Pistas para uma descendência da Lousã

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Pistas para uma descendência da Lousã

#72213 | Pedro França | 02 set 2004 18:11

Caros confrades:

Estou a lançar este tópico porque procuro pistas para uma possível descendência do Dr. Francisco António de Paula Sanches Sousa de Miranda, bacharel formado em Cânones a 04.06.1822, natural de Cova do Lobo/Lousã (fº de D. Maria Jacinta/Rita Quaresma Sanches, de Góis, e do Dr. José António Galvão do Sacramento, da Lousã), que casou com D. Joana Elisa de Melo Sanches, fª de Manuel Sanches Goulão e de D. Doroteia Sanches e Melo, n.al de Castelo Branco, sendo esta senhora, irmã inteira do Dr. António Sanches Goulão, Lente da UC em Filosofia.
Sei que desta união houve pelo menos dois filhos:
- Guilhermina, nascida a 11.05.1830;
- Eduardo, nascido a 26.05.1832.

Como ele era formado em Direito, é natural que a habilitação académica o tenha levado a exercer algum cargo para fora da Lousã e que eventualmente tenha tido outros filhos, e que os citados atrás tenham casado e tido descendência noutras paragens.
Agradeço qualquer contributo para este tópico.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72279 | Pedro França | 03 set 2004 18:27 | Em resposta a: #72213

Caros confrades:

Insisto neste tópico.
Obrigado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72282 | FGJ | 03 set 2004 19:25 | Em resposta a: #72279

Prezados Confrades,
Aproveito o ensejo para pedir ajuda na busca de informações sobre JOÃO ELISÁRIO DE CARVALHO MONTENEGRO, também da Lousã dos 1800.
Cordialmente,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72283 | pb77x | 03 set 2004 19:30 | Em resposta a: #72279

Caro Pedro França

Descendo do Francisco, através do Eduardo que teve Anibal nascido em Beja, que teve entre outros Henrique nascido em Lisboa,que teve filho unico meu pai João Eduardo.
Devo ter datas e mais dados em casa.

Cumprimentos
Fernando S. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72298 | Pedro França | 03 set 2004 22:35 | Em resposta a: #72283

Caro Fernando:

Bem-haja! Graças a Deus! Tenho andado com esta questão às costas já de há uns quatro anos para cá, porquanto fui incumbido pelo ramo Sanches da Gama que também descende (mas por um secundogénito - António Sanches Xavier de Miranda, baptº em 1792/Lousã) dos mesmos pais que o seu antepassado Francisco.
Acontece que está em causa a representação e chefia desta família com armas de Mirandas, Silvas, Sanches, e Sousas (do Prado), a qual é reclamada por aquele lado de sua família. Ora, eu sabia da existência do primogénito Francisco seu tetravô, e sabia que ele tinha tido filhos...; restava saber apenas o que havia dessa descendência na actualidade para contrapor às pretensões daquele ramo.
Não tenho nada contra ninguém mas tinha que apurar este facto (achei que pela GP seria o melhor meio) como quem publica editais.
Já agora, para que eu possa documentar devidamente este caso e fundamentar a impossibilidade dos Sanches da Gama em avançar com aquela pretensão, poderia então fornecer-me os dados (nomes, locais e datas) que tem sobre os descendentes de seu tetravô Francisco até ao tempo presente, incluindo aí a sua pessoa?
O interesse não é apenas meu (enquanto trabalho) mas também e sobretudo seu neste pleito.
Agradeço desde já toda a colaboração e fique ciente de que estou profundamente grato por me ter respondido...; isto estava complicado e a pressão da família sua parente é muita.
Um abraço e disponha no que eu puder pelo AUC.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72328 | pb77x | 04 set 2004 14:58 | Em resposta a: #72298

Caro Pedro França

Segundo os apontamentos de meu pai, o meu tetravô Fancisco, teve :
(1)-como primogénito -José Liberato Sanches de Sousa Miranda nascido a 9 de Março de 1825 na Lousã, juís de Direito da Comarca de Odemira ,Fidalgo Cavaleiro (Mercê de 1864 numero 29, Doc. 12072 das Mordomias da Casa Real, que teve Aurelio Octavio Sanches de Sousa Miranda, que teve Nelly Sanches de Miranda Mascarenhas, que teve Rui Sanches de Miranda Mascarenhas.
(2)Guilhermina n. 1830
(4)Francisca n. 1841
(3) Eduardo Augusto Sanches de Sousa Miranda n. 1832 ,f. 26 Mar.1874 na Guarda,c. 25 Jan.1864 em Beja com Mariana Lucia Guerreiro Montes ,militar, que teve:
(a)- Anibal Augusto Sanches de Sousa Miranda n. 24 Jan 1865 em Beja ,f. em 23 Out. 1939 em Lisboa, c. 30 Out.1897 Frederica Vilhena de Lagos nat. da Ilha da Madeira, aluno do Colegio Militar , companheiro de Mouzinho nas campanhas de Africa como militar,Governador de Macau,que teve João Sanches de Miranda c.g. Sanches de Miranda Mourão ,Fernando s.g. ,e Henrique Sanches de Miranda n. 16 Dez.1904 em Lisboa f. 25 Dez. 1966 , c.c. Maria Madalena Cerqueira Camacho nat. de Machico I. da Madeira,que teve João Eduardo Cerqueira Camacho Sanches de Miranda, n. 24 Jun. 1924 em lisboa, que me teve a mim Fernando n. 11 Jul. 1952 ,em Lisboa.
(b)Florival s.g., n.1872 em Lisboa ,ofereceu o terreno para o Lusitano de Évora, daí o nome Campo Sanches de Miranda, dá o nome também a ruas da cidade de Évora.
Querendo eu contribuir para a tradição heráldica ,e impossibilitado de pedir armas novas pelas atuais regras portuguesas, (tenho insistido junto de S.A.R. O Senhor Dom Duarte na urgente necessidade de se permitir o registo de brazões a qualquer cidadão honesto ,seguindo o exemplo do College of Arms ou do Lyons Court.Nós que lutamos pela Instituição Real tinhamos a vida facilitada ,porque se eleminava a ideia errada de que se defende privilegios de uma casta),pedi e foi-me concedido pelo Conselho de Nobreza registo de brazão de armas de sucessão.Combineu as armas mais chegadas à varonia tiradas da noticia heraldica de Joaquim Sanches Xavier de Miranda irmão de Maria Rita Jacinta,de origens um bocado nebulosas, mas confirmadas pelas noticias genealogicas mais bem estudadas de minha bisavó e avó paternas madeirenses com as armas de meu 15 avô Pedro Gomes de Galdo antepassado destas minhas avós:Miranda ,Silva ,Sousa e Galdo.
Um Sanches da Gama tem todo o direito de usar as armas dos seus antepassados de acordo com as regras defenidas pelo novo Instituto.
Acarinhando a composição do brasão do Dr.Joaquim Sanches Xavier de Miranda acho neste momento são os unicos interessados em usá-la.
Espero ter ajudado
Sempre ao dispor

Fernando S. Miranda

PS. Por acaso não tem noticias genealogicas de meu 6 avô pela varonia José Antonio Sacramento Cortez da Gama, Teol. entre 1731 e 1738?

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72338 | Pedro França | 04 set 2004 20:19 | Em resposta a: #72328

Caro Fernando:

Tomei nota da sua exposição e vou procurar localizar o que pretende sobre o José António Sacramento Cortez da Gama, no AUC.
A questão que se levanta em relação aos Sanches da Gama não está no direito ao uso e armas que obteve o seu antepassado Dr. Joaquim Xavier Sanches de Miranda, até porque isso já lhes consegui na actualidade há uns dois anos, para aí. A questão apenas se coloca quando é um ramo que pretende reclamar a chefia da família Sanches de Miranda, quando ele parte de um secundogénito e não do primogénito que é o seu tetravô Francisco, só isso.
Vou ver o que consigo encontrar para si.
Um abraço e o meu muito obrigado. Aguarde-me aqui, 'tá?
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72521 | Pedro França | 06 set 2004 23:24 | Em resposta a: #72338

Caro Fernando:

Em resposta à sua questão sobre seu 6º avô José António do Sacramento Cortês da Gama, na varonia, tenho a dizer-lhe o seguinte:
- Esta família tenho-a estudada de há anos em virtude de um trabalho pedido pelo outro lado de seus parentes Sanches da Gama quando estes procuraram habilitar-se a CBA de seus antepassados.
O que eu tenho como seu 6º avô, na varonia, não é aquele nome ou personagem mas sim o Dr. José António do Sacramento, bacharel formado em Cânones (e não em Teologia) a 15.04.1739, da Cova do Lobo/Lousã, fº de um José Dias.
Este canonista casou com Josefa Maria Baptista, n.al do Coentral Pequeno/Castanheira de Pêra (ADLeiria), de quem houve ao Dr. José António Galvão do Sacramento, bacharel em Cânones a 05.06.1770, seu 5º avô, baptº a 04.05.1752, na Lousã (Cova do Lobo).
Creio que deve haver aí alguma confusão com a ascendência de D. Micaela Libânia Cotês da Gama (baptª a 08.04.1795/Godinhela/Miranda do Corvo, fª do bacharel Manuel Joaquim de Macedo Cortês da Gama, de Cova do Lobo/LOusã e de D. Maria Delfina Monteiro Costa Amado, de Godinhela), a qual senhora foi esposa de António Sanches Xavier de Miranda, o tal secundogénito de que lhe falei, irmão de seu 4º avô Francisco. Daquela união é que procedem os Sanches da Gama.
Estranho pois, que na árvore genealógica da sua família, os Sacramentos não tragam definidos nunca os apelidos Cortês da Gama como acontece com os ascendentes de D. Micaela; eles encontram-se ao mesmo nível. No entanto, subindo na ascendência dos Sacramentos/Galvões, os apelidos vão minguando bruscamente. Se quiser posso averiguar a ascendência daquele José Dias, seu 7º avô, para dissipar todas estas dúvidas. Se houvesse ascendência Cotês da Gama em seu 4º avô Francisco e seu irmão António, estranho seria estes apelidos dominantes na época e na zona não aparecerem já contemplados senão na geração seguinte mas na linha do António...
Espero não lhe ter criado confusão nesta exposição mas é o que é - são os factos e os paroquiais da Lousã tenho-os à mão. Pretende que eu lhe averigue alguma geração ou dado em concreto?
Fico à espera... diga coisas, pois.
Um abraço e renovo os meus obrigados por toda a ajuda que me proporcionou.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72601 | pb77x | 07 set 2004 22:17 | Em resposta a: #72521

Caro Pedro França

Folheando a papelada que herdei de meu pai , encontrei uns apontamentos tirados da "Leitura de Bachareis", com os antepassados de Francisco de Paula Sanches de Sousa Miranda ,de Francisco Xavier de Miranda e de Ambrosio Quaresma da Silva e Sousa. O primeiro está como filho de José Antonio da Silva Galvão , neto de José Antonio Cortez da Gama e bisneto de José Dias. Amanhã vou procurar nas fotocopias do processo do José Liberato os apelidos desse mesmo José Antonio.
Suspeito que sejam apelidos falsos, e esta confusão se deva a uma tentativa de ocultação de uma ascendencia judaica. Esta ascendencia também é ventilada no processo de Joaquim Xavier, nos Henriques da Silva. Não se provou nada , mas fica sempre a dúvida.
Se o Pedro conseguisse descobrir qualquer coisa do José Dias agradecia imenso.

Os meus cumprimentos

Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72604 | Pedro França | 07 set 2004 23:17 | Em resposta a: #72601

Caro Fernando:

Estou estupefacto com os informes que me dá. Concretamente, as matrículas de seu 6º avô - Dr. José António do Sacramento -, indicam sempre por pai a José Dias. Nos paroquiais da Lousã, estive hoje a percorrê-los, dão-nos o seu 6º avô José (António do Sacramento) baptº a 06.1.1711/f. 272v., 84v., na Lousã (Cova do Lobo), fº de José Dias, barbeiro, e de Francisca Rodrigues. Teve por padrinhos ao Capitão José Arnaut (dos Arnauts da Lousã, conhecidos) e Isabel de Freitas mulher de Tomás Galvão (não terá o apelido Galvão entrado por aqui, por via de padrinhos? Não é a primeira vez que isso sucede).
Localizei o casamento de José Dias e Francisca Rodrigues para 03.02.1710/f. 131, 63; o filho José foi o primogénito.
José Dias era fº de Mateus Fernandes e de Maria Dias, de Alfafar, Podentes/Penela. Francisca Rodrigues era fª de Francisco Mateus e de Francisca Rodrigues, da Cova do Lobo/Lousã, tendo sido baptª a 10.01.1678/f. 2v., para a Lousã (Cova do Lobo).
Não averiguei mais para trás porque não tenho dados do casamento dos pais de Francisca Rodrigues. No entanto nota-se que vão predominando os patronímicos apenas, e nada dos nomes Cortês e Gama.
Quanto ao que me diz a partir da Leitura de Bacharéis, uma coisa pelo menos é certa: o José Dias persiste e coincide. No entanto, o filho, é somente José António do Sacramento, e o neto, Dr. José António Galvão do Sacramento, baptº a 04.05.1752/f. 116 para a Lousã (Cova do Lobo). Toda a documentação legal, quer por paroquiais, nos extractos dos assentos de filhos e netos, os nomes do pai e do avô são como segue aqui: nunca foram colados a eles os apelidos Cortês e Gama. Aliás é de estranhar um salto qualitativo tão grande de um José Dias para um filho José António Cortês da Gama... Mesmo o apelido Silva transcorre na família desde o Ambrósio Quaresma Sanches da Silva (baptº em Góis a 14.12.1687/f. 95, 238) que é nada mais nada menos que o avô materno de D. Maria Jacinta/Rita Quaresma Sanches, que foi mulher do Dr. José António Galvão do Sacramento, pais do seu 4º avô Francisco. Terá ele adoptado o Silva da esposa???
- Outra correcção: o seu tio-trisavô Dr. José Liberato Sanches Sousa de Miranda foi baptº em Rio de Vide/Miranda do Corvo a 08.05.1825/f. 83 e nasceu a 19.03 desse ano; foi bacharel formado em Direito a 17.06.1848. Não tem registo de nascimento para a Lousã. Estive hoje mesmo com o verbete de exames dele e com a respectiva certidão de idade.
Depois disto tudo, estou aberto aos seus comentários.
Agradeço também o facto de estar aberto a possíveis "manobras" para uma genealogia mais vantajosa, talvez, no processo de LB de seu 6º avô. Isso também aparece em processos de justificação de nobreza...
Um abraço. Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

P.S.: não fui ver os registos de Podentes; talvez lhe interesse?

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72613 | LAMBERT | 08 set 2004 02:55 | Em resposta a: #72604

Sr.Pedro França:

Pesquiso a família Gomes, natural de Tábuas/Miranda do Corvo, nos microfilmes do CHF dos Mormons.

Não localizei alguns familiares; gostaria de saber se prosso contar com sua colaboração ?

Atenciosamente

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72618 | Pedro França | 08 set 2004 09:56 | Em resposta a: #72613

Caro Lambert:

O que me diz é muito vago. Pode haver várias famílias Gomes. Tem de me especificar o que pretende (nomes datas, filiações?). Com certeza vai ter de passar por pesquisa orçamentada...
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72689 | pb77x | 08 set 2004 21:43 | Em resposta a: #72618

Caro Pedro França

A hipótese de uma ascendencia hebraica era baseada no apelido Dias.Existe um Jim Dyas com um cromossoma Y muito semelhante ao meu no meio de tanta gente estranha , familytreedna ,Kit-9971,password-Q7518.Mas também esse apelido desaparece.Vou escrever aquela gente toda ,perguntando se há noticia da presença dalgum antepassado nas guerras penínsulares.Se não, ficamos a saber que estamos mais proximos de outras gentes .
As mesmas duvidas se põem em relação aos outros apelidos.
Sempre olhei para os Sanches com muita desconfiança e só um ramo inspirava alguma confiança a meu pai ( porque continha o parentesco descrito no processo de justificação de nobreza do Joaquim com os Barretos Perdigões) para justificar os apelidos Miranda, Silva e Sousa:
Domingas Quaresma Ferreira b. a 4 jan.1632 c. em 1651 com Manuel Henriques da Silva, seria filha de Antonio Ferreira e de Maria Quaresma que seria filha de Antonio Quaresma c.c.Antonia Dias da Costa neto de Pedro Quaresma cc Maria Cortez ,e bisneta de João Quaresma BARRETO cc Joana Freire de Andrade filha de Jorge PERDIGÂO cc Maria Freire de Andrade filha de Gaspar Freire de Sousa filho Joao Freire de Andrade 5 com. de Soza filho do 4 com. de Soza filho do 3 com de Soza pelo casamento com Cecilia da Silva de Sousa filha de João de Sousa cc Leonor da Silva filha de Afonso de MIRANDA cc Violante de Sousa filha Diogo Gomes da SILVA cc Isabel Vasques de SOUSA.


Cumprimentos

Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72709 | Pedro França | 09 set 2004 00:52 | Em resposta a: #72689

Caro Fernando:

Captei o desenvolvimento que me deixou sobre o lado Quaresma. Posso aproveitar e ver o que os paroquiais dizem sobre a sua antepassada Domingas Quaresma, sobretudo alguma ordenação mais remota nesta linha. Tenho explorado é o lado Henriques que investiguei até ao séc. XVI inclusive, ramo oriundo de Farinha Podre (S. Paio do Codeço/S. Pedro d'Alva) e que depois foi para Vª Nova de Poiares. Publiquei um artigo a respeito na revista "Munda", daqui de Coimbra.
Não vejo porque o apelido Dias, que é patronímico, possa ter algo de cristã-novice, assim como não percebi a sua preocupação em relacionar este aspecto com antepassados eventualmente envolvidos na guerra peninsular/invasões francesas. Quer explicar? Espero não estar a ser muito insistente.
Um abraço e obrigado de novo.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72710 | Pedro França | 09 set 2004 00:54 | Em resposta a: #72709

Caro Fernando:

Mais uma vez. Andou a fazer exames de ADN???
Um abraço mais.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72712 | LAMBERT | 09 set 2004 02:33 | Em resposta a: #72618

Caro Sr.Pedro França:

Antecipadamente gratos pela sua atenção.

Pesquiso os descendentes de NARCISO GOMES e JUSTINA DE JESUS.
Ele de Granja/Semide, ela de Tábuas/Miranda do Corvo, onde acredito que se casaram; não localizei o registro de casamento.

Pesquiso através dos microfilmes dos Mormons (Centro Historico Familiar-CHF).
Microfilmes relativo aos registros paroquiais de Miranda do Corvo.

Localizei até o momento os registros de batismo dos seguintes filhos do casal:
JOSE - Registro nº 122 de 22/10/1861; JOAQUIM - Registro nº 79 de 16/07/1865; MARIA - Registro nº 143 de 29/09/1867 e JOAQUINA - Registro nº 27 de 21/02/1870.

Há versões de que o casal teve 6 (seis) filhos; porém aqui só ouvimos falar em Jose; Joaquim; Joaquina e Antonio.

Foi surpresa para mim localizar o registro de MARIA, inclusive não há outros assentamentos (óbito,etc) no citado registro. Há como saber se saiu de Portugal ?

Joaquim é meu avô; porém em seus documentos consta como ano de nascimento 1876; poderia ter sido um segundo Joaquim ?

Antonio era mais velho que Joaquim, consta em seus documentos ano de nascimento 1870; não localizei o citado registro.

(Joaquim e Antonio vieram para o Brasil e aqui faleceram).

Enfim, aqui está parte da nossa história.

Aguardo seu pronunciamento.

Atenciosamente

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72728 | pb77x | 09 set 2004 12:22 | Em resposta a: #72712

Caro Pedro França

Comecei a pensar em critãos novos ao ler o tópico "Familias dos conselhos de C. Branco e Idanha a Nova" aqui no forum. São quase tudo famílias judias do sec.XVII,gente licenciada, e com apelidos semelhantes,como por ex. Galvão.Os meus antepassados, via-se logo que eram pouco fidalgos, mas todos licenciados mas de origens obscuras.Donde vinha o $$ para os manter na Universidade naquele tempo? Os judeus tinham dinheiro. Mas isto agora está posto de parte porque o Pedro França provou logo a seguir que esse $$ surgiu com um bom padrinho ou madrinha. Mas não foi isso .No tópico das familias de C.Branco fala-se também nos ramos que se criaram noutros países.Entre por favor no site dos testes genéticos(dei-lhe o endereço mensagens atrás) só precisa de por os Ws antes e o "com" depois,ponha o meu kit number na janela respectiva, assim como a password, entre nos Y-DNA matches ,e vai encontrar no meio daqueles apelidos todos anglosaxónicos um Dyas.Seria o descendente de um Dias fugido da inquisição a viver algures?
Mas isto agora está posto de parte com o seu precioso trabalho.
Aqueles apelidos anglosaxonicos sugerem que um soldado inglês é meu antepassado (uma violação ?),ou que geneticamente não sou muito diferente dos anglo saxões,assim com muitos portugueses.
Tenho que arranjar a revista Munda.
Se o não conseguir o Pedro vai fazer o favor de me dar o seu contacto.

Cumprimentos

Fernando MIranda

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72760 | Pedro França | 09 set 2004 18:36 | Em resposta a: #72728

Caro Fernando:

De facto, para semanter um filho a estudar na UC era preciso capital... algum capital. A proximidade entre Coimbra e Miranda do Corvo, cerca de 16 Km também era uma vantagem. Mesmo um ofício mecânico ou equiparado, como seria o caso de barbeiro, e entre um barbeiro, na época e um cirurgião ou um sangrador mesmo, a distância não é muita. A posse de terras lavradias e cultivadas pelo próprio também são outra mais valia. Depois, há o empréstimo a juros (prestamistas), este tipo de "agência" era comum nos sécs. XV-XVI-XVII-XVIII. Não era preciso ir ao estrangeiro para granjear capital... Não encontrei ainda uma ordenação sacerdotal desta família ao nível da geração do José Dias para avaliar do seu património. Fora isso, aposto algum peso nos padrinhos. E por falar nesta família, nos seus Dias, eu entro nos finais do séc. XVII e vejo-os ligados à Igreja por actos de casamento e baptismo... Quando é que esse Dias anglo-saxão entrou em Portugal?...
Por outro lado, o apelido Dias vem de Podentes, concº de Penela e não de Mir:da do Corvo...; amanhã vou ver os paroquiais de Podentes (Alfafar) e localizar o baptº do José Dias...
Quanto à revista Munda (é a nº 44, de Novembro/2002) dou-lhe o seguinte contacto:
- GAAC - Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, Pátio do Castilho, 30
3000-103 Coimbra
Ou: Telef.: 239827624
Ou: email: mailarrobagaacpontopt

Deixo-lhe o meu email, em caso de necessidade:
pedrofrancapinarrobanetcabopontopt

Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72765 | Pedro França | 09 set 2004 19:12 | Em resposta a: #72712

Caro Lambert:

Antes de mais, deixo-lhe o meu contacto por email pois a pesquisa que fiz é orçamentada (é a cobrar):

email: pedrofrancapinarrobanetcabopontopt

Então é assim:
- Confirmei os assentos que me deu: José, baptº a 22.10.1861/nascido a 13.10 (nº 122/f. 63; Joaquim, baptº a 16.07.1865/nascido a 06.07 (nº 79/f. 41); Maria, baptª a 29.09.1867/nascida a 22.09 (nº 143/f. 73).
- Encontrei mais os seguintes: Joaquim ("o 2º deste nome"), baptº a 01.03.1874/nascido a 17.02 (nº 41/folha 22); Joaquim, baptº a 23.09.1877/nascido a 10.09 (nº 123/folha 32v.).

O Lambert descende do 3º Joaquim porque os outros faleceram, respectivamente a: 14.01.1869 (nº 4/f. 2v.), de 3 anos de idade, tendo sido sepultado no adro da igreja, e a 18.08.1875 (nº 47/f. 9v.), de 1 ano de idade, tendo sido sepultado no cemitério da vila.
Por acréscimo encontrei o assento de óbito de Maria da Piedade, mãe de Justina de Jesus, a 22.07.1873 (nº 31/f. 17), sendo já viuva de Manuel Dias (Manuel Dias do Canto).
Averbamentos:
= o José faleceu em Tábuas/Miranda do Corvo, a 29.03.1940; não diz se casou, só se for no assento de óbito respectivo.
= a Maria; nãop lhe encontrei averbamento algum, nem o óbito, pelo menos até 1876, a pente fino.
= a Joaquina faleceu na freguesia da Sé Nova/Coimbra, a 29.11.1958; é o mesmo caso que de José, para se saber se casou ou não, através do assento de óbito respectivo.
= o seu avô Joaquim não traz averbamento algum.

Depois de 1877 não continuei a procurar por assentos de baptismo. Pode ser que esse António, seu tio-avô, tenha nascido logo após o seu avô. Em 1870 não acho provável que tenha nascido porquanto é o ano em que nasce a Joaquina; de toda a maneira, eu esquadrinhei folha a folha entre 1861 e 1877, só para os baptismos, e, entre 1865-76, para os óbitos.

Localizei os avós, tanto paternos como maternos mas com diferenças de assento para assento:
- o assento do José é o único que dá o avô paterno - José Gomes (o padrinho de baptº é um José Dias, tio materno, solteiro, trabalhador, morador em Tábuas); a avó patª é Angélica Maria, e os avós matº são Manuel Dias e Maria da Piedade. O 1º Joaquim dá o avô patº por incógnito, a avó patª é uma Maria da Piedade (errado), e os avós matºs são Manuel Dias do Canto e Maria da Piedade. A Maria dá os dois avós patºs por incógnitos e os maternos a Manuel Dias e Maria da Piedade. A Joaquina mantém este registo, salvo para o avô patº em que aparece como Manuel Dias do Canto. O 2º Joaquim mantém o avô patº incógnito, a avó patª é Angélica Lopes, sendo no resto idêntico. O seu avô Joaquim dá os avós patºs como incógnitos e os avós matºs os que já sabemos.

Quer comentar? Não se esqueça de me escrever. Dou-lhe estes dados à boa fé.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72766 | Pedro França | 09 set 2004 19:16 | Em resposta a: #72765

Caro Lambert:

Só mais um aspecto:
- Para Miranda do Corvo, não há assentos de baptº entre 1817-1860, nem de casamento entre 1831-1860...; desapareceram antes da incorporação no arquivo da UC.
Abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72810 | camisao65 | 10 set 2004 10:03 | Em resposta a: #72766

Caro Pedro França,

Peço desculpa de "invadir" desta maneira o seu tópico, mas gostaria que entrasse em contacto comigo, se puder, para camisao65@hotmail.com

Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72845 | Pedro França | 10 set 2004 17:56 | Em resposta a: #72810

Caro Luís:

Li esta mensagem pela hora de almoço.
Não tem o meu email? Vou já entrar em contacto consigo.
Até já.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72846 | Pedro França | 10 set 2004 18:00 | Em resposta a: #72760

Caro Fernando:

Localizei o assento de baptº de José Dias para Alfafar/Podentes: 26.03.1687/f. 54v., fº de Mateus Fernandes e de Maria Dias. Procurei ver mais para trás mas não encontrei o casamento destes seus pais. Houve ainda uma Maria, baptª a 02.04.1692/f. 70v..
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72848 | Pedro França | 10 set 2004 18:07 | Em resposta a: #72766

Caro Lambert:

Localizei o assento de baptº de seu tio-avô António, para 24.12.1871/nascido a 29.11 (nº 179/f. 50).
Com a preocupação de localizar os "Joaquins" para Tábuas/Mir:da do Corvo, e de confirmar os assentos que me forneceu pelo nascimento (e não baptismo), não liguei a este António que nasceu pouco depois da Joaquina. O assento não traz averbamentos.
Vou contactá-lo no email.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72875 | pb77x | 10 set 2004 23:13 | Em resposta a: #72848

Caro Pedro França

O senhor é fantastico. A rapidez das respostas, o entusiasmo , as ideias (vi o resumo da sua tese na mensgem endereçada ao prof. Galvão ).
Reli o processo de José Liberato ,onde aparece como neto de José Antonio da Silva Galvão. Silva e Galvão pelos padrinhos? Quase de certeza.
Reli apontamentos de meu pai, onde duvido de quase tudo, e vejo que data de nascimento de Antonio é de 1792, e a do Francisco 24.1.1798,o Pedro põe o Francisco como mais velho.
Contactei o GAAC, simpatiquíssimos, têm a revista , vou buscá-la a Coimbra quando tiver uma folga.Moro em Chaves. Vai ser um prazer ler o seu artigo.
Quanto ao problema do seu cliente ,se mais ninguém reinvidicar, ele tem todo o direito de assumir a chefia .São coisas que têm um valor muito relativo.

Cumprimentos

Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72886 | Pedro França | 11 set 2004 01:15 | Em resposta a: #72875

Caro Fernando:

Obrigado pelo elogio. Nem tanto, nem tanto...
Outra questão, relacionada consigo: -A pesquisa está feita e os dados, os documentos não me deixam mentir: o seu tetravô era o primogénito. Foi ele que seguiu a UC e isso não aconteceu com o António, pelo menos não lhe encontro verbete de matrículas.
Quanto à chefia da família a partir do cruzamento de Sanches com Mirandas, esta recai na descendência de seu tetravô pelo filho primogénito José Liberato. Se esta se extinguisse, por qualquer causa natural ou outra, então recairia na descendência do António. Tão simples quanto isto. A linha do António não pode (nem deve) reclamar essa chefia porque está a tripudiar as legítimas e potenciais pretensões da descendência do Francisco. Não me leve a mal por pensar assim mas é uma questão que releva de uma ordem natural de sucessão.
Acerca dos apontamentos de seu pai, não posso dizer nada, nem sei se ele chegou a pesquisar alguma coisa em documentos oficiais e fidedignos, nem sei se a linha de seu tetravô era ou é relacionada com a dos Sanches da Gama e que ideia uma e outra fazem da posição que ambas ocupam na ordem dos nascimentos. Mas, quanto às datas, vá por mim. Olhe: os pais do Francisco e do António casaram na Lousã, a 14.07.1788 (f. 59v.). O Francisco nasce em 29.06.1790 (baptº a 21.07.1790 (f. 188), na Lousã (Cova do Lobo). Não há nenhum filho antes, identificado.
Ainda bem que encontrou a revista ainda no mercado. Sabe? Elas têm tendência para esgotar depressa, também porque são de tiragem limitada. Bom, espero que goste do artigo; tem 15 páginas, com esquemas genealógicos de ramos aparentados.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72911 | Pedro França | 11 set 2004 21:56 | Em resposta a: #72886

Caro Fernando:

Ainda sobre primogenitura: poderia supor que o primeiro Francisco tivesse morrido e que o seu tetravô era outro Francisco nascido depois do António...; não vá por aí. Eu tenho a certidão de idade do seu tetravô no AUC. Não há confusões nem ilações.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72933 | LAMBERT | 12 set 2004 15:07 | Em resposta a: #72848

Caro Sr. Pedro França:

Por uma questão de ordem; continuamos nossa conversa na Sala:FAMILIAS; porém num novo Tópico: MIRANDA DO CORVO - TABUAS/ESPINHO.

Atenciosamente

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72959 | Pedro França | 12 set 2004 23:12 | Em resposta a: #72933

Caro Lambert:

Ainda não localizei o tópico que você diz que inaugurou. Será que me antecipei? Pode ser que os moderadores do Fórum me ajudem.
Fico à espera. Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#72960 | LAMBERT | 12 set 2004 23:15 | Em resposta a: #72959

Caro Sr. Pedro França:

Também não sei onde ele foi parar.

Por enquanto ficamos por aqui.

Atenciosamente

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#73026 | Pedro França | 13 set 2004 18:35 | Em resposta a: #72911

Caro Fernando:

Agora que o conheci (e a sua esposa), e sei que adquiriu a revista "Munda", diga-me se gostou do meu artigo sobre os "Henriques" de Farinha Podre e Vª Nova de Poiares.
Espero que faça ou tenha feito boa viagem de regresso a Chaves.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#186785 | AQF | 02 mar 2008 12:18 | Em resposta a: #72689

Caro Confrade Fernando Miranda,

Tinha interesse em trocar informações relacionadas com este tópico e avoengos comuns, pelo que tomo a liberdade de lhe pedir o seu contacto. O meu e-mail obtem-se da assinatura (nome.apelido) acrescido de @netcabo.pt .

Desde já agradecido, envio os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#193887 | djabaf34 | 23 abr 2008 10:06 | Em resposta a: #72213

Caro Pedro França

Necessitava de um favor seu, se for possível, pretendia localizar um registo de baptismo na Lousa(Coimbra), a referência é Domingos filho de Domingos Luis(da Lousa) e de Joana Rodrigues(de São Vicente da Beira), terá sido baptizado entre 1640-55, agradeço desde já a sua disponibilidade.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

ps: ao seu dispor para alguma informação no Arquivo Distrital de Portalegre

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#193896 | Pedro França | 23 abr 2008 11:10 | Em resposta a: #193887

Caro Daniel:

Verifique primeiro se se trata da fregª da Lousã (concº de Lousã/ distrito de Coimbra) ou da fregª da Lousa (concº e distrito de Castelo Branco). Se se der este caso último, então nada feito: está fora do alcance do AUC...; é Castelo Branco, que será da alçada deste AD ou da TT.
Diga coisas, 'tá? De qualquer modo, agora só para a próxima semana.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#193898 | djabaf34 | 23 abr 2008 11:33 | Em resposta a: #193896

Caro Pedro França

Obrigado por me chamar a atenção para esse "pequeno" pormenor! vou confirmar qual das localidades se trata, embora tenha a vaga ideia de ser Lousa(bispado de Coimbra). Na próxima semana dir-lhe-ei se se confirma ou não este favor que lhe peço.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#194091 | djabaf34 | 24 abr 2008 10:01 | Em resposta a: #193896

Caro Pedro França

Em relação a pesquisa que lhe pedi, o que lhe posso confirmar é que é Lousa, bispado de Coimbra; já consultei em Lousa em Castelo Branco mas não encontrei nenhuma referência às pessoas que procuro. Se não se importar, agradecia que me confirma-se, quando poder, os dados que lhe indiquei. Muito obrigado mais uma vez.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#214744 | AQF | 04 dez 2008 22:59 | Em resposta a: #72689

Caro Fernando Miranda,

Conforme informação que lhe fiz chegar recentemente aqui tem mais algumas gerações dos Dias e Galvões do seu José António Galvão do Sacramento, que completam o que foi dito neste tópico.

A) Ascendência

Geração 1
1 - José António Galvão do Sacramento, Dr. ca 1752-1802
Geração 2
2 - José António do Sacramento, Dr. ca 1710
3 - Teresa Jacinta Galvão
Geração 3
4 - José Dias ca 1687
5 - Francisca Rodrigues ca 1678
Geração 4
8 - Mateus Fernandes
9 - Maria Dias
10 - Francisco Mateus †
11 - Francisca Rodrigues †
Geração 5
18 - Domingos João
19 - Isabel Leonarda Galvão
Geração 6
36 - Pedro João †
37 - Maria Dias †
38 - Leonardo João
39 - Felipa Galvão

B) Descendência de Maria Dias

Pedro João † & Maria Dias †
1. Domingos João & Isabel Leonarda Galvão
1.1. Manuel Galvão & Madalena Leal Franco ca 1594
1.1.1. Pantaleão Galvão Franco & Catarina de Arantes
1.1.1.1. Vitoriano António de Arantes, FSO 1691 & Mariana Teresa de Almeida ca 1683
1.1.1.2. Teresa de Arantes 1693
1.1.1.3. Maria de Arantes 1695
1.2. António Leonardo
1.3. Maria Dias &1687 Mateus Fernandes
1.3.1. José Dias ca 1687 &1710 Francisca Rodrigues ca 1678
1.3.1.1. José António do Sacramento, Dr. ca 1710 & Teresa Jacinta Galvão
1.3.1.1.1. José António Galvão do Sacramento, Dr. ca 1752-1802 &1788 Maria Rita Jacinta Sanches Quaresma de Miranda 1766
1.3.1.1.1.1. Francisco António Paula Sanches Sousa de Miranda, Dr. 1790
1.3.1.1.1.2. António Sanches Xavier de Miranda, Dr. 1792
1.3.1.1.1.3. João Galvão 1801
1.3.2. Maria Dias ca 1692

C) Descendência de Felipa Galvão

Leonardo João & Felipa Galvão
1. Isabel Leonarda Galvão & Domingos João
1.1. Manuel Galvão & Madalena Leal Franco ca 1594
1.1.1. Pantaleão Galvão Franco & Catarina de Arantes
1.1.1.1. Vitoriano António de Arantes, FSO 1691 & Mariana Teresa de Almeida ca 1683
1.1.1.2. Teresa de Arantes 1693
1.1.1.3. Maria de Arantes 1695
1.2. António Leonardo
1.3. Maria Dias &1687 Mateus Fernandes
1.3.1. José Dias ca 1687 &1710 Francisca Rodrigues ca 1678
1.3.1.1. José António do Sacramento, Dr. ca 1710 & Teresa Jacinta Galvão
1.3.1.1.1. José António Galvão do Sacramento, Dr. ca 1752-1802 &1788 Maria Rita Jacinta Sanches Quaresma de Miranda 1766
1.3.1.1.1.1. Francisco António Paula Sanches Sousa de Miranda, Dr. 1790
1.3.1.1.1.2. António Sanches Xavier de Miranda, Dr. 1792
1.3.1.1.1.3. João Galvão 1801
1.3.2. Maria Dias ca 1692

Para mais detalhes pode consultar o meu site.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pistas para uma descendência da Lousã

#214762 | fssm | 05 dez 2008 08:31 | Em resposta a: #214744

Muito obrigado Angelo da Fonseca

Os meus cumprimentos
Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Comendadores de Soza

#244810 | AQF | 23 nov 2009 18:05 | Em resposta a: #72689

Caro Fernando Miranda,

Estive a rever a ascendência que indicou, em especial a parte relativa aos inominados Comendadores de Soza, para ver se a poderia passar a definitiva, completar ou ter de fazer alguns ajustes.

Felizmente com o Google abrem-se novos horizontes nos estudos genealógicos, tendo encontrado duas fontes muito válidas sobre "Comendador de Soza" quer pelo Google normal quer pelo Google Books, a saber:

- Provas da História genealógica da casa real portuguesa, António Caetano de Sousa, Atlântida-Livraria Editora, Lda, 2ª Edição, Coimbra, 1946, Volume 6, Parte 1, pág. 252 a 261 (disponível na BN e na TT).
- Brasões da sala de Sintra, Anselmo Braamcamp Freire, Imprensa Nacional-Casa de Moeda, 2ª Edição, Lisboa, 1973, Volume 1, pág. 291 a 298 (disponível em linha, na BN e na TT).

Ambas as fontes tratam com detalhe a Comenda de Soza, porque, felizmente para nós, houve pleitos e sentenças na sucessão da Comenda.

Segundo o que li, completado com outras fontes e Geneall, aparentemente a sucessão da Comenda é a seguinte:

- 1º Comendador de Soza foi João de Sousa, o Romanisco filho ligitimado de João de Sousa, Prior secular de Sosa (1ro, 30 de marzo 1439) e Cónego beneficiado na Sé de Lisboa, havido de Mor Eanes.
- 2º Comendador de Soza foi António de Sousa filho do Comendador anterior e de Leonor da Silva ou Miranda
- 3º Comendador de Soza foi Manuel Freire de Andrade, sobrinho do anterior e neto do primeiro. Era filho de Cecilia da Silva de Sousa, irmã do Comendador anterior, e de Gomes Freire de Andrade.
- 4º Comendador de Soza foi João Freire de Sousa ou Andrade filho do Comendador anterior e de Úrsula da Fonseca.
- 5º Comendador de Soza foi André Freire de Andrade filho do Comendador anterior e de Maria ou Mécia da Cunha.
- 6º Comendador de Soza foi Diogo Freire de Andrade irmão do Comendador anterior.
... etc., mas já sem interesse para o nosso estudo

Comparando tudo isto com o que indicou, encontro os seguintes problemas e respectivas soluções:

1. O 4º Comendador inominado não existiu, passando o 5º Comendador João Freire de Andrade, a 4º Comendador.
2. Segundo as fontes e o Geneall, o João Freire de Andrade não parece ter tido nenhum filho Gaspar, pelo que o Gaspar Freire de Sousa não será filho dele. Mas, por outro lado, no Geneall, o pai do João, Manuel Freire de Andrade, e o avô, Gomes Freire de Andrade, têm ambos um filho Gaspar de Sousa, embora não documentados, que poderão ser o nosso Gaspar Freire de Andrade. Pelo estudo da cronologia que fiz, por comparação com outro ramo descendente de avoengos comuns, inclino-me para que seja filho do Gomes Freire de Andrade e Cecília da Silva de Sousa. A ser assim seria irmão do 3º Comendador de Soza e neto do 1º Comendador de Soza.

A descendência desde o 1º prior secular de Sosa (pai do 1º Comendador) até à 5ª geração seria portanto algo como:

João de Sousa, Prior secular de Sosa & Mor Eanes
1. João de Sousa, Comendador de Sosa ca 1425 & Leonor da Silva †/1528
1.1. António de Sousa, Comendador de Sosa
1.2. Cecília da Silva de Sousa ca 1480 & Gomes Freire de Andrade, senhor da comenda de Sofá ca 1470
1.2.1. João Freire de Andrade ca 1500 & Inês de Sousa
1.2.1.1. Alexandre de Sousa, capitão de Chaul ca 1545 & Maria de Aragão ca 1560
1.2.1.2. Luis Freire
1.2.1.3. Gaspar de Sousa
1.2.1.4. Aleixo de Sousa
1.2.2. Manuel Freire de Andrade, Comendador de Sosa ca 1510 & Úrsula da Fonseca
1.2.2.1. Manuel Freire ca 1523 & Usenda Ribeiro 1534
1.2.2.2. João Freire de Andrade, Comendador de Sosa ca 1530 & Maria da Cunha ca 1530
1.2.2.2.1. André Freire de Andrade
1.2.2.2.2. Diogo Freire de Andrade
1.2.2.2.3. Joana N
1.2.2.2.4. Cecília N, Freira
1.2.2.2.5. Francisca N, Freira
1.2.2.2.6. Úrsula N, Freire
1.2.2.2.7. Cristina N, Freira
1.2.2.2.8. Heirónima N, Freira
1.2.2.2.9. Serafina N, Freira
1.2.3. Guiomar da Silva Freire ca 1510 & Belchior de Sousa Tavares ca 1510
1.2.3.1. Inês de Sousa & João Freire de Andrade ca 1500
1.2.3.1.1. Alexandre de Sousa, capitão de Chaul ca 1545
1.2.3.1.2. Luis Freire
1.2.3.1.3. Gaspar de Sousa
1.2.3.1.4. Aleixo de Sousa
1.2.4. Cecília de Sousa & Telo de Menezes, senhor de Oliveira do Bairro
1.2.5. Gaspar Freire de Sousa, em estudo & N N
1.2.5.1. Maria Freire de Andrade & Jorge Perdigão
1.2.5.1.1. Joana Freire de Andrade
1.3. Francisca de Sousa

A ascendência da nossa Joana Freire de Andrade cc João Quaresma Barreto, até à 6ª geração, seria algo como:

Generación 1
1 - Joana Freire de Andrade
Generación 2
2 - Jorge Perdigão
3 - Maria Freire de Andrade
Generación 3
6 - Gaspar Freire de Sousa, em estudo
7 - N N
Generación 4
12 - Gomes Freire de Andrade, senhor da comenda de Sofá ca 1470
13 - Cecília da Silva de Sousa ca 1480
Generación 5
24 - Luis Freire de Andrade ca 1450
25 - Mécia da Cunha ca 1450
26 - João de Sousa, Comendador de Sosa ca 1425
27 - Leonor da Silva †/1528
Generación 6
48 - Gomes Freire de Andrade, senhor de Bobadela ca 1410
49 - Isabel Coutinho ca 1410
50 - Fernão de Sá, senhor de Sever ca 1390
51 - Filipa da Cunha ca 1400
52 - João de Sousa, Prior secular de Sosa
53 - Mor Eanes
54 - Afonso de Miranda, alcaide-mor de Torres Novas
55 - Violante de Sousa, Dona

Tudo isto poderá ver melhor no meu site, onde procedi a estas alterações provisoriamente até melhor prova.

Gostava de ter a sua opinião e saber se tem as fontes do estudo que aqui tinha deixado, nomeadamente sobre a ascendência desta Joana.

Tenho outras novidades, que lhe enviarei por e-mail logo que possa.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Pistas para uma descendência da Lousã

#365397 | mjoao1957 | 25 jan 2016 17:31 | Em resposta a: #72328

Muito boa tarde,
Gostaria de indicar que Aníbal Augusto Sanches de Sousa Miranda teve outros descendentes tal como indicado no Geneall; eu sou neta do filho João de Sanches Miranda e durante muitos anos vivemos na mesma Avenida Antonio Augusto Aguiar, em frente ao Corte Ingles, que os descendentes de Henrique Sanches de Miranda.
Estamos muito interessados em conhecer a situação do brasão de Joaquim Sanches Xavier de Miranda.
Obrigado pela ajuda
Maria João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 07:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen