Barão de Urgeira

Este tópico está classificado nas salas:

Barão de Urgeira

#68397 | guga | 25 jun 2004 18:30

O meu tio ultimo barao de urgeira morreu no final de 2003 infelizmente ele nao teve filhos normalmente o herdeiro do seu titulo sou mas eu nao sei como obtelo??'Eu tenho a bensao papal nao sei se isso pode interessar para eu obter o titulo

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68433 | zamot | 26 jun 2004 10:38 | Em resposta a: #68397

Caro(a) Sr(a)

O ultimo Barão de Urgeira que aqui aparece no Genea é:

Bento José da Camara Pereira Leite Ribeiro, 4º barão de Urgeira

Qual é a sua relação com ele?

Em minha opinião se este 4º Barão de Urgeira não teve descendentes e se os dados que aqui se encontram estão completo o titulo passa para o irmão ou para os descendentes deste
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218701

Será que os dados que aqui se encontram estão correctos?

"'Eu tenho a bensao papal"

O que é isto? Ao que sei Sua Santidade costuma dar Bençãos. "bensao" desconheço o que seja. De qualquer maneira não é necessário uma Benção Papal para se "encartar" num titulo. Aguarde mais uns dias e esteja atento pois ao que sei está para breve o aparecimento de uma nova entidade que irá tratar destes assuntos.

José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68453 | guga | 26 jun 2004 17:19 | Em resposta a: #68433

Senhor mello breyner essa entidade que vai tratar dete assunto é qual?Voce por a caso nao é tio ou pai do frederico de mello breyner que foi estudar para a suissa?=??

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68487 | zamot | 27 jun 2004 10:39 | Em resposta a: #68453

Senhor Guga

Você??? Cá em casa costuma-se escrever o Senhor, "você" não se usa. Sou primo do Pai do Frederico.
Agora antes de avançar por favor responda às perguntas que lhe fiz em relação à sua relação com o ultimo Barão de Urgeira referenciado aqui no Genea.

Cumprimentos

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68519 | guga | 27 jun 2004 19:51 | Em resposta a: #68487

Eu sou simplesmente sobrinho neto do ultimo barao de urgeira.Desculpe , por te lhe tratado por "voce" ate porque ca em casa sao as empregadas que dizem voce por tanto muitas desculpas senhor.Cuprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68536 | zamot | 28 jun 2004 08:07 | Em resposta a: #68519

Exmo Senhor

Já verificou os dados aqui no Genea? Estão correctos? Diz-me então que é filho de:

Ana Filipa Fernandes Leite Ribeiro

ou o http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218701 - teve mais filhos?

Um abraço

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68567 | guga | 28 jun 2004 20:46 | Em resposta a: #68536

Efectivamente esta senhora é sobrinda de bento jose(4 barao)mas esta senhora é filha do joaquim irmao de bento mas esta senhora nao se interessa minimamente pelo o titulo ate porque se zangou com o tio bento ,o que eu sou sou neto do primo de bento jose.Sera que eu como o unico interresado pelo o titulo poderei obtelo??

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68580 | zamot | 29 jun 2004 08:05 | Em resposta a: #68567

Caro Guga

Consegue ser um pouco mais explicito. Com os dados aqui disponiveis no Genea conseguirá explicar-me a sua ascendencia? De qualquer maneira para obter este titulo para si caso existam pessoas com melhor direito penso que terá de conseguir a sua desistencia a seu favor, ou seja fazer uma especie de um pacto de familia em que todas as pessoas com melhor direito terão de desistir a seu favor.

Cumprimentos

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68584 | guga | 29 jun 2004 12:28 | Em resposta a: #68580

Eu nao consigo perceber como é que eu possa fazer esse pacto???E depois de ter esse pacto como é que eu consigo obter o titulo??Obrigado!!!


Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68587 | jpnorton | 29 jun 2004 14:24 | Em resposta a: #68584

Caro "Guga"
Agradecia que explicasse melhor o seu parentesco com o ultimo e anteriores barões da urgeira e sua descendencia para tentar responder á sua questão, como por exemplo se tem irmãos mais velhos, sua mãe, etc..
cumprimentos, JN

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68588 | jpnorton | 29 jun 2004 14:24 | Em resposta a: #68584

Caro "Guga"
Agradecia que explicasse melhor o seu parentesco com o ultimo e anteriores barões da urgeira e sua descendencia para tentar responder á sua questão, como por exemplo se tem irmãos mais velhos, sua mãe, etc..
cumprimentos, JN

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68589 | zamot | 29 jun 2004 15:17 | Em resposta a: #68588

Exacto já lhe pedi para explicar seu parentesco com ultimo Barão. Depois posso ajudá-lo.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68594 | guga | 29 jun 2004 16:56 | Em resposta a: #68589

Eu sou neto do primo do ultimo barao de urgeira que nao tinha filhos.Os descendentes mais directos como a minha mae ou meus tios ou mesmo meu avÕ E MINHA AVÓ NAO QUEREM HERDAR ESTE TITULO.

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68598 | jpnorton | 29 jun 2004 17:56 | Em resposta a: #68594

Caro "Guga"
Segundo sua informação o 4º barão da Urgeira não tinha descendentes nem irmãos com descendencia. O sr. diz que é neto de um primo direito do quarto barão e que: "Os descendentes mais directos como a minha mae ou meus tios ou mesmo meu avÕ E MINHA AVÓ NAO QUEREM HERDAR ESTE TITULO.", portanto no seu ramo tem o problema resolvido. Se o seu avô não tiver irmãos mais velhos com descendencia nem primos com mais direitos do que ele penso que se poderá habilitar a ser o 5º barão da urgeira, (Isto partindo do princípio que o seu avô é descendente dos barões da Urgeira).

Cumprimentos, JN

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68611 | guga | 29 jun 2004 21:55 | Em resposta a: #68598

Agora se o senhor da me essa certeza como é que eu poderei obter entao o titulo????

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68639 | zamot | 30 jun 2004 07:58 | Em resposta a: #68611

Caro Guga

Para responder a essa pergunto preciso que se identifique com mais pormenor ou seja coloque aqui nome de seus pais, seus avós e sua relação com o ultimo Barão.
Logo que coloque estes dados dar-lhe-ei mais informação.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#68650 | jpnorton | 30 jun 2004 11:08 | Em resposta a: #68639

Caro "Guga"
Atenção que não lhe dei certeza alguma. siga o conselho do sr.Tomaz Mello Breyner em colocar aqui a sua relação com o ultimo Barão e anteriores, assim será mais fácil ajuda-lo.
JN

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#73354 | all13 | 17 set 2004 19:32 | Em resposta a: #68397

caro guga
por um fortuito acaso tive conhecimento do debate acerca do título de barão de urgeira.
fiquei perplexo com a sua indómita vontade para ostentar o título em questão.
o desespero fê-lo, inconsciente ou conscientemente, omitir que na linha de suscessão existem outros membros da família vivos.
porque a regra e a linha de sucessão não devem ser desvirtuadas por interesses desconhecidos decidi, contra vontade, repôr a verdade onde ela deve estar.
assim,
está vivo um primo direito do 4º barão
está vivo um bisneto do 2º barão, sobrinho neto do 3º barão e primo em 2º grau do 4º barão.
por consequência, o guga, ainda tem à sua frente, na linha de sucessão, pelo menos dois familiares, isto no caso de ser verdade que a real sucessora, ana filipa fernandes leite ribeiro, não demonstre interesse pelo título em referência.
cumprimentos a todos os dialogantes,

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#73369 | sapeca | 17 set 2004 23:25 | Em resposta a: #73354

Já agora, a propósito de toda esta trapalhada de sucessão e direitos de sucessão ao título de barão da Urgeira, devo aqui deixar algumas correcções ao que está na base de dados.

1º O 1º barão da Urgeira, Manuel Leite Ribeiro e Silva, fidalgo-cavaleiro da Casa de Sua Majestade, deputado da Nação em várias legislaturas, grã-cruz de Isabel a Católica, de Espanha, comendador das Ordens de Carlos III, de Espanha, e de Nª Sª da Conceição de Vila Viçosa, etc., senhor da quinta da Urgeira, em Valença,, casou com D. Maria Amália dos Santos da Silva e Mello.
Esta senhora (D. Maria Amália dos Santos da Silva e Mello) era irmã de Manuel António da Silva e Mello, combatente nas lutas anti-cabralistas, na revolução popular da Maria da Fonte em 1845 e 1846, director da Alfândega do Porto, casado na casa de Sá em Barrosas, Vizela, com minha tia-trisavó D. Ana Amália Moreira de Sá e Mello, a famosa "Ana de Sá", , senhora da casa de Sá, mimosa poetisa dos "Murmúrios do Vizela" e da "Guerra das Duas Rosas" (torneio literário em que estiveram envolvidos conhecidos nomes, como os do visconde de Pindela e Gomes de Amorim), e que mereceu críticas muito simpáticas de Camilo Castelo Branco, que não só a ela se refere no "Cancioneiro Alegre" como lhe remeteu vária fotos autografadas e foi visita na sua casa de Sá.

2º Dos vários filhos indicados, um foi D. Maria Emília Leite Ribeiro e Silva, que casou a 24.05.1884, em Santa Maria dos Anjos, Valença, com Miguel António Moreira de Sá e Mello (filho herdeiro dos acima mencionados no parágrafo 1º, Manuel António da Silva e Mello e D. Ana Amália Moreira de Sá), senhor da casa de Sá, em Vizela, director da Conpanhia das Águas de Vizela, Presidente da Câmara de Lousada (quer durante a Monarquia, quer já na 1ª República). C. g. de que descendem os actuais senhores daquela casa de Sá.
Outra das filhas do 1º barão da Urgeira foi D. Virgínia da Glória (e não Maria Virginia, como consta da base de dados) Leite Ribeiro e Silva, casada com Artur Norton da Silva Rosa, natural de Santa Maria Maior, Viana do Castelo, secretário de Finanças, filho de António José da Silva Rosa, fiscal do Tabaco na cidade da Guarda, esteve preso no governo civil de Viana do Castelo, por envolvimento na "Belfestada", cidade onde foi tabelião do registo de hipotecas e 2º oficial do governo civil, e de sua mulher D. Mary Gween Norton.
Deste casamento também ficou descendência, que possui parte da casa de Sá.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#73438 | all13 | 19 set 2004 16:11 | Em resposta a: #73369

caro Fernando de Sá Monteiro
Muito agradeço os seus contributos para um melhor conhecimento das nossas famílias.
Desde muito cedo, na altura da 2ª e 3ª classes da então chamada "instrução primária",que tenho uma especial apetência pela História de Portugal e universal.
Por incontornáveis vicissitudes da vida só agora, tive a oportunidade de conhecer a minha família ascendente.
O gosto pela história não me tem largado, e é por esse, e só por esse motivo, que quero continuar a conhecer a história da minha família.
Pelo exposto, desde já agradeço, todos os seus contributos para um melhor conhecimento do ramo da minha família da minha trisavó D. Maria Amália dos Santos da Silva e Mello.
Cumprimentos,
António Leite

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#74771 | António Ribeiro | 11 out 2004 12:57 | Em resposta a: #68397

Caro Fernando de Sá Monteiro
Li atentamente sua escrita.
Tem conhecimento da data de nascimento do 1º Barão de Urgeira, Manuel Leite Ribeiro e Silva.
Cumprimentos
António Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#101327 | terezinha | 24 set 2005 14:00 | Em resposta a: #68397

Que engraçado ver escrito um nome conhecido de quem nunca ouvi falar antes de hoje fora do contexto familiar ! Conheço mal as minhas ascendências mas a minha mãe sempre me falou de um tio avô, Barão da Urgeira, cuja solar, perto de Valença, ela teria visitado achando-o em muito mau estado mas com um bonito portão com brasão.
Logicamente seria eu também descendente do dito barão, (que concorrência para o Guga !) mas sou incapaz de dizer por que via a não ser que alguém me ajude...


Terezinha

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#101536 | António Ribeiro | 27 set 2005 10:58 | Em resposta a: #101327

Terezinha
Estou disposto a ajuda-la na procura da sua ascendência. Mas tem que me dizer o nome da sua Mãe e dos seus Avós maternos.
Eu também sou descendente dos Barões de Urgeira. Se pretender podemos contactar-mos através do meu e-mail: jaclribeiroarrobapontocom

Cumprimentos
António Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#101537 | António Ribeiro | 27 set 2005 11:09 | Em resposta a: #101536

Correcção ao meu e-mail: jaclribeiroarrobahotmailpontocom

Cumprimentos
António Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#186586 | Leite-Ribeiro | 28 fev 2008 21:42 | Em resposta a: #101537

Caros participantes

O 1º Barão de Urgeira foi Manoel Jose Leite Ribeiro e Silva, conhecido também por Manoel Leite Ribeiro e Silva.
Casou a 11 de Maio de 1838, na freguesia e Igreja com o mesmo nome, de Santa Maria dos Anjos em Valença do Minho, com D. Maria Amália dos Santos da Silva e Mello, junto de seu nome, também usou o apelido do marido.
Foi uma das suas propriedades e uma das suas casas em Valença do Minho (intramuros) a Casa do Poço, onde veio a nascer quase toda a sua descendência. Foi um dos seus bisnetos quem escreveu o livro “A Casa do Poço da Praça Forte de Valença”, serve-se para isso, de muita documentação, a maior parte de arquivos familiares, o que lhe confere uma posição privilegiada para transmitir-nos em elegante estilo literário um testemunho vivo e autentico da sociedade valenciana do século XIX, dentro destas páginas vamos encontrar a fotografia do 1º Barão e Baronesa de Urgeira.

pesquisando: Sirius: pesquisa na Porbase
GOMES, Álvaro Norton
A Casa do Poço da Praça Forte de Valença / Álvaro Norton. - 1ª ed. - Valença : Câmara Municipal, 1997. - 133, [2] p. : il. ; 21 cm
BN B.A. 16756 V. BPMP A7-6-203 BPMP U5-4-88 UCBG 6-31-7-23
CASA DO POCO (VALENCA, PORTUGAL) --HISTORIA HISTORIA
NORTON CDU 316.3 (=1.410) CDU 725.192 (469.111)

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom
Cordiais cumprimentos,
Leite Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#186600 | José Duarte | 29 fev 2008 00:55 | Em resposta a: #186586

Caro Leite Ribeiro

Sabe-me dizer se a fotografia, que diz ser do Barão de Urgeira, que o livro “A Casa do Poço da Praça Forte de Valença” refere é esta: http://www.geneall.net/P/per_album.php?id=55279 , se sim asseguro-lhe que está errado, e que se trata do 1.º Barão do Valado. Confusão que deve ter partido de alguém descendente destes dois titulares. Como sabe grande parte dos descendentes do 1.º Barão de Urgeira também descendem do 1.º Barão do Valado, pelos seus filhos Bento e Maria Cândida.

Este quadro (pintura a óleo) assim como o da mulher estão em meu poder e correspondem aos primeiros Barões do Valado. E destes alguém tirou fotografia, e identificou-a incorrectamente.

Abraço
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#186676 | Leite-Ribeiro | 29 fev 2008 17:51 | Em resposta a: #186600

Caro José Duarte Valado Arnaud

Obrigada por me ter respondido. O link que direccionou não consegue abrir.
O livro “A Casa do Poço da Praça Forte de Valença”, foi editado em 1997. Foi por mim analisado com pormenor suficiente para achar que nos transmite a realidade que se viveu e não a ficção.

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Cordiais cumprimentos,
Leite Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#186683 | José Duarte | 29 fev 2008 18:40 | Em resposta a: #186676

Caro Leite Ribeiro

A fotografia a que me refiro é esta: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=31165
Talvez por aqui a consiga visualizar. Apareceu aqui como sendo o barão de Urgeira.

Um abraço,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#186705 | Leite-Ribeiro | 29 fev 2008 21:37 | Em resposta a: #186683

Caro José Duarte Valado Arnaud

É exactamente essa a fotografia (em tamanho ¾) do 1º Barão de Urgeira Manoel Jose Leite Ribeiro e Silva, que está no livro “A Casa do Poço da Praça Forte de Valença” onde está também a fotografia (de corpo inteiro). D. Maria Amália dos Santos da Silva e Mello, 1ª Baronesa de Urgeira.

Pode haver, por ai gente que queira vender gato por lebre.

No Jornal “O Tripeiro” - Iª Série (Vol. II) – Ano 2 (1909) – fls. 29-32), encontra-se a fotografia e uma vasta biografia de Manuel Luís Correia, 1º Barão de Vallado e Marechal do Exército Português.

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Cordiais cumprimentos,
Leite Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#186711 | José Duarte | 29 fev 2008 22:43 | Em resposta a: #186705

Caro Leite Ribeiro

Tenho conhecimento do que vem no Jornal “O Tripeiro” - Iª Série (Vol. II) – Ano 2 (1909) – fls. 29-32), onde se encontra a fotografia e uma vasta biografia de Manuel Luís Correia, 1º Barão do Valado e Marechal do Exército Português. E comparando as fotografias nada me diz que sejam pessoas diferentes. Pelo contrário tudo indica ser o mesmo em alturas diferentes.

Aliás há uns anos num curso organizado pelo Instituto Português de Heráldica tive como colega e professor o Dr. José Manuel Pedroso da Silva um dos maiores conhecedores de Heráldica Militar, e concluímos que na pintura a óleo estavam representadas as correspondentes condecorações com que o Barão do Valado foi agraciado.

Resta saber as condecorações Militares com que Manuel José Leite Ribeiro e Silva, 1.º barão de Urgeira foi agraciado, além da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (PT-TT-RGM/11/192537 e PT-TT-RGM/11/192538).

Por fim não faz sentido, estes quadros provirem da casa dos Barões do Valado que não descendem do Barão de Urgeira.

Renovado abraço,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190177 | 1973 | 29 mar 2008 11:52 | Em resposta a: #186711

Caro José Arnaud

Infelizmente não lhe trago boas notícias, quanto á verdadeira identidade dos retratos aqui em questão. São os Barões da Urgeira.

Posso lhe garantir que na quinta da Urgeira, propriedade que pertenceu ao 1º Barão da Urgeira, herdada por sua filha mais nova, Virginia da Glória, que nem ela nem a sua descendencia casaram com Vallados, estão desde sempre, no salão nobre do 1º andar os retratos aqui em questão, correspondentes aos primeiros Barões da Urgeira.

Na Casa do Poço em Valença, dizem que também existiam 2 retratos a oleo identicos a estes. Desconheço o seu paradeiro.

Como o senhor sabe, grande parte dos descendentes do 2º Barão do Vallado,//www.geneall.net/P/per_page.php?id=31410, descendem do 1º Barão da Urgeira. Tavez tenha surgido daqui a confusão e que a temos de exclarecer o mais urgente possivel.
A proviniencia dos seus quadros poderá ser um factor ddecisivo para o excrarecimento dete inigma, visto os outros dois nunca terem saido do mesmo local, a Quinta da Urgeira.

Quanto ás condecorações Militares com que Manuel José Leite Ribeiro e Silva foi agraciado, além da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (PT-TT-RGM/11/192537 e PT-TT-RGM/11/192538), pode ler neste tópico que foram mais algumas, como nos dá notícia Fernando Sá Monteiro.

Sem outro assunto de momento,
Cumprimentos, João Pedro Norton

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190179 | 1973 | 29 mar 2008 12:00 | Em resposta a: #190177

Exmos Senhores Geneall

Enquanto esta troca de identidade não estiver exclarecida, pedia-vos o favor da suspenção da exibição, dos retratos em questão.

Melhores cumprimento, João Pedro Norton

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190184 | 1973 | 29 mar 2008 12:22 | Em resposta a: #190177

"...decisivo para o exclarecimento deste enigma,..."

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190214 | José Duarte | 29 mar 2008 17:03 | Em resposta a: #190184

Caro João Pedro Norton

Antes de mais agradeço a sua mensagem.

Este é um assunto que tenho todo o interesse em ver esclarecido.

Se me permite começo por o citar.

“Posso lhe garantir que na quinta da Urgeira, propriedade que pertenceu ao 1º Barão da Urgeira, herdada por sua filha mais nova, Virgínia da Glória, que nem ela nem a sua descendência casaram com Vallados, estão desde sempre, no salão nobre do 1º andar os retratos aqui em questão, correspondentes aos primeiros Barões da Urgeira.”
- Depreendo que esses retratos foram tirados a partir de um original ou está a falar de outros quadros idênticos (pinturas a óleo)?

Já tinha lido o que nos diz o confrade Fernando Sá Monteiro (Sapeca), mas sem citar fontes, e por isso na minha mensagem anterior (29-02-2008, 22:43) apenas refiro as seguintes referências (PT-TT-RGM/11/192537 – correspondente à Carta de Título de Barão da Urgeira, de 4.1.1877, Registo Geral de Mercês, D. Luís I, liv.30, fl.68) e (PT-TT-RGM/11/192538 – correspondente à Carta de Comendador da Ordem Militar de N.ª Sra. da Conceição de Vila Viçosa, de 7.2.1863, Registo Geral de Mercês, D. Luís I, liv.5, fl.49) pois foram as únicas cotas de referência que encontrei na Torre do Tombo referente ao 1.º Barão de Urgeira. Não quero dizer com isto, que numa procura mais aprofundada não vá encontrar outras cotas de referência.

Só vejo uma solução. Fazer um levantamento exaustivo de todas as condecorações com que ambos foram agraciados (1.º Barão do Valado e 1.º Barão da Urgeira) e depois confrontá-los com a pintura.

Um abraço,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190266 | 1973 | 29 mar 2008 23:52 | Em resposta a: #190214

Caro José Duarte Arnaud

Agradeço também eu a sua resposta.

Não sei se os quadros existentes na Quinta da Urgeira são originais ou uma cópia. A única certeza que tenho é que são os mesmos que aqui foram publicados.

Concordo com a sua proposta de, " Fazer um levantamento exaustivo de todas as condecorações com que ambos foram agraciados (1.º Barão do Valado e 1.º Barão da Urgeira) e depois confrontá-los com a pintura.", mas não a vejo como única solução. Muitas das vezes estão mal representadas e podemos chegar á conclusão que os dois, foram agraciados com as mesmas.
Desculpe a minha insistência e espero que não leve a mal, mas a proveniencia dos seus quadros podia ajudar a resolver este caso, pois, os existentes na Q. da Urgeira nunca de lá sairam

Melhores cumprimentos,
Abraço, João Pedro Norton

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190287 | Leite-Ribeiro | 30 mar 2008 11:26 | Em resposta a: #190266

Caro, José Duarte Valado Arnaud

Que se saiba, não é necessariamente obrigatório pintar um retrato com todas as insígnias que obtiveram, lembro que o busto que está apresentado no Jornal “O Tripeiro” - Iª Série (Vol. II) – Ano 2 (1909) – fls. 29-32), encontra-se a fotografia e uma vasta biografia de Manuel Luís Correia, 1º Barão de Vallado e Marechal do Exército Português, com já aqui foi referenciado, não mostra todas as insígnias, muito longe disso.

INFORMO-O - que os quadros são dois pares, uns estavam colocados na Quinta da Urgeira/Urgeira, o outro na Casa do Poço/Valença.
Os da Quinta da Urgeira sempre lá estiveram, não saíram da quinta.
Os da Casa do Poço, habitada na altura pelo 2º Barão, quando deixou essa casa e veio residir para Lisboa trouxeram o mobiliário, naturalmente vieram esses dois quadros de seus Pais. Na casa de Lisboa os quadros ficaram anos e anos, houve muita descendência que cresceu na sua presença. Quando por conveniência começaram a desfazerem-se do recheio dessa casa, alguém comprou, e quem os comprou, depois foi vende-los com a história que eram Vallados, possivelmente ao seu actual proprietário, que já sabemos quem foi.

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Cordiais cumprimentos,
Leite Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190471 | José Duarte | 31 mar 2008 18:53 | Em resposta a: #190266

Caro João Pedro Norton

Mais uma vez agradeço a sua mensagem.

Não me leve a mal, mas mais uma vez volto a citá-lo:
“Não sei se os quadros existentes na Quinta da Urgeira são originais ou uma cópia. A única certeza que tenho é que são os mesmos que aqui foram publicados.”
Pois o que aqui estava publicado nas páginas dos Barões de Urgeira, era; na página de D. Maria Amália, 1.ª Baronesa da Urgeira, uma fotografia a preto e branco (em mau estado) eventualmente tirada do dito quadro (pintura a óleo); na página do marido Manuel José Leite Ribeiro e Silva, 1.º Barão da Urgeira, a fotografia que ainda se pode ver na página deste no espaço dedicado à fotobiografia (em que as cores estão escurecidas em relação ao original, mal focada e pouca nítida), presumivelmente tirada do dito quadro (pintura a óleo), a mesma que agora se vê na página do 1.º Barão do Valado. Quando toda esta controvérsia começou apagaram a citada fotografia a preto e branco da 1.ª Baronesa da Urgeira e mantiveram a original na página da Baronesa do Valado, e apagaram a fotografia da página do Barão da Urgeira colocando-a na página do 1.º Barão do Valado retirando a original que estava publicada na página deste último. O que foi uma pena, pois confrontando as fotografias restavam poucas duvidas que as fotografias que figuravam nas páginas dos Barões da Urgeira tinham sido tiradas das que figuravam nos Barões do Valado.

Sobre a proveniência dos quadros, já tinha afirmado na minha mensagem de 29-02-2008, 22:43: “Por fim não faz sentido, estes quadros provirem da casa dos Barões do Valado que não descendem do Barão de Urgeira.” Mais concretamente do 3.º Barão do Valado.

De qualquer modo, assim que tiver oportunidade, irei pesquisar na Torre do Tombo de modo a encontrar uma resposta convincente a esta questão.

Abraço,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190472 | José Duarte | 31 mar 2008 18:54 | Em resposta a: #190287

Caro Leite Ribeiro

O levantamento das condecorações com que cada um dos Barões foi agraciado, leva-nos, a isso mesmo, saber exactamente as condecorações que tiveram e a partir dai fazer a dedução em qual melhor se adequa. Não sendo obrigatório a ostentação de todas elas.

Sobre esta sua afirmação “Quando por conveniência começaram a desfazerem-se do recheio dessa casa, alguém comprou, e quem os comprou, depois foi vende-los com a história que eram Vallados, possivelmente ao seu actual proprietário, que já sabemos quem foi” só a posso entender como uma sua suposição.

Assim como disse ao José Pedro Norton também lhe digo logo que tenha oportunidade irei pesquisar na Torre do Tombo de modo a encontrar uma resposta convincente a esta questão.

Abraço,
José Duarte Valado Arnaud

P.S.
Também o contactei para o seu e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190482 | valboa | 31 mar 2008 19:35 | Em resposta a: #190266

meu caro João Pedro

será capaz de me informar de quem voçê é filho?

se é de quem eu penso, a TEREZA ou JOÂO PEDRO, foram meus amigos de infância em Barcelos, antes do amigo de meu Pai, Drº Mário Norton, ter ido viver para Coimbra.

Se assim for será um prazer.

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190486 | valboa | 31 mar 2008 19:48 | Em resposta a: #190266

meu caro João Pedro Norton

Por favor veja uma mensagem minha neste tópico,

cumprimentos

jorge albuquerque da quinta

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190507 | 1973 | 31 mar 2008 22:14 | Em resposta a: #190486

Caro Jorge Quinta

É verdade, sou filho do João Pedro e tenho muito gosto em falar consigo.
Acabei agora de falar com o meu pai que tem a maior estima por toda a familia, Maria Filomena, Jorge, Tó Zé e Carlos, filhos do médico de Barcelos Dr. Quinta.
Pediu me para lhe pedir o numero de telefone, se quiser, pode enviar me por mail; norton.joaopedro(arroba)gmail.com

Um abraço
João pedro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190531 | 1973 | 31 mar 2008 23:58 | Em resposta a: #190471

Caro José Duarte Valado Arnaud

Muito obrigado pela sua resposta, mas se me permite, pouco conclusiva.

Espero que esteja de acordo quanto ao facto de existirem dois pares de quadros muito identicos sobre as mesmas personagens, os primeiros Barões de........ Um par que está em sua casa e o outro que está e sempre esteve na Quinta da Urgeira.
Não conheço o confrade Leite Ribeiro, presumo que seja primo. A história que nos contou faz todo o sentido e exclarece nos em relação ao paradeiro do par de retratos que estavam na Casa do Poço.

Quanto ao levantamento das condecorações com que cada um dos titulares foi agraciado, não sei qual a sua fiabilidade para a resolução deste assunto, pois o Sr. mesmo diz e se permite passo a transcrever, "Não sendo obrigatório a ostentação de todas elas".
Sendo o 1º Barão do Valado um militar de carreira, que chegou ao posto de Marechal do Exército Português, não deveria ostentar mais condecorações?
Uma análise ao traje, na minha opinião, pode ser mais proveitosa.

Consegue dar me uma explicação para os retratos dos barões do Vallado estarem em grande destaque na casa dos Barões da Urgeira?
O meu bisavô, era neto do 1º Barão e herdeiro por sua mãe da Quinta da Urgeira. Viveu naquela Quinta durante vários anos convivendo com familiares e amigos da familia mais velhos, que terão conhecido o seu avô. Por todos era enganado quanto á verdadeira identidade dos retratos? Não acredito.

Abraço,
João Pedro Norton

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190780 | 1973 | 02 abr 2008 19:22 | Em resposta a: #190471

Caros José Duarte e Leite Ribeiro,

A curiosidade e vontade de exclarecer este assunto levou me a consultar o jornal, “O Tripeiro” - Iª Série (Vol. II) – Ano 2 (1909) – fls. 29-32), onde está publicada uma fotografia do busto do 1º Barão do Vallado.

Fiquei muito surpreendido com o que vi e que só vem confirmar a minha e do, presumo, parente Leite-Ribeiro, sobre a verdadeira identidade dos retratos.
Não vou descrever as diferenças fisionómicas entre ambos, nem consultar nenhum "expert" na matéria pois, são evidentes ao mais comum dos mortais.

Falei também com um primo Urgeira que visitou várias vezes a casa do 4º Barão e seus pais, onde estavam expostos os quadros dos Barões da Urgeira. Diz serem os mesmos publicados por Álvaro Norton no seu livro " A Casa do Poço da Praça Forte de Valença"

Lendo a última intervenção do "primo" Leite Ribeiro, só posso concluír que os quadros que o José Duarte Valado tem em sua posse são estes e que alguém lhos terá passado como sendo Vallados.

Para terminar, não compreendo porque razão o GENEALL, fez tão prontamente esta alteração de identidade, sem ter dado hipótese a ninguém de argumentar o contrário. Estas fotografias já estávam publicadas á alguns anos, sem ninguém se ter queixado e com certeza vistas por muita gente. Na minha opinião deveriam ter mais cuidado com este tipo de actitudes, ás vezes percipitadas

Espero que não tenham levado a mal esta minha intervenção
Melhores cumprimentos,

João Pedro Norton

P.S. O meu mail é: nortonjoaopedro(arroba)gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190830 | José Duarte | 02 abr 2008 23:07 | Em resposta a: #190780

Caro João Pedro

Agradeço as suas pesquisas e o modo empenhado como tratou esta questão.

Abraço,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190839 | 1973 | 03 abr 2008 00:07 | Em resposta a: #190830

Caro José Duarte,

Não tem nada que agradecer.
Como deve calcular fiquei aborrecido com o sucedido mas já passou.
Se precisar de mais alguma coisa disponha sempre, mas se permite a minha opinião, devia agir judicialmente contra quem o enganou.
Os "malandros", sabiam o que estavam a fazer e os danos morais que este embuste lhe causou dificilmente, serão reparados.

Se quiser, podemos continuar a conversa pelo meu mail: joaopedronorton(arroba)gmail.com

Sempre ao seu dispor.
Abraço,
João Pedro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190846 | José Duarte | 03 abr 2008 01:11 | Em resposta a: #190839

Caro João Pedro

Sobre o Barão de Urgeira sei muito pouco, apenas o seguinte:
O Barão da Urgeira (dec. de 04/01/1877, Registo Geral de Mercês, D. Luís I, liv.30, fl.68), FCCR (alv. de 8.1.1863 – segundo o ANP-1985, Tomo I, pág. 864), teve, ao que se sabe, as seguintes condecorações:
- Grã-cruz da O. de Isabel, a Católica, de Espanha, comendador da O. De Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (Registo Geral de Mercês, D. Luís I, liv.5, fl.49)
- Comendador da O. de Carlos III, de Espanha (ANP-1985, Tomo I, pág. 864).

Eventualmente teve outras que os seus descendentes conhecem.

Sobre a origem dos “seus quadros” nada sabia, nem tinha que saber. Mas sei que está convencido das estórias que lhe contaram, assim como eu estou convencido do que me contaram.

Deixo-lhe alguns exemplos de fotografias, aqui publicadas, da mesma pessoa que se estivessem dispersas seriam poucos a concluir que se tratariam das mesmas.

http://www.geneall.net/P/per_album.php?id=32793

http://www.geneall.net/P/per_album.php?id=5874

http://www.geneall.net/P/per_album.php?id=5323

http://www.geneall.net/P/per_album.php?id=466418

http://www.geneall.net/P/per_album.php?id=55043

http://www.geneall.net/P/per_album.php?id=20678

Renovado abraço,
José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190884 | 1973 | 03 abr 2008 12:37 | Em resposta a: #190846

Caro José Duarte,

Infelizmente não tenho genea plus para poder aceder á sua demonstração.

Quanto ás condecorações, está a ir por o caminho mais dificil e com maior margem de erro mas o José Duarte é que sabe o que mais lhe convém.

QUER DE UMA VEZ POR TODAS CONTAR CONTAR A ESTÓRIA DOS SEUS QUADROS???

OS "MEUS" ESTÃO NO MESMO PREGO HÁ MAIS DE 100 ANOS E LÁ CONTINUAM!!!!

Se achar mais conveniente, pode faze-lo através do meu e-mail ou falar comigo pessoalmente mas por favor, não prolongue e muito menos publicamente esta situação.

Cumprimentos,
João Pedro Norton

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190903 | José Duarte | 03 abr 2008 16:13 | Em resposta a: #190884

Caro João Pedro

Já aqui deixei todas as referências e pistas que tinha, não sei o que mais lhe posso adiantar.

Abraço,
José Duarte

P.S.
Irei então contactá-lo para o seu e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190958 | 1973 | 03 abr 2008 20:51 | Em resposta a: #190903

Caro José Duarte,

Peço lhe um favor, mude de planos urgentemente e substitua os seus conselheiros neste assunto. Esta técnica do diz que já disse tudo quando não se diz nada, pode dar mau resultado quando mal utilizada

Acredite que não me interessa nada a proveniencia dos seus quadros. São seus e tem todo o direito de não querer contar.
Mas a posse, não lhe confere o direito á alteração de identidade.

Abraço, João Pedro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190969 | José Duarte | 03 abr 2008 23:49 | Em resposta a: #190958

Caro João Pedro

Depois de o contactar directamente para o seu e-mail, a seu pedido para não prolongar e muito menos publicamente esta situação, tal como referiu na sua mensagem de 03-04-2008, 12:37, e depois da sua última mensagem de 03-04-2008, 20:51, aliás de muito mau gosto e teor injurioso só me resta dar por concluída a minha participação neste tópico.

José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#190996 | 1973 | 04 abr 2008 05:08 | Em resposta a: #190969

Caro josé Duarte,

Muitos parabéns pela sua intervenção, mas na minha caixa de correio não existe nenhuma mensagem sua.
Deu por concluída a sua participação neste tópico. Acho muito correcto, nunca deveria ter participado sem antes se ter informado.

Teor injurioso conteem todas as suas participações. Não acredito que esteja assim tão inocente neste caso.
O Sr. sabe tão bem como eu que os quadros não vieram de casa do 3º barão do Vallado que faleceu em 1920.

Nunca esteve disposto a colaborar, refugiando se sempre na análise das condecorações, como única solução e utilizando o nome do Dr. José Manuel Pedroso da Silva como ameaça. É feio!!!

Ignora por completo todas as informações quanto aos quadros que existem na Urgeira. Para mim, isto é que é injuria.

Um dia que possa, dê um passeio até Valença e depois passe pela Urgeira que fica mesmo ao lado.
Não o convido para entrar porque a casa não é minha e penso que o Sr. também não quereria. Fale com aquela gente, principalmente os mais velhos e não se esqueça de lhes mostrar os retratos, dizendo que sempre estiveram em sua casa e que são os Barões do Vallado. Ouça bem a resposta.

Se me permite e como é muito dado a enganos, não terá enviado o mail a outra pessoa?

Melhores cumprimentos,
João Pedro Norton

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#191014 | Leite-Ribeiro | 04 abr 2008 11:27 | Em resposta a: #190507

Caro José Duarte Valado Arnaud
Na minha mensagem de 28-02-2008, 21:42, deixei bem visível o meu endereço electrónico, entendendo que hà assuntos melindrosos, que podem ferir a susceptibilidade de cada um e por isso deviam de ser tratados nos endereços pessoais.

Penso que o primo João Pedro percebeu de imediato e tentou nas últimas mensagens encaminhar a conversa nesse sentido.

Podia não me ter metido neste assunto, que já me incomodou bastante, pois descendo dos dois titulares ao contrário do João Pedro (Urgeira) e o José Duarte (Vallado), deixando os dois digladiarem-se, que o quadro estava garantido, seria sempre de um antepassado meu.

Não é esta de todo a minha posição e não posso permitir tal abuso.

Já se percebeu que existem dois pares de quadros iguais. Não interessa qual a cópia ou o original. O que está aqui para ser resolvido é a verdadeira identidade de duas pessoas.
Acredito e não posso duvidar do contrário sobre os quadros da Quinta Urgeira porque sempre ouvi esta história e contada por vários familiares Urgeiras e Vallado/Urgeira.

A origem dos "Vallado Arnaud" é a que o primo sabe e por isso não a quer contar?

Fico desgostoso com toda esta história que partiu de uma brincadeira, para não chamar trapaceira.
Quando começarem as perguntas dos seus Familiares, Amigos, Administradores do Geneall; Então em que ficamos.... é o primeiro de Urgeira ou de Vallado?

Por tudo o que já aqui neste fórum foi afirmado por si, não acredito que vai ter a coragem de demonstrar que caiu no CONTO DO VIGÁRIO.

Esta sua manobra de saír e não participar mais neste tópico demonstra-o, claramente.

O QUADRO QUE TEM EM SUA CASA, É DO 1º BARÃO DE URGEIRA, MANOEL JOSÉ LEITE RIBEIRO E SILVA E SUA EXMA. ESPOSA.

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Respeitosos cumprimentos,
Leite-Ribeiro

Resposta

Link directo:

retratos antigos...

#191021 | LAF | 04 abr 2008 11:59 | Em resposta a: #191014

Exmos. Senhores,

ao seguir esta tópico, parece que reunindo os elementos já apresentados conseguir-se-á dilucidar a questão, com a concórdia e o benefício de todos.

Mas na sequência da leitura das mensagens ocorreu-me uma reflexão, que espero me seja permitida.

Há alguns anos, colaborei na edição de um texto literário com várias referências a pessoas reais, de há mais de 100 anos, em quase todas eram condenados e reclusos. Ao consultar as várias outras edições disponiveis, deparei com uma delas em que um editor fez acompanhar o texto de várias fotografias da época da narrativa, em que se atribuiam retratos fotográficos às várias pessoas e histórias, justapostos às páginas em que delas se falava.

Esta edição contudo tinha uma pequenina nota, que dizia qualquer coisa como «a identificação das fotografias é meramente ficcional».

Se num primeiro momento me pareceu uma opção editorial como outra qualquer, ficou-me contudo uma impressão de incómodo.

Ali estavam histórias de roubos, estupros, homicídios, as maiores torpezas, reais, contadas, e com fotografias de pessoas que não correspondiam a essas histórias, eram apenas atribuições aleatórias. Mesmo que mortas todas para mais de um século, será isto legítimo?

Aprecio muito o GENEA, pelo seu escrúpulo científico e pela informação preciosa que disponibiliza. Mas aprecio-o ainda mais, porque aqui encontro, mesmo entre uns poucos, a memória de um nome, de uma história ou de um retrato do passado, e uma fidelidade a essa memória. E isso é consolador e humano.

Peço de antemão desculpa para este (cordial) intrometimento,

Os meus cumprimentos,

Luís Ferreira.

Resposta

Link directo:

RE: retratos antigos...

#191117 | 1973 | 04 abr 2008 18:54 | Em resposta a: #191021

Caro José Duarte,

Ainda não recebi o mail que diz ter enviado ontem.

Por favor confira o meu nome/endereço, pode estar trocado.
João Pedro Norton=nortonjoaopedro(arroba)gmail.com

Abraço,
João Pedro

Resposta

Link directo:

RE: retratos antigos...

#191193 | 1973 | 05 abr 2008 16:01 | Em resposta a: #191117

Caros participantes deste tópico,

Só ontem e finalmente tive acesso á fotografia do Barão da Urgeira que está e sempre esteve em casa dos meus avós.

Já a tenho comigo e está ao dispor de todos os interessados.

Foi a partir desta fotografia que pintaram os dois óleos do Barão, um que está desde sempre na Quinta da Urgeira e outro que está na posse do José Duarte Arnaud e que pertenceu a meu primo Bento José da Câmara Pereira Leite Ribeiro.

Este último, personagem bastante controversa, desfez se de grande parte dos seus bens pessoais em nome de um projecto de grande nobreza que foi a Casa do Artista.

Já a enviei para a página pessoal de Manuel José Leite Ribeiro e silva, 1º Barão da Urgeira e suponho que dentro em breve será publicada.

É claramente a mesma pessoa e espero que o Geneall repare de imediato este erro.

Muito obrigado ao primo Leite Ribeiro, que tive o prazer de conhecer aqui neste fórum, a quem já enviei por mail, esta e outras fotografias da Quinta da Urgeira em 1951, onde se podem ver vários elementos da família.

Aproveito este momento para pedir desculpa ao José Duarte por em certos momentos me ter exaltado, ao contrário dele que manteve sempre uma postura, digna de um verdadeiro aristocrata.
Estou e sempre estarei ao seu dispor.
Visto que as suas mensagens não chegam á minha caixa de correio diga me por aqui se quer que lhe envie a fotografia enquanto o Geneall não a publica.

Cumprimentos,
João Pedro Norton

Resposta

Link directo:

RE: retratos antigos...

#191270 | Leite-Ribeiro | 05 abr 2008 23:05 | Em resposta a: #191193

Caro, José Duarte Valado Arnaud

Hoje, venho felicita-lo por tratar tão bem a Família de Urgeira. Está de parabéns, pois ao gastar algum “dinheirinho”, no restauro dos quadros que contém as imagens do 1º BARÃO DE URGEIRA, MANOEL JOSE LEITE RIBEIRO E SILVA E SUA EXMA ESPOSA, veio contribuir para um melhor enriquecimento da história, de certeza que esta obra grandiosa restaurada vai perdurar, só por isso valeu a pena.

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Respeitosos cumprimentos,
Leite Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: retratos antigos...

#191328 | Leite-Ribeiro | 06 abr 2008 14:53 | Em resposta a: #191270

Caro, José Duarte Valado Arnaud


Para que não restem duvidas nas afirmações referidas neste tópico aqui deixo o endereço com as publicações das fotografias que tem estado em discussão.

http://picasaweb.google.pt/leiteribeiro.urgeira/BarODeUrgeira

Se for ao motor de busca Google, escreva urgeira, Pesquisa no Google, acima da barra de pesquisas está, Web Imagens Notícias Grupos Calendário Gmail Fotografias
Clik, onde diz Fotografias.

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Respeitosos cumprimentos,
Leite Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: retratos antigos...

#191377 | Leite-Ribeiro | 06 abr 2008 22:25 | Em resposta a: #191328

Caros participantes

Agradeço publicamente a todos a forma simpática como se tem dirigido para o meu correio electrónico. Manifesto um agradecimento especial à parente Maria Castro Osório. Peço que enviem directamente para o fórum os vossos comentários, para poderem ser lidos por todos.

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Respeitosos cumprimentos,
Leite Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#191486 | LCM | 07 abr 2008 16:45 | Em resposta a: #186586

Ex.mos Senores,

Com quem foi casada, se o foi, Maria da Assunção Teixeira Leite Ribeiro Guerreiro,
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=586219

Muito agradeço esta informação.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#191487 | LCM | 07 abr 2008 16:45 | Em resposta a: #190177

Ex.mos Senores,

Com quem foi casada, se o foi, Maria da Assunção Teixeira Leite Ribeiro Guerreiro,
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=586219

Muito agradeço esta informação.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#191489 | LCM | 07 abr 2008 16:46 | Em resposta a: #186683

Ex.mos Senores,

Com quem foi casada, se o foi, Maria da Assunção Teixeira Leite Ribeiro Guerreiro,
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=586219

Muito agradeço esta informação.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#191545 | Leite-Ribeiro | 07 abr 2008 21:01 | Em resposta a: #191486

Caro, Lourenço Correia de Matos


O nome que escreve e que se apresenta no link que endereçou, Maria da Assunção Teixeira Leite Ribeiro Guerreiro, não me parece que exista, tenho conhecimento de um nome familiar parecido, Maria da Assunção Teixeira Leite Guerreiro, que contraiu matrimónio com Armando Martins da Silva Afonso Viana.

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Respeitosos cumprimentos,
Leite Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#191623 | Leite-Ribeiro | 08 abr 2008 13:08 | Em resposta a: #191545

Caros participantes

A propósito de todos estes comentários à cerca dos quadros que representam o 1º Barão de Urgeira, Manoel Jose Leite Ribeiro e Silva.

Pretendia saber onde posso encontrar o busto que representa a figura do 1º Barão do Vallado,

que vem em referencia no Jornal “O Tripeiro” - Iª Série (Vol. II) – Ano 2 (1909) – fls. 29-32), encontrando-se a fotografia e uma vasta biografia de Manuel Luís Correia, 1º Barão de Vallado e Marechal do Exército Português.

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Respeitosos cumprimentos,
Leite Ribeiro

Resposta

Link directo:

Esclarecimento

#191633 | José Duarte | 08 abr 2008 14:31 | Em resposta a: #190507

Esclarecimento

Há precisamente oito anos fui informado por alguém que me é muito próximo, que se ia realizar nos dias 11 e 12 de Abril de 2000, em Lisboa no Palácio das Exposições da Tapada da Ajuda, um leilão, organizado por uma conceituada e credível leiloeira “LEIRIA & NASCIMENTO, LDA.”, onde estavam entre vários quadros de artistas famosos como Silva Porto, Manuel Cargaleiro, João Cutileiro, Vieira da Silva, Arpad Szenes, Eduardo Malta, Paula Rego, etc., um par de quadros dos meus quintos avós Barões do Valado (conforme consta do catálogo de LEIRIA & NASCIMENTO, LDA. de 11 e 12 de Abril de 2000, lote – 657, pág. 118, com as respectivas fotografias acompanhadas do seguinte texto “Maria Madalena Correia Pinto Gameiro e Manuel Luís Correia – Barão do Valado, antigo presidente da Câmara Municipal do Porto” e se confirma na factura/recibo n.º 5579, passada a 11.4.2000, em meu nome, e com a designação dos nomes dos retratados e o n.º do lote correspondente – 657, e respectivo valor). Estranhei o apelido atribuído à Baronesa do Valado, o que na altura me justificaram com provável erro de transcrição ou de topografia, justificação que me parece válida.

Foi por respeito pelos meus antepassados que com certeza não teriam mandado pintar os seus retratos para acabar na sala de um estranho ou num cenário menos digno, mas sim na casa de um seu descendente, que eu os adquiri, fi-lo com alguma dificuldade mas com muito orgulho. O que só entende quem realmente é sensível à sua ascendência.

Ao procurar a origem dos quadros através dalguns familiares, pois essa informação a leiloeira não me deu, a explicação mais credível que obtive, era a provável proveniência dum descendente do 3.º Barão do Valado que se desfez do seu vasto património.

Tendo frequentado um curso em 2001, organizado pelo Instituto Português de Heráldica, aproveitei a ocasião de ter como colega e professor o Dr. José Manuel Pedroso da Silva um dos maiores conhecedores de Heráldica Militar, partindo do princípio que se tratava do Barão do Valado nem outra hipótese havia a pôr, concluímos ainda assim que na pintura estavam representadas condecorações com que este foi agraciado. Ao Dr. José Manuel Pedroso da Silva aproveito para apresentar publicamente as minhas desculpas por envolver o seu nome nesta situação.

Posteriormente ao ter conhecimento da noticia no Jornal “O Tripeiro” - Iª Série (Vol. II) – Ano 2 (1909) – fls. 29-32), onde se encontra a fotografia e uma vasta biografia de Manuel Luís Correia, 1.º Barão do Valado e Marechal do Exército Português. Comparando as fotografias apesar de algumas diferenças também se encontram semelhanças, sem esquecer que não se trata de fotografias mas de pinturas e provavelmente da autoria de artistas diferentes poderia ser o mesmo em alturas distintas de sua vida. Esta não foi só uma opinião minha mas de outras pessoas que nada tinham a ver com o retratado, também houve o contrário quem afirmasse piamente que em nada um era parecido com o outro, mas depois de confrontados com o catálogo da “insuspeita” leiloeira rapidamente encontravam semelhanças.

Quando dei pelas fotografias editadas no site nas páginas dos Barões da Urgeira parti do princípio que algum descendente dos Valados e Urgeira havia tirado fotografias aos quadros e com o passar do tempo as haviam confundido com os Urgeira. Durante vários meses andei a pedir que se rectificassem as fotografias em questão, causando, de certeza, grande transtorno aos moderadores do site que todos os dias recebem inúmera informação conforme se vê pelas actualizações diárias.

Quando resolvi participar neste tópico estava convencido de se tratarem dos Barões do Valado, pois a leiloeira em questão julgava merecer essa credibilidade.
Ainda bem que participei, assim esclareceu-se um gravíssimo equívoco, ganhou a genealogia.

Devo ainda clarificar a minha saída do tópico, que se deveu a um lapso do João Pedro Norton que deixou aqui dois e-mails um deles incorrecto para onde lhe enviei uma mensagem para que continuasse-mos esta discussão em privado, que nunca recebeu, e que tenho na minha caixa de correio com a seguinte referência:
“De: José Duarte Valado Arnaud (zeduartearnaudarrobahotmail.com)
Enviada: quinta-feira, 3 de abril de 2008 16:42:35
Para: joaopedronortonarrobagmail.com”
Situação que ficou clarificada assim que me dirigiu para este fórum um pedido de desculpa ao qual eu imediatamente o contactei em privado e as aceitei.
Ainda tenho a referir que no próprio dia em que o João Pedro Norton interveio a primeira vez neste tópico (29-03-2008, 11:52) contactei o confrade Leite Ribeiro particularmente para o seu e-mail onde trocámos, muito cordialmente, quatro mensagens até à minha retirada do tópico pelas razões acima referidas.
Preferiu este insinuar de “manobra” a minha retirada sem que procurasse primeiro, particularmente, saber o que se havia passado. Não o censuro, naturalmente, agiu de acordo com a sua sensibilidade.
No dia 3.4.2008 enviei não uma mas duas mensagens aos moderadores do fórum a pedir que se apagassem as fotografias em questão, até esta questão estar resolvida.

Usando os adjectivos aqui citados pelos seus parentes mais próximos, se alguém foi “trapaceiro”, "malandro", “vendeu gato por lebre” e “contou o conto do vigário” foi Bento José da Câmara Pereira Leite Ribeiro, 4.º Barão de Urgeira, que vendeu os seus avós Urgeira como se fossem Vallados. Por conveniência ou causa nobre a verdade é que causou toda esta desagradável situação.

Só hoje faço esta declaração porque era meu dever, antes de a fazer, contactar a leiloeira “LEIRIA & NASCIMENTO, LDA.” E pô-los ao corrente da situação. Se nas minhas mensagem fui evasivo em relação à proveniências dos quadros, foi por rapidamente me perceber que algo estava errado e não tinha o direito de pôr em causa o nome da “LEIRIA & NASCIMENTO, LDA.”

Sem mais assunto,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#195582 | Leite-Ribeiro | 07 mai 2008 15:14 | Em resposta a: #191623

Caros participantes

Estamos á espera que o Geneall corrija a fotografia que está na página de Manoel Luis Correia 1º Barão de Valado e a recoloque na página de Manoel Jose Leite Ribeiro e Silva 1º Barão de Urgeira e sua Exmª esposa.

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Respeitosos cumprimentos,
Leite Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#204374 | afilg | 29 jul 2008 09:39 | Em resposta a: #195582

Exmos. Senhores

Em primeiro lugar identifico-me para que não restem dúvidas.
Sou filha de Joaquim José da Câmara Pereira Leite Ribeiro, irmão de Bento José da Câmara Pereira Leite Ribeiro.
Chamo-me Ana Filipa Fernandes Leite Ribeiro Gonçalves (este último nome é do meu casamento).
Fiquei muito surpreendida com algumas coisas que li e até um pouco chocada, pois o participante "Guga", que gostaria de saber quem é, fala em meu nome pessoal e conta até assuntos privados da minha vida familiar. Quem lhe dá esse direito? Talvez a "sede" de ser Barão.
Para que não restem dúvidas o participante "Guga" não é meu filho.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#205177 | AlvNorton | 11 ago 2008 21:59 | Em resposta a: #204374

Ana Filipa
Não conheço nem nunca quis conhecer o autor do Fórum em questão ; verdade é que estes problemas tem vindo a surgir e a família por ele contactada ,começa a aborrecer-se com tanta trapaça .
De notar ,ainda ,que o individuo se tem servido do meu nome e do livro ,para contactar toda a Gente .
È de louvar a tua intervenção com o esclarecimento que de facto ,se impunha .
Suponho que estarás de férias ; logo que possível ,enviarei a tua linha ,fotos e outros dados curiosos ; telefono.Um xi do Álvaro . 11-8-08

Resposta

Link directo:

RE: barao de urgeira

#205484 | AlvNorton | 16 ago 2008 13:07 | Em resposta a: #204374

A Mensagem enviada, foi vista e revista por 2 pessoas, mais uma vez de verifica que alguém estropiou tudo quanto estava escrito ,e Bem. Tão azedume para quê ???se afinal


» OS FACTOS SURGEM POR SI ;APESAR DO SILÊNCIO COM QUE OS ESCONDEMOS » -SÒFOCLES

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecimento

#211607 | Leite-Ribeiro | 25 out 2008 21:01 | Em resposta a: #191633

Primo José Duarte Valado Arnaud,



No seu esclarecimento declara culpado Bento José da Câmara Pereira Leite Ribeiro, 4º barão de Urgeira, de ir á leiloeira “Leiria & Nascimento, Lda.” colocou os quadros á venda e trocou-lhes o verdadeiro nome.


Como é que chegou a essa conclusão?


Respeitosos cumprimentos,
Leite Ribeiro

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Resposta

Link directo:

Urgeira

#211615 | José Duarte | 25 out 2008 22:10 | Em resposta a: #211607

Este assunto aqui no fórum assim com a minha participação neste tópico está encerrado.

José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Urgeira

#211681 | Leite-Ribeiro | 26 out 2008 20:08 | Em resposta a: #211615

Primo José Duarte Valado Arnaud,


Na sua lamentável exposição tenta desculpar-se publicamente porque ficou profundamente arruinado da compra que fez de duas pinturas a óleo sobre tela, com bonitas molduras em madeira dourada a ouro fino, cada quadro com as dimensões 1,52 m X 0,99 m, que representam o 1º Barão de Urgeira e a 1ª Baronesa de Urgeira.

O primo não teve interesse nem quis saber da proveniência dos quadros, tornou-se próspero com a ideia de ter na sua sala mais uns bonitos quadros.

… comprou os quadros em Abril de 2000, decorreram 8 anos para indagar, informar-se, encontrar o seu antigo proprietário.

Não era conveniente encontrá-lo.

Comprou, sem querer saber de mais nada.

Mais tarde teve que arranjar uma justificação “história” por ter gasto tanto dinheiro. Então coloca em público, cursos, professores, medalhas, fotografias, telas, etc., etc., ganhou a genealogia.

O primo desesperado acusou publicamente uma pessoa que já morreu e por certo não conhecia.

Como é do conhecimento público Bento José decidiu mudar de residência e entrou para a Casa do Artista (declaração prestada pelo próprio em programa televisivo) não me parecendo o sítio mais propício para levar dois quadros com as dimensões 1,52 m X 0,99 m, …

O primo na altura que comprou os quadros se teve algumas dúvidas da sua proveniência ou do seu nome uma das pessoas que podia ter falado era com Bento José, porque no ano de 2000, ainda estava vivo, tinha os seus 78 anos de idade, mas a sua saúde já não se encontrava muito bem.

O primo ao fazer tais acusações empregou com abundância adjectivos exagerados, mas não lhe veio à memória que ainda há felizmente bastantes pessoas de família vivas que conviveram muito de perto com Bento José, conheciam-no muito bem, conhecem a família, conheciam os quadros em causa e tem uma grande memoria e dito por todos os familiares com quem conversei, foram unânimes, Bento José da Câmara Pereira Leite Ribeiro, 4º barão de Urgeira, não era pessoa para ter tal atitude, nessa altura já se encontrava com pouca saúde.

Só o pode acusar desta história quem realmente nunca o conheceu.

O primo José Duarte Valado Arnaud no seio desta família ganhou ainda mais popularidade acusando quem está morto e não se pode defender, acredite que fica nas recordações menos boas desta família.

Tem que se penitenciar sobre as acusações que faz sem prova.

Na verdade quem criou toda esta desagradável situação foi o primo José Duarte Valado Arnaud, demonstrou ter uma grande falta de comunicação, de informação sobre a nossa família, uma grande falta de saber sobre os seus ascendentes …

Este assunto está encerrado.

Respeitosos cumprimentos,
Leite Ribeiro

Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 05:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen