Francisco de Barros Machado

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Francisco de Barros Machado

#65790 | TFlores | 24 mai 2004 21:10

Caros amigos,

Gostaria de ser contactado por descendentes de Francisco de Barros Machado *1803 em Leiria filho de Antonio José de Barros Machado e D. Felizarda Ludivina, ou quem me possa fornecer informações sobre os seus ascendentes.

Grato pela colaboração.

TFlores

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Barros Machado

#65827 | Paulo | 25 mai 2004 09:43 | Em resposta a: #65790

Caro TFlores,

O Francisco de Barros Machado que procura está referenciado na Base do Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=243363

Deste Francisco de Barros Machado descende a família Mascarenhas de Lemos, de Abrantes.

Seria interessante se o Genea lhe pudesse fornecer o contacto da pessoa que colocou a informação respeitante a este vulto pois muitas vezes existem estudos mais vastos do que aqueles aqui divulgados.

Cumprimentos

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Barros Machado

#71741 | Paulo | 25 ago 2004 14:37 | Em resposta a: #65790

Caro Henrique Dias,

Espero que tenha em atenção este tópico pos este Francisco de Barros Machado é o progenitor da família Barros Machado de Maçãs de D. Maria.

O autor deste tópico é meu amigo e não consegue recuar nestes Barros Machado pelo que toda a ajuda é bemvinda.

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Barros Machado

#74699 | henrdias | 09 out 2004 20:02 | Em resposta a: #71741

Prezado Paulo,

Peço imensa desculpa, mas só ontem (08-Out), vi a sua mensagem de (25-Ago). De qualquer modo, na altura, também não lhe podia adiantar mais nada.

Acontece que tive oportunidade de estar presente no lançamento do novo livro do Padre Jacinto que ocorreu no passado dia 1 de Outubro na Casa da Cultura de Alvaiázere, onde foi oferecido um exemplar da obra a todas as famílias presentes. (As referencias do livro encontram-se no tópico "Genealogia das Cinco Vilas")

Ao ler o capítulo 6 desta obra dedicado à família Mexia, encontrei a ligação desta família com os Barros Machados e destes com os Costa Soares de Maçãs de D. Maria. Tive então necessidade de recorrer ao Genea para confirmar uns dados, e foi então que deparei com este tópico.

Esta obra, não acrescenta nada na ascendência do Dr. Francisco de Barros Machado, para além do que é conhecido, mas desenvolve parte da sua descendência, portanto se tiverem interessados, posso aqui transcrever o seu conteúdo, embora me pareça já estar referenciado na Base do Genea.

Um abraço

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Barros Machado

#74700 | henrdias | 09 out 2004 20:04 | Em resposta a: #74699

Caro TFlores,

Por acaso sabe alguma coisa acerca da ascendêncis de Januário de Sousa Ribeiro e de Augusto Lopes do Rêgo ?

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Barros Machado

#74757 | Paulo | 11 out 2004 09:37 | Em resposta a: #74699

Caro Henrique,

Muito obrigado pela sua mensagem.
É curioso que eu também estive no lançamento do livro do Sr. Padre Jacinto. Que pena não termos aproveitado a ocasião para nos conhecermos pessoalmente, afinal a sala não tinha assim tanta gente...

Desconhecia essa distribuição dos livros uma vez que me ausentei antes do final da sessão (assisti apenas ao lançamento do livro do Sr. Padre mas não fiquei para o outro lançamento) pois tinha outros compromissos agendados, no entanto já tenho um exemplar da obra que mão amiga me fez chegar.

O Dr. Tiago Flores Ribeiro é neto do Dr. Adriano de Barros Rego Ribeiro que residiu em Ferreira do Zêzere apesar de ter as suas origens em Chão de Couce e qualquer ajuda é bem vinda.

Igualmente posso informá-lo que possuo diversas obras do Dr. Costa Simões e que houve uma senhora desta família que casou para a Vila das Pias, Ferreira do Zêzere, com o Dr. Luis de Sá e Castro, senhor da Quinta de Nossa Senhora do Desterro, no Alqueidão, onde casaram os pais do Marquês de Sá da Bandeira.

Esperando poder conhece-lo, em breve, pessoalmente,

Despeço-me com amizade,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Barros Machado

#75089 | fribeiro | 15 out 2004 22:44 | Em resposta a: #74700

Caro Henrique Dias,

Relativamente ao Januario Fernandes de Sousa Ribeiro era filho de Manuel Fernandes de Sousa Ribeiro e Maria Gaspar, neto paterno de Manuel de Sousa Ribeiro e Teresa Maria Fernandes e materno de João Silveira e Teresa Gaspar, bisneto paterno de José de Sousa Ribeiro e Teresa Maria e António Fernandes e Bernarda Maria ( quanto ao lado materno não tenho mais dados;

Quanto ao Augusto Lopes do Rego era filho de Antonio Lopes do Rego e Maria Rosa da Conceição, neto paterno de Manuel Lopes do Rego e Ana Maria e materno de Francisco José de Jesus e Rosa Angélica; bisneto paterno de Domingos Lopes e Mariana de Affonseca e Antonio Fernandes e Rosa Maria e materno de Manuel Antunes e Verissima das Neves e Antonio José de Sousa e Maria da Conceição.

Espero não esteja muito confuso.

Cumprimentos,

Tiago Flores Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Barros Machado

#75212 | henrdias | 17 out 2004 23:05 | Em resposta a: #74757

Caro Paulo,

Pois é, de facto foi uma pena não nos termos encontrado, mas eu ali não conhecia ninguém para além das pessoas que estavam na mesa. (No entanto fui lá dar com um vizinho que mora no prédio ao lado do meu, e que ambos desconhecia-mos ser naturais do mesmo Concelho. Como o mundo é pequeno.) Mas, não foi nada que não me passa-se pela cabeça, pois sabia que tinha estado na homenagem a José Malhoa em Chão de Couce e dada a próximidade de Alvaiázere com Ferreira do Zêzere... mas paciência, "há sempre mais marés do que marinheiros", e pode ser que surja outra oportunidade, quem sabe se no próximo lançamento...

Faláva-me do Dr. Costa Simões. Mas sabe, os meus Simões, tanto quanto julgo saber, não devem ter ligação com ele. O meu interesse é mais no sentido de auxiliar uns confrades descendentes dos Pimentéis Teixeiras que procuram descobrir a ligação destes com os Costa Simões. O mesmo se passa com os Sousa Ribeiro, não obstante o meu interesse incidir em todas as famílias com ligações a Maçãs de D. Maria.

Quanto ao Dr. Tiago Flores Ribeiro, de momento não tenho qualquer ajuda para ele, mas de qualquer modo vou estar atento. Entretanto, quero-lhe recordar que eu não passo de um iniciado nesta matéria, e aliás eu é que lhe queria fazer mais uma pergunta em relação aos Sousa Ribeiro (caso não se importe), mas antes tenho de organizar toda esta informação que me está chegando em catadupa, e só depois prometo voltar à carga.

Até lá, grato pelas informações disponibilizadas,
recebam os melhores cumprimentos de

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Barros Machado

#75214 | henrdias | 17 out 2004 23:07 | Em resposta a: #74757

Caro Paulo,

Pois é, de facto foi uma pena não nos termos encontrado, mas eu ali não conhecia ninguém para além das pessoas que estavam na mesa. (No entanto fui lá dar com um vizinho que mora no prédio ao lado do meu, e que ambos desconhecia-mos ser naturais do mesmo Concelho. Como o mundo é pequeno.) Mas, não foi nada que não me passa-se pela cabeça, pois sabia que tinha estado na homenagem a José Malhoa em Chão de Couce e dada a próximidade de Alvaiázere com Ferreira do Zêzere... mas paciência, "há sempre mais marés do que marinheiros", e pode ser que surja outra oportunidade, quem sabe se no próximo lançamento...

Faláva-me do Dr. Costa Simões. Mas sabe, os meus Simões, tanto quanto julgo saber, não devem ter ligação com ele. O meu interesse é mais no sentido de auxiliar uns confrades descendentes dos Pimentéis Teixeiras que procuram descobrir a ligação destes com os Costa Simões. O mesmo se passa com os Sousa Ribeiro, não obstante o meu interesse incidir em todas as famílias com ligações a Maçãs de D. Maria.

Quanto ao Dr. Tiago Flores Ribeiro, de momento não tenho qualquer ajuda para ele, mas de qualquer modo vou estar atento. Entretanto, quero-lhe recordar que eu não passo de um iniciado nesta matéria, e aliás eu é que lhe queria fazer mais uma pergunta em relação aos Sousa Ribeiro (caso não se importe), mas antes tenho de organizar toda esta informação que me está chegando em catadupa, e só depois prometo voltar à carga.

Até lá, grato pelas informações disponibilizadas,
recebam os melhores cumprimentos de

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Barros Machado

#75215 | henrdias | 17 out 2004 23:09 | Em resposta a: #74757

Caro Paulo,

Pois é, de facto foi uma pena não nos termos encontrado, mas eu ali não conhecia ninguém para além das pessoas que estavam na mesa. (No entanto fui lá dar com um vizinho que mora no prédio ao lado do meu, e que ambos desconhecia-mos ser naturais do mesmo Concelho. Como o mundo é pequeno.) Mas, não foi nada que não me passa-se pela cabeça, pois sabia que tinha estado na homenagem a José Malhoa em Chão de Couce e dada a próximidade de Alvaiázere com Ferreira do Zêzere... mas paciência, "há sempre mais marés do que marinheiros", e pode ser que surja outra oportunidade, quem sabe se no próximo lançamento...

Faláva-me do Dr. Costa Simões. Mas sabe, os meus Simões, tanto quanto julgo saber, não devem ter ligação com ele. O meu interesse é mais no sentido de auxiliar uns confrades descendentes dos Pimentéis Teixeiras que procuram descobrir a ligação destes com os Costa Simões. O mesmo se passa com os Sousa Ribeiro, não obstante o meu interesse incidir em todas as famílias com ligações a Maçãs de D. Maria.

Quanto ao Dr. Tiago Flores Ribeiro, de momento não tenho qualquer ajuda para ele, mas de qualquer modo vou estar atento. Entretanto, quero-lhe recordar que eu não passo de um iniciado nesta matéria, e aliás eu é que lhe queria fazer mais uma pergunta em relação aos Sousa Ribeiro (caso não se importe), mas antes tenho de organizar toda esta informação que me está chegando em catadupa, e só depois prometo voltar à carga.

Até lá, grato pelas informações disponibilizadas,
recebam os melhores cumprimentos de

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Barros Machado

#75342 | Paulo | 19 out 2004 14:55 | Em resposta a: #75215

Caro Henrique,

Atrevo-me a sugerir-lhe o Congresso de Heráldica de Tomar que decorre nos próximos dias 29 e 30 de Outubro aqui em Tomar.

De qualquer forma quanto aos Sousa Ribeiro posso adiantar-lhe que tenho vasta documentação a respeito da descendência do ramo que passou ao Beco.

No Concelho de Alvaiázere tenho diversos antepassados pelo ramo da minha trisavó D.Inácia de Jesus Barbosa da Cunha Frazão, bisneta de José da Cunha Pedra Palácios e de Helena Frazão e Freitas que viveram na freguesia de Pussos. Ele antepassado dos senhores da Quinta dos Casalinhos e filho do Sargento-mór da Vila de Viana, Baltasar da Cunha Pedra Palácios e ela da família dos três irmãos Furtado Frazão, da Quinta de São Gens, que foram Familiares do Santo Ofício.

Também os Senhores da Casa de Santo Isidoro, em Vila Nova, eram aparentados com a minha família pelo lado Cotrim. O Sr. Barata era descendente dos Cotrins do Outeiro de São Pedro, freguesia de São Pedro do Rego da Murta que em gerações recuadas se cruzam com os meus Cotrins.

Por fim houve um ramo dos meus Neves que passou para uma terra que se a memória não me trai será o Vale da Tábua, em Maçãs, mas por via feminina.

Durante gerações os meus antepassados enfeitaram os carros e foram em peregrinação a Maçãs. Tempos antigos e tradições que infelizmente se perderam

Um abraço,

Paulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 03:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen