Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#66018 | Rodarte | 27 mai 2004 03:21

Caros colegas e amigos,

Procuro maiores informações (datas, principalmente) sobre a vida de LUIS DO REGO BARRETO MACIEL, fidalgo, filho secundogênito do também fidalgo e Chanceler-mor do Reino, Antonio do Rego Barreto, e de sua primeira mulher, D. Vitória do Rego da Gama e Castro.

Segundo o Gayo, Antonio do Rego Barreto Maciel era filho primogênito de Pedro do Rego Barreto Maciel (que, sendo embarcado na Armada do Conde da Torre, passou a Castela, onde ficou até a aclamação de D. João IV, quando regressou a Viana, lar de sua família) e de D. Ceprianna da Cunha Sottomayor, neto pela parte paterna de Antonio do Rego Barreto (Antonio Velho Barreto), que foi vereador e Capitão-mor em Viana e morreu em Madrid quando a Rainha estava por Castela, e de Justa Maciel, sendo neto pela parte materna de Manoel da Cunha Sottomayor e de D. Izabel Malheiro Brandão (Nobiliário das Famílias de Portugal, de Felgueiras Gayo, XI-pg.488 e 489).

Segundo a mesma fonte, D. Vitória do Rego da Gama e Castro era filha de Diogo Jacome Bezerra, fidalgo da Casa Real e Escrivão da Alfândega de Viana, e de D. Ana Maria do Rego da Gama e Castro. Era seu irmão o Brigadeiro Félix Barreto da Gama e Castro, que se casou com Sebastiana de Lima Pacheco – sendo pais de Maria Joana Barreto Pereira da Gama e Castro, casada que foi com João de Sá Sotto Mayor de Abreu Rebelo, de quem nasceu Félix Barreto de Sá Sotto Mayor, último senhor do Morgado da Aurora (Nobiliário das Famílias de Portugal, de Felgueiras Gayo, XI-pg. 127; Livro de Oiro da Nobreza, de Domingos de Araújo Affonso e Ruy Dique Travassos Valdez, II-pg. 230).

Também tenho que este Luis do Rego casou-se com Joana Maciel de Lima, pessoa ordinária, natural da capitania da Bahia, do Estado do Brasil, filha que era de Manoel Fernandes Lima Brasileiro, chamado “o Baeta”, e de Antonia Fragoso. Com Joana teve Luis do Rego dois filhos: Antonio Luis do Rego Barreto Maciel (pai do primeiro Visconde de Geraz do Lima), e Vitoria do Rego Barreto, que se casou com um primo pelo lado paterno, de nome José de Mello.

Gostaria muito de ter dados biográficos mais consistentes deste LUIS DO REGO BARRETO MACIEL, além destes apontamentos genealógicos. Consta-me que viveu na primeira metade do século XVIII em Viana do Castelo. Também tenho interesse em saber mais sobre a família materna dele.

Grato desde já,

Claus R. Rodarte
Brasília - DF - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#85509 | fábioarruda | 02 mar 2005 22:52 | Em resposta a: #66018

Amigo,
Sugiro que leia a Nobiliarquia Pernambucana do Borges da Fonseca. Vou intoduzir o assunto para você:

UMA GRANDE CONFUSÃO DE HOMÔNIMOS

Acho que a maior dificuldade em se estudar genealogia são os homônimos. Vários
casamentos e filhos ilegítimos são bem complicados para o genealogista, mas
homônimo é "cruel"!

Imagino o quanto Borges da Fonseca tenha sofrido com os homônimos. Dessa forma,
fiz um estudo pormenorizado, utilizando Loreto Couto e Frei Vicente de Salvador,
de uma família bem complexa deste período colonial e suas variações, os quais
nos levam a caminhos tortuosos.

Vamos começar com a Vila de Viana em Portugal.
1) João Paes Velho Barreto cc Ignes Guardez, filha de Francisco Carvalho de
Andrada e Maria Tavares Guardez.

Nota: os Guardez, segundo Borges da Fonseca, tem um importante papel na
colonização inicial de Pernambuco.
Eram donos do Engenho da Várzea São Paulo e tiveram 03 Filhas conhecidas:
a)Ignes Guardez cc João Paes Velho Barreto;
b)(?) Guardez cc Brás Barbalho - tronco dos Barbalhos;
c) Leonor Guardez cc Antônio Pinheiro Feijó (ou Feyo), Feitor-Mor da Armada da
Marinha.

Voltando ao João Paes Velho Barreto (+ 22/05/1617), natural de Viana/Portugal,
era filho de Antônio Velho Barreto, Sr. do Morgado da Bilheira e Sr. das Terras
de Constantino Barreto, e era neto de Florentino Barreto cc Mariana Pereira da
Silva.

João Paes Velho Barreto chegou a PE em 1560, lutou nas Invasões Francesas da
Paraíba, e teve importante papel na consolidação do domínio português em todo
Nordeste. Deste casamento teremos numerosas sucessões em Título Paes Barreto!

2) Luiz do Rego Barros cc Ignes de Goes (e Vasconcellos), filha de Arnao de
Holanda cc Brites Mendes Vasconcellos.

Nota: Arnao de Holanda é figura importante na História da Colonização de
Pernambuco em Título de Holanda.

Luiz do Rego Barros, natural de Viana, era filho de Afonso de Barros Rego cc
Maria Nunes (Barreto), filha de João Velho Barreto.

Nota: temos duas pessoas distintas, naturais de Viana, originários da Família
Velho Barreto, eis que temos um "problemão"! Surgem Barretos de ambos os lados,
de diferentes origens, em uma mesma localidade.

Deste matrimônio de Luiz do Rego Barros, segundo Borges da Fonseca, temos os
seguintes filhos:
a) João Velho Barreto - parece que se recusou em ser Chanceller-Mor do Reino;
b) Francisco do Rego Barros cc Arcangela da Silveira de Moraes (ou Josefa da
Silveira);
c) Arnao de Holanda Barreto cc Luzia Pessoa (+1654);
d) Brites Goes do Rego cc 1º Francisco Aranha Barbosa 2º Antônio Coelho de
Carvalho;
e) Maria de Holanda (ou do Rego) cc Francisco de Brito Bezerra (ou Pereira de
Brito);

Assim, amigos e amigas, passamos a ter inúmeros Velho Barreto e Barros Rego (ou
Rego Barros) vindos desse matrimônio.
Vejam a interessante recuperação de sobrenomes dos avós paternos e maternos,
levando-nos a "loucura"!

No entanto, o mais confuso de todos é o primeiro filho. Nosso amigo João Velho
Barreto tem uma História enorme e confusa. Formou-se em Coimbra, teve filhos
ilegítimos, casou-se várias vezes e sua sucessão nos forneceu numerosos
homônimos João Velho Barreto.

Depois, vemos o nosso Ilustre, citado pelo Albérico Francisco do Rego Barros, o
qual tem geração de sobrenomes ora Barros Rego ora Regos Barros, alternando os
NOMES João e Francisco.

Assim, após a Restauração Pernambucana, a partir de 1655, começam a surgir
homônimos de toda natureza, os quais podem advir de quaisquer filhos acima
tratados ou de nenhum deles, por simples homenagem.

Vi um fato interessante, o qual me chamou atenção, foi o casamento de um João
Velho Barreto cc Maria de Oliveira, mas não sei, nesta altura do campeonamento,
de qual dos homônimos Borges da Fonseca estava se referindo. Deste matrimônio
surge um prole bem grande de Oliveiras.

Acho que uma boa maneira de se estudar o Borges da Fonseca é a divisão por
localidades.

Seria interessante uma separação da seguinte forma:

1) Pernambuco;
1.1) Recife;
1.2) Olinda;
1.3) Cabo de Santo Agostinho;
1.4) Igarassu;
1.5) Goiana;
1.6) Ipojuca;
1.7) Serinhaém;

2) Itamaracá;

3) Paraíba;

4) Alagoas;
4.1) Porto Calvo;
4.2) Vila das Alagoas;
4.3) Penedo;

5) Rio Grande (do Norte);

Colocando-se cada casal representante inicial de cada localidade, ficando mais
fácil o desenvolvimento do estudo.
Espero ter ajudado!
Abçs

Fábio

Resposta

Link directo:

RE: Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#85563 | Rodarte | 04 mar 2005 01:07 | Em resposta a: #85509

Caríssimo Fábio,

Agradeço pela ajuda. Esse Luis do Rego Barreto Maciel a que me refiro é avô do General Luis do Rego, que foi Capitão-General de Pernambuco e de lá expulso em 1822.

Abraços,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#85658 | Samuel de Castro | 06 mar 2005 10:57 | Em resposta a: #66018

Estimado Claus R. Rodarte,

Em minha grande base, exclusiva sobre os Castros, atualmente com 250 páginas, formato 21 x 28 centímetros, letra 10, bem compactado, com milhares de Castros, não localizei seus ancestrais. Inclusive, alguns ramos avulsos dos Castros, que constam aqui no Genea, também não houve possibilidade de os encaixar na grande árvore.
Caso algum dia localizar as ascendências daqueles Castros que informaste, peço-lhe a gentileza de me informar, pois será de muito interesse incluí-los e unificá-los aos demais.
Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro – Olímpia – SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#88802 | Rodarte | 17 abr 2005 21:19 | Em resposta a: #85658

Caro Samuel de Castro,

A ascendência destes Castros ligados aos Rego Barreto a que me refiro encontra-se disponível no próprio banco de dados do Genea Portugal. Eis aqui: . Eu não disponho de maiores dados além destes aqui publicados.

Tenho alguns ancestrais Castro na região de Minas Gerais: Francisco Xavier de Castro ( ?, c.1802 / Formiga, MG, 08-04-1871), filho de Félix José do Espírito Santo e Maria Antônia da Conceição, casado que foi com Gertrudes Maria de Jesus (Formiga, MG, c.1808 / Formiga, MG, c.1873), filha de José Gonçalves da Fonseca e Rosa Joaquina de Jesus; e Justina Maria de Castro ( ?, c.1818 / Muriaé, MG, ?), casada que foi com o prof. Ignacio Bartholomeo Pereira ( ?, c.1813 / Muriaé, MG, ?), filho de Marcos Alves Pereira e Thereza Maria de Jesus.

Os meus cordias cumprimentos,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#88805 | Rodarte | 17 abr 2005 21:26 | Em resposta a: #85658

O Forum não admite links... mas a família Castro de que falei você poderá encontrar pela ferramenta de busca: Ana Maria de Castro da Gama (*1645) c.c. Diogo Jácome Bezerra (*1645), pais, entre outros, de Vitória da Gama cc António do Rego Barreto...

Resposta

Link directo:

RE: Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#89183 | Samuel C O Castro | 21 abr 2005 19:34 | Em resposta a: #88802

Estimado Claus Rodarte,

Os ancestrais de D. Ana Maria do Rego da Gama e Castro, constantes aqui no Genea, não dá condições de saber onde surgiu o sobrenome Castro dela, impossibilitando de encaixar este ramo em minha Grande base.
Quanto aos Castros informados de Minas Gerais, não constam em meu livro publicado, conforme exposto em tópico aqui no Genea. Havendo possibilidade de descenderem de algum tronco que não consegui expandir.
Só hoje consegui criar novo username e acessar a este espetacular Fórum.
Muitíssimo obrigado pelas informações. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc

#89186 | loms | 21 abr 2005 20:18 | Em resposta a: #66018

Meu caro Claus Rodarte

Tendo seu antepassado sido vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sugiro que contacte o Arquivo Municipal.
Pode pedir para falar com o Sr. Dr. Maranhão Peixoto, através do número 258809300.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#94797 | JEGUE | 30 jun 2005 22:29 | Em resposta a: #85509

Prezado Senhor Fábio: Saudações. Fora dos compêndios da Biblioteca Nacional e outros, essa sua explanação sobre os Barretos e Regos foi a melhor até então que encontrei.
Cheguei a ir a Recife, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, onde na Capela do lado esquerdo de quem olha da entrada o Altar Mor, está situado o jazigo perpetuo de minha tetravô – Dona Ana Acioli Barreto de Almeida – e dos meus e nada consegui com os frades a não ser uma terrível má vontade. Também nada tinha visto igual, com tanta clareza, sobre a família Barreto em termos de distribuição territorial em Pernambuco como a sua.
Estou tentando receber minha senha para ter acesso ao Genea Plus para ver se posso ligar minha bisavó com seus antepassados. Mais apesar de já se terem passados três semanas e nada recebi, nem um e-mail justificativo.
Quando estive há muitos anos, em Recife, com o escritor Gilberto Freire, ele ia explicar a ligação, mas meu então sogro, Leão Gondim de Oliveira, antecipou nossa volta ao Rio, pois tinha agendado uma reunião nos Diários Associados, e O professor morreu e aí...
Minha bisavó materna era Rego, Ana Rego, casada com Francisco Luiz Barreto de Almeida, e mãe de Luiz Francisco Barreto de Almeida, meu avô.
Se o senhor tiver alguma informação passe para mim, por favor, pois serei muito grato, nessa minha velhice cheia de “banzo” da mocidade. Do sempre seu, Jorge Eduardo.

Resposta

Link directo:

RE: Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#94798 | JEGUE | 30 jun 2005 22:31 | Em resposta a: #85509

Prezado Senhor Fábio: Saudações. Fora dos compêndios da Biblioteca Nacional e outros, essa sua explanação sobre os Barretos e Regos foi a melhor até então que encontrei.
Cheguei a ir a Recife, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, onde na Capela do lado esquerdo de quem olha da entrada o Altar Mor, está situado o jazigo perpetuo de minha tetravô – Dona Ana Acioli Barreto de Almeida – e dos meus e nada consegui com os frades a não ser uma terrível má vontade. Também nada tinha visto igual, com tanta clareza, sobre a família Barreto em termos de distribuição territorial em Pernambuco como a sua.
Estou tentando receber minha senha para ter acesso ao Genea Plus para ver se posso ligar minha bisavó com seus antepassados. Mais apesar de já se terem passados três semanas e nada recebi, nem um e-mail justificativo.
Quando estive há muitos anos, em Recife, com o escritor Gilberto Freire, ele ia explicar a ligação, mas meu então sogro, Leão Gondim de Oliveira, antecipou nossa volta ao Rio, pois tinha agendado uma reunião nos Diários Associados, e O professor morreu e aí...
Minha bisavó materna era Rego, Ana Rego, casada com Francisco Luiz Barreto de Almeida, e mãe de Luiz Francisco Barreto de Almeida, meu avô.
Se o senhor tiver alguma informação passe para mim, por favor, pois serei muito grato, nessa minha velhice cheia de “banzo” da mocidade. Do sempre seu, Jorge Eduardo.

Resposta

Link directo:

RE: Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#94802 | fábioarruda | 30 jun 2005 23:19 | Em resposta a: #94798

Sr. Jorge Eduardo,
Agradeço seus elogios, mas sou apenas um curioso iniciante de genealogia Nordestina.
Este e-mail foi colocado por mim há algum tempo atrás, com base em um clássico na genealogia da Capitania de Pernambuco - Borges da Fonseca.
No entanto, é sabido que muitos erros foram encontrados neste Nobiliário, principalmente no que tange à passagem ao Brasil.
No caso do Rego Barros, detectei um erro:

"Luís do Rego Barros, cristão-velho, natural de Viana, filho de Antônio de Barros Rego e Maria Nunes Barreto, casado com Ignes de Góes de Vasconcellos"
"Gente da Nação" - José Antônio Gonsalves de Mello - pág. 184

Em Gayo, encontramos a descendência destes REGO BARROS:

"1. Afonso do Rego Barros, nasceu em Portugal, filho de Francisco do Rego e Isabel de Barros, foi um dos fundadores do Mosteiro de São Bento da Vila de Viana, e instituidor com sua mulher do Morgado de Deucriste, c/c Maria Nunes Barreto.
Filhos:

1) João Velho do Rego
2) LUIZ DO REGO DE BARROS
3) Francisco do Rego
4) Antonio de Barros Rego
5) Vitória
6) Maria
7) Freira Violante de Cristo"

Assim, Luís do Rego Barros presente na Nobiliarquia Pernambucana é filho de Antônio de Barros Rego e Maria Nunes Barreto, descaracterizando-se a filiação em
Afonso do Rego Barros, que, na verdade, seria seu avô!

Corrigindo-se este equívoco da Nobiliarquia Pernambucana - Borges da Fonseca, adentramos agora em D. Ana Accioly Barreto de Almeida!

Quatro famílias concorrem nestas combinações matrimoniais: Rego Barros, Velho Barreto, Accioly Vasconcellos e Almeida (Barros) Pimentel.

Não me atrevo a fornecer os casamentos exatos que levem a Ana Accioly Barreto de Almeida, mas diria que vem da sucessão em Maria de Mello e João Batista Accioly (segundo casamento dela) e em Manoel Gomes de Mello e Adriana de Almeida Lins, na descendência de Arnau de Holanda Barreto!

Destas sucessões surge o sobrenome de sua tetravó!

Estes casamentos são sempre entre primos, tornando-se muito difícil a separação, de modo a se chegar aos seus ancestrais.

Se você conseguir andar um pouco mais para trás com o seu pessoal, fica mais fácil. A única maneira de se fazer isso são os microfilmes dos mórmons!

Meu e-mail: fabioal@tcu.gov.br
Abçs
Fábio

Resposta

Link directo:

Luis do Rego Barreto Maciel/Viana do Minho/séc.18

#409924 | JEGUE | 25 nov 2018 15:51 | Em resposta a: #94802

Agradeço muito a atenção. Jorge Eduardo de Almeida Fontes Garcia.
Descobri que meu trisavô, portanto avô de meu avô Luis Francisco, foi ninguém menos que Vicente Pereira do Rego, autor consagrado do "Elementos de direito administrativo brasileiro para uso das faculdades de direito do Império", LENTE DA 3.a CADEIRA DO 5.° ANNO DA FACULDADE DE DIREITO
DO RECIFE, E ADVOGADO NOS AUDITÓRIOS DA MESMA CIDADE. Cujo livro mereceu essa autorização : 4.a Secção.—Rio de Janeiro, Ministerio dos Negocios
do Imperio em 13 de Agosto de 1864.- para o Sr. Director da Faculdade de Direito do Recife.
Communico a V. Exc. para seu conhecimento,
e para que o faça constar á Congregação
d'essa Faculdade, que ouvindo o parecer da Secção
dos Negocios do Imperio do Conselho de Estado,
fica approvada a 2.ª edicção do Compendio
de Direito Administrativo Brasileiro, composto
pelo Doutor Vicente Pereira do Rego, afim de ser
adoptado nas Faculdades de Direito; declarando
V. Exc. ao mesmo Doutor que não lhe são concedidas
as vantagens outorgadas no artigo 72 dos
Estatutos, e 257 do Regulamento complementar,
por já as ter recebido, quando foi approvada a
/.a
edicção do dito compendio. Deus Guarde a
V. Exc. José Bonifacio de Andrade e Silva—
O que muito me orgulhou e divido com o confrade douto em genealogia nordestina.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 01:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen