informações sobre a familia picanço

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Heráldica

informações sobre a familia picanço

#65672 | dutra | 23 mai 2004 19:41

Gostaria de receber informações sobre a Familia Picanço. Origens, primeiros que vieram para o brasil e se possivel o brasão.

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia picanço

#210751 | JorgeBastos | 16 out 2008 20:46 | Em resposta a: #65672

Prezado Dutra,

A minha trisavó Mariana Victorina Picanço chegou no Rio de Janeiro em 1875, com um irmão caçula (Manoel Corrêa Picanço). Ela nasceu em 20/03/1853, na Freguesia de Santo António do Porto Judeu, Ilha Terceira, Arquipélago dos Açôres.
Estou iniciando a pesquisa genealógica dela:
pais: João Corrêa Picanço e Izabel Victorina;
avós paternos: António Corrêa Picanço e Delfina Victorina; e
avós maternos: Vicente de Fraga e Anna Joaquina (Victorina?).
padrinhos: Manoel da Roza Filho e sua esposa Mariana Victorina (tia e prima materna). Batizado em 04/04/1853.
Estou procurando por familiares e trocando informações.
Abraços,

Jorge Bastos Furman

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia picanço

#318905 | picanco filho | 10 dez 2012 18:56 | Em resposta a: #210751

JORGE BASTOS,
A informacao correta sobre a vida de Manoel Correa Picanço é a seguinte:
Joao Correa Picanco e Maria Ubilina Picanco ambos portugueses, que residiram no estado do Rio de Janeiro e depo-
is transferidos para São Paulo, tiveram quatro filhos. Luiz,Alexandre,Americo e Manoel todos Correa Picanço.
Falarei apenas aqui de Manoel Correa Picanco, pois como filho tenho informações verdadeiras. Nasceu em Santos e
depois transferiu-se para o Rio de Janeiro já adulto e casou-se com uma italiana chamada Carmem (.....)Picanço ten-
do com ela quatro filhos. Chamavam-se:Walter,Washington,Wilson e Willians todos Correa Picanço. Sepado de D.Car-
mem casou-se pela 2º vez com uma espanhola Maria di Lourdes Picanço ficando casados 14 meses pelo falecimento
precoce não tendo dela nenhum filho. Apos alguns anos viúvo do segundo casamento casou-se com uma cearense
que conheceu em uma das suas viagens a trabalho, em Fortaleza, chamada de Maria Madalena Vieira Picanço com u-
ma diferença de 27 anos de idade. Com ela teve 08(oito) filhos chamados de:Carmem Zebina Picanço,Raymundo Ma-
rio Vieira Picanço(falecido),Maria da Conceição Vieira Picanço, Manoel Correa Picanço Filho, Marta Maria Vieira Picanço,
João Vieira Picanço,Lucio Flavio Vieira Picanço e Isabel Cristina Vieira Picanço. A partir daí a familia anda por aí aumen-
tando o nome da famiilia espalhados neste brasil afora...
Obrigado por se interessar pela nossa historia.
Atenciosamente,
Manoel Correa Picanço Filho (residente atualmente em São Paulo)
P.S. Manoel Correa Picanço nasceu em 13 de Agosto de 1896 em Santos-SP

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia picanço

#318930 | casadalage | 10 dez 2012 22:22 | Em resposta a: #318905

Caros confrades,

Sabem dar-me alguma informação sobre a ascendência de Maria Alexandrina Picanço, nascida por volta de 1825 na Candelária (Rio de Janeiro), filha de António Alexandre Picanço e de Angelina Ludovina Vieira?

Desde já grato,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia picanço

#318948 | Limão | 11 dez 2012 02:51 | Em resposta a: #65672

Caros Confrades

Sobre os "Picanço", Tenho:
I - António Ribeiro Fernandes Forbes, nascido a 24-11-1791, no Lugar da Cancela, freguesia de Cepães Fafe, faleceu a 23-05-1862, filho de Manuel Fernandes Baptista, n.c. de 1770, e de Josefa Maria Oliveira Ribeiro, n.c. de 1770.
Casou no Rio de Janeiro, Brasil, com Maria do Carmo Calazans Rodrigues, nasceu no Rio de Janeiro, a 24-10-1816, faleceu no Porto, (Foz do Douro), a 30-07-1901. Filha de Manuel Jorge Rodrigues, 1º Barâo de Taquary, nasceu em Lisboa, a 23-04-1777. Faleceu no Rio de Janeiro a 14-05-1845. Filho de Jerónimo Rodrigues, e de Joana Maria da Conceição, e de Maria da Conceição de Calazans, natural de Castelo de Vide, Portalegre, nascida a 14-10-1786, e faleceu a 26-10-1866. filha de Vicente Ferreira e de Brites Maria Ferreira.
I.I. - Maria José de Calazans Rodrigues Forbes, nasceu no Brasil, Minas Gerais,18-02-1836, casou 1ª vez,com Francisco da Silva Chaves, sem geração. n.c. de 1835. Casou 2ª vez a 07-03-1873, no Bonfim Porto, com Joaquim de Bessa Pinto, nasceido em Lordelo do Ouro, a 10-04-1824, faleceu na Foz do Douro, a 10-10-1903, Filho de José Pinto de Sousa e Almeida, e de Maria Emília de Bessa Leite, Casou 1º com Maria Alexandrina Picanço, e teve 3 filhos:
1.1.1 - Maria Luíza
1.1.2 -José Picanço
1.1.3 - António Picanço,

Casou 2ª Vez, no Bonfim Porto, e teve 3 filhos:
1.1.4 - Manuel Jorge Forbes de Bessa, casou com Manana Ventura dos Santos Reis.
1.1.5 - Maria da Conceição Forbes de Bessa, casou com Fernando de Almeida Azevedo de Vasconcellos Gramazo.
1.1.6 - Joaquim Forbes de Bessa, casou com Maria de Lurdes de Forbes Costa Meneres.

Não sei se ajuda, aqui fica.
Limâo.

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia picanço

#318949 | Limão | 11 dez 2012 03:26 | Em resposta a: #318930

Caro Confrade
José Adolfo Azevêdo,
No meu tópico anterior, faço menção a Maria Alexandrina Picanço, no seu 1º Casamento com Joaquim de Bessa Pinto, Viúvo ?, nasceu no Porto , freguesia de Lordelo do Ouro, a 10-04-1824. faleceu na Foz do Douro, a 10-10-1903. filho de José Pinto de Sousa e Almeida, e de Maria Emília de Bessa Leite. Tiveram 3 filhos: Maria Luíza, José, e António. diz que casou 2ª vez e teve mais tres filhos:
Manuel Jorge, Maria da Conceição, e Joaquim Forbes.
Não sei se ajuda, mas tem muita coincidência. Encontrei-os ao pesquisar os "Forbes da Costa", meus parentes.
Cumprimentos
A. Melo Lopes Costa

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia picanço

#318956 | casadalage | 11 dez 2012 10:29 | Em resposta a: #318949

Caro Confrade
A. Melo Lopes Costa,
Agradeço as informações que fez o favor de me fornecer mas o meu interesse refere-se aos antepassados de Maria Alexandrina Picanço.
Cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia picanço

#318986 | Jorge Resende | 11 dez 2012 17:48 | Em resposta a: #210751

Apesar da distância desde a data deste tópico, pergunto se ainda está interessado no assento de batismo de Mariana que localizei no Arquivo Regional dos Açores, que já tem on line os paroquiais das ilhas. Meu endereço mail : jbgresende@gmail.com
cumprimentos Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia picanço

#318994 | Limão | 11 dez 2012 20:49 | Em resposta a: #318930

Caro confrade

José Adolfo Azevêdo,
Cumprimentos
Insisto que verifique melhor os meus tópicos anteriores, porque acho muita coincidência; O nome, a idade, e o local,: referente a seu antepassado: Maria Alexandrina Picanço. I
Saudações,
A. Melo Lopes Costa.

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia picanço

#319124 | Forbes | 14 dez 2012 14:29 | Em resposta a: #318949

Boa tarde

Eu tambem sou Forbes Costa e se quiser poderemos trocar algumas impressoes sobre eles; no entanto posso adiantar que estao amplamente tratados aqui no Genea atraves da transcricao do livro Forbes de portugal e outros mais.

Obrigado desde Ja

Cumprimentos
Jose Forbes de Bessa

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia picanço

#319149 | ecostaseixas | 14 dez 2012 21:05 | Em resposta a: #318948

Caro Confrades

Sou descendente de Maria Alexandrina Picanço casada com Joaquim de Bessa Pinto. Este depois de viúvo casou com Maria José Calazans Rodrigues Forbes no estado de viúva. Os descendentes deste casal assinam Forbes Bessa, Os tres filhos do 1º casamento de Joaquim de Bessa Pinto com Maria Alexandrina Picanço assinavam Picanço de Bessa Pinto.
A mais velha Maria Luisa Rosa casou com José da Silveira (filho dos Viscondes da Várzia) s.g. .
O segundo, José, casou com Otília Pinto Bessa c.g..
O terceiro António casou com Eugénia Forbes Magalhães meus trisavós.
Sobre a ascendência de Maria Alexandrina Picanço apenas sei que seu pais eram portugueses e acompanharam a Família Real para o Brasil. António Alexandre Picanço era médico e a filha Maria Alexandrina já nasceu na Candelária (Rio de Janeiro). Não sei se houve mais filhos.
Agradecendo o interesse

Costa Seixas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 22:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen