conservatórias de registo civil- fotocópias smples

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

conservatórias de registo civil- fotocópias smples

#63749 | macp | 28 abr 2004 17:22

Caros confrades
Aqui há tempos, procurando confirmar uns dados de uma bisavó, pedi uma certidão narrativa de um assento de óbito - foi o que me indicaram na Conservatória de Registo Civil, na altura e foi-me enviada com os custos do costume. Um dia destes, a ver e rever os dados que vou conseguindo, pus-me a pensar, por ter visto vários assentos de óbito com tantas informações, que uma fotocópia de tal assento é que me poderia elucidar sobre certos aspectos da vida de tal senhora. E resolvi pedi-lo. Recebi agora a resposta: " em virtude de o assento de óbito solicitado conter menções discriminatórias, só poderá ser passada fotocópia simples do mesmo se for pedida, por requerimento escrito, devendo o signatário ser representante de Ana de Jesus ou seu descendente, conforme o preceituado no nº 4 do Art.º 212º do Código de Registo Civil.
(...) o parentesco deverá ser provado por certidão de nascimento." Gostava de saber se isto é mesmo assim, quer dizer , para fazer esta pesquisa ( o nome é bastante pomposo, mas enfim...) , para conhecer algo mais da minha gente, tenho que provar que sou bisneta da minha bisavó? Como ? A minha certidão de nascimento não prova que sou bisneta da minha bisavó, só por si, não é? E depois , esta expressão " menções discriminatórias" ainda me espevitaram mais a curiosidade. Pergunto: esta questão funciona mesmo assim? Tem que ser assim? Alguém já se confrontou com situação idêntica? Alguém conhece esse artº do Código Civil?
Um abraço.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: conservatórias de registo civil- fotocópias smples

#63750 | joão pombo | 28 abr 2004 17:38 | Em resposta a: #63749

Cara Maria:

Nunca me confrontei com idêntica situação, mas o nº 4 do art. 212 do Código de Registo Civil estatui que:
"As certidões de registos que contenham menções discriminatórias de filiação são obrigatoriamente dactilografadas, com eliminação das referidas menções, seja qual for a espécie e o fim a que se destinem, excepto se o registado, quem o representar, ou seu ascendente ou descendente requerer por escrito certidão por fotocópia do respectivo assento" (sic)
Ao que parece, a informação que lhe foi prestada está correcta, porque estribada na Lei, nomeadamente no artigo que cita.
Penso que no que concerne a menções descriminatórias, a Lei não se está a referir a nada de bombástico ou espectacular.
Quanto à prova de ser descendente, julgo que a solução será munir-se de 2 certidões de nascimento (p.ex. a sua e a do seu pai), ou então pedir a algum advogado ou solicitador amigo o favor de lhe requererem a passagem da certidão pretendida, isto salvo melhor opinião, pois muitas vezes os advogados/solicitadores também estão limitados no direito a pedir certidões (p.ex. certidões de registo criminal).

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: conservatórias de registo civil- fotocópias smples

#63772 | macp | 28 abr 2004 22:17 | Em resposta a: #63750

Caro João Pombo
Mas a certidão já a recebi , há algum tempo, quando a pedi e realmente não é indicado o nome do pai, mas isso não é segredo nenhum, aliás nunca foi na família sequer. E , se são só esses os dados que são as " menções discriminatórias" ( ela foi Exposta na Roda de Resende) eu já acedi a elas por meio do assento de casamento dessa bisavó que já está no Arquivo Distrital do Porto e pelos assentos do filho. O que agora pretendia era a fotocópia simples do assento. E tinha esperança de encontrar nele dados mais "expressivos". Mas afinal , parece que não acrescentarão nada à certidão.
Muito obrigada.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: conservatórias de registo civil- fotocópias smples

#72508 | suzy | 06 set 2004 21:24 | Em resposta a: #63749

Aconteceu-me o mesmo hoje, pedi na conservatória uma fotocópia não certificada do assento de nascimento de um primo nascido em 1939 e foi-me dito não ser possível, por conter menções discriminatórias, só pagando os 15€ poderia ter acesso à certidão narrativa
A senhora da conservatória disse-me que pelo facto dos pais deste meu primo não serem casados à data do seu nascimento, ele era considerado ilegítimo.
Pedi a certidão à espera dos tais dados "bombásticos", visto não achar possível que as menções discriminatórias fossem só referentes ao que ela me tinha dito.
Paguei os tais 15€ e fiquei na mesma, pois os dados constantes na certidão eram apenas o seu nome, data de nascimento, nome dos pais e avós paternos e maternos. A curiosidade matou o gato.
A minha dúvida é: qual é o procedimento em relação aos livros mais antigos que podemos aceder nos Arquivos Distritais, são retiradas as páginas dos assentos com menções discriminatórias ou já não é "segredo de Estado" por terem passado mais anos ?

Resposta

Link directo:

RE: conservatórias de registo civil- fotocópias si

#72576 | macp | 07 set 2004 16:30 | Em resposta a: #72508

Suzy: pois afinal as tais "menções discriminatórias", no meu caso, também não acrecentaram nada àquilo que eu já sabia, o que foi pena. No caso dos livros mais antigos, não há problema nenhum. Temos acesso, sem problema nenhum, aos assentos e fotocópias simples ou outras, inclusive se não formos da família.
Cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: conservatórias de registo civil- fotocópias si

#72583 | suzy | 07 set 2004 18:40 | Em resposta a: #72576

Cara Maria

Obrigada pela atenção.
É que nunca me tinha acontecido antes e na conservatória recusaram-se a dar-me os nomes dos avós desse meu primo e só os consegui pagando os emolumentos normais de uma certidão.
Mas enfim, viver para aprender.

Cumprimentos

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: conservatórias de registo civil- fotocópias si

#72587 | macp | 07 set 2004 19:14 | Em resposta a: #72583

Cara Susana
Eu referia-me aos Arquivos Distritais. Nas Conservatórias, o processo é, com certeza assim mesmo, isto é , tem que se pagar cada certidão, penso eu. Será por não terem "serviços" de pesquisa?
Cumprimentos
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 23:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen