727, filho de Manuel Vaz e de Catarina Maria.

Casou a 2 de Setembro de 1759 com Benta Maria, (bapt. a 24 de Dezembro de 1737) natural da Salvada, Beja, filha de Manuel Martins Catalão (bapt. a 27 de Junho de 1685 em Alcaria Ruiva, Alcoutim) e da 3ª mulher deste, Joana Medeiros (bapt. a 3 de Outubro de 1710 em Corte do Pinto, Mértola).
Benta Maria era neta paterna de Domingos Gonçalves e Apolónia Martins e materna de João Medeiros e Maria Botelho.

A madrinha de baptismo de Diogo Mestre foi Maria Fernandes filha de Domingos Afonso Mestre, provável parente do baptizado.

Diogo Mestre tinha um irmão chamado Domingos que nasceu a 4 de Março de 1725.

Cumprimentos

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#9972 | marsousa | 29 set 2001 10:52 | Em resposta a: #9944

O nome da mãe de Diogo Mestre é Catarina Martins e não Catarina Maria como, por lapso, escrevi na mensagem anterior.

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#9974 | rafael mião | 29 set 2001 11:53 | Em resposta a: #9972

Cara Maria Manuela
Agradeço-lhe muito a informação enviada que terei muito gosto em colocar no tópico respectivo.
Todas estas informações serão úteis para todos ,em geral, que se interessam pelas famílias mencionadas e, se puderem, contribuir também com alguma "dica".
Os meus cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#48262 | joaquimreis | 23 set 2003 01:36 | Em resposta a: #7291

Tenho estudado os meus ramos familiares de Albufeira e pelo que sei, os unicos aqruivos deste concelho existentes são os que seguem (fonte Arquivo Distrital de Faro):


ALBUFEIRA (1)
nascimentos
1833 - 1850 torre do tombo
1853 - 1895 arquivo distrital faro
casamentos
1833 - 1851 torre do tombo
1851 - 1895 arquivo distrital faro

obitos
1833 - 1845 torre do tombo
1845 - 1895 arquivo distrital faro


Freguesia da GUIA
nascimentos
1648 - 1845 torre do tombo
1845 - 1889 arquivo distrital faro

casamentos
1675 - 1850 torre do tombo
1851 - 1889 arquivo distrital faro
obitos
1728 - 1852 torre do tombo
1852 - 1889 arquivo distrital faro


freguesia de PADERNE
nascimentos
1593 - 1847 torre do tombo
1847 - 1889 arquivo distrital faro
casamentos
1592 - 1828 torre do tombo
1828 - 1889 arquivo distrital faro
obitos
1740 - 1840 torre do tombo
1840 - 1889 arquivo distrital faro
1) Livros de Termos de Justificação de Baptismos e Legitimações: 1872-1881.

Da freguesia de S. B. DE MESSINES
nascimentos
1595 -1853 torre do tombo
1853 - 1896 arquivo distrital faro
casamentos
1589 - 1834 torre do tombo
1834 - 1896 arquivo distrital faro
óbitos
1582 - 1834 torre do tombo
1835 - 1896 arquivo distrital faro


Se lhe poder ser util nalguma coisa, queira dizer, pois vou sexta feira ao Arquivo Distrital novamente.
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#48263 | joaquimreis | 23 set 2003 01:38 | Em resposta a: #48262

arquivo distrital de faro: http://www.terravista.pt/portosanto/2133/Guia9.html#RegistosParoquiaisdoAlgarve

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#48264 | joaquimreis | 23 set 2003 02:30 | Em resposta a: #48263

Senhor Rafael num outro tópico (mesmo tronco) já extinto, perguntava se sabia algo sobre se os Guerreiro de São Marcos da Serra seriam da mesma familia. Com a extinção do tópico respondeu-me V. que aquele estava extinto e portanto que noutro local a titulo de curiosidade me poderia dar alguma informação. A qual agradeço se a tiver.
Cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#48271 | rgc | 23 set 2003 08:39 | Em resposta a: #48264

Caro Joaquim Reis
Hoje,por motivos imprevistos,tive de aceder ao computador logo de manhã cedo o que raramente faço e "vim" ao Forum, por isso respondo logo.
Antes de tudo retire o tratamento de Senhor,felizmente me considero assim,em todos os aspectos (desculpe a presunção), mas deixemo-nos de formalidades escusadas e também porque ainda julgo não ser muito velho para tal deferência respeitosa,aqui no Forum :-)
Bem,vou deixar de brincar e vamos ao que interessa:
O tópico-Ramos familiares(mesmo tronco)talvez ainda possa consultá-lo em :
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=8375
Pensei em complementá-lo,e o título do tópico não é o mais indicado -, deveria pelo menos ter pontos de interrogação e exclamação
( mesmo tronco!?! mas algumas circunstâncias dificultaram tal intenção;aliàs, há colaboradores deste Forum, genealogistas de reconhecido mérito que preparam trabalho sobre a família-Guerreiro, alentejana.
Contudo, vou sempre dando informações sobre este assunto, quando solicitado, sei e respeitando o trabalho atrás referido.
Da freg. de São Marcos da Serra tenho poucos antepassados e que precisam ser investigados, mas ainda hoje conto dizer-lhe o pouco que conheço acerca deles, neste tópico.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#48357 | rgc | 23 set 2003 23:29 | Em resposta a: #48271

Boa noite!
Aqui estou com o pouco que sei de um avô meu,da freg. de São Marcos da Serra, concelho de Silves.
- É ascendente do meu 5.º avô-Gregório Gonçalves( que aparece também com o apelido Guerreiro)n. 6-11-1735, nat. da freg. de São Sebastião de Gomes Aires e morador na corte da Telha Casou 1-3-1767,Santana da Serra com a minha 5.ª avó:
-Isabel Guerreiro ou Isabel Mestre Guerreiro q n.aos 23-8-1744,da Farrobeira,freg. de Santana da Serra.
- GREGÓRIO é filho de Manuel Gonçalves ,da freg. de SÃO MARCOS da SERRA e de Maria Guerreiro,da Soalheira,freg. de Santana da Serra e NETO PAT.º de outro Manuel Gonçalves, da freg.de São Bartolomeu de Messines e de Mariana Furtado Martelo,moradora no Guilherme,freg. de Santana da Serra e esta filha de Bartolomeu Dias Mestre,morador na Hortinha, freguesia de São Sebastião de Gomes Aires e de Agueda Roiz; NETO MAT.ºde António Gomes, da Soalheira,freg. de Santana da Serra e de Isabel Coelho,do Carapetal,freg. de Santana da Serra.
A ISABEL filha de Marcos Guerreiro e de Sebastiana Rodrigues s/2ª mulher e estes cas. aos 22-7-1742,Santana da Serra e NETA PAT.ª de Filipe Rodrigues e de Catarina Guerreiro e NETA MAT.ª............
Portanto, da freg de SÃO MARCOS da SERRA,não é nenhum, como julgava, porque o Manuel Gonçalves,nat.desta freguesia,apenas por ter nascido na referida freguesia,provavelmente por seus pais serem nela moradores.É assunto que precisa de ser desenvolvido e ainda não o pude fazer. Lamento ser pouco, mas é o que sei,por enquanto.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#48358 | rgc | 23 set 2003 23:33 | Em resposta a: #48357

Caro Joaquim Reis
Esqueci-me de referir que a mensagem é-lhe dirigida.
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#48422 | joaquimreis | 24 set 2003 15:50 | Em resposta a: #48358

Caro Rafael:
Mesmo pouco agradeço, pois quem dá o que tem...

Tambem as minhas 2 mensagens anteriores são-lhe dirigidas, uma com a relação de livros de nascimento, casamento e óbito respeitantes ao concelho de Albufeira e S. Bartolomeu de Messines e outra com o link do arquivo distrital de faro, onde irei amanhã.

cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#48462 | rgc | 24 set 2003 22:15 | Em resposta a: #48422

Caro Joaquim Reis
Diz-se:"a rico não devas e a pobre não prometas"; aqui está mais "um pobre"...a fazer jus ao ditado.
Como vai ao Arq.º Dist. de Faro, pode ser que consulte os Liv. Par. do Algoz.
Tenho desta freg.uns avós: João Dias c/c Maria da Rocha (séc.XVI/XVII), pais dos meus 7.ºs avós Francisco Dias de Sequeira c/c Maria Gonçalves a 13-8-1685, mas não pesquisei sobre eles e esta informação também me foi dada. Para além do interesse dos Rochas e dos Dias,também Annes,Gonçalves Mião,Dias de Sequeira e Vazes, todos da minha família do Algoz.
Não é para investigar nada, obviamente, tomara ter tempo para si,quanto mais para outros, mas pode encontrar alguém destes apelidos relacionados com as suas buscas e que me possa depois dispensar.
Boa colheita e que eu possa também colher alguma coisa.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Gente de Albufeira em Loulé

#93701 | jliberato | 16 jun 2005 20:32 | Em resposta a: #48422

Caros confrades,
Encontrarão um registo de casamento (1715) de gente de Albufeira em São Clemente de Loulé em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=93700#lista
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Algarve

#93891 | João Gaspar | 20 jun 2005 00:02 | Em resposta a: #7291

Caros Confrades alguem tem informação da familia "Guedelha" no sec XIX e XX nos concelhos de Loulé e Albufeira.

atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Albufeira e outras.

#344037 | patriciafelripa | 19 mar 2014 20:51 | Em resposta a: #7331

pois eu tb ando a procura de familiares meus do lado vieira o meu avô era oscar martins vieira martins do lado da mae aurora marins casada com albano vieira teve vivos 5 filhos e mais dois que morreram novos o levi e o fernando o meu bisavô ainda teve mais um filho fora do casamento de nome fernando Manuel que ainda vive em albufeira eu tb ando por estas zonas do algarve gostava de ter informações de mais familiares

Resposta

Link directo:

Famílias de Albufeira e outras.

#431839 | margaridanaia | 09 mar 2021 17:56 | Em resposta a: #7331

Boa tarde,

Gostaria de saber se tem informações sobre a Quinta do Paço em Algoz e as suas origens ou saiba de alguém que possa ajudar.

Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 20:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen