Pinto Leão de Oliveira (Sesimbra)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pinto Leão de Oliveira (Sesimbra)

#6465 | Rita Cabeça Ramos | 30 jun 2001 08:38

A quem interessar trocar informações sobre esta família.

Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Leão de Oliveira (Sesimbra)

#20977 | LL | 10 mai 2002 22:10 | Em resposta a: #6465

Gostaria de trocar informações. Talvez haja uma ligação. O apelido Pinto Leão é do meu lado paterno. Descobri que existe na família desde apróx. 1780 originário de Oliveira do Douro e arredores. Infelizmente não tenho dados de irmãos. É esse elo que procuro.

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Leão de Oliveira (Sesimbra)

#21077 | rita18 | 12 mai 2002 12:57 | Em resposta a: #20977

Bom dia
Efectivamente, até onde consegui chegar, o apelido é Pinto Leão ( Oliveira entrou por casamento).
São os seguintes os dados de que disponho: Maria Rosa Pinto Leão cc. Julião José de Oliveira, tiveram:
- Maria Micaela Pinto Leão de Oliveira (n. Sesimbra, Santiago, entre 1850-1860)
- X Pinto Leão de Oliveira (médico, certamente com algum mérito, pois que foi atribuído o seu nome a uma rua em Alcantara (Lisboa), próxima da Tapada de Agronomia - esta rua mantém este nome)
- Salvo erro mais duas filhas, sem descendência (tal como o irmão), uma das quais de primeiro nome Rufina.
O apelido Pinto Leão desapareceu nos descendentes deste ramo pois só a minha trisavó ( Maria Micaela)teve descendência. De qualquer forma existe ainda, na posse dos descendentes, uma casa no centro de Sesimbra, conhecida como a casa Pinto Leão.
Acrescento ainda outras informações que poderão ajudar a saber se existe alguma ligação entre o seu ramo e o nosso (via memórias familiares): grande percentagem de farmacêuticos nos descendentes e ligações por casamento à família Soromenho, Soares Barbosa (família do pai do escritor Barbosa do Bocage), Cabeza de Vaca e Neves (Germano Neves - historiador).
Cumprimentos e até breve (assim o espero)
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Leão de Oliveira (Sesimbra)

#21504 | LL | 17 mai 2002 18:06 | Em resposta a: #21077

Infelizmente de momento não consegui encontrar ainda nenhuma ligação. Caso ela exista deve ser anterior à data mencionada, pois como já dito não tenho informações de irmão uma vez que também no meu ramo ou não se casam, ou não têm descendentes. O que sempre achei estranho e que levou-me a interessar pelo assunto foi o facto do nome ser transmitido em conjunto. No entanto sei que alguns 'Pinto Leão' aboliram o 'Pinto' (como foi o caso de um primo direito do meu pai).
O nome surge nas minhas pesquisas pela primeira vez por volta do ano 1800 quando um 'Procópio Pinto' casa com 'Quitéria Maria de Jesus' (filha de Manuel Teixeira de Leão). De onde vem o nome Teixeira não sei, pois apesar do pai deste individuo ter o mesmo nome, o avô aparentemente não o tinha.

Pelo pouco que o meu pai me contava, sei que existe uma prima em Lisboa que é da família mas não sei quem era o pai. E, havia um primo, aparentemente do meu avô, que tinha uma Farmácia em Odivelas à ca. de 40 anos.

Além do seu ramo também encontrei por acaso outro ramo 'Pinto Leão' que também consegui apurar até ca. de 1850. Também aqui não encontrei nenhuma ligação com o meu, nem com o seu.

Neste momento os 3 ramos são de zonas do País diferentes. No entanto estou convencida que a zona de origem deve ser a zona do Porto.

Infelizmente ainda não consegui descobrir como facultar-lhe a arvore por mim já criada. Talvez numa próxima oportunidade.

Outro problema que me surge de momento é como abordar pessoas que penso ser da família, uma vez que não me conhecem e este tipo de interesse ainda é muito recente. (É um pouco estranho bater à porta das pessoas e dizer: 'Bom dia também sou 'Pinto Leão'. Por acaso os seus e os meus avós eram irmão?)
Talvez surga uma ideia.

Espero até uma próxima oportunidade.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Leão de Oliveira (Sesimbra)

#26649 | RCRCA | 16 set 2002 14:02 | Em resposta a: #21504

Caro LL

Venho apenas actualizar a informação que lhe dei.
Já recuei algumas gerações neste costado e, até 1750, mantem-se quer o apelido composto Pinto de Leão quer a sua localização - Sesimbra. O assento mais antigo que tenho nas minhas mãos é o do casamento de Luis Pinto de Leão e de D. Isabel Leocádia da Conceição de Carvalho - Sesimbra, Santiago, 13.08.1752.
Melhores cumprimentos
RitaCR

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Leão de Oliveira (Sesimbra)

#313974 | vanylasky | 20 set 2012 00:34 | Em resposta a: #21077

Boas noites, dei por acaso e ando a procura da minha familia, adianto-lhe que sou neta de Daniel Pinto Leão e de Bárbara Leão, meu avô era de cinfâes do douroe a minha avó de vila viçosa, mas claro que é a familia pinto leão que nos interessa, um irmão do meu pai tambem era farmacêutico, se lhe interessar entre em contacto comigo, Ilda Pinto Leão Caçador, o ultimo nome tambem sim por casamento, muito obrigada e até breve !

Resposta

Link directo:

Pinto Leão de Oliveira (Sesimbra)

#392151 | Joao Augusto Aldeia | 15 mai 2018 12:53 | Em resposta a: #6465

A origem do apelido Leão, em Sesimbra, remonta (pelo menos) ao século XVI: família de origem judaica, com profissões médicas e na administração fiscal da vila. António Mendes de Matos (cirurgião) e a sua tia, Beatriz Mendes de Leão, foram presos pela Inquisição em 1620; um outro membro da família, Álvaro de Leão, também foi procurado pelos inquisidores mas estava ausente do país.
A tradição das profissões médicas ter-se-á mantido nesta família, pois embora eu não tenha conseguido estabelecer a ligação familiar, é um Francisco Pinto de Leão, nascido em 1817, que funda em Sesimbra, no século XIX, a farmácia Leão (ainda hoje existente). Da família deste farmacêutico era o médico António Pinto Leão de Oliveira, o tal que tem nome de rua em Lisboa (e em Sesimbra): nasceu aqui, em 1846; licenciou-se em Medicina e teve consultório em Lisboa, onde adquiriu grande prestígio entre as classes mais abastadas. Devotado republicano, fez parte da direcção do Partido, onde desempenhou diversos cargos, tendo integrado a vereação municipal de Lisboa em 1893. Foi também um dos fundadores do jornal O Século.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 16:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen