Familia Murta de Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Murta de Portalegre

#64534 | sgrilo | 09 mai 2004 04:16

Descendentes de Jorge Frederico Velez Caroço, alguém tem informações?

Obrigada
Sgrilo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Murta de Portalegre

#64552 | nunomaria | 09 mai 2004 13:11 | Em resposta a: #64534

Cara Sgrilo,

Não tenho informações sobre Jorge Frederico Velez Caroço, mas estou interessado numa família Murta, de Lisboa, originária de Génova, em Itália.

Tem elementos sobre a origem da família Murta, de Portalegre, que refere no título do tópico?

Com os melhores cumprimentos,

Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Murta de Portalegre

#64618 | sgrilo | 10 mai 2004 02:00 | Em resposta a: #64552

Lamento, mas neste momento ainda não tenho muitas informações sobre a familia Murta, faltam-me 2 gerações entre a Familia Velez Caroço e a familia Murta.
Posso adiantar apenas que a minha Avó era a descendente dos Velez Caroço, o meu Avô morreu muito novo, também foi militar. Os sobrenomes do meu pai era Casqueiro Murta. Estou a fazer a pesquisa da minha família há pouco tempo, faltam-me recolher os nomes dos meus avós paternos.
Darei notícias quando tiver mais informação, e gostaria também que me facultasse a informação que dispõe neste momento sobre a familia Murta.

Com os melhores cumprimentos

Sgrilo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Murta de Portalegre

#65218 | gmg | 17 mai 2004 18:05 | Em resposta a: #64618

De que Família Murta descende? Eu descendo de uma Família Murta de Portalegre.

Anteriormente era da zona da Beira Baixa. Será a mesma??

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Murta de Portalegre

#65367 | sgrilo | 19 mai 2004 00:31 | Em resposta a: #65218

Penso que poderemos ser da mesma familia, pois a minha também é de Portalegre, só que de momento tenho poucas informações, vou-lhe facultar a informação que tenho e no caso de ter alguma para mim, agradeço.
O meu antepassado mais antigo (até à data ) Jorge Frederico Vélez Caroço (meu trisavô) Nasceu em Portalegre em 8 de Setembro de 1870 e era filho de José Velez Caroço Júnior e de Carolina Regalo. Oficial do Exército (infantaria), ascendeu ao posto de coronel. Em Fevereiro de 1902 foi colocado como comandante da secção de Portalegre da Guarda Fiscal. Participou depois em diversas campanhas no sul de Angola e em Moçambique. Foi deputado à Assembleia Nacional Constituinte por Portalegre em 1911 e em 1913-1914 ocupou o cargo de governador civil de Portalegre. Fez parte do Senado da República nas legislaturas de 1919, 1921 e 1922 por Portalegre, sempre nas listas do Partido Democrático. Exerceu funções de governador da Guiné entre 1921 e 1923 e 1924-1926. Por ter participado nas lutas contra a Ditadura de 1926, foi deportado durante algum tempo. Pertenceu à Maçonaria, sendo iniciado em 1910 no triângulo de Portalegre com o nome simbólico de Camilo Desmoulins. Morreu em Portalegre em 22 e Março de 1966.
Segundo algumas informações, através deste forum, existe um filho vivo com 5 descendentes que continuam a usar o sobrenome e residem em Portalegre.
O meu Avô paterno chamava-se João Fernandes Pereira Murta, natural de Portalegre ou de alguma terra muito próxima e a minha Avó era Ema Cândido Casqueiro, natural de Portalegre (neta de Velez caroço).
O meu falecido pai chamava-se João Manuel Casqueiro Murta (natural de Abrantes)
Neste momento faltam-me as certidões de nacimento dos meus avós para conseguir preencher a lacuna que existe entre o nome Velez Caroço e Murta.
Com os melhores cumprimentos.

SGrilo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Murta de Portalegre

#65764 | gmg | 24 mai 2004 17:58 | Em resposta a: #65367

Nao sei se procura a mesma Familia Murta que eu. Em Portalegre julgo que ha duas. Ja ouviu falar da Empresa MURTA??

Eu descendo desses Murta.

Cumprimentos

L.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Murta de Portalegre

#66012 | G58 | 27 mai 2004 00:32 | Em resposta a: #64534

Os meus avós maternos, oriundos de Nisa, eram compadres da Sra. D. Sofia Murta, que em vida residia em Portalegre e, salvo erro, geria a Pensão "Vinte e Um" na Rua dos Canastreiros da referida cidade.
Esta família Murta tinha uma empresa transportadora ( autocarros ).
Sou amiga de um dos netos, de nome Luís Murta, estabelecido na vila de Castelo de Vide e residente na Beirã, concelho de Marvão, onde aliás residem também os seus progenitores.
Mª da Graça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Murta de Portalegre

#66205 | sgrilo | 30 mai 2004 17:07 | Em resposta a: #66012

Eu sei que existem duas familias Murta de Portalegre, uma tem uma empresa transportadora e a outra é a minha que descende da familia Velez Caroço que por sua vez é também de Portalegre.
Pareçe.me assim que a familia que conheçe não é a minha. De qualquer forma agradeco a informação.

Cumprimentos
Sgrilo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Murta de Portalegre

#66211 | gmg | 30 mai 2004 18:16 | Em resposta a: #66012

Minha Sra.

A Sra. de quem fala, D. Sofia Murta nao geria, de todo, a Pensao 21. Ela era minha Tia.

Quem geria era a Sra. D. Rosalina Vinte e Um.

Atenciosamente e corrigindo o erro

GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 00:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen