informações sobre Filipe bandeira Pessoa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#63677 | alexandrafig | 28 abr 2004 11:00

Muito agradecia todas as informações que me pudessem facultar sobre Filipe Bandeira Pessoa, pai, em 1699, de Joana Pessoa (nascida em Canas de sabugosa, actual Canas de Santa Maria), filha também de Maria de Mattos, solteira.
Este Filipe Bandeira Pessoa será da região do concelho de Tondela, distrito de Viseu.
Gostaria de saber se se trata do mesmo Filipe Bandeira Pessoa, referenciado na base de dados desde site como Fidalgo da Casa Real, Senhor da Casa de Fráguas e Capitão-Mór de Besteiros e Guardão.
A minha dificuldade também se prende com o facto de este Filipe Bandeira Pessoa ter um filho com o mesmo nome, igualmente referenciado na base de dados desde site como Fidalgo da Casa Real, Senhor da Casa de Fráguas.
Será que Joana Pessoa é uma filha tardia do 1º ou uma primeira filha do 2º?
Caso alguém possa ajudar, fico muito agradecida.
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#63737 | gonçalo calheiros | 28 abr 2004 16:08 | Em resposta a: #63677

Cara Amiga
O 1º Filipe,casou em 1646.Viveu, julgo, sempre na sua Quinta de Fráguas(Paço de Fráguas,solar dos Bandeira),a cerca de 5 Km de Tondela e 3 de Canas,citada.Teve do matrimónio os filhos:Filipe,*em 1653,Fr.Sebastião Bandeira sg, José Bandeira sg, D.Filipa, freira, D.Michaela e D.Margarida Bandeira, solteiras.Teve ainda de N.,de Mosteiro de Fráguas,a José da Costa Pessoa,abade de Guardão.Não sei a data do seu óbito.
O 2º Filipe ,nasceu ,como disse em 1653...Não tenho a data do falecimento da 1ª mulher,mas casou com a 2ª em 1708...
Para uma certeza, haveria da saber-se o nome do avô paterno.Não o sabendo,eu inclino-me para o segundo,eventualmente viuvo e...
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#63751 | alexandrafig | 28 abr 2004 18:02 | Em resposta a: #63737

Caríssimo:

Muito obrigada pela sua mensagem. Parece-me, não sei se concordará, que, pela de datas que aponta, será muito improvável que seja o primeiro Filipe o pai de Joana Pessoa.
Em todo o caso, gostaria de trocar com o meu caro confrade algumas impressões mais aprofundadas sobre o assunto, o meu e-mail é salexandra@hotmail.com e caso me pudesse escrever (como não sei o seu endereço de correio electrónico) ficaria muito grata.
Esta Joana Pessoa vem posteriormente a casar canonicamente com Alexandre de Figueiredo, filho de Gaspar de Figueiredo, da Quinta de Gaspar de Figueiredo (em Tondela), estes nomes e identificação da Quinta dizem-lhe eventualmente algo?
Gostaria ainda de saber se tem as suas preciosas informações documentadas e quais as correspondentes fontes, caso não fosse muita maçada.
Apresento os protestos da mais elevada consideração.
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#63805 | alexandrafig | 29 abr 2004 10:59 | Em resposta a: #63737

Meu Caro Gonçalo Calheiros:

Mais uma vez, muito obrigada pela sua amável resposta e se por aqui vier e ler a minha nova mensagem e pedido, igualmente agradecia o seu contributo.
Apresento os meus melhores cumprimentos e os protestos da mais elevada consideração.
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#63811 | gonçalo calheiros | 29 abr 2004 12:15 | Em resposta a: #63805

Cara Alexandra
Tenho todo o interesse em contactar consigo-Acaba de me revelar um ramo dos Bandeira do Paço de Fráguas que eu totalmente desconhecia!
As informações que forneci são dos assentos do Arquivo Distrital de Viseu,e informações dum Manuscrito genealógico que possuo,da autoria de Agostinho Pacheco Telles,nascido em 1692.
Qualquer informação que precise mais,é só pedir.
Cumprimentos.
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#63812 | alexandrafig | 29 abr 2004 12:40 | Em resposta a: #63811

Caríssimo Gonçalo Calheiros:

Não sei se estarei a abusar da sua boa vontade, mas caso possuísse, como parece ser o caso, os suportes documentais da ascendência de Filipe Bandeira Pessoa, gostaria de saber se considera inconveniente facultar-me reprodução, por cópia, dos suportes em questão, a fim de completar o meu dossier sobre a família.
Perguntava-lhe, ainda, se são do seu conhecimento referências a Filipe Bandeira Pessoa em Felgueiras Gayo ou outra bibliografia pesquisável.
Apresento os protestos da mais elevada consideração.
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#63855 | APCB | 29 abr 2004 22:21 | Em resposta a: #63812

Cara Al

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#63856 | APCB | 29 abr 2004 22:33 | Em resposta a: #63855

Cara Alexandra, em primeiro lugar as minhas desculpas pela "intervenção" anterior. Coisas da informática.
Talvez as informações que trago sejam já do seu conhecimento e além de mais o Sr. Gonçalo Calheiros é uma fonte muito mais douta do que eu, no que diz respeito aos Bandeiras, de qualquer forma, aqui vai:

Sobre "os" Filipe Bandeira Pessoa, veja o Nobiliário de Manso de Lima-Vol. 3-pag. 363 e seg. e Vol. 4-pag.344 e seg.

- FILIPE BANDEIRA PESSOA, foi senhor da Casa de Fráguas, Capitão-Mor de Besteiros e Guardião Fidalgo da Casa Real.
casou com D.Maria de CASTELO-BRANCO E GOUVEIA, filha de António Cardoso de Castelo-Branco, de Viseu e de D.Maria DE Gouveia Borges
e que tiveram, entre outros(?):
-FILIPE BANDEIRA PESSOA, senhor da Casa de Fráguas, e também como seu pai, capitão-Mor de Besteiros e fidalgo da Casa Real, casou com sua prima D.Filipa Joana Bandeira de Vasconcelos, filha de Manuel Loureiro de Mesquita e de D.Ana Bandeira de Vasconcellos.

Espero que tenha alguma utilidade.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#64283 | alexandrafig | 06 mai 2004 15:13 | Em resposta a: #63811

Caríssimo Gonçalo Calheiros:

Tomo a liberdade de escrever novamente a fim de renovar o meu anterior pedido, caso não considere inconveniente.

Agradeço antecipadamente o favor e peço-lhe que aceite os protestos da mais elevada consideração.

Com os melhores cumprimentos.

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#64407 | gonçalo calheiros | 07 mai 2004 19:21 | Em resposta a: #64283

Cara Alexandra
Não tenho tido oportunidade de vir ao Fórun,pelo que lhe peço me desculpe por só agora lhe responder.
Os dois Filipes,pai e filho vêm também no Gayo,no titulo Bandeira,#2,nº 5 e 6.
Quanto aos suportes documentais,tenho algumas fotocópias de assentos que terei todo o gosto de enviar para a morada que me facultar.
Caso queira contactar directamente para o meu mail,ele é: gbcalheirosarrobahotmailpontocom
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#95187 | alexandrafig | 04 jul 2005 22:21 | Em resposta a: #63737

Meu Caro Gonçalo Calheiros:

Espero que se encontre bem.

Após a nossa última correspondência, nunca mais tive o prazer de ter notícias suas.

Entretanto, os afazeres e a carreira impediram-me de aprofundar a pesquisa deste ramo da família, pelo que vinha maçá-lo a saber se porventura a sua curiosidade o levou a descobrir mais algo sobre a Joana Pessoa.

Com os meus melhores cumprimentos.

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre Filipe bandeira Pessoa

#95188 | bandeira | 04 jul 2005 22:32 | Em resposta a: #95187

Cara Alexandra:
Infelizmente não tenho tido ultimamente oportunidade de fazer qualquer tipo de pesquisa, pelo que nada mais lhe saberei dizer.
Se entretanto descobrir algo, logo lho comunicarei
Cumprimentos
Gonçalo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 11:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen