Sarmiento de Sotomayor

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Hispânia

Sarmiento de Sotomayor

#6216 | samonteiro | 24 jun 2001 15:57

Entre os ascendentes paternos de minha mulher (e igualmente dos viscondes do Peso de Melgaço), contam-se os Sarmientos de Sotomayor.
Assim, António de Castro de Sousa e Meneses, morgado do Peso (Melgaço) e da Gandra (Paredes de Coura), senhor donatário da vila de San Thomé de Parderrubias, no bispado de Tui, casou em Santa Cristina de Valeixe, no mesmo bispado, com Doña Juana Maria Josefa da Luz Sarmiento de Sotomayor y Acuña.
Esta senhora era folha de Don Tomas António Sarmiento de Sotomayor y Aldao, administrador dos morgadios de Borza e Torre de Guimaráns, em Valeixe, de Burguete, em Corzanes, etc., juiz ordinário de Tui e, por esta cidade, deputado às cortes, e de sua mulher Doña Juana Benita de Acuña y La Puente Riuz Colorado y Iñigo.
Don Thomas Sarmiento de Sotomayor y Aldao era filho primogénito de Don Tomas Sarmiento y Aldao de Sotomayor (descendente em varonia dos senhores de Parada e Vale de Achas, futuros condes de Cervellón, de Villanueva de las Achas, marqueses e duques de Fernán Núñez) e de sua primeira mulher Doña Vitoria Josefa Pereira y Moscoso.
A questão que aqui me faz colocar este assunto é: de quem seria filha esta senhora, pois dadas as enormes dificuldades para buscas em Espanha (ainda que me tenha deslocado inúmeras vezes ao Arquivo Historico Provincial de Tui e por duas vezes a S. Tiago de Parada, onde se conservam os livros de registos paroquiais desta paróquia, por teimosia do pároco, registos que ascendem a finais do século XVI...), nada consegui apurar sobre a sua ascendência.
No enorme e valiosíssimo espólio documental que se conserva nas mãos de uma distinta senhora desta família, parente de minha mulher, a quem pertence ainda hoje a casa dos Sarmientos de Sotomayor em Tui, e que gentilmente me facultou para consulta (esta documentação estende-se também até ao séc. XVI), nada consegui apurar sobre a ascendência de Doña Victoria Josefa, apenas lhe sendo mais dado o apelido "Castro" (Doña Victoria Josefa Pereira de Castro y Moscoso).
No caso de alguém me saber ilucidar algo mais sobre a matéria, ficar-lhe-ia muito grato.
Cumprimentos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sarmiento de Sotomayor

#6272 | linhagens | 25 jun 2001 20:08 | Em resposta a: #6216

Tenho informação abundante sobre os Castro y Moscoso. Vou pesquisar e digo-lhe qualquer coisa.
Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Sarmiento de Sotomayor

#6273 | samonteiro | 25 jun 2001 21:38 | Em resposta a: #6272

Caro Jacinto Bettencourt:
Fico-lhe deveras grato pelo seu interesse e, no caso de conseguir-me alguma coisa, será para mim de grande importância. É que já consegui estudar esta linha de "Sarmientos de Sotomayor" até a entroncar nos inúmeros nobiliários, portugueses e galegos, ainda que eles contenham algumas inexactiões, como é natural.
Mas sobre estes "Pereira de Castro y Moscoso", ou somente "Pereira y Moscoso", consegui encontrar inúmeras linhas sem, no entanto, chegar a uma conclusão. Há inclusive uns "Pereira y Moscoso" entre os que fizeram as suas habilitações para "Colegiais de Fonseca". É até provável que possam ser deste mesmo ramo (pela data poderiam ser sobrinhos desta senhora). Mas confirmação documental é que não tenho.
Os melhores cumprimentos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sarmiento de Sotomayor

#6274 | Eduardo Albuquerque | 25 jun 2001 23:09 | Em resposta a: #6216

Caro Fernando Moreira de Sá Monteiro,

Na sequência da sua petição, encontrei algumas referências conexas que passo a citar:

- Na "Historia Civil y Eclesiástica de la Ciudad de Tuy y su Obispado" de Francisco Àvila y La Cueva, no tomo I, páginas 552 e 553, Don Tomás Antonio Sarmiento de Sotomayor, figura como regidor de Tui no ano de 1746, é omisso no ano de 1747, volta a aparecer nessa qualidade no ano de 1748 e 1751.

- No "Inventario Pazos Y Torres De La Provincia de Pontevedra" , de Juan Lopez-Chaves Melendez e de Grato E. Amor Moreno, tomo I, página 280, falando da casa sita na Calle Ordoñez ( uma paralela ao Paseo de Calvo Sotelo ) refere:

« Esta casa, que figura con el número 1 del plano, tiene, desde el derribo de la muralla, entrada por la calle de Ordóñez; pertenecio a familia de los Sarmiento, según consta en la espléndida labra que se reproduce y en la que figuran las armas de Cadaval, Sarmiento, Zelaya, Ruiz Colorado y Sánches Castillejos.

Miembros señalados de esta casa fueron, según don Manuel Fernández-Valdés:

Don Pedro Sarmiento, hijo del Conde de Ribadeo, que alcanzó la dignidad de obispo.

Don Gabriel Sarmiento de Quirós, primer marqués de Mos, del que ya hablamos en páginas anteriores y se reproduce la concesión real.

Don Manuel Avalle y Sarmiento, de la casa de Salceda, de la que se ocupa este III Volumen.

DON TOMÁS ANTONIO SARMIENTO DE SOTOMAYOR, que en 1746 fue juez y regidor decano de Tui.

Finalmente citamos el entronque con los Ozores al contraer matrimonio don José Sarmiento Zelaya con doña Purificación Ozores Abeleira, el primero, al parecer, disponía de uns gran fortuna y en ella se incluían los pazos de Cadaval, Borza, Burguete, etc. »

Foi o que de momento, numa busca fugaz, pude encontrar.

É natural que tenha mais notícias para lhe dar, dos Moscoso, Condes de Altamira, e dos Marquêses de Mos, cujo primeiro do título foi o supra dito don Gabriel Sarmiento de Sotomayor, por concessão de Carlos II, em 1686.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Sarmiento de Sotomayor

#6280 | linhagens | 26 jun 2001 00:47 | Em resposta a: #6274

Sobre esta família, e os marqueses de Mós em especial, tenho um livro chamado (parece-me) Pazo de Bergondo.
Contém a ascendência dos marqueses de Mós e de Viance entre outras famílias (Yebras, Ocas, Soarez Deza, Sarmiento Pimentel, Sottomaior, etc...).
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Sarmiento de Sotomayor

#6325 | samonteiro | 26 jun 2001 22:46 | Em resposta a: #6216

Grato a todos aqueles a quem a minha mensagem sugeriu considerações e elementos.
Ao meu caríssimo Eduardo Albuquerque, sempre pronto a fornecer elementos, um especial abraço.
No entanto, caro Eduardo Albuquerque, também eu conhecia já esses elementos que me forneceu, até por ter esse "inventário" de Pazos e Torres.
O Ávila e La Cueva também o consultei em Tui.
Sobre a ascendência de Don Tomas António Sarmiento de Sotomayor y Aldao, juiz e regedor decano de Tui e, por essa cidade, deputado às Cortes, sei eu bem a sua ascendência paterna, até entroncar nos Senhores de Vale de Achas e Parada.
A minha dúvida mantem-se sobre a sua mãe, Doña Victoria Josefa Pereira y Moscoso, de quem nem sequer sei a naturalidade.
Um forte abraço a todos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sarmiento de Sotomayor

#6337 | magalp | 27 jun 2001 04:31 | Em resposta a: #6216

Caro F. Sá Monteiro

Se calhar estou a repetir. Creio que satisfará muitas dúvidas com uma das últimas obras de Luís Vaz de Sãopayo - "Sottomayor". Penso que o Luís Barroso tem ainda alguns exemplares da mesma que foi apresentada no Mosteiro, há pouco mais dum ano.
Cumprimentos
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Sarmiento de Sotomayor

#6344 | samonteiro | 27 jun 2001 16:39 | Em resposta a: #6216

Caro M. Magalhães:
Efectivamente, conheço esse estudo do Luiz de Mello Vaz de São Payo, tendo mesmo recebido convite para o lançamento do mesmo. De resto, como sócio que sou, há mais de 20 anos, do Instituto Português de Heráldica, já conhecia parte desse estudo, por ele o ter publicado na revista "Armas e Troféus".
Com algumas reticências, que coloco em certas proveniências de que sou muito crítico..., não deixo nunca de tomar em atenção os estudos do antigo Presidente do Instituto.
Ainda ssim, não é sobre os "de Sottomayor" que se me oferecem quaisquer dúvidas, nem sequer das suas inúmeras alianças matrimoniais com os "Sarmientos". Alianças essas que, poder-se-ia quase afirmar, serviam para acalmar os ímpetos belicistas de ambas as progénies, já que durante mais de 200 anos se entretiveram a "guerrear-se" mutuamente!
Estudei bem os Sottomayores e os Sarmientos, quer através de autores galegos, quer através de documentação.
As minhas dúvidas confinam-se, pois, aquela senhora a que me venho referindo nas minhas mensagens anteriores: Doña Victoria Josefa Pereira y Moscoso.
É sobre ela que eu gostaria de possuir mais dados biográficos. E, na extensa documentação inédita a que tive acesso sobre este ramo dos "Sarmientos de Sotomayor", que se estende até finais do século XVI, não consegui encontrar sobre ela qualquer outra referência, excepto a de lhe ser acrescentado o apelido "Castro" que não lhe é dado nos raros assentos em que é citada.
De qualquer modo, um obrigado pelo seu interesse.
Os melhores cumprimentos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sarmiento de Sotomayor

#6444 | samonteiro | 29 jun 2001 15:41 | Em resposta a: #6216

Acerca da dúvida aqui por mim levantada e dado
que considero ser minha obrigação dar conhecimento a todos aqueles que, gentilmente, me quiseram ajudar, dos avanços que penso ter conseguido, aqui deixarei a seguinte informação:
Doña Victoria Josefa Pereira y Moscoso deveria ser irmã do doutor Don Ignácio Pereira y Moscoso, natural de S. Salvador de Cristiñade (Puenteareas), que em 1736 era Assistente e Justiça Maior da cidade de Santiago e colegial de Fonseca, catedrático de Prima de Leis na Universidade daquela cidade.
A ser esta a sua filiação, Doña Victoria e seu irmão eram filhos de Don Álvaro Pereira, de San Pelayo de Alján, capitão de milícias, e de sua mulher Doña Gregoria de Puga y Araújo, de San Vicente de Canedo;
netos paternos de outro Don Álvaro Pereira, que foi capitão na Flandres, chamado o "caipão velho", e de sua mulher Doña Isabel de Oya, ambos naturais de Alján; netos maternos de Don Vasco de Puga y Araújo, da freg. de Canedo, capitão de infantaria (fº de outro do mesmo nome, também capitão de infantaria e alcaide-mor perpétuo dos estados de Salvatierra) e de sua mulher Doña Maria Garcia Pardon.
A casa destes era em Cristiñade, onde ainda existem vestígios e a pedra de armas, que segundo informações do bom Amigo Don Ernesto Iglésias Almeida, do Arquivo Histórico Provincial de Tui, tem as armas de Pereiras e Moscosos.
Curiosamente, por buscas a que procedeu a meu pedido aquele prestimoso amigo, os livros paroquiais da freguesia de Cristiñade iniciam-se no século XVIII (cerca de 1730), pelo que não é possivel apurar não só o provável baptismo daquela senhora, como o provável casamento dela com Don Tomás Sarmiento y Aldao de Sotomayor.
Azares a que, quem está acostumado a estas lides, acontecem irritantemente quando pensamos ter descoberto o "filão"!...
De qualquer forma, aguardo informações de Tui, pois sei que alguém está estudando a família daquela catedrático.
Um forte abraço a todos os meus simpáticos amigos que têm querido ajudar-me neste tópico.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sarmiento de Sotomayor

#7608 | Luis K. W. | 29 jul 2001 23:21 | Em resposta a: #6216

Que coincidencia, Fernando!
E eu que ando ha' anos 'a procura dos antepassados de uma MARIA PEREYRA DE CASTRO, E SOTTO MAYOR que casou antes de 1707 com Antonio de Mello & Lima (de Vila Franca - Viana do Castelo)!! Se der com ela, avise-me!
Luis K. W. (Lisboa-Portugal) cavmad@ip.pt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen