Alvaro Gil Cabral

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Alvaro Gil Cabral

#69390 | h.sampaio | 12 jul 2004 01:42

Caros confrades

A ascendência de Alvaro Gil Cabral esteve confusa, mas parece que seu pai é D. Gil Cabral, deão e bispo da Guarda.
Quanto à sua mulher, o assunto me parece ainda mais nebuloso. Já lí que foi Catarina Pires de Figueiredo, Maria Anes de Loureiro e, ao que parece mais certo, Catarina Anes de Loureiro, filha de João Anes de Loureiro e -novamente as dúvidas - Maria Anes, Sancha Gonçalves ou Maria Anes do Amaral.

Alguma informação mais concreta?

Hoover Americo Sampaio

Resposta

Link directo:

RE: Alvaro Gil Cabral

#69574 | loureiro | 14 jul 2004 12:50 | Em resposta a: #69390

Caro confrade

Em relação à mulher de Álvaro Gil Cabral existem referências diferentes consoante as fontes. Segundo tenho observado quando se consultam fontes da família Loureiro aparece como sendo sua mulher Maria Anes do Loureiro, quando as fontes são da família Cabral aparece como sendo Catarina Anes do Loureiro. Ambas são referidas como irmãs de João Anes do Loureiro e filhas de João de Loureiro; Penso que Sancha Gonçalves é erradamente referida como sua mulher pois é certo que os primeiros senhores do Loureiro foram D. Sancha Gonçalves e seu marido Daganel, do Loureiro fundadores da Igreja de Santa Maria de Silgueiros em 1186.
Este assunto já foi discutido no tópico deste forum "Catarina (ou Maria) Anes Loureiro".
J C Canelas

Resposta

Link directo:

D. Gil Cabral

#129232 | gmg | 22 set 2006 13:40 | Em resposta a: #69574

Existe o túmulo do Bispo da Guarda, D. Gil Cabral, na Sé da Guarda?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

D. Gil Cabral

#129233 | gmg | 22 set 2006 13:40 | Em resposta a: #69390

Existe o túmulo do Bispo da Guarda, D. Gil Cabral, na Sé da Guarda?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: D. Gil Cabral

#141546 | sacadura cabral | 24 jan 2007 19:55 | Em resposta a: #129233

Prezado Luís,
Meu nome é Márcio e, com a descoberta recente desta maravilhosa fonte de genealogia que é o genea Portugal, resolvi pesquisar a existência de algum parente próximo que queira dividir a alegria que estou sentindo.
O nome de meu avô era Arnaldo Cabral Sacadura e pesquisando minha árvore genealógica decobri que D Gil Cabral foi meu avô há 23 gerações passadas.
Tenho uma edição de um livro chamado Anuário da Nobreza de Portugal, edição de 1964 e nunca consegui decifrá-lo. Sabia mesmo que nele constavam o nome de meu avô e bisavô (Arthur Sacadura Cabral). Meu avô também sempre me contava que éramos descendentes diretos de Pedro Álvares Cabral, hoje, segundo minha pesquisa, sei que era irmão de meu avô João Fernandes Cabral (5° Senhor de Azurara). Desconheço completamente o significado desse título, bem como de tantos outros que tenho lido no site do Genea.
Enfim, estou tentando começar alguma coisa que nem eu mesmo sei aonde chegará e se valerá a pena. Estou muito eufórico e meu medo é não encontrar reciprocidade deste entusiasmo em ninguém.
Sei que tenho parentes em Portugal e gostaria imensamente de encontrá-los ou, pelo menos, fazer contato e falar de meu avô, que é a pessoa que tenho em comum para trocar informações.

Espero que meu entusiasmo não tenha feito essa comunicação ficar meio chata e sem propósito. No que puder me orientar e ajudar a como proceder, agradecerei muito.

Grande abraço,

Márcio

Resposta

Link directo:

RE: D. Gil Cabral

#141616 | gmg | 25 jan 2007 01:34 | Em resposta a: #141546

Caríssimo Márcio,

Obrigado pela sua resposta.

O seu trabalho de Investigação é fácil! Se tem o Anuário da Nobreza do ano de 1964, com o nome do seu Avô, então tem a sua respectiva Ascendência!! O que é que não consegue decifrar? Em Portugal, a Família Sacadura Cabral.

Ao que parece, sou descendente de D. Gil Cabral, Bispo da Guarda, mas... ainda não comprovei totalmente. Estou na fase das pesquisas.

Se quer que lhe diga, também não sei como é que as pessoas constam, ou passam a constar do Anuário!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 09:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen