Família Rodarte

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Rodarte

#6825 | Freire de Andrade | 09 jul 2001 16:09

Caros Amigos
Sou descendente, por minha trisavó paterna (casada com o meu trisavô João Cardoso Freire de Andrade,b. a 17.02.1790 na freguesia da Sé de Lamego) da família Rodarte cujo antepassado mais remoto que tenho conhecimento é o Doutor João da Silva Rodarte, Desembargador do Paço e da Casa da Suplicação e Corregedor do Cível.Alguém saberá se esta família se encontra devidamente estudada?
Grato ficarei a quem me possa transmitir elementos sobre a mesma.

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6846 | 2910 | 09 jul 2001 20:41 | Em resposta a: #6825

Caro Luís Freire de Andrade
Tal como o senhor sou descendente dos Figueiredo, da freg. de Carapito (Aguiar da Beira), muito ligada com os Andrades e Tenreiros. Gostava de receber os dados sobre esta linha que ficou de me mandar, se possivel para o e-mail 2910@sapo.pt

Um abraço

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6865 | Freire de Andrade | 10 jul 2001 09:34 | Em resposta a: #6846

Caro Óscar Caeiro Pinto
Não me esqueci do que em tempos e neste mesmo Forum lhe prometi, ou seja, o de lhe passar algo do que sei sobre os Figueiredo de Carapito (Aguiar da Beira). Acontece porém que, por falta de tempo,nunca ordenei os elementos que recolhi sobre esta família esperando sempre por um pouco de tempo mais livre para me lançar em tal tarefa, de modo que - insisto - o seu pedido não está esquecido e logo que possa honrarei o prometido.
Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6869 | 2910 | 10 jul 2001 13:29 | Em resposta a: #6825

Caro luís Freire de Andrade
Fico aguardando, já agora sabe alguma coisa sobre a descendencia de Jorge de Figueiredo de Almeida, Sr. do morgado de Penaverde(Aguiar da Beira), casado com Catarina Coelho e Sousa, filha Herdeira de Gaspar do Amaral e Sousa.
Sei que o referido casal teve pelo menos Francisca Manuel , casada com Diogo de Lemos.

um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6870 | Paulo | 10 jul 2001 14:52 | Em resposta a: #6869

Caro Luis,

Existe um trabalho genealógico impresso julgo que no século XVIII sobre a ascendencia e descendencia do Desembargador Rodarte.
No presente estou a investigar a genealogia do Dr. Celestino Germano Rodarte de Almeida, ministro da 1ª República e, com a colaboração do Dr. Carlos Rodarte Veloso (bisneto do ministro), docente do I. Politécnico de Tomar consegui já reunir diversos elementos.
Fico ao dispor para mais informações.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6873 | Freire de Andrade | 10 jul 2001 15:23 | Em resposta a: #6870

Caro Alcobia Neves

Muito obrigado pelo seu contacto. Folgo em saber da existência de um trabalho impresso sobre a ascendencia e descendencia do meu antepassado (o Desembargador João da Silva Rodarte).Por acaso poder-me-á saber como conseguirei ter acesso a tal documento?
Com efeito, até ao momento as únicas informações que eram do meu conhecimento (para além da minha própria investigação genealógica) eram uns parcos dados colhidos no Felgueiras Gayo (na parte última, creio no vol. XII, respeitante a uma árvore de costados dos Rodarte) bem assim como alguns apontamentos dispersos recolhidos aqui e além no A.N.T.T. (por ex.nos processos para o Háb. de Santiago, leitura para o Desembargo do Paço, livro de mercês etc...) tudo sem o mínimo encadeamento.
Por outro lado, fiquei muito satisfeito por saber da existência ainda de pessoas que ainda usam o apelido Rodarte sendo certo que o achava extinto.
Desde já informo que estou plenamente disponível para trocar informação acerca do meu ramo.
Mais uma vez grato pelo seu contacto,com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6877 | Paulo | 10 jul 2001 16:55 | Em resposta a: #6873

Caro Luis Freire de Andrade,

Tenho em meu poder fotocópia do referido livro, raríssimo, o qual contém diversas anotações manuscritas sobre vários ramos descendentes. O objectivo da investigação que estou a elaborar passa pela sua reedição acrescentada de alguns ramos que se prolongaram até ao presente.
Terei muito gosto em lhe enviar uma cópia da minha cópia. Por favor envie-me a sua direcção para o meu email jpan@clix.pt.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6879 | Freire de Andrade | 10 jul 2001 17:24 | Em resposta a: #6877

Caro Paulo Alcobia Neves

Sensibilizado agradeço a gentileza de tão prontamente me por à disposição o seu exemplar sobre a genealogia da família Rodarte, a qual desconhecia por completo. Prometo mantê-la sob reserva já que me confidenciou que eventualmente pretende vir a publicá-la. Logo que possa - sou advogado e a disponibilidade para a genealogia é (infelizmente) muito pouca - prometo enviar-lhe o que sei (não muito) sobre o meu lado Rodarte.

Enviarei entretanto a minha direcção para o seu e-mail.

Mais uma vez os meus agradecimentos,
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6907 | Freire de Andrade | 11 jul 2001 09:33 | Em resposta a: #6869

Caro Óscar Caeiro Pinto
Desconheço totalmente a descendencia das pessoas de que me fala. No entanto chamo-lhe a atenção pela coincidência do apelido Sousa na ascendencia de Luis Ozorio Beltrão de La Cueva e Sousa, no vol.XII do Felgueiras Gayo, pág. 438 quando trata da árvore de costados dos "Beltroins Ozorios, do Sobral". Sem ainda ter confirmação penso haver ligação dos meus Andrades aos Beltrões já que António Ribeiro Beltrão, de Carapito casou com (salvo erro) Isabel Andrade. Este Beltrão foi sepultado numa capela (capela de Santa Cruz)que estava sob a administração dos meus Andrade. Para já é o que lhe posso adiantar sobre o assunto.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6925 | Rodarte | 11 jul 2001 18:31 | Em resposta a: #6825

Prezado Senhor,

Sou um pesquisador brasileiro que, nos últimos seis anos, tem investigado a história da família Silva Rodarte em território brasileiro e, recuando no tempo até o início do século XVIII, deparei-me com uma incógnita - sua saída de Portugal, pela cidade de Viana do Castelo (a partir de onde não mais consigo recuar no tempo).

Gostaria de poder compartilhar os dados que tenho cá comigo, além de pedir-lhe a gentileza de comigo repartir os resultados de sua pesquisa.

Com meus melhores cumprimentos,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil
ruthardus@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6931 | 2910 | 11 jul 2001 19:36 | Em resposta a: #6907

Caro Luís Freire de Andrade
Julgo que está errado nos nomes pois foi André Beltrão Soares, sr. do morgado de Carapito, que casou com Filipa de Andrade (e não Isabel), filha de Manuel do Amaral e de sua mulher Isabel da Fonseca, filha esta de Alvaro Freire de Andrade.
Sobre a capela apenas sei dizer que pertencia a João Pessoa de Barros, segundo o cura de carapito em 1758.

um abraço

Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6944 | Freire de Andrade | 12 jul 2001 09:44 | Em resposta a: #6931

Caro Óscar Caeiro Pinto

Pelo menos, por duas vezes houve comprovadamente casamentos entre Beltrões e Andrades de Carapito. Um dos casamentos é o da mencionada Filipa de Andrade com o André Beltrão Soares o outro é o mencionado por mim na minha anterior intervenção. Para tanto, insisto que consulte, entre o mais, o Felgueiras Gayo na pág. e no vol. de que lhe falei também na minha anterior intervenção. Finalmente quanto ao facto de o Cura de Carapito mencionar em 1758 que tal capela pertencia a João Pessoa de Barros (e Brito) deve-se ao facto deste ter casado com uma Andrade, filha natural do padre Manuel de Andrade e Figueiredo (Freire) irmão da minha ascendente Paula de Andrade e Figueiredo.O padre Manuel de Andrade e Figueiredo (Freire) foi, que eu saiba, o último Andrade (deste apelido) administrador da Capela de Santa Cruz. A minha ascendente Paula de Andrade e Figueiredo (casada com Manuel de Araújo, d'Entre Douro e Minho)foi sepultada, tal como seu marido, na referida Capela de Santa Cruz. Por sua vez, do casamento da referida Paula com Manuel de Araújo nasce o meu sexto avô, José António de Andrade e Figueiredo ou José António Freire de Andrade.E para já é tudo o que lhe posso adiantar. Com os meus cumprimentos,

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6948 | Paulo | 12 jul 2001 14:07 | Em resposta a: #6925

Caro Claus,

Obrigado pela msg que antes me enviou. Essa saída de Viana no século XVIII pode muito bem ter sido conjuntamente com outros portugueses que participarem na tomada da Bahia. Estou em época de exames e o temo escasseia, posso no entanto tentar averiguar essa questão.
Já participei ao Sr. Professor Carlos Rodarte Veloso da existência deste tópico.

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6949 | Freire de Andrade | 12 jul 2001 15:11 | Em resposta a: #6944

Caro Óscar Caeiro Pinto
Quando hoje de manhã me referi ao padre Manuel de Andrade Figueiredo Freire enganei-me no seu primeiro nome pois não se chama Manuel mas sim Francisco. Peço desculpa pelo lapso.

Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6951 | Freire de Andrade | 12 jul 2001 15:30 | Em resposta a: #6925

Caro Claus

Os pais da minha trisavó Ana Joaquina Corrêa de Sousa e Azevedo Rodarte (casada com o meu trisavô João Cardoso Freire de Andrade) viveram em Matosinhos, tendo casado no Porto. Ora tal indicia a existência de um ramo Rodarte a norte de Portugal. Assim, o facto de o seu ascendente ter saído pelo norte de Portugal (Viana do Castelo) pode também indiciar que o seu ascendente eventualmente pertence ao mesmo ramo de Rodartes do qual eu provenho. Para já são hipóteses, há agora que obter confirmações.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6955 | Rodarte | 12 jul 2001 18:03 | Em resposta a: #6951

Caros Paulo e Luís,

Haveria como vocês me enviarem, em pvt, seus endereços eletrônicos (e o do Sr. Professor Carlos Rodarte Veloso)? Quero enviar-lhes um anexo em que reporto todas as minhas investigações sb meu ancestral Rodarte vindo de Viana. Gostaria tb de obter maiores dados biográficos do Desembargador João da Silva Rodarte, de quem ambos falam em suas msgs anteriores e em quem "esbarrei" em minhas pesquisas.

Um cordial abraço,

Claus Rommel Rodarte
ruthardus@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6956 | Freire de Andrade | 12 jul 2001 18:10 | Em resposta a: #6955

Caro Claus

O meu endereço electrónico (e-mail) é o seguinte:

luisfreiredeandrade@hotmail.com

Cá fico há espera das suas investigações.

Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade
Com os

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#6976 | Paulo | 13 jul 2001 11:08 | Em resposta a: #6956

Caros Luis e Claus,

Julgo que na obra de que vos venho falando sobre a família Rodarte constam indicações sobre o ramo do Porto. A minha cópia está hoje a fotocopiar e por isso não posso verificar o que pretendem. Segunda darei notícias.
O meu email é jpan@clix.pt

Um abraço e bom fim de semana.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#15701 | S.João de Rei | 14 jan 2002 18:31 | Em resposta a: #6825

José de Azevedo Coutinho
Torres Vedras, 2002-01-14


Caro Luís Freire de Andrade

Pergunto-lhe se, com os dados fornecidos por Claus Rommel Rodarte, tem a ascendência e descendência de Maria Joana Rodarte da Gama Lobo, que foi casada no Brasil com João Baptista de Azevedo Coutinho Ramos de Montaury, nascido no Rio de Janeiro ? - Brasil a 1814 e fidalgo da Casa Real (alvará de 1817/12/17).
Caso tenha, peço-lhe que me envie essa informação.
Estou a fazer o mesmo pedido a Bernardo Barahona, “Família Gama Lobo (Olivença)”.
Obrigado,



“S. João de Rei”

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#15703 | rafael mião | 14 jan 2002 18:45 | Em resposta a: #15701

Desculpem-me se a informação que dou não trouxer nada de novo,mas na obra OLIVENÇA,de Matos Sequeira e Rocha Junior,do ano de 1924,mas reimpressa fac-similada,Julho de 2001,traz muita informação genealógica que estará relacionada com este tópico e outros.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#15704 | rafael mião | 14 jan 2002 18:46 | Em resposta a: #15701

Desculpem-me se a informação que dou não trouxer nada de novo,mas na obra OLIVENÇA,de Matos Sequeira e Rocha Junior,do ano de 1924,mas reimpressa fac-similada,Julho de 2001,traz muita informação genealógica que estará relacionada com este tópico e outros.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#15705 | rafael mião | 14 jan 2002 18:51 | Em resposta a: #15703

Lamento a repetição,por descuido.
R C

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#15768 | Paulo | 15 jan 2002 12:29 | Em resposta a: #15705

Caros Participantes,

Não sei se esta dica será novidade para vós mas na semana passada localizei nas Habilitações da Ordem de Cristo o processo de João Carvalho Rodarte, data de 1644. Não tive tempo de o consultar mas não duvido que seja uma fonte do maior interesse para os estudiosos desta família.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#15818 | S.João de Rei | 15 jan 2002 22:24 | Em resposta a: #15705

Caro Rafael Mião

Obrigado pela sua pronta ajuda.

José Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#15821 | rafael mião | 15 jan 2002 22:48 | Em resposta a: #15818

Caro José de Azevedo Coutinho
Não me chamo-Rafael MIÃO,embora gostasse de usar este apelido de antepassados meus,que me honram muito.Lamento não ter mais informações,de momento,para lhe enviar.
Rafael Carvalho
Não tem nada que agradecer,lamento é não lhe enviar mais informação.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#15943 | Freire de Andrade | 17 jan 2002 16:34 | Em resposta a: #15701

PORTO, 2002.01.17

Caro José de Azevedo Coutinho

Tenho estado adoentado com gripe, pelo que nesta semana foi hoje a primeira vez que me sentei novamente ao computador e acedi, por consequência, à sua mensagem.
Todavia, temo não lhe poder ser útil no que me pede, sendo certo que a Maria Joana Rodarte da Gama Lobo de que me fala me parece provir de uma ascendência diferente da do Claus Rommel Rodarte. Como também desconhecia a existência da dita Maria Joana e porque cada vez mais esta família me está a despertar interesse, importar-se-ia de me fornecer mais alguns elementos que possua como po ex. a respectiva filiação? Ou será que nada mais sabe sobre a mesma além da sua existência e muito particularmente do respectivo casamento com João Baptista de Azevedo Coutinho Ramos de Montaury?
Depois de uma preciosa ajuda que estou deveras muito grato ao nosso confrade Paulo Alcobia Neves, encetei o aprefeiçoamento da descendência do filho do Dezembargador João da Silva Rodarte, de nome João Rodarte da Silva (ou João Rodarte de Azere) linha da qual descendo e que se radicou no Norte muito particularmente na cidade do Porto. É dela que me tenho ocupado nos últimos tempos e sobre ela que eventualmente poderei prestar alguns esclarecimentos se eventualmente estiver interessado. Porém - insisto - muito grato ficarei caso me possa fornecer elementos de outras linhas ou ramos da família Rodarte (nomeadamente do ramo da sobredita Maria Joana) afim de me permitir ter uma ideia completa, entre outras, sobre as relações e ligações familiares efectuadas.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#16101 | Rui Portugal | 21 jan 2002 15:06 | Em resposta a: #15943

Tenho alguns apontamentos dispersos sobre Silvas Rodarte, Silvas Furtados e Ázeres, famílias que se aliaram aos Portugais Correia de Lacerda, do morgado do Rato em Lisboa, pelo casamento de Pedro Correia de Lacerda Coronel com D. Vicência Teresa de Sousa e Ázere.
Não tenho a certeza de trazer nada de novo à discussão do tópico, mas ponho desde já os dados que tenho à disposição de eventuais interessados.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#16130 | Freire de Andrade | 22 jan 2002 09:29 | Em resposta a: #16101

Caro Rui Portugal

Muito gostaria de consultar os apontamentos que possui sobre a família Rodarte, não obstante informar previamente de que nada trarão à discussão do tópico.
Para tanto, seria possível enviá-los para o meu e-mail?
O meu e-mail é o seguinte:
luisfreiredeandrade@hotmail.com
Desde já grato pela sua disponibilidade, subscrevo-me com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#16883 | Rodarte | 07 fev 2002 18:18 | Em resposta a: #16101

Caro Rui Portugal,


Tenho grande interesse em receber os apontamentos dispersos sobre os Silva Rodarte e Ázeres.

Cordialmente,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil
ruthardus@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#16885 | Rodarte | 07 fev 2002 18:26 | Em resposta a: #16130

Caros José de Azevedo Coutinho e
Dr. Luís Freire de Andrade,

Há referência a um certo "João Rodarte da Gama Lobo, Professor público em Paraty, recebeu licença de um ano em 1870".

Trata-se de um ancestral do ramo Rodarte do Rio de Janeiro que, até agora, não teve sua ligação descoberta com o ramo de Minas Gerais. Há referências tb a um certo Dr. João A. S. Rodarte, em 1880, como sócio do Hipódromo da Guanabara...

Sei de um descendente do Gama Lobo Rodarte, de nome João Carlos Rodarte. Maria Joana pode ser outra...

Estimo melhoras (da gripe) ao Dr. Luís Filipe, a quem tanto devo gratidão pela ajuda transatlântica...


Mui cordialmente,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#16886 | Rodarte | 07 fev 2002 18:28 | Em resposta a: #15768

Prezado Paulo,

Haveria como fornecer maiores referências para que eu pudesse solicitar cópia ao ATT?

Cordialmente,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#17390 | Freire de Andrade | 19 fev 2002 14:15 | Em resposta a: #15768

Caro Paulo Alcobia Neves

Após a recepção do livro setecentista sobre a famíla em assunto, cujo um exemplar (em fotocópia) teve a amabilidade de me fazer chegar às mãos (o que, por consequência, lhe estou imensamente grato) progredi imenso no estudo do meu ramo. Ora como me confidenciou que estará eventualmente interessado em reeditar o mencionado livro, actualizando alguns dos ramos, venho perguntar se pretende que lhe envie os elementos que recentemente recolhi sobre o ramo que me diz respeito. Claro que está longe de estar «uma obra acabada», todavia o certo é que o que sei hoje sobre o mesmo é totalmente diferente do que sabia há quatro ou cinco meses atrás...
Fico à sua disposição caso entenda de interesse o acesso aos ditos elementos.
Entretanto informo que não me esqueci do prometido ou seja, numa oportunidade em que passe com algum tempo disponível por Tomar fazer-lhe uma visita bem como conhecer o Dr. Rodarte Veloso. E a propósito, a que ramo Rodarte pertence o Dr. Rodarte Veloso?
Na expectativa de notícias da sua parte, subscrevo-me, no entretanto, com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

PS: Tentei enviar-lhe esta mensagem para o seu e-mail pessoal mas não consegui...

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#17430 | Paulo | 20 fev 2002 10:54 | Em resposta a: #17390

Caro Luis Freire de Andrade,

Lamento ter estado incontactável na última semana mas por motivos de saude quase não saí de casa e, porque só disponho de Net no Instituto Politécnico, não só fiquei com o email entupido como deixei de responder às mensagens que me foram entretanto enviadas.

Quanto à publicação do estudo sobre os Rodarte e estando em curso a investigação de que em tempos lhe falei, seria do meu maior interesse cruzar as informações de que dispomos e estudar opções editoriais.

Quanto ao ramo do Dr. Carlos Veloso, vou elaborar um pequeno resumo para lhe enviar no mais curto espaço de tempo possível, bem assim como umas notas genealógicas que entretanto coligi sobre a família, que decerto lhe vão ser úteis.

Despeço-me com estima e amizade,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#17452 | aeiou2 | 20 fev 2002 14:08 | Em resposta a: #6825

Ex.mo Senhor
Como participa neste espaço,vou colocar-lhe a seguinte questão:
Teve V.Ex.a algum ascendente ou tio em Cabo Verde em 1776/1796 e que tenha lá deixado descendência?
Desde já agradeço qualquer informação

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#17454 | Freire de Andrade | 20 fev 2002 15:10 | Em resposta a: #17452

Ex.ma Sr.ª D. Maria Oom Oliveira Martins

Em resposta à sua pergunta, e pressupondo que pretenda referir-se à minha ascendência Freire de Andrade, informo que não é do meu conhecimento que alguém do meu ramo (de Aguiar da Beira) tenha passado por Cabo Verde e lá tenha deixado descendência.
E é tudo o que lhe posso adiantar sobre o assunto.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#17456 | Freire de Andrade | 20 fev 2002 15:15 | Em resposta a: #17430

Caro Paulo Alcobia Neves

Obrigado pelo seu contacto.
Agradecia que me informasse quando é que o seu e-mail se encontra operacional para eu lhe poder enviar os elementos de que lhe falei na minha anterior mensagem.
Fico à espera.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#18565 | Freire de Andrade | 15 mar 2002 18:14 | Em resposta a: #17430

Caro Paulo Alcobia Neves

Por acaso já tem o seu e-mail operacional?
Não se esqueça de me avisar quando tal acontecer afim de enviar os elementos que lhe prometi.

Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#18731 | Paulo | 20 mar 2002 20:06 | Em resposta a: #18565

Caro Luis Freire de Andrade,

Eu julgo, desculpe não poder dar a certeza absoluta, que o meu email estará agora operacional, acontece que eu subscrevi algumas netlists e com frequencia dou com a minha caixa completamente lotada.

Peço-lhe o favor de tentar novamente.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#18747 | Freire de Andrade | 21 mar 2002 10:27 | Em resposta a: #18731

Caro Paulo Alcobia Neves

Conforme prometido, enviei-lhe para o seu e-mail o trabalho que tenho estado a elaborar a partir da fotocópia que me mandou. Agradeço que me contacte por esta via caso nada tenha recebido.
Um abraço

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#21175 | alentejo | 13 mai 2002 20:55 | Em resposta a: #6825

Meu caro Luís,


tropecei, hoje, num assento de cas, na freg. dos Anjos, Lisboa, a 30-VII-1783, de António Alexandre da Silva Rodarte, bap. na freg. de Santo Estêvão de Alfama, Lisboa, filho de José da Silva Rodarte e de s. m. D. Vicência Antónia Romo de Clavina; com Petronilha Inácia Xavier de Padro (?), bap. na freg dos Anjos, Lx, filha de António Dias da Fonseca e de s. m. Custódia do Sacramento.

1 apontamento

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#21192 | almiro63 | 13 mai 2002 22:10 | Em resposta a: #21175

Caro NB
Caro Claus Rodarte

O nome da Petronilha é Petronilha Inácia Xavier do Prado.
A Vicência Antónia Romo de Clavina era filha do 2º Marquês de Clavina. (cf. Felgueiras Gayo, vol XI, árvore 160)
Já procurei o baptismo deste António Alexandre da Silva Rodarte de Clavina em Santo Estevão de Alfama e não encontrei ...

Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#21245 | Freire de Andrade | 14 mai 2002 10:59 | Em resposta a: #21175

Meu Caro Nuno

Muito obrigado pela achega. Entretanto informo que, nos apontamentos que possuo, o dito António Alexandre da Silva Rodarte aparece como António Alexandre Romo Rodarte de Caravina sendo irmão de Pedro Faustino Romo Rodarte de Caravina, João António Norberto Rodarte de Caravina e de D. Maria Plácida Antónia.
Mais informo que a mãe destes, D.Vicência Romo de Caravina (ou Clavina) era filha única e herdeira do 2º Marquês de Caravina (ou Clavina).
Seria interessante saber quem detem hoje em dia a representação deste título (concedido por Carlos V, salvo erro, a D. Pedro Romo de Caravina, avô de D. Vicência).
Quanto ao pai do dito António Alexandre, de seu nome José da Silva Rodarte, é irmão do meu ascendente João Rodarte da Silva (ou João Rodarte de Azere) e ambos filhos do Dezembargador Dr. João da Silva Rodarte.

Um abraço

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#21249 | Freire de Andrade | 14 mai 2002 11:45 | Em resposta a: #21245

Clarifico:

Carlos VI e não Carlos V.

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#21290 | almiro63 | 14 mai 2002 21:08 | Em resposta a: #21249

Encontrei mais estes dois registos de Rodartes que talvês interessem a quem estuda esta família:

1º) Processo de casamento em 23-09-1618 de JOÃO BLANCO, natural de de Amesterdão (Holanda), filho de João Cornélio e de Bernarda, morador em Lisboa e JOANA RODARTE, natural e moradora em Lisboa, Santos-o-Velho, viúva de Hans Vilquer que faleceu na vila de Bilbelle na Alemanha, haverá 11 anos.

2º) Freguesia dos Anjos (Lisboa): Aos 17-04-1700 ... baptizei Francisco, filho do Dr. João da Silva Rodarte e de s/m D. Vicência Maria de Azere. Padrinhos o Dr. Manuel Lopes de Oliveira e madrinha D. maria de Menezes Pimentel. O cura (a) Diogo Mexia Godins.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#21341 | Freire de Andrade | 15 mai 2002 17:37 | Em resposta a: #21290

Caro J. Almiro

Muito agradecido pelas suas dicas.

Relativamente à Joana Rodarte, confesso que desconhecia a respectiva existência.
Com efeito, dos elementos que possuo (e que já não são poucos...) sobre a família Rodarte em Portugal, não consta a existência desta senhora. É pena que o registo de casamento não forneça a respectiva ascendência!
Sobre o Francisco, apenas desconhecia os padrinhos.
Mais uma vez bem haja pela sua ajuda.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#21365 | almiro63 | 15 mai 2002 21:49 | Em resposta a: #21341

Caro Luís Andrade

Não sei se já tem conhecimento destes registos, na dúvida aqui os envio:

1) Freguesia de Santa Justa (Lisboa), fls 65: A 04-08-1660 casaram Pero da Silva Rodarte, viúvo de Maria Brava, falecida em Angola e Ana da Conceição, viuva de Francisco Peres Duarte.

2)Freguesia de Santos-o-Velho (Lisboa), fls 94 vº: Aos 05-03-1678 baptizou o Padre Frei João da Madre de Deus, religioso em São Domingos, com licença do Senhor Arcebispo e consentimento do pároco a MIGUEL, filho de Pedro da Silva Rodarte e de s/m D. Ana. Padrinho D. Francisco Mascarenhas.

3) Freguesia de Santos-o-Velho (Lisboa) FLS 114: aOS 15-06-1679, puz os santos óleos a GABRIEL, filho de Pedro da Silva Rodarte e de D. Ana Micaela da Silva, foram padrinhos D. Francisco de Mascarenhas e D. Filipa de Vilhena, condessa de Figueirós.

4) Freguesia de São Nicolau (Santarém), fls 235: Em 23-03-1702, baptizou o Reverendo Prior da Igreja de Marvila ... a JOÃO, filho de João da Silva Rodarte, juíz de fora desta vila de Santarém e de s/m D. Vicência Maria de Sousa. Foram padrinhos D. Fernando de Mascarenhas, Marquês de Fronteira e a abadessa de Santa Clara, D. Maria de Lacerda, por procuração que apresentou ...

5) Freguesia de Santo Estevão (Lisboa), fls 110: A 19-11-1661 baptizei JOÃO, filho de José Rodarte e de Angela Carvalha, e não são casados, foi padrinho António Crasbech em Santo Estevão de Alfama desta cidade de Lisboa (a) Domingos Francº.
Notas:
a) este João foi F.S.Ofício e casou em Lisboa com Antónia Pimentel.
b)este João era neto paterno de Domingos Nunes (arquitecto das armações das Igrejas) e de s/m Ana Maria Rodarte.
c)O seu pai José era irmão do Padre António Nunes Rodarte
d) O seu pai José era natural da freguesia da Madalena e faleceu na freguesia dos Anjos em 1703.

Eu estou ajudando um amigo do Brasil Claus Rodarte a recolher elementos sobre esta família.

Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#21393 | Rodarte | 16 mai 2002 01:49 | Em resposta a: #21365

Caríssimo João Almiro,

Quantas palavras eu conseguir arranjar ainda não serão suficientes para lhe agradecer devidamente por toda essa ajuda que tem nos dado!

Quanto a esse último João Rodarte, de que agora nos dá notícia, pergunto-me se seria possível localizar o De Genere do tio paterno, Padre Antônio Nunes Rodarte... No processo certamente haveríamos de encontrar o registro de casamento e nascimento dos pais, Domingos Nunes e Ana Maria Rodarte...

Uma pergunta que venho guardando: os registros paroquiais de Viana do Castelo estão no ANTT?

Mui cordialmente,

Claus Rommel Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#21399 | Freire de Andrade | 16 mai 2002 08:51 | Em resposta a: #21365

Caro J. Almiro

Mais uma vez muito obrigado pelas suas informações.
Sobre as mesmas acontece que umas já as conheçia mas outras não.
Também eu me correspondo com Claus Rommel Rodarte na tentativa de o ajudar no enigma familiar que tanto o intriga (ou melhor, nos intriga).
Por curiosidade informo-o que sou descendente do baptizando (a 23.03.1702) na freguesia de Santarém, de nome João, filho do Dr. João da Silva Rodarte (na altura ainda Juiz de Fóra em Santarém mas mais tarde Desembargador) e de D. Vicência de Sousa Azere.
Mais uma vez muito obrigado pelas suas informações, subscrevo-me com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#22370 | Rodarte | 05 jun 2002 00:17 | Em resposta a: #15701

Prezados amigos e colegas que pesquisam a família Rodarte,

Não sei ainda como os Gama Lobo se ligam aos Silva Rodarte, mas tomei conhecimento do Prof. João Rodarte da Gama Lobo, estabelecido em Parati pelo menos desde 1846, conforme se pode ver nas cópias digitalizadas do Almanaque Laemmert, cujos links peço permissão aos administradores do Fórum para incluir abaixo:

http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1846/00000364.html
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1847/00000461.html
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1848/00000704.html
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1849/00000504.html

O Almanaque começou em 1844, mas as duas primeiras edições não mencionam muita coisa fora da cidade do Rio de Janeiro: portanto a ausência do nome do referido professor nas primeiras edições não significa que ele já não estivesse em Parati...

Os meus cordiais cumprimentos,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#22516 | joaquimreis | 07 jun 2002 23:39 | Em resposta a: #21399

se alguem me podesse esclarecer agradecia muito, pois tenho ascendentes rochate, rocharte e rodarte. será a mesma familia, e terá que ver com a vossa, ou será apenas falhas de audição fonética do senhor prior e dos func. do registo civil, tratando-se apenas de uma unica familia?....
j reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#22738 | Freire de Andrade | 11 jun 2002 09:11 | Em resposta a: #22516

Caro Joaquim Reis

Após um fim de semana prolongado e bem longe do computador, acabo de aceder ao FORUM e contatar a sua mensagem que de imediato me prontifico a responder:
Constitui para mim uma surpreza a eventual grafia diferente para o apelido Rodarte, já que nos inúmeros assentos de baptismo, casamento e óbito que até hoje consultei nunca outra forma diferente vi de o escrever. De qualquer forma admito que tal pode ter sido possível acontecer já que o apelido Rodarte é de origem estrangeira muito concrectamente dos Países Baixos. Todavia, já agora importar-se-ia de me informar quem seriam os seus antepassados eventualmente portadores desse apelido? Com efeito, pode ser que assim se possa mais fácilmente chegar a uma conclusão.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#22778 | joaquimreis | 12 jun 2002 01:14 | Em resposta a: #22738

Os nomes derivam do novo méxico - picuris, aparece Manuel Rodarte (que nalgumas tambem aparece como Manuel Recharte ou Rochate) filho de Santiago Rodarte (tambem como rochate) e Maria Gertrudes Romero , nascido em 4/1/1863 casou com Maria Placida Sanchez de quem teve:
8/3/1889 Jose Ines Rodarte c/ Amada Medina 1909
/6/1893 Candido Rodarte
1893 Donaciano Rodarte
/4/1895 Alfredo Rodarte
1897 Emelina Rodarte
1898 Herejilda Rodarte
No Novo México (Picuris e Penasco)provem tambem uma série de gerações Recharte com o mesmo ascendente em Santiago R :
Tiburcio Recharte filho de Santiago Recharte e de Maria Gertrudes Romero,casou com Micaela Martinez, sendo pai de Manuel Recharte. Este casa com Germana Aranda de quem nasce: em
23/3/1850 Julian Recharte
13/6/1852 Margarito Recharte Aranda
21/3/1857 José Julio Recharte

Sei ainda existirem muitos Rodartes no Brasil,
mas talvez não tenham nada que ver uns com os outros. Sobre estes do Brasil, tenho uma série de individuos com sobrenome Rodarte , de Formiga - Minas Gerais. Se haver interesse diga, que lehe envio, assim como outros rodartes do novo méxico, albuquerque, tecolote que tenho pesquisado.

cumprimentos
J.Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#22793 | Freire de Andrade | 12 jun 2002 12:19 | Em resposta a: #22778

Caro Joaquim Reis

Aparentemente os Rodarte de que fala nada tem a ver com os Rodarte portugueses ligados ao ilustre Desembargador Dr. João da Silva Rodarte.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#22825 | Rodarte | 13 jun 2002 01:45 | Em resposta a: #22778

Caro Joaquim Reis,

Eu descendo dos Rodartes de Formiga, ramificação dos de Campo Belo, cidade localizada no mesmo estado (de onde se espalharam por todo o Brasil). Até onde sei, a grande maioria dos Rodartes do Brasil tem um único ancestral comum: Luís Antônio da Silva Rodarte, falecido em São João del-Rei, Brasil, mas nascido em Palmeira de Faro, no Minho (sendo possivelmente um neto ou bisneto do Dr. João Rodarte, desembargador no Porto). Há um ramo dos Rodarte Gama Lobo, em vias de extinção no Rio de Janeiro, cuja ascendência me é desconhecida.

O ramo mexicano (e grande parte do norte-americano) tem origem distinta dos de Portugal. Enquanto estes descendem de Lourenço Rodarte, natural da Antuérpia, aqueles descendem de Jorge Rodarte, natural de Arras. Ambas as regiões pertenciam ao Sacro-Império Romano Germânico e a ambos é dada uma ascendência proveniente da região de Brabante (à qual pertencia a Antuérpia). Penso que se tratam de primos (próximos ou distantes) os referidos Lourenço e Jorge Rodarte. Há também referência à família Rodart em Hainaut, mas desconheço maiores detalhes.

Talvez o artigo que transcrevo abaixo lhe seja útil:

"Originariamente este apellido se escribía Rodart, y al pasar a España a fines del siglo XVI, se transformó en Rodarte, y así se encuentra desde entonces en la Península Ibérica, desde donde llegó poco después a la Nueva España, estableciéndose en Sombrerete y mas tarde en la ciudad de Zacatecas y otros lugares de esta demarcación.
Don Jorge Rodart, natural de la ciudad de Arras, hoy capital del departamento del Paso de Calais, en Francia, pasó a la provincia de Madrid, contrayendo matrimonio con doña Isabel Fernández, nacida en la población de Valdemoro. Trocó su apellido por el de Rodarte, y fueron padres, entre otros hijos, de doña Margarita Rodarte y Fernández, llegada al mundo en Madrid y desposada con don Pedro Alosa y Lesart, ayuda del aposentador del real palacio, teniendo ambos a don Antonio de Alosa Rodarte, ayuda de cámara de S.M., y secretario de la Suprema General Inquisición, quien en 1623, fue admitido en la Orden Militar de Santiago donde probó la nobleza de sus cuatro apellidos.
Este último caballero, casó en Madrid con una distinguida señora de Alba de Tormes, Salamanca, llamada doña María de Suabre y Sosa, y tuvo dilatada descendencia, viviendo siempre en la feligresía de Santa María, en cuya iglesia esta enterrado. De esta unión nació allí don José de Alosa y de Suabre, Rodarte y de Sosa, familiar del Santo Oficio, quien también vistió dicho hábito en 1646, siendo alcalde por los hijosdalgo de Móstoles.
Los testigos deponentes en las informaciones para la admisión en la referida orden, señalan que los abuelos tanto paternos como maternos los conocieron en Flandes y “llevaban trajes de su clase, espada al cinto y tenían escudo de armas en su casa, cosas todas ellas no consentidas a los del estado general”. Igualmente se indica que los referidos sirvieron a los reyes españoles en las guerras que sostenían en los Países Bajos.
En Sombrerete hubo una rama en la segunda mitad del siglo XVII que se denominó Rodarte de Castro Jabalera.
Don Juan Anselmo de Acuña y Rodarte, nacido en Jerez, Zacatecas, en 1747, realizó información sobre “su limpieza de sangre”, para aspirar al sacerdocio, en 1798. Era hijo de don Juan Manuel de Acuña y de dona María Manuela Rodarte, y nieto materno de don Baltasar Rodarte, y nieto materno de don Baltasar Rodarte y de dona Antonia Carrillo.
Las armas de los Rodart, ahora Rodarte, se describen así:
EN CAMPO AZUR, UNA FLECHA DE ORO COLOCADA EN BANDA, ACOMPAÑADA DE DOS QUINQUEFOLIOS, UNO EN CADA LADO, DEL MISMO METAL.

Este artículo fue publicado por mi buen amigo don Fernando Muñoz Altea en el diario mexicano Excelsior el 23 de septiembre de 2001."

Com meus cumprimentos,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#22826 | Rodarte | 13 jun 2002 01:51 | Em resposta a: #22793

Caríssimo Luís Filipe,

Não sei se viu uma mensagem que postei, tempos atrás, nesse fórum. Tratava dos Rodarte Gama Lobo, do Rio de Janeiro. Fora isso, e os dados sobre o ramo mexicano, que postei há pouco, nenhuma novidade no momento...

O meu fraternal abraço,

Claus Rommel Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#46291 | rmfrp | 21 ago 2003 22:12 | Em resposta a: #6825

Caros Colegas:

Embora não pesquise o apelido Rodarte, encontrei acidentalmente um registo envolvendo algumas das pessoas tratadas neste tópico. É possível que estes dados sejam já conhecidos.

Casamento em Loulé, a 25 de Setembro de 1694, de João da Silva Rodarte (o futuro Desembargador), filho de Pedro da Silva Rodarte e D. Ana Micaela da Silva, com D. Vicência Maria Micaela de Ázere, filha de Francisco da Costa de Ázere e D. Ana Maria de Sousa, todos da cidade de Lisboa e ambos os contraentes solteiros.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#46348 | Freire de Andrade | 25 ago 2003 11:38 | Em resposta a: #46291

Caro Rui Pereira

Regressado de férias apresso-me a agradecer mais uma sua contribuição para o estudo que desde há já algum tempo venho efectuando sobre a família Rodarte e à qual ainda me ligam porventura «alguns cromossomas».
Adianto-lhe que o casamento em Loulé não era do meu conhecimento e provavelmente ter-se-á realizado aquando o Dr. João da Silva Rodarte aí desempenhou funções de Juiz de Fora.
Grato pela sua achega, subscrevo-me com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#85608 | rmfrp | 05 mar 2005 02:35 | Em resposta a: #6825

Caros Colegas:

Casualmente, ao pesquisar o "Index das notas de vários tabeliães de Lisboa, entre os anos de 1580 e 1747", cuja disponibilização no site da Biblioteca Nacional de Portugal foi recentemente anunciada pelo colega Carlos Silva, encontrei uma indicação que me pareceu bem interessante para os estudiosos da família Rodarte (entre os quais não me incluo, pelo menos até ao momento):

(volume 2, página 7)

"Venda de Cazaz grd.es na Rua dir.ta da esperança q. faz o Dr. João da Sª Rodarte Juis de fora de Loulé e sua m.er D. Vicencia Mª Micaella de Azerez Irmão de Mig.el da Sª Rodarte fº de Pº da Sylva Rodarte, q. lhes deixou sua Tia Antª Mª da Conseyção Regente do Recolhim.to de Jezus Mª José foreyras a Capª da flor da Rosa, e as venderão a D. Ferndº Miz Mascaranhas de Lancastro m.or na dª Rua da esperança em 9 de 7.bro fl. 44 e no testam.to da dª Regente se declara ser o dº Pº Rodarte casado com D. Anna Micaella da Sylva sobrinha da dª Reg.te q. institue os d.os sobr.os administradores do dº Recolhim.to p.to ter fundado em cazas suaz e suas Linhas ainda passando a ser de freyras e como morgº e lhe deixa tambem a herança de Mig.el Perª Rabello seu Irmão della Reg.te e q. faleceu na Ilha da Madrª aprovado no 1º de Junho de 1692."

Comparando com os dados de outros documentos, a data de 9 de Setembro citada para a venda parece referir-se ao ano de 1695.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#88803 | Rodarte | 17 abr 2005 21:23 | Em resposta a: #85608

Caríssimo Rui Pereira,

Fico-lhe muitíssimo grato por nos chamar a atenção para mais esta fonte documental.

Mui cordialmente,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#204877 | Catarina Pimentel | 06 ago 2008 00:09 | Em resposta a: #6870

Boa noite outra vez , parece que ser a pessoa mais informada acerca da minha familia , para qualquel lado que pesquise , lá aparece o sr. com alguma informação ou estudo , obviamente que , para alem do Celestino Germano Pais de Almeida , tambem tenho um antepassado Rodarte uma vez que são familiares directos , e pelo o que li , o meu tio Carlos Rodarte Veloso está com o sr. a fazer o estudo desse ramo da familia , peço por isso mais uma vez o maximo de informação possivel acerca da minha familia , e se não for abusar muito , gostava de saber de que livro se trata , o que varias vezes mencionado no forum , aguardando informações ansiosamente.
Catarina Veloso Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#246712 | Jotri | 29 dez 2009 20:33 | Em resposta a: #6870

Caro Paulo
Tem elementos biográficos sobre o ascendente D. Pedro Martins Romo ?
Muito grato
Jotri

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#249740 | teresa serrano | 12 fev 2010 16:45 | Em resposta a: #88803

Sou Teresa Rodarte, neta do Engº Civil, Celestino Germano Rodarte de Almeida, nascido em Ferreira do Zêzere, em 1890. Foi professor metodólogo e antigo Director da Escola Machado de Castro. Tinha o Título de Marquês, que não usava por ser republicano.
Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#249758 | Paulo | 13 fev 2010 02:27 | Em resposta a: #249740

Boa noite, Teresa.

O seu avô Celestino Germano Rodarte de Almeida foi professor do meu pai na Escola Industrial Machado de Castro e presentemente a rua onde ele nasceu, no Casal do Carril, freguesia de Dornes, tem (por sugestão minha) o nome do seu bisavô, antigo médico do partido local (Ferreira do Zêzere) e mais tarde ministro na 1ª república.

A casa da família ainda existe, muito embora fosse arrendada aos Costa Félix, seus antigos proprietários.

Curiosamente foi o seu bisavô que assistiu ao parto do meu avô, o seu avô foi professor do meu pai e eu tive o privilégio de ser aluno do Mestre Carlos Veloso que deduzo seja seu primo ou tio.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#249762 | Rodarte | 13 fev 2010 09:23 | Em resposta a: #249740

Prezada Sra. Teresa Rodarte,

Descendo de Luis Antonio da Silva Rodarte (meu quinto-avô), nascido aos 7 de Junho de 1748 em Terroso (então pertencente à Freguesia de Santa Eulália de Palmeira de Faro, Termo da Vila de Esposende) e falecido aos 16 de Março de 1818 na Vila de São João del-Rei (Minas Gerais, Brasil). Esse meu quinto avô, tendo sido criado em casa de seu padrinho de batismo (Luis do Rego Barreto, Cavaleiro Fidalgo, residente na Vila de Viana), veio para o Brasil pouco mais ou menos em 1765. Chegou a Capitão do Regimento da Cavalaria de Milícias da Vila de São João del-Rei e foi Contador e Distribuidor daquele Juízo Eclesiástico.

Não consegui identificar ainda, lamentavelmente, qual a ligação desse meu quinto-avô com a família do Desembargador João da Silva Rodarte (1669-1739). Todavia, já consegui reunir, a partir daqui do Brasil, uma quantidade considerável de dados sobre a ascendência do Desembargador João da Silva Rodarte, quer em Portugal, quer na Antuérpia (de onde saiu o primeiro Rodarte a se estabelecer em Portugal), quer em Valenciennes (que é de onde saiu o primeiro Rodarte a se estabelecer na Antuérpia). Estou recolhendo dados também sobre a ascendência alemã do Desembargador João da Silva Rodarte (sua avô paterna, Isabel Rodarte de Paris, era casada com um negociante hamburguês, André Siurmão - na verdade, Suhrmann/Suermann).

Consta-me que o Prof. Carlos Rodarte Veloso conduz também um estudo sobre essa família, mas não tive ainda - não obstante eu tenha tentado - a oportunidade de contactá-lo (ou de ser por ele contactado), razão pela qual não me é possível dizer o quão mais avançado ele está em sua pesquisa. Pouca coisa tenho da descendência do Desembargador João da Silva Rodarte (e o pouco que tenho refere-se apenas aos filhos e netos do mesmo).

Será, para mim, um grande prazer trocar informações sobre o assunto.

Cordialmente,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#261719 | teresa serrano | 08 set 2010 12:01 | Em resposta a: #249740

O meu avô Bisavô, Dr.Celestino Germano Pais de Almeida, nasceu em 28 de maio de 1864, em Vila de frades, Vidigueira. Pai do meu avô Engº Celestino Germano Rodarte de Almeida. Médico, exercendo em Alcochete, onde foi sub--delegado de saúde, liberal, foi Ministro da Marinha , e das Colónias. Milita no partido Unionista, chefiado por Brito Camacho. Morre em 1922. Estava nessa altura retirado da política.
Tem uma grande influência na dinamização do movimento republicano em Aldeia Galega. Fez parte da Assembleia Constituinte em 1911, sendo nessa altura comissário do governo junto dos Caminhos de Ferro Portugueses.
Era membro do directório nacional do Partido Republicano Português, amigo de António José Almeida, Afonso Costa , Brito Camacho, e de muitos outros políticos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#261723 | teresa serrano | 08 set 2010 12:56 | Em resposta a: #261719

O Dr. Carlos josé Rodarte de Almeida Veloso é meu irmão. Obrigada pela informação. Fiquei comovida pelo seu pai ter sido aluno do meu querido avô e ter sido o meu bisavô que não tive a honra de conhecer, nasci em 1950, que fez o parto do seu pai. Estamos ligados por laços invisíveis.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#261803 | teresa serrano | 09 set 2010 15:01 | Em resposta a: #6925

Existe no Brasil, um escritor e Urologista com o nome Paulo Rodarte. Ainda pode ser seu parente ou nosso parente.Pode pesquisar na internet.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#261813 | teresa serrano | 09 set 2010 17:08 | Em resposta a: #6925

Existe no Brasil, um escritor e Urologista com o nome Paulo Rodarte. Ainda pode ser seu parente ou nosso parente.Pode pesquisar na internet.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#261818 | teresa serrano | 09 set 2010 18:01 | Em resposta a: #261723

Paulo:

Enganei-me, foi afinal o meu bisavô que fez o parto do seu avô.
É engraçado como os destinos estão cruzados, com a nossa família.
E ter sido aluno do meu irmão.
Obrigada por não se terem esquecido do meu avô e do meu bisavô. Tiveram o previlégio de os conhecerem.
Até breve

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#264810 | teresa serrano | 04 nov 2010 15:54 | Em resposta a: #261818

Caro Sr. Claus Rommel Rodarte

Existe no Brasil, o Dr. Paulo Rodarte, Urologista e escritor, de ascendência portuguesa, o avô Rodartino Rodarte, foi escrivão de paz, em Lavras - Minas Gerais. Pode pesquisar no Google, que aparece o blog, deste.

Teresa Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#264811 | teresa serrano | 04 nov 2010 15:54 | Em resposta a: #261818

Caro Sr. Claus Rommel Rodarte

Existe no Brasil, o Dr. Paulo Rodarte, Urologista e escritor, de ascendência portuguesa, o avô Rodartino Rodarte, foi escrivão de paz, em Lavras - Minas Gerais. Pode pesquisar no Google, que aparece o blog, deste.

Teresa Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#264950 | Rodarte | 07 nov 2010 23:43 | Em resposta a: #264811

Prezada Sra. Teresa Rodarte,

Agradeço pela indicação.

Rodartino Rodarte [1897-1988] era neto paterno do Capitão Candido Hemenegildo da Silva Rodarte [1822-1906] - este, por sua vez, filho de meu tetravô, o Tenente Coronel João da Matta da Silva Rodarte [1797-1863]. Meu tetravô era nascido no Brasil, mas seu pai era minhoto. Não consegui ainda estabelecer a conexão (se existente) entre ele e a descendência do Desembargador João da Silva Rodarte [1669-1739]. Apesar disso, já consegui apurar bastante coisa sobre a ascendência do Desembargador João da Silva Rodarte e seus colaterais.

Qual sua ligação com esse Desembargador? Seu ancestral é o José da Silva Rodarte, casado com Dona Vicencia Antonia Romo de Caravina?

Tenho notícia de que se planejava, anos atrás, a publicação de um trabalho sobre o seu bisavô, Dr. Celestino Germano Rodarte de Almeida. Esse trabalho saiu a lume?

Cordialmente,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#264964 | teresa serrano | 08 nov 2010 12:04 | Em resposta a: #264950

Vou consultar o livro de linhagem que herdamos dos nossos antepassados. Depois digo-lhe o que consegui apurar.

Até breve

Teresa Rodarte Serrano

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#264965 | teresa serrano | 08 nov 2010 12:04 | Em resposta a: #264950

Vou consultar o livro de linhagem que herdamos dos nossos antepassados. Depois digo-lhe o que consegui apurar.

Até breve

Teresa Rodarte Serrano

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#264966 | teresa serrano | 08 nov 2010 12:18 | Em resposta a: #204877

Querida sobrinha Catarina Pimentel, vi a tua pesquisa. Quando souber de que livro se trata, informo-te.
bjsss

Teresa Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#264981 | teresa serrano | 08 nov 2010 15:48 | Em resposta a: #204877

Procuro senha.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#264986 | teresa serrano | 08 nov 2010 17:00 | Em resposta a: #264965

relativamente à minha ligação aos ancestrais Rodartes, além do meu irmão, Carlos José Rodarte de Almeida Veloso, estar na posse do exemplar impresso do Livro de Família, herdao dos nossos Bisavós, Elvira Adelaide Rodarte de Almeida e Celestino Paes de Almeida, fomos informados , pelos familiares mais velhos, dessa ancestralidade, que passaria pelo encomendante da mesmo genealogia, o Desembargado João da Silva Rodarte e recuaria no tempo de D. João III, com João Pariz Galopim.
Supostamente, deverá haver uma linha comum às nossas famílias, desde o referido cavalheiro francês João de Pariz Galopim, até ao Desembargador João da Silva Rodarte, cujos filhos, João Rodarte de Azere(ou Silva) e Joseph da Silva Rodarte, originaram , respectivamente, o ramo da família que ficou a viver no Porto.
Diferentes Gerações: .Josephda Silva Rodarte e sua mulher, D. Vicencia Antonia Romo de Caravina, que foi detentora do título de marquesa de Caravina, herdado de seu pai. Existe ainda, na igreja matriz de Alcains, a lápide brasonada da sua sepultura..Seu filho, Pedro Romo Rodarte de Caravina, não casou, falecido em 1811 e que teve 9 irmãos..Seu filho josé da Silva Romo Rodarte, casado com Joaquina Fraga Rodarte.. Seu filho, João Maria Rodarte, fidalgo da Casa Real, General de Brigada e Cavaleiro da Ordem de S. Bento de Avis, casado com D. Laura dos Santos rodarte, nossos trisavós..Sua filha, D. Elvira Adelaide Rodarte de almeida, que casou com Dr. Celestino Paes de Almeida, médico, que foi ministro da Marinha e das Colónias de António José de Almeida.Este casamento . dos nossos bisavós foi, um casamento feliz, apesar das profundas divergencias entre uma aristocrata convicta e um notável e não menos convicto republicano..Seu filho, Celestino Germano Rodarte de Almeida, engenheiro civil, foi Director da Escola Machado de Castro, casou com Julieta de Freitas Gomes Rodarte de Almeida..Sua filha, Maria Julieta de Freitas Gomes Rodarte de Almeida Veloso, casada com José do Nascimento Veloso, nossos pais.Ela teve um irmão natural, depois legalmente perfilhado, João Rodarte, já falecido, que teve um filho e um neto.São detentores de um outro exemplar do Livro de Família. Maria Julieta de Freitas Gomes Rodarte de Almeida Veloso e José do Nascimento Veloso, nossos pais, tiveram 3 filhos: Carlos José rodarte de Almeida Veloso, filho primogénito,( com 3 filhos ), Maria João Rodarte de Almeida Veloso(faleceu em 15/9/10, teve uma filha Catarina Pimentel e 1 neto, e Maria Teresa Rodarte de Almeida Veloso, casada com Jorge Oliveira Serrano, que tem 2 filhas: Inês Rodarte Veloso de Jesus e Raquel Veloso de Jesus.
Há muitos registos no tal Livro. Não sou genealogista, mas creio que respondi à pergunta que fez.Com os melhores cumprimentos
Maria Teresa Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#265015 | Rodarte | 08 nov 2010 22:21 | Em resposta a: #264986

Prezada Sra. Teresa Rodarte,

Fico-lhe muito grato pelas informações.

Tenho comigo cópia de um manuscrito genealógico, composto por volta de 1630, cujo autor (então residente numa região hoje pertencente à Bélgica) pretendia exibir um quadro geral da família Rodart de 1424 até aquele momento em questão. Ficou de fora, por motivos geográficos, o ramo da família que foi dar em Portugal. Tem-se, porém, a notícia de que houve um certo Jehan Rodart (filho de outro Jehan Rodart e de Jehenne Desormeaux), casado com Catherine Capette, que teve 5 filhos - entre eles, um certo Laurent Rodart. Todos viveram na região do Condado de Hainaut, parte francófona anexada pelo Sacro Império Romano da Nação Alemã.

Esse Laurent Rodart, ao que parece, foi pai de um certo Nicolas Rodart, que se estabeleceu na Antuérpia (então parte do Ducado de Brabante, também do Sacro Império), e que passou a gozar do foro de cidadão (poorter) em 1542. Desconfio que Lourenço Rodarte (que levou a família para Portugal) fosse filho desse Nicolas Rodart (neto homônimo, portanto, do Laurent Rodart que aparece no manuscrito de 1630).

Eu consegui localizar o óbito do Lourenço Rodarte (que aparece como Manoel Lourenço Rodarte no registro de óbito), o de uma Anna Rodarte (que devia ser irmã desse Lourenço), e o registro de casamento de três possíveis filhas do Lourenço: Isabel de Paris (casada com o alemão Andreas Surmann), Joana Rodarte (viúva de Hans Wilker, casada com João Branco) e Margarida Rodarte (casada com Lionardo Conrado). Localizei também o registro de batismo de três filhos de Isabel de Paris: dois com o nome Miguel, e um com o nome de Gaspar (desses, parece-me que apenas um Miguel chegou à idade adulta). Pouco encontrei até agora dos filhos de Anna Maria Rodarte, outra filha desse Lourenço.

Durante esse período (virada do século XVI para o XVII), sei que, na França, houve uma Sara Rodart casada com o secretário da Rainha Margarida de Valois [1553-1615]; e que, na Espanha, houve um Antonio Alosa Rodarte que foi secretário do Rei Felipe IV de Espanha [1605-1665]. A Sara Rodart vem do tronco de que se originaram os Rodartes de Portugal: ignoro se o Antonio Alosa Rodarte também (consta-me que o avô deste era oriundo da região de Brabante)...

Como, dos Rodartes em Portugal, o único a usar a forma "Silva Rodarte" foi o Pedro da Silva Rodarte, filho de Andreas Surmann e de Isabel Rodarte de Paris, julgo que será dele que se originaram os Rodartes do Brasil. Acontece que o primeiro Rodarte a aportar no Brasil tinha um pai que havia sido enjeitado (portanto neto de avós incógnitos), razão pela qual não sei como se dá a ligação dos Rodartes do Brasil com os Rodartes de Portugal.

O enjeitado, filho de pais incógnitos, nasceu em 1726, e se batizou e criou no lugar de Terroso (Freguesia de Palmeira de Faro, Termo da Vila de Esposende, Comarca de Barcelos, Província do Minho), então couto do Convento de Santa Clara da Vila do Conde (de que havia sido vizinha a família do Desembargador Rodarte). Nessa época, João da Silva Rodarte tinha 56 anos, vivia com a esposa e os filhos no Porto, onde era desembargador. Seu único irmão, Miguel da Silva Rodarte, com 47 para 48 anos, era frade no Convento de Avis (Alentejo). Dos filhos do Desembargador João da Silva Rodarte: Francisco tinha 25 para 26 anos, vivia na Corte, era Moço da Câmara, e estava para se casar; João Rodarte da Silva tinha 23 para 24 anos e, havendo desafiado a autoridade dos pais, casara-se sem o consentimento desses no Porto, onde vivia com a esposa; e Joseph (seu quinto-avô) tinha 21 para 22 anos, estava na Índia, prestando serviços à Coroa como militar. Não sei se ainda vivia Miguel Rodarte de Azere, filho do Desembargador Rodarte, que havia sido feito Cavaleiro Fidalgo dois anos antes. Eu desconfio que, no caso de haver alguma ligação dos Rodartes do Brasil com os de Portugal, ela se dê por meio do João Rodarte da Silva (cuja descendência, por algum motivo, é a única que não é detalhada na "Memoria" de 1754), ou do próprio Desembargador Rodarte...

O enjeitado, filho de pais incógnitos, foi batizado sem ter padrinho. Em seu casamento, cinco padres assinaram como testemunhas. Seu primogênito (nascido em 1747, quando já haviam falecido o Desembargador Rodarte e seus filhos Miguel Rodarte de Azere e João Rodarte da Silva) foi apadrinhado por Luis do Rego Barreto Maciel (Cavaleiro Fidalgo, Juiz da Alfândega de Viana do Castelo, avô paterno do Visconde de Geraz do Lima). Na casa desse Luis do Rego, em Viana do Castelo, viveu seu afilhado, que veio para o Brasil e, aqui chegando, passou a adotar o "Silva Rodarte".

Luis Antonio da Silva Rodarte [1747-1818], meu quinto-avô, foi contemporâneo do seu tetravô, D. Pedro Faustino Romo Rodarte de Caravina [1747-1811], que também esteve no Brasil em fins do século XVIII. Não sei se meu quinto-avô era neto ou bisneto do Desembargador Rodarte: se me faltam elementos para confirmar essa hipótese, também não os tenho para refutá-la. A possibilidade existe. Por esse motivo, procuro pelos testamentos do Desembargador Rodarte, dos seus filhos varões, e do Luis do Rego Barreto Maciel. Pode ser que, às vésperas de prestarem contas com o Criador, revelassem alguma informação sobre esse mistério do filho enjeitado... O meu quinto-avô, que era filho desse enjeitado, teve vários empregos "nas justiças d'El-Rei", foi feito capitão do Regimento de Cavalaria de Milícias, participou de várias irmandades religiosas e teve, entre outros, dois filhos padres, que tiveram - como era comum - suas vidas e genealogias investigadas para que pudessem ser ordenados. Nada encontrei, porém, aqui no Brasil, que pudesse me esclarecer sobre o episódio do enjeitado. Isso eu só encontrarei em Portugal...

Caso tenha interesse em receber cópia de minhas anotações sobre os Rodartes de Portugal, envie-me seu endereço eletrônico. O meu é: . Eu gostaria muito de ter uma cópia desse trabalho levado a cabo por seu irmão com o Sr. Paulo Alcobias: há como?

Com os meus melhores cumprimentos,

Claus Rodarte

P.S.: Não sei quão detalhado está o trabalho feito por seu irmão com o Sr. Paulo Alcobias... talvez até já tenham os dados que colhi aqui do Brasil... Tempos atrás, encomendei cópia de alguns documentos do Arquivo Histórico Militar de Portugal e recebi a ficha do seu trisavô José da Silva Rodarte... Posso mandar-lhes cópia também desse documento, caso tenham interesse.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#265016 | Rodarte | 08 nov 2010 22:31 | Em resposta a: #264986

Ao que parece, este forum não mais admite a publicação de endereços eletrônicos: o meu, todavia, já foi publicado em minha mensagem de 11-07-2001, 18:31, deste mesmo tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#265036 | teresa serrano | 09 nov 2010 10:56 | Em resposta a: #265015

Tenho todo o interesse que me envie os seus dados recolhidos. Posso pedir ao meu irmão que pesquise, apesar dele ter muito pouco tempo, porque é professor na Escola Superior de Técnologia de Tomar. O meu mail; teresa.rodarte@gmail.com.
Cordialmente
Teresa Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#266620 | Jotri | 11 dez 2010 02:32 | Em resposta a: #265015

Caro Claus Rodarte

Ando a investigar as ligações entre os ROMO e os RODARTE e gostaria de saber se me pode enviar dados biográficos que tirou do Arquivo Histórico e Militar de JOSÉ DA SILVA RODARTE. Se tiver alguma coisa sobre os Marqueses de Caravina, fico-lhe muito grato.
J.T.
jotri (arroba) sapo (ponto) pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#278242 | macfly_BR | 11 jun 2011 02:04 | Em resposta a: #266620

A família Caravina é originária da Itália. Ainda existem muitos na Itália, alguns esparramados pela Europa e muitos estão no Brasil. Houve sacerdotes católicos apostólicos romanos, inclusive um cardeal na Idade Média e um secretário de papa décadas atrás. Talvez o Vaticano tenha os registros genealógicos da família.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodarte

#283249 | macfly_BR | 29 jul 2011 13:00 | Em resposta a: #266620

No site http://joaotrigueirosheraldicaegenealogia.blogspot.com/2011/06/d-pedro-martin-romo-1-marques-de.html consta que: D. Pedro Martín Romo foi o 1.º Marquês de Caravina (1725). A pedra sepulcral de D. Pedro Martín Romo encontra-se na Igreja Matriz de Alcains (Século XVIII, 1.ª metade).

«ALEMANHA. Viena 23 de Janeiro. (…) Em consideração dos relevantes serviços, que tem feito à Augustíssima Casa de Áustria D. Pedro Martins Romo, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Sargento-mor e Governador, que foi no político, e militar da Praça de S. Felices de los Galegos[8], de Abadengo, e Ribeira, e Superintendente geral das Rendas Realis foi S. Mag. Imp. Servido fazer-lhe mercê do título de Marquês de Caravina no Reino de Nápoles, de juro, herdade, para sempre, enquanto durarem seus descendentes por linha masculina, ou feminina, com todas as honras correspondentes a esse título; é já no ano de 1719 lhe havia feito a mercê de Armas novas.»[Gazeta de Lisboa Ocidental», Nº. 11, 14-III-1726, p. 86]

Do casamento de D. Pedro M. Romo, conhecemos um filho que fez carreira em Portugal e foi D. João Francisco Martins Romo de Caravina (n. 1686?)[25], 2.º marquês de Caravina[26], nascido por volta de 1686 em San Felices de los Gallegos, capitão de Cavalos, que obteve o hábito da Ordem de São Tiago do Convento de Palmela e uma tença de 12$000 rs[27], tendo casado com D. Francisca Xavier de Melo. Este casal teve uma filha única que foi D. Vicência Antónia Romo de Caravina (n. 1706?), nascida por volta de 1706 em Coimbra, a qual obteve uma tença a 8-VII-1755[28], tendo casado por volta de 1744 com José da Silva Rodarte[29], do qual sabemos ter tido pelo menos quatros filhos que foram: 1. - António Alexandre da Silva Rodarte Romo Caravina, que obteve foro de Fidalgo a 23-IX-1778[30], baptizado na freguesia de Santo Estêvão de Alfama em Lisboa, cidade onde casou na freguesia dos Anjos a 30-VII-1783 com D. Petronilha Inácia Xavier do Prado, também baptizada em Lisboa; 2. - Pedro Faustino Romo Rodarte de Caravina (f. 1811), o qual teve foro de Fidalgo Cavaleiro em 30-VIII-1780[31], que sabemos ter falecido sem geração; 3. - João António Norberto Rodarte Caravina; e 4. - Maria Plácida Antónia.


[25] Nos documentos que fomos encontrando, o apelido Caravina também aparece grafado de Cravina, ou de Clavina.
[26] Título reconhecido por D. João V, segundo Felgueiras Gaio, Op. Cit., Costados n.º 160 - Rodarte, v. XI, p. 620.
[27] AN/TT, Registo Geral de Mercês de D. João V, liv. 5, fl. 258 v.
[28] IAN/TT, Registo Geral de Mercês de D. José I, liv. 3, fl. 266 v.
[29] José da Silva Rodarte era um dos filhos do desembargador do Paço Dr. João da Silva Rodarte (n. 1669).
[30] IAN/TT, Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv. 5, f. 175.
[31] IAN/TT, Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv. 9, f. 205.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 20:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen