Furtado de Mendonça

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Furtado de Mendonça

#6937 | luismelo | 11 jul 2001 22:28

Alguem me poderá ajudar quanto à identficação de dados de um ramo da familia Furtado de Mendonça que viveu na Madeira no século 16 ?

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Furtado de Mendonça

#6959 | fjardim | 12 jul 2001 19:22 | Em resposta a: #6937

Procedem de Brites Furtado de Mendonça, primeira mulher de Bartolomeu Perestrelo, 1.o Donatário do Porto Santo, que casou por 1420, havendo uma filha, Filipa de Mendonça Furtado, casada com João Teixeira, filha de Tristão Vaz, 1.o Donatário de Machico. Outro filho, Bartolomeu Perestrelo, 2.0 Donatário do Porto Santo, casou com uma filha do citado Tristão, e destes dois troncos descendem quase todos os Mendonças do arquipélago.

Espero ter sido útil,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Furtado de Mendonça

#6962 | luismelo | 12 jul 2001 21:38 | Em resposta a: #6959

Caro F.Jardim

Agradeço a sua mensagem.

Mais concretamente procuro filiação de António Furtado de Mendonça, pai de Bárbara F.Mendonça que casou com Nuno Gonçalves Cardoso de Azevedo, pais por sua vez de Fernão Nunes Furtado e de Lucrécia Lopes de Mendonça e Azevedo. Estes ultimos nasceram cerca de 1560.

Se me puder fornecer algum dado adicional fico-lhe grato.

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Furtado de Mendonça

#6973 | Manoel Furtado | 13 jul 2001 03:15 | Em resposta a: #6962

Olá Luis,
Você conhece a obra do Fructuoso, escrita por volta de 1580-90, "As Saudades da Terra"? No capítulo sobre os Correas da Ilha Graciosa ele fala de um Mundus Furtado de Mendonça que veio da Madeira. O Frutuoso às vezes é meio confuso, mas suas informações não deixam de ser preciosas nesse quebra-cabeças que é a genealogia da Madeira no sec. xv. Esse Mundus parece ser contemporâneo da Bárbara, a filha do seu António Furtado de Mendonça.

Manoel

Resposta

Link directo:

RE: Furtado de Mendonça

#6990 | fjardim | 13 jul 2001 19:13 | Em resposta a: #6973

Estou convicto que o ramo que procura está na obra do geneologista Henrique Henriques de Noronha- Nobiliário da iha da Madeira.
É uma obra de referência do século 16, que já consultei e que tenho uma vaga ideia de ter visto o titulo dos Furtados de Mendonça.

cumprimentos,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Furtado de Mendonça

#6992 | luismelo | 13 jul 2001 19:55 | Em resposta a: #6990

Caro F.Jardim

Muito obrigado pela sua ajuda

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Furtado de Mendonça

#122582 | yago | 12 jul 2006 02:12 | Em resposta a: #6937

Dos Furtados de Mendonça que viveram na ilha da madeira por enquanto conheço apenas o meu ansestral conhecido por mim mais antigo: Pedro Furtado de Mendonça, que teve tres filhos Miguel Furtado de Mendonça; Pedro Furtado de Mendonça, e Francisco Furtado de Mendonça. Este ultimo foi o que deu origem o meu ramo familiar genuinamente brasileiro. Ele veio para o Ceará, na localidade de Acarau. O um(s) descendente(s) deles veio a migrar futuramente para o maranhão, estado no qual fui criado.
Gostaria de saber sobre a o ramo de Descendencia a qual você pertence, mesmo que não seja a mesma concerteza será enriquecedor para nós trocar informações sobre o ramo Furtado de Mendonça que se originou da ilha da madeira. espero o seu contato. obrigado pela atenção.
Ricardo furtado de Mendonça Neto-São Luís-MA

Resposta

Link directo:

RE: Furtado de Mendonça

#253682 | LCM | 25 abr 2010 18:12 | Em resposta a: #6992

Caro Luís Melo

Posso pedir o favor de me contactar? O meu e-mail é correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 07:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen