Barros e Vasconcelos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Barros e Vasconcelos

#6745 | LCM | 07 jul 2001 18:30

Família dos Morgados de Santa Iria e das Barras, termo de Lisboa, de que foi publicado um livro Oliveira Mouta. Sei da existência de ramos não tratados por este autor, sobre os quais procuro informações.

Obrigado.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#13213 | _fRoEs_ | 19 nov 2001 20:15 | Em resposta a: #6745

Caro Lourenço,
Embora tenha criado este tópico há já algum tempo vou voltar a falar nesta família.
Ouvi dizer que a família Torre do Valle (não sei se já ouviu falar desta família) era representante da família Barros e Vasconcelos, e deveido a este facto está presente no ANp uma resenha dedicada a esta família, da qual o meu pai pertence.
A família Barros e Vasconcelos que os Torre do Valle representam é esta de que fala?

Obrigado
Cumprimentos
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#13243 | fsomr | 20 nov 2001 10:41 | Em resposta a: #13213

Caro Lourenço,
Trabalhei alguns anos com o Rodrigo de Barros e Vasconcellos Guizado que tinha uma casa nas Barras, a caminho de Torres Vedras, ao lado da casa-mãe (?) que teria sido vendida a um sr.Brito Aranha.
Se quiser o contacto dele...
Um abraço,
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#13255 | Rui Portugal | 20 nov 2001 14:33 | Em resposta a: #13243

Caro Lourenço Correia de Matos,

Os Barros e Vasconcelos dos morgados de Setúbal foram representados, julgo eu, pelo 2.º Visconde de Faria; Oliveira Mouta diz que não são dos das Barras, duvido que com razão; tenho alguns elementos (poucos) sobre esta ascendência do Visconde. Estão à sua disposição, caso lhe interessem.
Cumprimentos
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#54730 | dpa | 04 jan 2004 21:57 | Em resposta a: #6745

Caro Lourenço

minha mão pertence ao ramo das Barras dos Barros e Vasconcelos. Aliás, era seu pai - meu avô Henrique - o autor do livro que referes. Se te puder ajudar em alguma coisa, estou à tua disposição. Julgo que o meu cunhado Marcos Sousa Guedes tem andado a desenvolver alguns aspectos.

um abraço

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#54738 | LCM | 04 jan 2004 22:36 | Em resposta a: #54730

Caro Diogo,

Muito obrigado pela sua mensagem. Abri este tópico já bastante tempo a pedido do Pedro Leite de Faria descendente dos Barros e Vasconcelos, como o nosso amigo Vasco Teles da Gama, através da Mãe.
Penso que entretanto o Pedro já tenha descoberto muitos mais elementos sobre esta familía.

Um abraço e Bom Ano
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#54741 | dpa | 05 jan 2004 00:13 | Em resposta a: #54738

Caro Lourenço

Só depois de te enviar a mensagem é que vi que tinhas aberto o tópico há muito tempo. Como quer que seja, estou à disposição do Pedro Leite de Faria para o que seja preciso. Julgo, aliás, que seria interessante uma reedição, revista e aumentada, de "Dos Barros e Vasconcelos". Aliás, o meu próprio avô já tinha bastantes mais elementos preparados para uma possível nova edição. Se souberes de alguém que esteja interessado nisso, diz-me

um abraço e um bom ano também para ti do

Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#54742 | Luís_MCS_Froes | 05 jan 2004 00:35 | Em resposta a: #54741

Caro Diogo,

Tenho comigo alguns elementos sobre a Família Barros e Vasconcelos, cuja varonia se encontra extinta, pelo que a sua representação passou para a Família de minha Avó (Família Torre do Valle).
Como tal, estou interessado em tudo o que tenha que ver com os Barros e Vasoncelos, Senhores do Morgado de Santa Iria de Azoia.
Se pretender trocar quaisquer tipo de informações comigo, saiba que teria o maior gosto.

Melhores cumprimentos, aliados de votos de um óptimo ano de 2004,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#54771 | dpa | 05 jan 2004 20:25 | Em resposta a: #54742

Caro Luís,

Todos os elementos e informações que me possa disponibilizar são bem vindos, de forma a que possa corrigir e completar os que constam da obra "Dos Barros e Vasconcelos". Caso não conheça este estudo, terei todo o gosto em lhe oferecer uma cópia porque, infelizmente, já só possuo um exemplar.

o meu email é diogopachecodeamorim@hotmail.com, para o caso de querer contactar-me pessoalmente.

Um óptimo 2004 para si também

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#54819 | Conde | 06 jan 2004 15:21 | Em resposta a: #54771

Confrades:
O Gonçalo de Mello Guimarães de Sintra tem um estudo desta Família e de outras conexas (Cabau de Vilhena etc.).
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#54831 | Luís_MCS_Froes | 06 jan 2004 17:23 | Em resposta a: #54819

Caro Conde,
O Senhor que refere é meu parente afastado pelo lado Torre do Valle, tendo sido ele, em colaboração com outro membro da família, o autor da obra que existe em minha casa chamada "Família Torre do Valle".
Como tal, e sendo eu trisneto de uma Cabau de Vilhena, gostaria que me informasse relativamente ao estudo que refere, se é possível adquiri-lo e, se assim for, onde o posso fazer.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#54873 | Conde | 07 jan 2004 12:35 | Em resposta a: #54831

Caro Luis Froes:
Creioque está inédito.Deverá tentar entrar em contacto com o seu parente.Eu achei uma habilitação desses Cabaus de Vilhena e dei-lhe.Foi há décadas...Mau sinal.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#152568 | Luis_Froes | 16 abr 2007 16:15 | Em resposta a: #54873

Caro Conde,

Tem o contacto do meu parente Gonçalo de Mello Guimarães?

Cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#152705 | Conde | 17 abr 2007 16:10 | Em resposta a: #152568

tel. 219230182.

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#152747 | Luis_Froes | 17 abr 2007 20:24 | Em resposta a: #152705

Tem o e-mail?

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#152841 | Conde | 18 abr 2007 15:29 | Em resposta a: #152747

Não tenho. Lamento.

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#153549 | jacques | 24 abr 2007 10:38 | Em resposta a: #54831

Caro Luís Froes
A obra que diz ter em casa é a mesma que está publicada no site dos seus parentes Torre do Vale?
Será que tem alguma informação à cerca da ascendência de Joane Mendes de Vasconcelos cc D. Antónia de Barros, sra do Morgado de Sta Iria? Aqui na BD diz que é filho de Gonçalo Mendes de Vasconcelos cc N. Felgueira Gaio dá a mesma paternidade e como mãe uma D. Filipa de Mascarenhas, mas não há ligação com os ascendentes.
Grato pela atenção,
Cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

Delicados, Maldonados e Caldeiras

#153561 | gmg | 24 abr 2007 11:25 | Em resposta a: #6745

Procuro informações sobre estas três famílias da zona de Portalegre, nomeadamente sobre:


DELICADOS
de Alegrete (Portalegre)

§1
Procuro informações sobre a Ascendência do Padre ANDRÉ DELICADO.

Este pároco, de Alegrete, consta no Testamento de José Ribeiro Maldonado, feito em 31.Outubro.1731 como sobrinho do mesmo (tendo sido o próprio a pedido o testador a fazer o testamento)


Este José Ribeiro Maldonado nomeia como seus Irmãos e Sobrinhos, os seguintes:

1 - Maria Tavares
-----1.1 - Catarina de Cáceres
-----1.2 - Maria Tavares
-----1.3 - Manuel de Cáceres

2 - Jerónimo Nunes
-----2.1 - Jerónimo Nunes
-----2.2 - Manuel de Palma
-----2.3 - Francisco de Palma (Pereira)
-----2.4 - António
-----2.5 - Catarina Pereira

3 - Manuel Tavares Cid
-----3.1 - Manuel Tavares
-----3.2 - José Ribeiro Estaço.

E o Padre ANDRÉ DELICADO, referido como sobrinho de José Ribeiro Maldonado, mas não dizendo de quem é filho.


MALDONADOS
de Alegrete (Portalegre)

Procuro informações sobre a ascendência de CATARINA MALDONADO, casada que foi com Gaspar Rodrigues Romacho em Alegrete (Portalegre) no ano de 1632.


CALDEIRAS
de Alegrete (Portalegre)

PEDRO RODRIGUES CALDEIRA, nat. de Alegrete, f.º de Manuel Pires e de Joana Rodrigues, ambos de Alegrete, casou em Alegrete no dia 22 de Outubro de 1675 com MADALENA DE CÁCERES , nat. de Alegrete, f.ª do Capitão Pedro Fernandes Belo e de Maria de Cáceres, ambos de Alegrete.

Nomeadamente sobre a Ascendência de PEDRO RODRIGUES CALDEIRA. É um ramo que me interessa bastante!

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Delicados, Maldonados e Caldeiras

#153563 | RCR | 24 abr 2007 11:29 | Em resposta a: #153561

Caro Luis GMG
Provavelmente enganou-se no tópico.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#155888 | diogo.pa | 12 mai 2007 03:09 | Em resposta a: #153549

Caro Júlio Pereyra,

Aconselho-o a ver o seguinte tópico onde esse assunto é tratado:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=73619

Cumprimentos,
Lopo PA

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#155924 | Vasconcelosminas | 12 mai 2007 18:46 | Em resposta a: #155888

Caríssimo e ilustre Lourenço Correia de Matos,

É do meu conhecimento que uma linha desses Barros e Vasconcelos passou ao Brasil, parece-me que nos princípios do século XIX. O Visconde de Alcântara, título brasileiro, salvo falha de minha memório, era um deles ou fora casado com uma Barros e Vasconcelos, mas não deixou sucessão.

Possuo poucos elementos a respeito desse ramo, proveniente de fontes secundárias que, caso já não os possuo, envio-lhe com prazer.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
Três Rios - Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#156418 | jacques | 17 mai 2007 17:20 | Em resposta a: #155888

Caro Lopo
Só hoje li a mensagem que me enviou, muito obrigado.
Este era um dos muitos costados que tenho "encravados" na minha a. g.
Cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#267748 | vascon10 | 31 dez 2010 16:22 | Em resposta a: #6745

Preciso retomar contato com Rodrigo de Barros e Vasconcellos Guisado.

Devido a perda de dados do meu computador perdi o seu e-mail.

Ele enviou-me, inclusive, uma cópia do livro de Oliveira Mouta sobre os Barros e Vasconcellos.

Desejo retomar o contato para saber como evoluiram suas pesquisas sobre a descendência no Maranhão.

Quem o conhecer favor intermediar o contato

Marco A Vasconcellos
vasconcellos.10@terra.com.br

Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#267794 | Carlos_reis | 01 jan 2011 20:05 | Em resposta a: #267748

A minha mulher Cristina Maria de Barros e Vasconcelos Noronha Penaguião pertence a esta família, pois a sua mãe Ana Maria D´Oliveira de Barros e Vasconcelos é filha de Carlos Augusto de Barros e Vasconcelos que por sua vez é o irmão mais novo de Marceano Augusto de Barros e Vasconcelos, ela fez uma chamada de atenção que segundo ela eram seis irmãos. Agradecia que actualizassem a árvore. Para mais esclarecimentos, contactar Carlos Reis através do seguinte E_mail: c.j.c.reis@gmail.com .

Muitos cumprimentos

Carlos reis

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#268210 | Carlos_reis | 08 jan 2011 00:05 | Em resposta a: #267794

A minha mulher Cristina Maria de Barros e Vasconcelos Noronha Penaguião pertence a esta família, pois a sua mãe Ana Maria D´Oliveira de Barros e Vasconcelos é filha de Carlos Augusto de Barros e Vasconcelos que por sua vez é o irmão mais novo de Marceano Augusto de Barros e Vasconcelos, ela fez uma chamada de atenção que segundo ela eram seis irmãos. Agradecia que actualizassem a árvore. Para mais esclarecimentos, contactar Carlos Reis através do seguinte E_mail: c.j.c.reis@gmail.com .

Muitos cumprimentos

Carlos reis

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#268220 | vabopi | 08 jan 2011 12:24 | Em resposta a: #268210

http://www.geneall.net/P/corrections2.php

Resposta

Link directo:

RE: Barros e Vasconcelos

#268240 | chartri | 08 jan 2011 18:15 | Em resposta a: #268220

Será que conhecem o artigo " Os de Vasconcellos" que saiu no Arquivo Histórico Português (Vol II, nº 10) de Outubro de 1904, pag 363 a 380, da autoria de Pedro A. d'Azevedo?

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Barros e Vasconcelos

#423726 | DeBarroseVasconcelos | 29 abr 2020 13:53 | Em resposta a: #54742

As minhas desculpas, mas a varonia não está extinta, o meu pai apesar de alguma idade ainda está de perfeita saúde e depois dele existo eu e o meu filho de 4 anos.

Resposta

Link directo:

Barros e Vasconcelos

#423746 | lpamorim2 | 30 abr 2020 01:00 | Em resposta a: #423726

Caro confrade,

Folgo em sabê-lo.
Imagino que seja Gonçalo Barros e Vasconcelos. Segundo a informação disponível e o conteúdo da sua mensagem não estou a ver quem mais possa ter varonia B.V.

Com os melhores cumprimentos,

Lopo P. A.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen