Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegre

#65080 | gmg | 16 mai 2004 00:28

Alguém possui informações Genealógicas sobre o casal GASPAR RODRIGUES MONARCA - MARIA GONÇALVES BOROA, que terão casado entre 1660 - 1690?

Obrigado,

L. MurtaGomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegre

#66213 | gmg | 30 mai 2004 18:26 | Em resposta a: #65080

Volto a lançar o mesmo tema. Aleguém tem informações sobre este Casal?

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegr

#66513 | galvao teles | 03 jun 2004 01:55 | Em resposta a: #66213

Caro Senhor,

Sobre o casal que refere não tenho qualquer notícia. Tenho, porém, conhecimento de uma D. Catarina Boroa, baptizada a 26 de Agosto de 1676 em São Salvador de Veiros, filha do capitão-mor Gregório Martins Boroa e de Guiomar Rodrigues, os quais já haviam falecido quando ela casou, a 5 de Novembro de 1713, com Pedro Francisco Martelo.

O referido Gregório Martins Boroa fora, por sua vez, baptizado a 17 de Março de 1642 na mesma vila de Veiros, sendo filho de Manuel Martins e de Maria Álvares.

Da mencionada Catarina Boroa era parente o padre Domingos Boroa, que foi prior de Sousel, freire de São Bento de Aviz e comissário do Santo Ofício.

São estes os elementos que possuo, que talvez lhe dêem algumas pistas para chegar ao casal que menciona. Para uma informação um pouco mais pormenorizada sobre este assunto poderá consultar uma obra que publiquei em 2002 juntamente com o Dr. Miguel Metelo de Seixas, intitulada "Heráldica no Concelho de Fronteira", editada pela respectiva Câmara Municipal e pela Universidade Lusíada.

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegr

#66552 | gmg | 03 jun 2004 14:54 | Em resposta a: #66513

Exmo Sr.,

Agradeço as informações. vou procurar a Publicação. Talvez aqui no Porto ela exista na Biblioteca Municipal, não?

Atenciosamente

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegr

#80201 | casegas49 | 28 dez 2004 05:02 | Em resposta a: #66513

Caros patrícios , Gostava alguma informação, se acaso essa família era também de Casegas, Cebola( hoje S Jorge da Beira) ou de Malhada do Rei.
O meu muito obrigado João Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegre

#80209 | JCC | 28 dez 2004 10:51 | Em resposta a: #65080

Só hoje vi a sua mensagem e, embora não tenha muito para lhe dizer, tenho uma Catarina Vaz Boroa que foi casada com o meu antepassado João Rodrigues Castel-Branco (falecido em 1672, em Portalegre).

De momento não tenho mais nada e nem sei se terei já que descendo do 3º casamento dele e a dita Catarina terá sido, salvo erro, a sua primeira mulher.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegr

#164377 | gmg | 04 ago 2007 13:58 | Em resposta a: #65080

Alguém possui informações Genealógicas sobre o casal GASPAR RODRIGUES MONARCA - MARIA GONÇALVES BOROA, que terão casado entre 1660 - 1690? Ela era sobrinha do Padre João Boroa e morreu em 1699.

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegr

#232474 | LBolacha | 22 jun 2009 19:45 | Em resposta a: #66513

Caro Sr.

Tenho uma antepassado de nome Maria Alvares Broa (ou Boroa conforme os assentos), natural de Veiros, filha de um Gregório Martins Broa (ou Boroa) e de uma Rosa Maria da Silva. Esta Maria irá ser a segunda mulher do Capitão-Mor de Assumar, Manuel Lopes Cid, e ter o dito casal pelos menos 3 filhos, um dos quais nascerá a 4 de Agosto de 1700.
Visto ser comum encontrar-mos famílias de militares a casarem entre si, e face a clara semelhança de nomes, parece-me muito provável que o dito Gregório Martins, seja o mesmo, tendo tido duas mulheres.

Que lhe parece?
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegr

#232525 | g. teles | 23 jun 2009 10:45 | Em resposta a: #232474

Exmo. Senhor,

A sua dedução parece-me possível, atendendo até à presença do patronímico "Álvares" na sua antepassada, provavelmente oriundo da sua possível avó paterna, mãe do capitão-mor Gregório Martins Boroa. Terá de verificar se as fontes coevas permitem ou não confirmar essa tese. Pela minha parte, conforme já referi, a abordagem a esta família foi muito superficial e feita no contexto mencionado numa anterior mensagem por mim publicada em 2004, pelo que não disponho de mais elementos que possam ajudar.

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegr

#232531 | LBolacha | 23 jun 2009 11:47 | Em resposta a: #232525

Ex mo Senhor.

São sem duvidas bastantes coincidências. Na férias se tiver tempo de me deslocar ao arquivo de Elvas, tentarei saber mais e poderei informa-lo aqui se isto se confirma ou não.
Se não se importa, farei mais uma questão, possui no seu livro informações sobre os descendentes que conhece do dito casal, especialmente da outra filha que casou com um Martelo? Visto ter pouco tempo para investigar de momento, tenho tempo em aumentar o meu conhecimento pelos ramos colaterais igualmente.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Família Boroa ou Gonçalves Boroa, de Portalegre

#323032 | Anna_Theo | 13 fev 2013 17:17 | Em resposta a: #65080

Boa tarde.
Tenho uma antepassada (8ª geração) chamada Josefa Maria Boroa, cuja mãe se chamava Inês Teresa Boroa. Eram ambas de Portalegre, e viveram na 1ª metade dos anos 1700.
Serão aparentados?

Cumprimentos,

Ana Luísa Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 22:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen