livros paroquiais

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

livros paroquiais

#66189 | JFonseca | 30 mai 2004 10:36

Caros confrades

Estou a elaborar a árvore genealógica da minha família há quatro anos.
Durante este período tenho deparado com um obstáculo comum a todos os pesquisadores: falta de livros paroquiais que, por razões de vária ordem, se encontram transviados.
Por ora, na parte que me interessa, verifiquei o extravio dos seguintes livros paroquiais:

- Serzedelo, Guimarães (baptismos: 1656 a 1752; casamentos: 1618 a 1636, 1647 a 1723, e a partir de 1809; óbitos: 1645 a 1720 e a partir de 1794);

- São Mateus de Oliveira, Famalicão (baptismos: a partir de 1723; casamentos: a partir de 1714; óbitos: a partir de 1729);

- Bairro, Famalicão (casamentos: 1772 a 1811);

- Novais, Famalicão (casamentos: a partir de 1747);

- Minhotães, Barcelos (baptismos: 1713 a 1793; óbitos: 1725 a 1787);

Têm-me dito que alguns dos livros transviados podem estar na posse da Igreja, em mãos de particulares ou até, na Torre do Tombo; e surgem por vezes em exposições públicas, como sucedeu na Câmara Municipal de Famalicão.
Agradeço, desde já, qualquer indicação sobre o assunto, designadamente sobre os livros supracitados.


Com os melhores cumprimentos,

JFonseca

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#66192 | Carlos Silva | 30 mai 2004 12:56 | Em resposta a: #66189

Caro colega,

partilho seu interesse pelas paroquias referidas (quase in extenso) mas julgo que infelizmente o desaparecimento "fisico" para assim dizer de muito registos nào tem remedio, infelizmente, e é definitivo.

O caso em que arquivos administrativo-religiosos se encontram em mào de particulares nào deve ser tào frequente mas existe certamente e é uma desgraça para o interesse publico (historico e genealogico) que a vaidade de manter em casa o que nào lhe pertence pertence seja a mais forte.
O F. Neiva Soares faz referencia no seu bom estudo sobre Esmeriz (VN Famalicào).

Pelo contrario, mas é mais raro, tambem vi arquivo particular extraviado para arquivo paroquial, por exemplo quando um membro da familia, paroco, deixou estabelecer confusào entre o arquivo particular e o arquivo paroquial.
De modo por exemplo que o Arquivo paroquial de Casteloes e (mais inesperadamente) de Mogege contem documentos que pertenceram muito seguramente outrora à familia e aos antepassados do Padre Fonseca e Castro.

De forma que em regra acho pena, como genealogista, e como amante de historia local, que se mantenham arquivos paroquiais para periodos antigos, o que implica falta de regra de consulta que seja clara, segura, mas aberta ao publico.

Felizmente tambem sei de Arquivos particulares da responsabilidade de individuos ou conjunto de individuos que zelam pela sua protecçào e divulgaçào com veneraçào quase religiosa, ou seja com o maior cuidado, como no caso do Arquivo dos Vasconcelos de Vila do Conde.

Mas nào é caso tào frequente. Eu proprio cheguei a salvar (e desta forma deter) pedaços de arquivo (de menos valor) de familia que nào a minha, na esperança que apareça algum herdeiro interessado (e interessante).

Mas o fulcro da minha resposta é o seguinte :

o colega escreveu :
"exposições públicas, como sucedeu na Câmara Municipal de Famalicão"

O colega soube precisamente de algum caso?

Melhores cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#66288 | JFonseca | 31 mai 2004 22:01 | Em resposta a: #66192

Caro Carlos Silva

As exposições a que me reporto foram-me dadas a conhecer no ADB de Braga.
Não as confirmei junto da Câmara Municipal de Famalicão. Mas espero obter tal confirmação brevemente.

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#66338 | José Luiz Folhadela | 01 jun 2004 11:40 | Em resposta a: #66288

Não deviamos deixar "morrer" este tópico.
Este caso de Famalicão é gritante e exemplificativo do país que temos.
Os referidos livros estiveram patentes numa exposição não na Câmara mas na Biblioteca Pública e numa exposição dita "de manuscritos"...Não sei dzer com rigor a data da mesma mas julgo que foi no ano 2000.
Esses livros andam de local em local. Sabe-se haver quem tenha fotocópias dos mesmos (pelo menos S. Adrião). Como deverão perceber sou um dos muito interessados na consulta dos mesmos. Informaram - me que residiam na Casa da Cultura. Desloquei-me lá, onde fui muito bem recebido, porém os referidos livros já lá não moravam e segundo fui informado teriam transitado para o arquivo municipal, instalado no edifício da Cãmara, no piso inferior ao da entrada.
Fui lá em nova tentativa de consulta. Tambem já lá não estavam, teriam transitado para o Museu Religioso. Acontece que me informaram que no Museu, nem sempre aberto, não estavam a consulta pública. Ainda lá não fui, por falta de conhecimento de quem lá manda e de como contactar a pessoa, para ver se terei o "previlegio" de poder consultar...
As diligências mencionadas foram feitas este ano.
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#66386 | José Luiz Folhadela | 01 jun 2004 19:53 | Em resposta a: #66338

Claro que se trata do Museu de Arte Sacra e não Museu Religioso. Lapsos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#68210 | JFonseca | 23 jun 2004 22:50 | Em resposta a: #66386

Sobre a localização de livros paroquiais transviados importa atender na brilhante intervenção do confrade Ajtrigueiros, que chama a atenção para a existência de livros paroquiais do concelho de Barcelos na Conservatória do Registo Civil de Barcelos, referentes ao sec. XXIII.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#145294 | gmg | 24 fev 2007 17:18 | Em resposta a: #68210

oa tarde,

Alguém pode ajudar-me na minha Investigação Genealógica? Há livros paroquiais que faltam, havendo por isso lapso e lacunas. Muitos desses livros estão nas mãos de particulares ou até mesmo nas Igrejas, e os párocos locais não cedem os Livros para os Respectivos Arquivos Distritais, onde poderiam ser protegidos, preservados e desinfectados.

Procuro no DISTRITO DE BRAGANÇA

Concelho de MACEDO DE CAVALEIROS

Freguesia: ALA
Freguesia: LAMALONGA
Freguesia: VALE BENFEITO


Concelho de MIRANDELA

Freguesia: ABAMBRES
Freguesia: MASCARENHAS
Freguesia: MÚRIAS
Freguesia: SÃO PEDRO VELHO
Freguesia: VALE DE TELHAS



DISTRITO DE VILA REAL

Concelho de CHAVES

Freguesia: FAIÕES
Freguesia: OUTEIRO SECO
Freguesia: PARADELA
Freguesia: SANTO ESTÊVÃO (DE FAIÕES)


Concelho de VALPAÇOS

Freguesia: ARGERIZ
Freguesia: ERVÕES
Freguesia: POSSACOS
Freguesia: RIO TORTO
Freguesia: SANTIAGO DA RIBEIRA DE ALHERIZ
Freguesia: VALPAÇOS


Alguém que tenha tido acesso a Livros Paroquiais destas freguesias e que tenha conseguido tirar informação ou mesmo fotocopiar os livros, agradecia que me dissessem qualquer coisa.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#145295 | gmg | 24 fev 2007 17:18 | Em resposta a: #66192

oa tarde,

Alguém pode ajudar-me na minha Investigação Genealógica? Há livros paroquiais que faltam, havendo por isso lapso e lacunas. Muitos desses livros estão nas mãos de particulares ou até mesmo nas Igrejas, e os párocos locais não cedem os Livros para os Respectivos Arquivos Distritais, onde poderiam ser protegidos, preservados e desinfectados.

Procuro no DISTRITO DE BRAGANÇA

Concelho de MACEDO DE CAVALEIROS

Freguesia: ALA
Freguesia: LAMALONGA
Freguesia: VALE BENFEITO


Concelho de MIRANDELA

Freguesia: ABAMBRES
Freguesia: MASCARENHAS
Freguesia: MÚRIAS
Freguesia: SÃO PEDRO VELHO
Freguesia: VALE DE TELHAS



DISTRITO DE VILA REAL

Concelho de CHAVES

Freguesia: FAIÕES
Freguesia: OUTEIRO SECO
Freguesia: PARADELA
Freguesia: SANTO ESTÊVÃO (DE FAIÕES)


Concelho de VALPAÇOS

Freguesia: ARGERIZ
Freguesia: ERVÕES
Freguesia: POSSACOS
Freguesia: RIO TORTO
Freguesia: SANTIAGO DA RIBEIRA DE ALHERIZ
Freguesia: VALPAÇOS


Alguém que tenha tido acesso a Livros Paroquiais destas freguesias e que tenha conseguido tirar informação ou mesmo fotocopiar os livros, agradecia que me dissessem qualquer coisa.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#145296 | gmg | 24 fev 2007 17:19 | Em resposta a: #66338

oa tarde,

Alguém pode ajudar-me na minha Investigação Genealógica? Há livros paroquiais que faltam, havendo por isso lapso e lacunas. Muitos desses livros estão nas mãos de particulares ou até mesmo nas Igrejas, e os párocos locais não cedem os Livros para os Respectivos Arquivos Distritais, onde poderiam ser protegidos, preservados e desinfectados.

Procuro no DISTRITO DE BRAGANÇA

Concelho de MACEDO DE CAVALEIROS

Freguesia: ALA
Freguesia: LAMALONGA
Freguesia: VALE BENFEITO


Concelho de MIRANDELA

Freguesia: ABAMBRES
Freguesia: MASCARENHAS
Freguesia: MÚRIAS
Freguesia: SÃO PEDRO VELHO
Freguesia: VALE DE TELHAS



DISTRITO DE VILA REAL

Concelho de CHAVES

Freguesia: FAIÕES
Freguesia: OUTEIRO SECO
Freguesia: PARADELA
Freguesia: SANTO ESTÊVÃO (DE FAIÕES)


Concelho de VALPAÇOS

Freguesia: ARGERIZ
Freguesia: ERVÕES
Freguesia: POSSACOS
Freguesia: RIO TORTO
Freguesia: SANTIAGO DA RIBEIRA DE ALHERIZ
Freguesia: VALPAÇOS


Alguém que tenha tido acesso a Livros Paroquiais destas freguesias e que tenha conseguido tirar informação ou mesmo fotocopiar os livros, agradecia que me dissessem qualquer coisa.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#308998 | tdmatos | 26 jun 2012 00:21 | Em resposta a: #66338

Boa noite,

Na perspectiva de não deixar morrer este tópico, conforme sugerido, menciono aqui mais alguns livros em falta:

- Existe um hiato nos Livros de Baptismo da freguesia de Terroso (Póvoa de Varzim) de 1778 até 1827, no Arquivo Distrital do Porto e no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim cujos registos são cópias adquiridas ao Arquivo Distrital do Porto.

- Casamentos 1704-1742 Touguinhó, Vila do Conde - não existe(m) registo(s) de casamento neste intervalo disponíveis ou listados no site do Arquivo Distrital do Porto.

Poderão estar ainda nas respectivas igrejas paroquias... Nunca tive a oportunidade de me deslocar a essas duas igrejas.

Se algum dos caros colegas tiver alguma informação respeitante aos livros referidos, por favor partilhe neste tópico.

Cumprimentos

Tiago Matos

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#308999 | tdmatos | 26 jun 2012 00:39 | Em resposta a: #308998

Gostaria de fazer uma actualização, respectivamente aos registos em falta da freguesia de Terroso:

Baptismos entre 1747 e 1826

Casamentos entre 1733 e 1822

Óbitos entre 1747 e 1825.

E gostaria de dizer que não me tinha ocorrido antes, talvez devido à antiguidade das datas, mas é possível que estes livros estejam por alguma razão ainda na Conservatória do Registo Civil da Póvoa de Varzim. Irei tentar saber ligando para lá.

Cumprimentos

Tiago Matos

Resposta

Link directo:

RE: livros paroquiais

#309013 | shadlan | 26 jun 2012 09:40 | Em resposta a: #308998

Bom dia,

Obrigado por revitalizar este tópico pois estas freguesias de Famalicão e Guimarães são bastante do meu interesse.

Em relação aos casamentos em Bairro entre 1772 e 1811, deixo aqui a informação que não o consegui consultar no ADBraga, mas no site dos Mormon existe um documento com registos mistos entre 1583 e 1865 que poderá ajudar nessa busca.

Li no desenvolvimento do tópico que andam livros quase encontrados em Famalicão. Neste passar de anos houve alguma sorte em revitalizar S.Mateus de Oliveira?

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 11:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen