dados de meu avô português

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

dados de meu avô português

#72584 | Charles Walber | 07 set 2004 18:46

Pretendo pedir a cidadania portuguesa e para isso preciso dos dados de meu avô, porém os familiares ñ sabem dizer a freguesia e concelho a q ele pertencia. Já procurei bastante aqui no Brasil mas ñ encontro nada referente a esses dados. Só consegui a data de nascimento, filiaçao, chegada no Brasil e navio. Nem mesmo pedindo a certidao de inteiro teor de meu pai, seu filho, conseguimos obter o nome da freguesia. Como posso encontrar a certidao de nascimento desse meu avô ai em Portugal, apenas com os dados acima q comentei? estou sem rumo, perdida. Por favor, quem puder me ajudar me orientando, agradeço imensamente.

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#72593 | suzy | 07 set 2004 21:00 | Em resposta a: #72584

Cara Charles ???

Já teve acesso à visualização da folha de registo de passageiros do navio?
Os que tenho visto indicam quase sempre a origem, mais que não seja o concelho, ou o distrito.
Aconselho-a a utilizar um nome, pois assim será mais provável que a ajudem.

Cumprimentos

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#72594 | suzy | 07 set 2004 21:01 | Em resposta a: #72584

Cara Charles ???

Já teve acesso à visualização da folha de registo de passageiros do navio?
Os que tenho visto indicam quase sempre a origem, mais que não seja o concelho, ou o distrito.
Aconselho-a a utilizar um nome, pois assim será mais provável que a ajudem.

Cumprimentos

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#72597 | Charles Walber | 07 set 2004 21:39 | Em resposta a: #72593

Susana obrigado pela resposta e dica, mas ñ entendi bem. Pesquisei no Arquivo nacional do Rio de Janeiro, Brasil e eles me enviaram vários documentos, nos quais ñ consta a freguesia e concelho, somente está como naturalidade Portugal. Vc pode me indicar como devo proceder?
Agradeço muito sua atençao. Estou feito louco buscando um melhor caminho.
Grato

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#72605 | suzy | 07 set 2004 23:34 | Em resposta a: #72597

Caro Charles

Tive acesso a um site americano, onde se podem procurar listas de passageiros de navios para os EUA, e nesses registos existe a hipótese de visualização digital dos originais das mesmas. Pensei que o mesmo estivesse disponível para as listas de passageiros para o Brasil, mas após ter respondido à sua mensagem, andei à procura e todos os que achei eram pagos. Se fizer uma pesquisa por palavras chave, encontra alguns desse sites. Desejo-lhe sorte mas infelizmente não o posso ajudar mais.

Cumprimentos

Susana Gama

Nota: ( Não sei porquê mas as minhas mensagens estão a aparecer em duplicado)

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#72624 | Charles Walber | 08 set 2004 10:45 | Em resposta a: #72605

Susana, muito obrigado por tudo.
Ñ sei se podes me ajudar, mas gostaria de saber como posso encontrar a certidao de meu avô, tendo apenas sua data de nascto. e filiaçao? já pensei em ir eu mesmo a Portugal, mas me custaria muito dinheiro, há pessoas q podem procurar pra mim em Portugal nos arquivos distritais?
Reforço meus agradecimentos e qualquer dica sua será bem vinda.
Grato
Charles

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#72636 | victorferreira | 08 set 2004 12:35 | Em resposta a: #72584

Caro confrade,

Perante tanto desespero, que muito respeito mas que convém que seja canalizado para "partir pedra" atravéz da pesquisa paciente, tipo "back to basics", atrevo-me a sugerir, evidentemente se estiver na disposição de o partilhar:

- que tal se enviasse ao Forum os dados que possui: o nome do avô, o nome do navio, a data de chegada, o porto onde desembarcou, a data de nascimento ou um cálculo a partir da idade que tem (ou que tinha quando do seu falecimento) e outras informações que podem ajudar.

Sobre estas outras informações, pex. alguma referência familiar quanto a cidades de referência. Em diferentes zonas do país, as populações têm referências diferentes. Algumas "falam" mais de Lisboa, outras do Porto, outras mais remotas referem-se a outras localidades. Isto pode ajudar a "grosso modo" localizar a origem do seu avô.
Outra esfera são alguns hábitos ou termos. Se o seu avô se referia ao pão como pão (influência latina), era provavelmente do sul; se falava em brôa (influência germânica = brot, bread), era provavelmente do centro-norte; hábitos como cantarolar algumas cantigas tradicionais, às vezes muito características dos locais de origem; referências a ritmos naturais, colheitas, instrumentos de trabalho, alguns muito regionais ou muito geograficamente característicos como os instrumentos ou hábitos de pescadores; a Santos cristãos, como pistas para descobrir o padroeiro da sua freguesia (paróquia), festas de Santos.

O seu avô veio sozinho? Uma vez que familiares parecem não haver ou não estar a ajudar muito, o seu avô tinha amigos portugueses no Brasil que possam ainda estar vivos ou que os seus descendentes possam saber de onde eram? Na lista de passageiros que vieram no mesmo navio haverá referências das origens dos outros passageiros portugueses que possam ajudar?

Não sei se fui muito extenso, mas é só por a imaginação a funcionar e pode-se acabar por lá chegar pela via mais inesperada. Não é trabalho de Sherlock Gomes, mas anda lá perto ...

É claro que a mais simples é aparecer um parente ou um investigador que reconhece os nomes de família e lhe dá logo as pistas todas.

Mas para isso é preciso "ajudar". Relance o tópico com um título diferente. "Meu avô português" não é muito chamativo para quem possa ter os dados que procura. 80% dos brasileiros têm pelo menos um avô português e estão aparentados umas quatro ou cinco gerações atrás com 90% dos portugueses ...

Sugiro pex. o(s) nome(s) do seu avô e uma referência mais chamativa.

Sucesso nas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#72638 | victorferreira | 08 set 2004 13:08 | Em resposta a: #72584

Em tempo:

- não referi, mas é claro que os objectos pessoais, herdados pelo seu pai ou por algum tio seu também podem trazer dados novos.

As fotografias antigas tinham muitas vezes impresso o nome do Studio de fotografia que as tinha feito, ou dedicatórias que podem ter valor de informação. Os fotógrafos eram bem conhecidos e tinham uma "zona de influência" relativamente limitada. No início do séc. XX aqui em Portugal era basicamente o Concelho, quando muito o Distrito.
VF

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#72669 | Charles Walber | 08 set 2004 18:25 | Em resposta a: #72638

Victor muito obrigado por todas as dicas, mas, esperando ñ te incomodar, ñ há pesquisadores ai q possam prestar esse serviço de pesquisa? quanto ao lugar do meu avô, algums familiares falam de Viseu e dizem também q minha avó falava muito de Trás dos Montes, ajuda?
Muito grato e sempre serao bem vindas dicas q possam me ajudar ok?

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#72673 | victorferreira | 08 set 2004 18:57 | Em resposta a: #72669

Caro confrade,

Claro que há. Há mesmo quem faça disso seu modo de vida. Pareceu-me em tempos que havia participações nesse sentido aqui pelo Forum. Eu não conheço nenhum. Olhe, deixe aí um e-mail pessoal (desses genéricos que se arranjam em cinco minutos) e pode ser que alguém se chegue à frente.

Mas claro está, há que chamar-lhes a atenção primeiro. Por isso as sugestões de abordar o tema num tópico mais esclarecedor e mais directo ao tema e numa mensagem com mais informação, quanto mais não seja os dados básicos que possui, já nem falo das conjecturas. E não se esqueça que as listas de passageiros e os demais documentos de que tem que partir estarão nos portos Brasileiros, nos departamentos de imigração brasileiros, num álbum de retratos de uma tia-avó solteira, nas gavetas de um armário poeirento num sótão de uma casa brasileira ... Assim, sem dados nenhuns, de nada lhe valerá um investigador que esteja em Portugal. E mesmo que venha a Portugal, vai começar a pesquisar aonde? Vai analisar as cartas de chamada de 30000, 60000 portugueses em 3, 4, 10 Arquivos Distritais até encontrar o seu avô? Se ainda não é pai, não lhe vai sobrar muito tempo para tentar por seu lado ser avô ...

Honestamente, o que diz sobre Viseu e Trás-os-Montes (não é "dos" Montes) é equivalente a dizer Curitiba e Santa Catarina, ou Belo Horizonte e Goiás ... Viseu é uma cidade e fica na antiga Província da Beira Alta. Trás-os-Montes é uma região (ant. Província) que faz fronteira com a Beira Alta, ambas no Centro e Norte do País, ambas com dezenas senão centenas de milhares de imigrantes para o Brasil nos últimos cem anos. Terá sido eventualmente daí que terão partido a maior parte deles, juntamente com o Minho e Douro Litoral. Por aí não vai lá.

Forneça os dados que tem (se assim o entender) e espere que alguém se manifeste. É a minha sugestão final.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#73043 | suely | 13 set 2004 21:26 | Em resposta a: #72673

Caro Charles já tentou www.memorialdoimigrante.org.sp.gov.br
e www.anafre.pt
Boa sorte.
Suely

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#73044 | suely | 13 set 2004 21:34 | Em resposta a: #73043

Corrigindo www.memorialdoimigrante.sp gov.br
Suely

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#73047 | victorferreira | 13 set 2004 22:27 | Em resposta a: #73044

Cara Suely,
Se quer responder ao Charles, abra uma mensagem dele (pode ser uma qualquer) e aí é que deve usar este espaço para lhe responder, tendo seleccionado previamente no botão do "Responder a esta mensagem", à esquerda logo aqui acima do "Assunto/Tópico".
Assim está a enviar-me estas mensagens a mim, quando elas teriam mais valia para o Carlos. Elas ficam no Forum, mas ficam "escondidas" até que o nosso C. abra este tópico e as descubra ...
Cumprimentos
VictorF

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#73049 | suely | 13 set 2004 22:33 | Em resposta a: #72584

Tente
www.memorialdoimigrante.sp.gov.br
www.anafre.pt
Boa sorte
Suely

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#73463 | amrr | 20 set 2004 01:32 | Em resposta a: #72669

Caro Charles

O seu avô faleceu no Brasil ? Já tem a certidão de óbito dele?
Se ainda não a tem, é mais um documento que deve obter para conseguir novas pistas.

Cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#73500 | Charles Walber | 20 set 2004 18:14 | Em resposta a: #73463

Caro(a) Amrr, já tenho a certidao comigo, porém como os demais documentos ñ consta a bendita freguesia, até a carteira de estrangeiro dele ñ consta. Continuo minha busca e caso tenha alguma dica,ñ se intimide, pode repassar ok?
Grato
Charles

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#73520 | amrr | 20 set 2004 22:20 | Em resposta a: #73500

Caro Charles

Vamos recapitular.

Já possui:
- a certidão de óbito do seu avô paterno
- a certidão de nascimento de seu pai
- do seu avô sabe também: ano de nascimento, filiação, ano de chegada ao Brasil e respectivo navio.


Será que já possui todos os seguintes documentos?:
- certidão de casamento do seu avô
- certidões de nascimento de todos os irmãos de seu pai
- certidão de casamento de seu pai

Cumprimentos

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#73548 | Charles Walber | 21 set 2004 15:54 | Em resposta a: #73520

Caro Arlindo,
tenho a certidao de óbito, a certidao de nascto. de meu pai e mais todos os dados seguintes q vc citou, além, agora, da certidao de casamento de meu avô de inteiro teor e na qual ñ consta como nos demais documentos a freguesia q ele nasceu nem o concelho. Meu maior problema é esse. Fazemos buscas incessantes e quando vêm os documentos ñ consta a freguesia, apenas natural de Portugal, já ñ sei mais onde procurar. Caso tenha alguma dica, favor mencionar.
Muito Grato
Charles

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#75518 | victorferreira | 22 out 2004 09:54 | Em resposta a: #72584

Caro Walber,
Quero responder-lhe via Forum uma vez que foi aqui que começou a sua busca.
Após envios de dados para cinco Arquivos Distritais do norte do país, zona mais provável de origem do seu avô, veio finalmente a resposta de Braga que aqui transcrevo como testemunha da dedicação e competência dos respectivos Funcionários e Direcção. Fica a afirmação de que os funcionários públicos, a prestarem um serviço público, de forma gratuita, podem ser eficientes e eficazes e dão provas disso.
Os meus cumprimentos à Srª Drª Maria da Assunção Vasconcelos, Directora do ADB e à sua equipe que, ao não fazer mais que a obrigação, fizeram-no com zêlo e competência, o que já vai sendo raro quer na função pública quer sobretudo no sector privado. Passo a citar:

"Exmo. Sr.
Felizmente já conseguimos localizar a freguesia de naturalidade.

Trata-se da freguesia de Cristelo, do concelho de Barcelos.

O seu pedido de certidão de nascimento deverá ser solicitado à Conservatória de Barcelos e o assento de Baptismo possui o número 5 do ano de 1892.

Face aos dados que nos enviou, conseguimos localizar o processo de passaporte de um irmão de Venâncio Fernandes da Cruz.

Através deste e de outros documentos tivemos possibilidade de identificar os dados necessários para a requisição que pretende.

Com os melhores cumprimentos

Maria da Assunção Vasconcelos
Directora do Arquivo Distrital de Braga"

Cumprimentos cordiais,
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#76249 | recio | 31 out 2004 00:49 | Em resposta a: #72624

quero ajudar-te mas preciso dos dados da pessoa que foi para o brasil tambem ando á procura de meu visavô que foi para o brazil entre 1894 a 1896 podemos fazer intercambio de dados tu procuras o meu eu o teu,pesquizo por todo o portugal é o meu trabalho mas posso fazer de graça para ti
espero a tua resposta

ana recio

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#76251 | recio | 31 out 2004 01:17 | Em resposta a: #72584

ja vi que já encontraram em barcelos .Já mandaste vir? se não eu posso tirar e enviar-te mas preciso do nome dele tirei da resposta do ferreira ele fez um bom trabalho ,diz alguma coisa estou tentando ajudar-te

quero ajudar-te


ana recio

Resposta

Link directo:

RE: dados de meu avô português

#76405 | ascenço | 03 nov 2004 01:45 | Em resposta a: #72584

Olá... tenho alguma experiência em nacionalidade portuguesa, portanto, deixe-me saber: Seu Pai é Brasileiro? Ele tem irmãos? Em que ano o seu avô nasceu? Ele viveu ou veio ao Brasil alguma vez? Ele era casado em Portugal? Gostaria de registar que não sou agente nem comercializo nacionalidades, apenas conheço o processo pois em minha casa todos possuem dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa.

Edson Ascenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 03:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen