Berquó

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Títulos

Berquó

#68600 | FGJ | 29 jun 2004 18:33

BERQUÓ,
Aqui no Rio de Janeiro existe uma rua General Polidoro em Botafogo.
O nome completo do general é POLIDORO DA FONSECA QUINTANILHA JORDÃO.
Ele foi um dos grandes na Guerra do Paraguai.
A dita rua, antes de receber o nome do general, chamava-se Berquó, como o rio canalizado que corta Botafogo.
Isso é mera coincidência ou o general tem parentesco com os Quintanilha do Barão de Paquetá?
Abç,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Berquó

#68618 | JBdeS | 30 jun 2004 00:18 | Em resposta a: #68600

Caro FGJ

Um parente nosso, Fred Grinberg, afirma que sim, mas não existem provas até agora. Sei apenas que era filho do coronel João Florêncio Jordão e que foi herói, como diz da Guerra do Paraguai, tendo sido agraciado com o título de Visconde de Santa Teresa. Há quem na família diga que não é possível o parentesco devido às datas.
A Rua Berquó foi onde o Avô Berquó, que deu o nome à Rua do Ouvidor, teve uma casa.

Um abraço

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

VISCONDE DO RIO DA PRATA

#70202 | FGJ | 24 jul 2004 22:32 | Em resposta a: #68618

BERQUÓ,
Em uma de suas mensagens sobre Maria Clara Quintanilha e seu marido Antonio LP Montenegro, você mencionou que esse Montengro era filho adotivo do VISCONDE DO RIO DA PRATA.
Por favor, me informe o nome civil do Visconde.
Aqui não se acha esse título como sendo da nobreza brasileira!
Abraço,
FGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: VISCONDE DO RIO DA PRATA

#70233 | JBdeS | 25 jul 2004 13:46 | Em resposta a: #70202

Caro FGJ,

Peço desculpa pelo lapso, mas "promovi" sem querer o barão a Visconde. Trata-se de Rodrigo Pinto Guedes que casou com Constança Smissaert, cujos filhos do primeiro marido desta, adoptou.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

BARÃO DO RIO DA PRATA

#70255 | FGJ | 25 jul 2004 18:05 | Em resposta a: #70233

BERQUÓ,
Obrigado!
Quem foi 1º marido de Constança?
Quais os nomes dos filhos do 1º casamento?
Houve geração no 2º casamento?
Cordialmente,
FGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: BARÃO DO RIO DA PRATA

#70289 | JBdeS | 26 jul 2004 09:31 | Em resposta a: #70255

Caro FGJ

Constança Smissaert, filha de Baltazar Constantino Smissaert e de Teresa Bibiana Mayer casou a 1a vez com José Pereira Caldas, filho de Luis Pereira de Sousa e de Ana Maria de Sousa Gurgel do Amaral e a 2a vez com Rodrigo Pinto Guedes, Barão do Rio da Prata.
Do primeiro casamento teve, Maria Teresa que foi Marquesa de Cantagallo, Constança, António e Luis. Penso que houve outra filha., pois é falada em cartas de família, mas desconheço o nome. Do segundo casamento, que eu saiba, não houve descendência.
Se nas suas pesquisas alguma vez der com os Brederode do Amaral, agradecia que me dissesse alguma coisa, pois é um ramo do qual sei pouco. O meu tetravô António Bandeira Homem Brederode do Amaral foi FCCI e filho de outro António
Homem Bredoredo do Amaral e de Amália Bandeira de Mellos Matos, da Baía. Esta era sobrinha de Espiridão de Mello Matos, a quem D. Pedro prestou juramento como Imperador. Pouco mais sei.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: BARÃO DO RIO DA PRATA

#70303 | S.João de Rei | 26 jul 2004 13:54 | Em resposta a: #70289

Caro José Berquó de Seabra


Por acaso não tem a ascendência de Teresa Bibiana Mayer ?
Um abraço,


José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: BARÃO DO RIO DA PRATA

#70304 | JBdeS | 26 jul 2004 14:24 | Em resposta a: #70303

Caro José de Azevedo Coutinho,

Pouco sei, mas os dados que tenho são os seguintes:
Teresa Bibiana Meyer era irmã de Miguel João Meyer cc Jerónima Rosa Duque de Estrada Furtado de Mendonça, ambos filhos de Albrecht Meyer, de Hanover, e Maria Teresa O'Kelly; netos paternos de Johannes Meyer e Gebeque Meyer; netos maternos de Michael O'Kelly, de Dublin, Irlanda, e Teresa Albert, de Lisboa.

Estes elementos estão no Genea, mas penso que incompletos, pois sei existirem mais irmãos além de Teresa Bibiana e Miguel João.

Um abraço,

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: BARÃO DO RIO DA PRATA

#70314 | S.João de Rei | 26 jul 2004 16:36 | Em resposta a: #70304

Caro José Berquó de Seabra


Refiro-me à família Mayer e não Meyer, nomeadamente à descendência de Jacob James Mayer, barão de Rothschild, que financia os exércitos de Napoleão. Segundo penso, encontra-se-ia em Espanha e Portugal no período das Guerras Peninsulares e deixa descendência. Diz respeito há minha varonia Mayer.
Um abraço,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: BARÃO DO RIO DA PRATA

#70315 | JBdeS | 26 jul 2004 17:04 | Em resposta a: #70314

Caro José de Azevedo Coutinho,

Vou tentar nos livros que tenho que falam dessa época e no livro de família dos Rotschild. Mas Jacob não será James, Ministro de Napoleão, neto de Meyer Amschel, o primeiro do nome? James em espanhol, é como sabe, Jacob e Meyer é o terceiro nome próprio de todos os filhos de James: Salomon, Nathan, Amschel Meyer (conhecido em França por Anselme) entre outros.
Mas Mayer penso ser uma deturpação do nome.
Um abraço

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Mayer - Meyer

#70323 | S.João de Rei | 26 jul 2004 19:05 | Em resposta a: #70315

Caro José Berquó de Seabra

Muitíssimo obrigado pelas suas informações. Muito importante para mim.
No 1º quarto do Século XIX, nasce no Ribatejo a família Mayer, o ramo Lima Mayer de sucesso nacional e o ramo Sousa Mayer discreto e regional, no Cartaxo e em Muge respectivamente. Segundo informações de família, descenderiam do “Intendente” do exército Napoleónico ...
Acredito que tivesse a ver efectivamente com Jacob James Mayer/Meyer, barão de Rothschild um dos 5 filhos de Mayer Amschel Rothschild que se “dedicou” a França, e ao empreendimento Napoleónico.
Tenho todo o interesse em “coscuvilhar” esse ramo como deve calcular. Até porque se encontra mal “trabalhado” penso eu nas origens, nomeadamente na obra “Livro de Família” de Filipe de Lima Mayer.
Um abraço,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: BARÃO DO RIO DA PRATA

#70324 | FGJ | 26 jul 2004 19:30 | Em resposta a: #70289

BERQUÓ,
Anotei.
Obrigado,
FGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: Mayer - Meyer

#70326 | JBdeS | 26 jul 2004 19:45 | Em resposta a: #70323

Caro José de Azevedo Coutinho,

Talvez eu possa pô-lo em contacto com uma amiga de infância, Goldsmith, que é Rotschild. É do ramo inglês, e talvez possa ter dados que ajudem a entroncar o Jacob.

um abraço

José Berquó de seabra

Resposta

Link directo:

RE: Mayer - Meyer

#70331 | JBdeS | 26 jul 2004 21:51 | Em resposta a: #70326

Caro José Azevedo Coutinho,

Deixe-me dizer-lhe que gostei muito dos dois volumes do "Livro de Família" de Filipe de Lima Mayer, família que conheço e entre a qual tenho o gosto de contar com amigos. É um livro, principalmente o Livro II, que narra o lado familiar e emotivo das histórias de família, o que tem um valor sem preço. Compreendo a sua posição, e estou pronto a contribuir no que puder, será sempre muito pouco,
no que o José quiser.

Um abraço

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Berquó

#74624 | mfac | 07 out 2004 20:59 | Em resposta a: #68618

Também tenho Berquó na familia.Teremos alguma ligação?A minha tetravó chamava-se Rita Teotónia da Camara Berquó,o meu trisavô Amaro Berquó Avelar e o meu bisavô António Berquó Avelar.
Marilia Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Berquó

#74626 | JBdeS | 07 out 2004 22:52 | Em resposta a: #74624

Cara Marília Coelho

A família terá de ser a mesma, pois é uma só. Um Berquó, originário da região da Provença, foi para os Açores no século XVII como cônsul do Reino de França. Lá casou e teve pelo menos um filho, que continuou nas Ilhas, sendo actuais descendentes os Fisher Berquó de Aguiar, além de outras famílias que não usam Berquó, e uma filha que casou com um D' Utra da Silveira Pereira de Sarmento, passando mais tarde ao Continente e Brasil, Rio de Janeiro, regressando a Portugal com D. Pedro I.
Se me disser onde vive e me der mais elementos, talvez possa ajudá-la.

Com os melhores cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Berquó

#74694 | mfac | 09 out 2004 18:38 | Em resposta a: #74626

Vivo na Ilha Terceira,Açores,mas o meu bisavô Berquó vivia na ilha de S.Jorge,e julgo que todos os Berquós da familia.O que sei sobre o nome Berquó,é que precede de Jacques Berquó,que se estabeleceu na Ilha do Faial,em meados do sec.XVI,era natural de Mont-de-Marsan,França e casou na Horta,Faial,com Maria Del rio.Tenho datas de nascimento,casamento,morte,filiação de todos os antepassados,até chegar ao meu bisavô,que nasceu em 1905.Se estiver interessado envio-lhe tudo.Obrigada pela resposta.
Marilia coelho

Resposta

Link directo:

RE: Berquó

#74717 | JBdeS | 10 out 2004 09:54 | Em resposta a: #74694

Cara Marilia Coelho,

Tenho o maior interesse nos seus elementos. Também nós descendemos de Jacques Berquó e de Maria Del Rio, e também passámos do Faial à Terceira, antes de virmos para o Continente. A descendência do nosso ramo vem no Genea e está actualizada, mas gostaria de acrescentar o seu ramo.
Como disse, os Fisher Berquó, cujo nome se extingiu quando as últimas Senhoras da família casaram, continuam no Faial. Sei da existência de mais descendentes Berquó, mas usando outros apelidos, mas ignorava que houvesse Berquós em S. Jorge.
Junto o meu e-mail: Berquo@netcabo.pt e peço-lhe que aceite os meus melhores
cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Berquó

#74725 | mfac | 10 out 2004 15:20 | Em resposta a: #74717

A informação que está no Genea está muito incompleta,já tentei corrigir algumas coisas,porque Jacques Berquó,ñ teve só uma filha,Tereza Clara Del Rio,mas sim,mais 5 rapazes.Vou-lhe enviar por email.Onde vive no continente?
Os meus cumprimentos,
Marilia Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Berquó

#77276 | ic50 | 15 nov 2004 10:46 | Em resposta a: #74624

Cara Marilia Coelho

Vivo no continente, e tenho muito interesse nesta família, já que sou bisneto
pelo lado materno de "Maria Tereza Fisher Berquó de Aguiar " filha de Maria Isabel
Fisher Berquó
Inácio Canto e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Berquó

#154431 | kabibi | 30 abr 2007 15:35 | Em resposta a: #77276

A minha árvore Berquó está publicada neste endereço:


Http://familytrees.genopro.com/kabibi/default.htm


 Mas antes têm de instalar o programa GenoPro 2007,neste endereço:

http://www.genopro.com/

Quem tiver mais dados para escrescentar a este àrvore,agradecia que compartilhassem.
Marília Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Berquó

#156541 | mjbarc | 18 mai 2007 17:10 | Em resposta a: #77276

Caro Inácio Canto e Castro,

Sou Berquó de Aguiar pelo lado materno e, tal como o Inácio, trineta de Maria Isabel Fisher Berquó, que foi casada com Luís Quintino de Aguiar e mãe de vários filhos, entre os quais, a Maria Teresa, sua bisavó, e o João Maria Berquó de Aguiar, meu bisavô. Vivo há 20 anos em São Miguel e conheço alguns dos Canto e Castro que por cá se mantiveram. A minha mãe lembra-se bem da sua bisavó e dos seus tios-avós e avô (qual deles é?). Penso até que temos uma fotografia em que os nossos bisavós aparecem juntos.
Se tiver interesse em saber mais sobre o ramo dos Berquó que ficaram por São Miguel pode contactar-me para o seguinte endereço:
mjbarc@gmail.com

Mª João Berquó de Aguiar Cavaco

Resposta

Link directo:

RE: Berquó

#189025 | kabibi | 20 mar 2008 13:45 | Em resposta a: #156541

Olá Mª João,
Também descendo dos Berquós,mas viviam na Ilha de S. Jorge. Mas como a família é só uma,somos parentes.
Se quiser consultar a minha àrvore genealógica vá a este endereço:
http://familytrees.genopro.com/kabibi14/Berquo/default.htm
Ainda não completei a sua ramificação,espero completar brevemente,mas estão lá os seus descendentes.
Se quiser contactar-me o meu enerço é o seguinte:
14marilia@gmail.com

Marília Coelho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 23:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen