Amado de Leiria/D.João II

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões | Pessoas | Títulos

Amado de Leiria/D.João II

#71373 | Gilson Nazareth | 17 ago 2004 14:53

Caros Senhores
Existe algum trabalho,ou estudioso,que trate dos Amado de Leiria,descendentes de D.João II,que vá além do Gayo?
Gostaria de contacto.
Agradecido
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#238843 | LProjecto | 12 set 2009 12:40 | Em resposta a: #71373

Caro Gilson Nazareth,

Após estes 5 anos, decorridos desde a data na qual lançou o presente tópico, conseguiu descobrir alguma obra que trate dos "Amados", nomeadamente daqueles que derivaram de uma linha que se instalou na zona de Pampilhosa da Serra, que também descendem de D. João II?

Na verdade, suscita-me uma certa curiosidade a origem do apelido "Amado" que usou o Rev. Dr. João Ribeiro Amado, ordenado em 1754, natural de Carpinteiro - Sertã, filho de Manuel Ribeiro, n. Carpinteiro- Sertã, e de Maria Vaz, n. Sobreira Formosa, neto paterno de Manuel Pires e de Maria Ribeiro, n. Carpinteiro - Sertã, neto materno de Diogo Rodrigues e de Maria Fernandes Vaz, ambos da Sobreira Formosa.

Embora os pais e avós não surjam mencionados com o apelido, nada garante que não descendesse dessa linha de "Amados" e que tenha ressuscitado o apelido de um ascendente mais remoto. Como a Sertã e Pampilhosa da Serra são concelhos limítrofes, será sempre uma hipótese a considerar uma possível ligação com os que se encontram em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33395

Já consultei o processo de Inquirição Génere, todavia, o mesmo não é esclarecedor em relação a tal ponto.

Os seus pais (Manuel Ribeiro e Maria Vaz) casaram na Sobreira Formosa em 1715. Presumo, por isso, que os seus avós paternos (Manuel Pires e Maria Ribeiro) tenham casado em data anterior mas próxima de 1695 em Carpinteiro - Sertã.

Qualquer contributo será sempre bem-vindo.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#238871 | rafael | 12 set 2009 16:32 | Em resposta a: #238843

Boa tarde! Certamente é do vosso conhecimento, mas vem a propósito recordá-los, os - Lopes Amado-de Faro e os da freg. de São Bartolomeu de Messines-Silves.Julgo c/asc.ª em D.João II.

Tópico- Família Lopes Amado do Algarve.

Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#238876 | chartri | 12 set 2009 17:01 | Em resposta a: #238843

Caro Luis Calhau
F da Silva Canedo, na sua obra "Os descendentes portugueses de D. João II"
(http://www.guardamor.com.pt/index.php?tipo=autor&nome=Fernando%20de%20Castro%20da%20Silva%20Canedo&search=1)
não trata desses Amados.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#238879 | LProjecto | 12 set 2009 17:11 | Em resposta a: #238876

Caro Ricardo Charters d`Azevedo,

Muito agradeço o seu oportuno contributo.

A obra de Cândido Teixeira também é omissa em relação à linha que me interessa.

Pode ser que algum Confrade, que tenha estudado os paroquiais da Sertã, venha acrescentar alguma dica.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#238881 | LProjecto | 12 set 2009 17:21 | Em resposta a: #238871

Caro Rafael Carvalho

Grato pelo seu contributo. Tinha, efectivamente, conhecimento desses "Amado" do Algarve, todavia, desconheço uma possível ligação aos da zona de Leiria.

Votos de um excelente fim-de-semana também para si.
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#238882 | chartri | 12 set 2009 17:22 | Em resposta a: #238879

Caro Luis Calau

Assim não devem ser descendentes de D. João II...

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#238885 | LProjecto | 12 set 2009 17:37 | Em resposta a: #238882

Caro Ricardo,

Talvez não sejam, mas a ascendência está traçada aqui no Geneall, não foi palpite aventado por mim. Siga a correspondente linha ascendente destes, por exemplo:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33395

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#238889 | chartri | 12 set 2009 17:49 | Em resposta a: #238885

Caro Luís Calhau

Mas parece-me que há qq coisa de errado. Ainda por cima desconfio sempre de linhas genealógicas sem quaisquer referencias bibliográficas (e mesmo assim) ou de fontes

Recomendo que verifique passo a passo, até porque ha sempre enganos faceis de cometer por os nomes serem muito parecidos nos séculos XV e XVI

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#238892 | LProjecto | 12 set 2009 18:14 | Em resposta a: #238889

Caro Ricardo,

Concordo plenamente com o que refere. O meu interesse nesses "Amados", tal como referi na minha primeira intervenção neste tópico, assenta sobretudo na curiosidade sobre o uso do apelido por parte de alguém cujos pais e avós, bem como irmãos, não fizeram uso desse mesmo apelido, pelo menos que seja do meu conhecimento. Para já, pouco me interessa se a referida ligação, em particular, está bem ou mal feita, na medida em que a mesma não foi tão pouco proposta por mim. Preocupo-me essencialmente com a ligação daqueles que trago estudados e esses procuro comprovar devidamente, passo a passo.

Bem, mas se pretendermos colocar em evidência a veracidade das fontes, muita coisa vamos ter de questionar, acabando por colocar em causa a própria essência da genealogia. É um caminho pelo qual, pessoalmente, prefiro não enveredar. Prefiro deixar ao critério de cada um a forma como aprecia e interpreta a informação.

Admito, contudo, que exista alguma tendência para credibilizar mais algumas fontes que outras, muitas vezes sem a devida preocupação de consulta (quando tal ainda é possível) de fontes primárias, indiscutivelmente as mais fiáveis.

Representa, todavia, uma mais valia a possibilidade que o Geneall dá de se contestarem as fontes e, enquanto tal não suceder, jugo de elementar justiça dar sempre o benefício da dúvida em relação aos dados apresentados e, ao mesmo tempo, ajudar à credibilidade deste magnífico espaço.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#238894 | chartri | 12 set 2009 18:48 | Em resposta a: #238892

Caro Luis Calhau
Concordo completamente consigo, nomeadamente quando refere a mais valia do Geneall.
Mesmos as fontes primárias devem ser tomadas com cuidado. Tenho um programa de genealogia que me permite dar uma classificação as fontes que usamos. Quantas vezes me deparei com indicações completamente diferentes entre um registo paroquial (pois trocou a data de baptismo com a de nascimento, registando somente uma, por exemplo) e uma indicação de um cartório familiar (que resolveu reduzir a idade de uma senhora que se tinha casado tarde, por exemplo)

O meu software permite-me colocar o meu julgamento sobre a fonte, qualificando-o de 1 a 3.

Por outro lado tenho visto muitos juntarem apelidos que nunca foram da família, ou porque eram de um padrinho, ou simplesmente porque se quiseram distinguir de outro indivíduo de nome e apelido igual (descoberto quando andaram no seminário ou na universidade)

Mas o melhor é fazer como o Geneall faz (e como outros fazem) publicando os dados e as fontes. Por isso tenho uma página na internet onde solicito correcções (em www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt ou www.chartri.tribalpages.com) e cito as fontes

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#240205 | pintassilgo | 25 set 2009 00:23 | Em resposta a: #71373

Boa noite,
não sei se terá interesse para algum dos confrades, mas será editado um livro a 15 de Outubro sobre D. João II
Atenciosamente
AP

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#240257 | LProjecto | 25 set 2009 17:20 | Em resposta a: #240205

Cara Anabela

Muito obrigado pela informação divulgada. Já agora, tem informação de que é o autor?

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#240314 | fs1945 | 26 set 2009 11:39 | Em resposta a: #238876

Caro Ricardo Charters d'Azevedo:

Como refere na sua intervenção, Fernando de Castro da Silva Canedo, na sua obra “A Descendência Portuguesa de El-Rei D. João II” “não trata desses Amados”, da Sertã, Pampilhosa da Serra e outros. Trata simplesmente da descendência de D. Jorge, duque de Coimbra, nascido de uma ligação do Rei com D. Ana de Mendonça.
Os de Pampilhosa da Serra, que aqui surgem no Geneall , descendem de Brites Anes de Santarém que D. João II teve de sua amiga Brites Anes, a boa Dona, filha de Álvaro Anes de Santarém, que foi morador e administrador do morgadio da Torre do Vale de Esteio, Rico Homem e Vassalo de D. João I.
Podemos encontrar informações sobre esta linhagem nas cartas de brasões de armas de: José Gomes Anes Amado de Azambuja, Pedro Anes Amado de Santarém Baracho, publicadas na Colectânea de Cartas de Brasão de Armas, de Nuno Gonçalo Pereira Borrego e na do Capitão de Cavalaria António Fernandes Álvares de Carvalho, de Unhais-o-Velho, bem como no seu processo de justificação de nobreza e de suas quatro irmãs, ou ainda em Genealogia e Heráldica Nº 3 do Centro de Estudos de Genealogia Heráldica e História da Família – Universidade Moderna do Porto.

Com os melhores cumprimentos

F. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#240317 | chartri | 26 set 2009 11:49 | Em resposta a: #240314

Caro F Dias
Muito obrigado por esta correcção.
Não sabia. Claro que deveria ter calculado que um homem como D. João II teria tido mais umas ligações, nomeadamente esta que aqui indica.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#240320 | chartri | 26 set 2009 12:40 | Em resposta a: #240314

Caro F Dias
Acabo de receber a indicação preciosa do nosso confrade Miguel Gorjão Henriques de que no Geneall há um tópico antigo sobre esses Amados, que vêm da Brites Anes : ver. http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=57336

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#240358 | fs1945 | 26 set 2009 18:18 | Em resposta a: #240320

Caro Ricardo Charters d'Azevedo:

Muito obrigado pela informação. Na verdade desconhecia o tópico que indicou e que tem informações muito interessantes.
E já agora sugir-lhe outro onde se fala de Brites Anes
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=96699#lista

Cumprimentos
F. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Amado de Leiria/D.João II

#240361 | chartri | 26 set 2009 18:46 | Em resposta a: #240358

Meu caro
Temos uma mina neste forum. Mas temos de ter cuidado com as informações e confirmá-las, não as aceitando imediatamente
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 23:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen